A violência doméstica é um grave problema presente em várias sociedades. Afeta pessoas de todas as idades, raças e classes sociais, sobretudo as famílias. No Brasil, a violência contra a mulher faz parte de uma sombria realidade do cotidiano.
No intuito de combater a prática da violência contra mulher, a partir de 2006, surge no arcabouço jurídico brasileiro, o dispositivo legal conhecido como Lei Maria da Penha, Lei nº 11.340/2006, cujo principal objetivo é prevenir e combater todas as formas de violência física, moral, psicológica, patrimonial e sexual praticado contra as mulheres.
Para socializar sua experiência com os discentes do curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do IFMT - Campus Várzea Grande e a comunidade externa, com relação a Lei Maria da Penha, teremos a ilustre presença da tenente-coronel Emirella Martins, coordenadora de Polícia Comunitária e Direitos Humanos na PMMT, comandante da Patrulha Maria da Penha no Estado, em uma parceira de sucesso com Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Judiciária Civil e Vários coletivos que construíram no estado, uma rede de proteção à mulheres vítimas de violência.