Leitura Digital: propostas pedagógicas para a sala de aula

Leitura Digital: propostas pedagógicas para a sala de aula

online Este é um evento online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

Evento online

II Simpósio Brasileiro de Biogeografia

Terça-Feira, 27 de Fevereiro de 2024

V CIHPN

Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

Brasília, DF

20º Congresso Brasileiro de Bioinformática: X-Meeting 2024

Terça-Feira, 11 de Junho de 2024

Salvador, BA

Ayla Schafer - Tour Brasil - São Paulo - 21/12

Quinta-Feira, 21 de Dezembro

São Paulo, SP

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Leitura Digital: propostas pedagógicas para a sala de aula

                                              Abordagem dos conceitos de Leitura, Leitura literária, leitura literária em ambientes digitais. Literatura digital e digitalizada.

                                              Multiletramentos, novos multiletramentos. Formação de professores, práticas pedagógicas de leitura literária em ambientes digitais.


MINICURSO DE EXTENSÃO:

LEITURA DIGITAL: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA A SALA DE AULA

 

DATA 31/07/2023 - 16/10/2023

 

Professoras responsáveis:

Josiele Vita da Silva Tavares

Ilsa do Carmo Vieira Goulart

 

CRONOGRAMA DO CURSO

 

 

Data

CONTEÚDO

Carga

Horária

31/07

Abordagem sobre conceitos de leitura

2h

07/08

Leitura em ambiente digitais, Leitura digital e Digitalizada

2h

14/08

Multiletramentos e novos multiletramentos

2h

21/08

Práticas Pedagógicas de leitura literária em ambiente digitais

2h

 

Leitura dos textos teóricos

2h

Total - Discussão teórica

10h

28/08

Apresentação do Canva

2h

04/09

Apresentação de propostas de leitura digital (aplicativos, sites e vídeos)

2h

11/09

Apresentação de propostas de leitura digitalizada (aplicativos e sites)

2h

18/09

Apresentação de proposta de biblioteca virtual e criação de jogos

2h

 

 

 

25/09

Apresentação de propostas com a lousa digital

2h

Total - Prática

10h

02/10

Organização de uma proposta prática leitura digital como trabalho final

6h

09/10

Socialização dos trabalhos finais Grupo 1

2h

16/10

Socialização dos trabalhos finais Grupo 2

2h

Apresentação do trabalho Final

Carga Horária total do curso

10h

30h

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades do Curso

8 horas de aulas teóricas - 8 horas de prática - 4 horas Apresentação do trabalho Final

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Bibliografia

BIBLIOGRAFIA

ADLER, Mortimer J. DOREN, Charles Van. Como ler livros: o guia clássico para a leitura inteligente. Tradução: Edward Horts Wolff e Pedro Sette-Câmara. São Paulo: É Realizações, 2010.

 

ARAÚJO, Mônica Daisy Vieira. Práticas de leitura literária digital entre jovens leitores. 2016. 341 p. Tese (Doutorado em Conhecimento e Inclusão Social em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação. Belo Horizonte: 2016.

 

ARAÚJO, Mônica Daisy Vieira. A leitura, por crianças pequenas, de obras de literatura digital e digitalizada. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, São Paulo, v.37, n.75, p.81-99, 2019. Disponível em:<https://doi.org/10.34112/2317-0972a2019v37n75p81-99>. Acesso em 3 fev. 2022.

 

ARAÚJO, Mônica Daisy Vieira. Mediadores e formas de ler literatura digital e digitalizada por leitores jovens. Revista educação e cultura contemporânea | v. 18, n. 52, p. 540-568, 2021. Disponível em: https://nepced.fae.ufmg.br/wp-content/uploads/2022/06/Mediadores-e-formasde-ler-literatura-digital-e-digitalizada-por-leitores-jovens.pdf. Acesso em: 18 set. 2022.

 

ARAÚJO, Mônica Daisy Vieira; MORO, Roberta Gerling. Mediação de leitura literária digital com crianças. Revista Do Centro De Ciências Da Educação Volume 39, n. 1 – p. 01– 23, jan./mar. 2021 – Florianópolis. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Roberta-Gerling Moro/publication/349566459_Mediacao_de_leitura_literaria_digital_com_criancas/links/603840794585158939cdb107/Mediacao-de-leitura-literaria-digital-com-criancas.pdf. Acesso em: 24 set. 2022

 

BRITO, Rita. Tecnologia Digital. In: ARAÚJO, Mônica Daisy Vieira; FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; MORAIS, Ludymilla Moreira orgs.). Termos e ações didáticas sobre cultura digital – NEPCED na escola. Belo Horizonte: UFMG/FaE/Ceale/NEPCED, 2022.

 

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: A leitura literária na escola. Tradução: Laura

Sandroni. São Paulo: Global Editora, 2007.

 

CORACINI, M. J. R. F. Concepções de leitura na (pós-)modernidade. In: PASCHOAL LIMA, R. C. C (Org.). Leituras: múltiplos olhares. Campinas, SP: Mercado de Letras; São João da Boa Vista, SP: Unifeob, 2005.

 

COSCARELLI, Carla Viana. Navegar e ler na rota do aprender. COSCARELLI, Carla Viana (org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

 

COSCARELLI, Carla Viana, RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital: Aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3 ed. São Paulo: Autêntica, 2018

 

COSCARELLI, Carla Viana. Os dons do hipertexto. In: COSCARELLI, Carla Viana. Littera: Linguística e literatura. Pedro Leopoldo: Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo, 2006.

