Bibliografia básica do minicurso
Link para o Google Drive com os arquivos
Aula 01
RIBEIRO, Ana Elisa, COSCARELLI, Carla V. Linguística
aplicada: ensino de Português. São Paulo: Contexto, 2023.COSCARELLI, Carla
Viana. Entendendo a leitura. REVISTA DE ESTUDOS DA LINGUAGEM, [S.l.], v. 10, n.
1, p. 7-27, june 2002. ISSN 2237-2083. Disponível em:
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/2329 Acesso
em 20/07/2024.
RIBEIRO, Ana Elisa, COSCARELLI, Carla Viana. O que dizem as
matrizes de habilidades sobre a leitura em ambientes digitais. Educ. rev.
[online]. 2010, vol.26, n.3, pp.317-334. ISSN 0102-4698. Disponível em:
https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000300016
Acesso em 20/07/2024.
COSCARELLI, Carla Viana, RIBEIRO, Ana Elisa. Leitura e ensino: por avaliações que levem
(mesmo) os ambientes digitais em consideração. Texto Digital, Florianópolis, v.
15, n. 2, p. 101-129, jul./dez. 2019. Disponível em:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2019v15n2p101
Acesso em 20/07/2024.
Aula 02
COSCARELLI, Carla Viana. (Org.) Tecnologias para aprender.
São Paulo: Parábola, 2016.
COIRO, Julie, COSCARELLI, Carla Viana. Confiabilidade das
informações na internet. Presença Pedagógica. Mai/jun, edição 117. Belo
Horizonte: Ed. Dimensão, 2014.
COSCARELLI, Carla Viana; NOVAIS, Ana Elisa. Leitura: um
processo cada vez mais complexo. Letras de Hoje, v. 45, n. 3, 2010. Disponível
em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/8118. Acesso
em 20/07/2024
COSCARELLI, Carla V., Ibáñez, Roberto G. Au(g)mentando
textos. In: Escrita, som, imagem: leituras ampliadas. FIGUEIREDO, Camila A. P., LIMA, Cecília
Nazaré, ARBEX, Márcia, VIEIRA, Miriam de Paiva. Belo Horizonte: Fino Traço,
2020. Disponível em:
https://www.finotracoeditora.com.br/e-book-escrita-som-e-imagem-leituras-ampliadas-vol2
Acesso em 20/07/2024
Aula 03
ASSIS, E., LUIZ DOS SANTOS, A., Mittmann, A., SANDOVAL, I.
M. B. e WILLRICH, R. Uma nova estratégia de leitura de obras literárias, em
meio digital. In Pablo-Nuñez, L. (ed.) Escritorios eletrónicos para las
literaturas: nuebas herramientas digitales para la anotación colaborativa.
Universidad Complutense de Madrid, p. 153-168, 2013.
MARSHALL, C.C., e BRUSH, A.J. From personal to shared
annotations. CHI '02 Extended Abstracts on Human Factors in Computing Systems,
2002. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/506443.506610
MORAES, A. S., e CAVALCANTI, L. P. Tomar notas: estratégias
de aprendizagem com anotações. Recife: Pipa Comunicação, 2016.
WOLF, M. O cérebro no mundo digital. São Paulo: Editora
Contexto, 2019.
Apresentação e discussão dos resultados de pesquisas
Ordem das Apresentações
14h – Roberlei Alves Bertucci – Metodologia
14h10 – Monique Vanessa Pens e Fabiana Abilhôa – Estratégias computacionais para a leitura: análise dos formulários físicos
14h25 – Samara Faria Duarte – Anotações relacionadas a compreensão do texto
14h40 às 14h55 – Perguntas
14h55 – Elane do Nascimento Brelaz de Lima e Giovana Araujo Sanchuki – Letramento (digital) e idade: a influência da mediação pelo gênero anotações e o uso da plataforma DLNotes por estudantes de letras
15h10 – Luiza Santana de Aguiar e Roberlei Alves Bertucci – Estratégias computacionais para leitura, ensino e aprendizagem em ambientes virtuais na área de letras: análises de dados relativos ao semestre do curso e à formação precedente dos participantes
15h25 – Alessandra Niz e Lucas – A anotação como mediação de leitura em meios impresso e digital
15h40 às 15h55 – Perguntas
15h55 – 16h – Agradecimentos e encerramento