BIBLIOGRAFIA
ADLER, Mortimer J. DOREN, Charles Van. Como ler livros: o
guia clássico para a leitura inteligente. Tradução: Edward Horts Wolff e Pedro
Sette-Câmara. São Paulo: É Realizações, 2010.
ARAÚJO, Mônica Daisy Vieira. Práticas de leitura
literária digital entre jovens leitores. 2016. 341 p. Tese (Doutorado em
Conhecimento e Inclusão Social em Educação). Universidade Federal de Minas
Gerais Faculdade de Educação. Belo Horizonte: 2016.
ARAÚJO, Mônica Daisy Vieira. A leitura, por crianças
pequenas, de obras de literatura digital e digitalizada. Leitura: Teoria &
Prática, Campinas, São Paulo, v.37, n.75, p.81-99, 2019. Disponível
em:<https://doi.org/10.34112/2317-0972a2019v37n75p81-99>. Acesso em 3
fev. 2022.
ARAÚJO, Mônica Daisy Vieira. Mediadores e formas de ler
literatura digital e digitalizada por leitores jovens. Revista educação e
cultura contemporânea | v. 18, n. 52, p. 540-568, 2021. Disponível em:
https://nepced.fae.ufmg.br/wp-content/uploads/2022/06/Mediadores-e-formasde-ler-literatura-digital-e-digitalizada-por-leitores-jovens.pdf.
Acesso em: 18 set. 2022.
ARAÚJO, Mônica Daisy Vieira; MORO, Roberta Gerling.
Mediação de leitura literária digital com crianças. Revista Do Centro De
Ciências Da Educação Volume 39, n. 1 – p. 01– 23, jan./mar. 2021 –
Florianópolis. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Roberta-Gerling
Moro/publication/349566459_Mediacao_de_leitura_literaria_digital_com_criancas/links/603840794585158939cdb107/Mediacao-de-leitura-literaria-digital-com-criancas.pdf.
Acesso em: 24 set. 2022
BRITO, Rita. Tecnologia Digital. In: ARAÚJO, Mônica Daisy
Vieira; FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; MORAIS, Ludymilla Moreira
orgs.). Termos e ações didáticas sobre cultura digital – NEPCED na escola. Belo
Horizonte: UFMG/FaE/Ceale/NEPCED, 2022.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: A leitura literária
na escola. Tradução: Laura
Sandroni. São Paulo: Global Editora, 2007.
CORACINI, M. J. R. F. Concepções de leitura na
(pós-)modernidade. In: PASCHOAL LIMA, R. C. C (Org.). Leituras: múltiplos
olhares. Campinas, SP: Mercado de Letras; São João da Boa Vista, SP: Unifeob,
2005.
COSCARELLI, Carla Viana. Navegar e ler na rota do
aprender. COSCARELLI, Carla Viana (org.). Tecnologias para aprender. São Paulo:
Parábola Editorial, 2016.
COSCARELLI, Carla Viana, RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento
digital: Aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3 ed. São Paulo:
Autêntica, 2018
COSCARELLI, Carla Viana. Os dons do hipertexto. In:
COSCARELLI, Carla Viana. Littera: Linguística e literatura. Pedro Leopoldo:
Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo, 2006.
COSSON, Rildo. A formação do professor de literatura: uma
reflexão interessada. In:
PINHEIRO, Alexandra Santos; RAMOS, Flávia Brocchetto
(orgs.). Literatura e formação continuada de professores: desafios da prática
educativa. Campinas, SP: Mercado de Letras; Dourados, MS: Editora da
Universidade Federal da Grande Dourados, 2013. Disponível em:https://www.mercado-de-letras.com.br/resumos/pdf-27-08-13-9-41-29.pdf.
Acesso em: 2 out. 2022.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2
ed. 11a reimpressão. São Paulo: Contexto, 2021.
COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino da literatura. São
Paulo: Contexto, 2020.
COSSON, Rildo. A prática da leitura literária na escola:
mediação ou ensino? Nuances:
estudos sobre Educação. Presidente Prudente-SP, v. 26, n.
3, p. 161-173, set./dez. 2015.
COSSON, Rildo. A prática da leitura literária na escola:
mediação ou ensino? Nuances:
estudos sobre Educação. Presidente Prudente-SP, v. 26, n.
3, p. 161-173, set./dez. 2015.
SCHOLES, Robert. Protocolos de leitura. Lisboa: Edições
70, 1991. Disponível:
https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3735.