 

COSSON, Rildo. A formação do professor de literatura: uma reflexão interessada. In:

PINHEIRO, Alexandra Santos; RAMOS, Flávia Brocchetto (orgs.). Literatura e formação continuada de professores: desafios da prática educativa. Campinas, SP: Mercado de Letras; Dourados, MS: Editora da Universidade Federal da Grande Dourados, 2013. Disponível em:https://www.mercado-de-letras.com.br/resumos/pdf-27-08-13-9-41-29.pdf. Acesso em: 2 out. 2022.

 

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2 ed. 11a reimpressão. São Paulo: Contexto, 2021.

 

COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2020.

 

COSSON, Rildo. A prática da leitura literária na escola: mediação ou ensino? Nuances:

estudos sobre Educação. Presidente Prudente-SP, v. 26, n. 3, p. 161-173, set./dez. 2015.

 

COSSON, Rildo. A prática da leitura literária na escola: mediação ou ensino? Nuances:

estudos sobre Educação. Presidente Prudente-SP, v. 26, n. 3, p. 161-173, set./dez. 2015.

 

SCHOLES, Robert. Protocolos de leitura. Lisboa: Edições 70, 1991. Disponível:

https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3735. Acesso: 06 ago. 2022

 

GOULART, Ilsa do Carmo Vieira. Literatura infantil digital: entre prática de leitura e

narrativas digitais. Leitura: Teoria e Prática. Campinas: v. 37, n. 75, p. 13-18, 2019.

 

KIRCHOF, Edgar Roberto. Como ler os textos literários na era da cultura digital? Estudos de literatura brasileira contemporânea, n. 47, p. 203-228, jan./jun. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/elbc/a/YtMfqvqScqGdwBBHQc7rDPR/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2022.

 

KIRCHOF, Edgar Roberto. MELLO, Darlize Teixeira de. Letramento literário e digital: as bibliotecas digitais para crianças e o caso do Elefante Letrado. Revista Letras, Curitiba, v. 22, n. 36, p. 36-52, mar. 2020.

 

KIRCHOF, Edgar Roberto. Desafios para o ensino da literatura digital. Revista da Anpoll no 35, p. 127-142, Florianópolis, jul./Dez. 2013.

 

KIRCHOF, Edgar Roberto. A poesia infantil nos labirintos do mundo digital: possibilidades e desafios. Signo. Santa Cruz do Sul, v.45, n. 83, p. 17-31, maio/ago. 2020.

 

KIRCHOF, Edgar Roberto. O livro de literatura para crianças e jovens no universo digital: transformações, desafios e possibilidades. Cadernos de Educação – UFPEL (ONLINE), v.65, p. 1-18, 2021.

 

KIRCHOF, Edgar Roberto. Poesia infantil e valor literário: um ponto de vista semiótico. Tigre Albino, v. 2, p. 1-10, 2009.

 

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6.ed. São Paulo: Ática, 2002.

LAJOLO, Marisa. Literatura ontem, hoje, amanhã. São Paulo: Editora Unesp, 2018.

 

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1996.

 

MORO, Roberta Gerling. Literatura digital: novas poéticas contemporâneas. Revista brasileira de desenvolvimentoent. Curitiba, v 5, n 1, pag 1594-1602, jun 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/338073492_Literatura_digital_novas_poeticas_contemporaneas. Acesso em 23 de ago. 2022.

 

PAULINO, Maria das Graças Rodrigues; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. ZILBERMAN, Regina; Rosing, Tania M. K. (orgs.). Escola e leitura: velha crise; novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

 

PAULINO, Graça. Das Leituras ao Letramento Literário. Belo Horizonte: FaE/UFMG e

Pelotas: EDGUFPel, 2010.

 

PAULINO, Graça. Formação de leitores: a questão dos cânones literários. In: GAMAKHALIL, Marisa Martins. ANDRADE, Paulo Fonseca (Orgs.). As literaturas infantis e juvenil... ainda uma vez. GpEA: CAPES, 2013.

 

PAULINO, Graça. Algumas especificidades da leitura literária. In: MACHADO, Maria Zélia Versiani; PAIVA, Aparecida; MARTINS, Aracy; PAULINO, Graça. (Orgs.). Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2005.

 

RAMADA PRIETO, Lucas. Esto No Va De Libros: Literatura Infantil y Juvenil Digital y Educación Literaria. 2017. 546 P. Tesis Doctoral (Tese De Doutorado), Junio De 2017, Universitat Autònoma De Barcelona. Barcelona, 2017. Disponível em:

https://ddd.uab.cat/pub/tesis/2017/hdl_10803_460770/lr1de1.pdf. Acesso em: 10 ago. 2022.

 

ROJO, Roxane. H. R. Pedagogia dos Multiletramentos. Diversidade cultural e linguagens na escola. In: ROJO, R. H. R. & MOURA, E. (Orgs). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

 

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias e linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

 

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis – RJ: Vozes, 2014.

 

WOLF, Maryanne. O cérebro no mundo digital: os desafios da leitura na nossa era. Trad. Rodolfo Ilari e Mayumi Ilari. São Paulo: Contexto, 2019.

 

ZILBERMAN, Regina; LAJOLO, Marisa. Literatura infantil brasileira: uma nova/outra

história. Curitiba: PUCPress, 2017.

 

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global; 2003.

 

ZILBERMAN, Regina. O papel da literatura na escola. Via Atlântica, n. 14, dez. 2008.

Disponível em: http://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50376. Acesso em 04 ago. 2022.

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Apoio


{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}