Este é um evento online
O
curso de extensão está vinculado à pesquisa FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
DOS ANOS INICIAIS COM SOFWARE DE GEOMETRIA DINAMICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O
LETRAMENTO DIGITAL E MATEMÁTICO, do professor-pesquisador Cláudio Freitas,
discente do PPGDOC/IEMCI/UFPA e vice coordenador do Projeto de extensão LAAB/UFPA.
Ao se candidatar para o curso de capacitação docente você está ciente que
esse curso será gravado e que os questionários e atividades desenvolvidas
durante a formação serão utilizados para fins acadêmicos (escrita da
dissertação) e divulgação científica, sendo garantindo aos participantes da
formação o total anonimato e a obediência aos protocolos éticos da
pesquisa social. Os professores participantes terão acesso gratuito à formação
e receberão, caso atinjam 75% de frequência e realizem as atividades
avaliativas, certificado de 80h, emitido pelo projeto LAAB, do Campus
universitário de Castanhal/UFPA. Além disso, os participantes receberão os kits
digitais de etnomatemática produzidos pelo projeto LAAB e o produto educacional
vinculado ao curso.
A seleção volta-se a professores(as) pedagogos(as) que ensinam matemática e que atuam nos anos iniciais, de 3º ao 5º ano do Fundamental, em escolas públicas e privadas do estado do Pará.
Os interessados deverão submeter sua candidatura, gratuitamente, no link de inscrição/seleção do curso.
No ato da inscrição da candidatura será solicitado o anexo “DECLARAÇÃO DA ESCOLA” (documento que atesta que o(a) candidato(a) atua na docência de turmas dos anos iniciais do fundamental, indicando a rede de ensino (municipal ou estadual), o nome da escola e a cidade. O documento deve ser assinado pela direção ou coordenação pedagógica).
Obs: caso o candidato não possua ainda a declaração da escola, este pode se inscrever e enviar posteriormente o documento.
Só terá direito ao certificado o cursista que apresentar a declaração solicitada até o final do curso.
Os critérios de seleção dos candidatos serão:
1) Atender o perfil solicitado e enviar a Declaração da escola no ato da inscrição;
2) Constar entre as 20 primeiras inscrições válidas, dentro de uma das três categorias.
2.1) As vagas serão distribuídas em três categorias:
2.1.1. As 20 primeiras inscrições que atendam o critério de seleção e sejam da cidade de Castanhal/PA;
2.1.2. As 20 primeiras inscrições que atendam o critério de seleção e sejam de cidades da área metropolitana de Belém/PA;
2.1.3. As 20 primeiras inscrições que atendam o critério de seleção e sejam de outras cidades do estado do Pará.
3. Período de inscrição: de 22 de fevereiro até 04 de março (ou até o preenchimento das vagas).
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Capacitar professores e professoras, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a utilizarem e produzirem recursos manipulativos digitais com o uso do Software de geometria dinâmica GeoGebra para o ensino de conteúdos de geometria, como ângulos, retas, figuras bi e tridimensionais e noções de simetria, alinhados as habilidades propostas na BNCC para os anos iniciais (3º ao 5º ano) e as exigências da Prova Brasil.
Conteúdos
1. Tecnologia no ensino de matemática e BNCC: letramentos (digital, matemático, geométrico)
2. O recurso manipulativo nas aulas de matemática para crianças e a expansão do conceito: Ver com as mãos e tocar com os olhos
3. Apresentação do GeoGebra
4. Instalação do software GeoGebra
5. Desenvolvendo atividades personalizadas e “gameficadas” para as aulas de matemática dos anos iniciais com o GeoGebra:
5.1 Retas (paralelismo e perpendicularíssimo);
5.2 Deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no espaço, em malhas quadriculadas e introdução as noções de coordenadas cartesianas.
5.3 Ângulos retos e não retos em figuras poligonais;
5.4 Estudo de Figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo) em relação a seus lados (quantidade, posições relativas e comprimento), vértices e ângulos;
5.5 Congruência de figuras geométricas planas usando sobreposição e desenhos em malhas quadriculadas e triangulares;
5.6 Proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas;
5.7 Estudo das características de Figuras geométricas espaciais (Cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera)
5.8 Figuras geométricas espaciais e suas planificações
5.9 Estudos de Simetria
5.10 Simetria de reflexão e construção de figuras congruentes.
5.11 Localização ou movimentação de objetos no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção, de sentido e giros.
Vagas: 60
Modalidade: online
CH: 80 horas (aulas síncronas e assíncronas)
Período do curso: de 5 de março a 30 de abril (somente aos sábados);
Horário: de 9:00 as 12:00 e de 16:00 as 18:00;
Público-alvo: professores pedagogos que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental (3º ao 5º ano) da rede pública (estadual ou municipal) e da rede privada do estado do Pará.
Importante: o curso é voltado exclusivamente para professores que estejam exercendo à docência, comprovada por meio de declaração da escola.
Recurso necessário a realização do curso: o cursista deverá ter acesso a internet e computador;
O professor-cursista terá direito ao certificado se obter 75% de frequência nos encontros síncronos e realizar a tarefa avaliativa final. A certificação será emitida pelo projeto LAAB/UFPA e Campus universitário de Castanhal/ UFPA.
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