Acesso: 06 ago. 2022
GOULART, Ilsa do Carmo Vieira. Literatura infantil
digital: entre prática de leitura e
narrativas digitais. Leitura: Teoria e Prática. Campinas:
v. 37, n. 75, p. 13-18, 2019.
KIRCHOF, Edgar Roberto. Como ler os textos literários na
era da cultura digital? Estudos de literatura brasileira contemporânea, n. 47,
p. 203-228, jan./jun. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/elbc/a/YtMfqvqScqGdwBBHQc7rDPR/?format=pdf&lang=pt.
Acesso em: 15 jul. 2022.
KIRCHOF, Edgar Roberto. MELLO, Darlize Teixeira de.
Letramento literário e digital: as bibliotecas digitais para crianças e o caso
do Elefante Letrado. Revista Letras, Curitiba, v. 22, n. 36, p. 36-52, mar.
2020.
KIRCHOF, Edgar Roberto. Desafios para o ensino da
literatura digital. Revista da Anpoll no 35, p. 127-142, Florianópolis, jul./Dez.
2013.
KIRCHOF, Edgar Roberto. A poesia infantil nos labirintos
do mundo digital: possibilidades e desafios. Signo. Santa Cruz do Sul, v.45, n.
83, p. 17-31, maio/ago. 2020.
KIRCHOF, Edgar Roberto. O livro de literatura para
crianças e jovens no universo digital: transformações, desafios e
possibilidades. Cadernos de Educação – UFPEL (ONLINE), v.65, p. 1-18, 2021.
KIRCHOF, Edgar Roberto. Poesia infantil e valor
literário: um ponto de vista semiótico. Tigre Albino, v. 2, p. 1-10, 2009.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do
mundo. 6.ed. São Paulo: Ática, 2002.
LAJOLO, Marisa. Literatura ontem, hoje, amanhã. São
Paulo: Editora Unesp, 2018.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura
no Brasil. São Paulo: Ática, 1996.
MORO, Roberta Gerling. Literatura digital: novas poéticas
contemporâneas. Revista brasileira de desenvolvimentoent. Curitiba, v 5, n 1,
pag 1594-1602, jun 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/338073492_Literatura_digital_novas_poeticas_contemporaneas.
Acesso em 23 de ago. 2022.
PAULINO, Maria das Graças Rodrigues; COSSON, Rildo.
Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola.
ZILBERMAN, Regina; Rosing, Tania M. K. (orgs.). Escola e leitura: velha crise; novas
alternativas. São Paulo: Global, 2009.
PAULINO, Graça. Das Leituras ao Letramento Literário.
Belo Horizonte: FaE/UFMG e
Pelotas: EDGUFPel, 2010.
PAULINO, Graça. Formação de leitores: a questão dos
cânones literários. In: GAMAKHALIL, Marisa Martins. ANDRADE, Paulo Fonseca
(Orgs.). As literaturas infantis e juvenil... ainda uma vez. GpEA: CAPES, 2013.
PAULINO, Graça. Algumas especificidades da leitura
literária. In: MACHADO, Maria Zélia Versiani; PAIVA, Aparecida; MARTINS, Aracy;
PAULINO, Graça. (Orgs.). Leituras literárias: discursos transitivos. Belo
Horizonte: Ceale; Autêntica, 2005.
RAMADA PRIETO, Lucas. Esto No Va De Libros: Literatura
Infantil y Juvenil Digital y Educación Literaria. 2017. 546 P. Tesis Doctoral
(Tese De Doutorado), Junio De 2017, Universitat Autònoma De Barcelona.
Barcelona, 2017. Disponível em:
https://ddd.uab.cat/pub/tesis/2017/hdl_10803_460770/lr1de1.pdf.
Acesso em: 10 ago. 2022.
ROJO, Roxane. H. R. Pedagogia dos Multiletramentos.
Diversidade cultural e linguagens na escola. In: ROJO, R. H. R. & MOURA, E.
(Orgs). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias e
linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação
profissional. Petrópolis – RJ: Vozes, 2014.
WOLF, Maryanne. O cérebro no mundo digital: os desafios
da leitura na nossa era. Trad. Rodolfo Ilari e Mayumi Ilari. São Paulo:
Contexto, 2019.
ZILBERMAN, Regina; LAJOLO, Marisa. Literatura infantil
brasileira: uma nova/outra
história. Curitiba: PUCPress, 2017.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São
Paulo: Global; 2003.
ZILBERMAN, Regina. O papel da literatura na escola. Via
Atlântica, n. 14, dez. 2008.
Disponível em:
http://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50376. Acesso em 04 ago. 2022.