Letramento digital e matemático no ensino de geometria: Produção de recursos manipulativos digitais com software de geometria dinâmica para os anos iniciais do Ensino Fundamental

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o Curso

O curso de extensão está vinculado à pesquisa FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS COM SOFWARE DE GEOMETRIA DINAMICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O LETRAMENTO DIGITAL E MATEMÁTICO, do professor-pesquisador Cláudio Freitas, discente do PPGDOC/IEMCI/UFPA e vice coordenador do Projeto de extensão LAAB/UFPA. Ao se candidatar para o curso de capacitação docente  você está ciente que esse curso será gravado e que os questionários e atividades desenvolvidas durante a formação serão utilizados para fins acadêmicos (escrita da dissertação) e divulgação científica, sendo garantindo aos participantes da formação o total anonimato e  a obediência aos protocolos éticos da pesquisa social. Os professores participantes terão acesso gratuito à formação e receberão, caso atinjam 75% de frequência e realizem as atividades avaliativas, certificado de 80h, emitido pelo projeto LAAB, do Campus universitário de Castanhal/UFPA. Além disso, os participantes receberão os kits digitais de etnomatemática produzidos pelo projeto LAAB e o produto educacional vinculado ao curso.

Seleção

A seleção volta-se a professores(as) pedagogos(as) que ensinam matemática e que atuam nos anos iniciais, de 3º ao 5º ano do Fundamental, em escolas públicas e privadas do estado do Pará. 

Os interessados deverão submeter sua candidatura, gratuitamente, no link de inscrição/seleção do curso.

No ato da inscrição da candidatura será solicitado o anexo “DECLARAÇÃO DA ESCOLA” (documento que atesta que o(a) candidato(a) atua na docência de turmas dos anos iniciais do fundamental, indicando a rede de ensino (municipal ou estadual), o nome da escola e a cidade. O documento deve ser assinado pela direção ou coordenação pedagógica).


Obs: caso o candidato não possua ainda a declaração da escola, este pode se inscrever e enviar posteriormente o documento. 

Só terá direito ao certificado o cursista que apresentar a declaração solicitada até o final do curso. 

 

Os critérios de seleção dos candidatos serão:

1) Atender o perfil solicitado e enviar a Declaração da escola no ato da inscrição;

2) Constar entre as 20 primeiras inscrições válidas, dentro de uma das três categorias.

2.1) As vagas serão distribuídas em três categorias:

2.1.1. As 20 primeiras inscrições que atendam o critério de seleção e sejam da cidade de Castanhal/PA;

2.1.2. As 20 primeiras inscrições que atendam o critério de seleção e sejam de cidades da área metropolitana de Belém/PA;

2.1.3. As 20 primeiras inscrições que atendam o critério de seleção e sejam de outras cidades do estado do Pará.

 

3. Período de inscrição: de 22 de fevereiro até 04 de março (ou até o preenchimento das vagas). 

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Objetivo

Capacitar professores e professoras, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a utilizarem e produzirem recursos manipulativos digitais com o uso do Software de geometria dinâmica GeoGebra para o ensino de conteúdos de geometria, como ângulos, retas, figuras bi e tridimensionais e noções de simetria, alinhados as habilidades propostas na BNCC para os anos iniciais (3º ao 5º ano) e as exigências da Prova Brasil. 


Conteúdos 

 1.  Tecnologia no ensino de matemática e BNCC: letramentos (digital, matemático, geométrico)

2. O recurso manipulativo nas aulas de matemática para crianças e a expansão do conceito: Ver com as mãos e tocar com os olhos

3. Apresentação do GeoGebra

4. Instalação do software GeoGebra

5. Desenvolvendo atividades personalizadas e “gameficadas” para as aulas de matemática dos anos iniciais com o GeoGebra:

5.1 Retas (paralelismo e perpendicularíssimo);

5.2 Deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no espaço, em malhas quadriculadas e introdução as noções de coordenadas cartesianas.

5.3 Ângulos retos e não retos em figuras poligonais;

5.4 Estudo de Figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo) em relação a seus lados (quantidade, posições relativas e comprimento), vértices e ângulos;

5.5  Congruência de figuras geométricas planas usando sobreposição e desenhos em malhas quadriculadas e triangulares;

5.6 Proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas;

5.7 Estudo das características de Figuras geométricas espaciais (Cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera)

5.8  Figuras geométricas espaciais e suas planificações

5.9 Estudos de Simetria

5.10 Simetria de reflexão e construção de figuras congruentes.

5.11 Localização ou movimentação de objetos no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção, de sentido e giros.

Detalhes do curso

Vagas: 60

Modalidade: online

CH: 80 horas (aulas síncronas e assíncronas)

Período do curso: de 5 de março a 30 de abril (somente aos sábados); 

Horário: de 9:00 as 12:00 e de 16:00 as 18:00; 

Público-alvo: professores pedagogos que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental (3º ao 5º ano) da rede pública (estadual ou municipal) e da rede privada do estado do Pará.

Importante: o curso é voltado exclusivamente para professores que estejam exercendo à docência, comprovada por meio de declaração da escola.

 

IMPORTANTE

Recurso necessário a realização do curso: o cursista deverá ter acesso a internet e computador; 

 

 O professor-cursista terá direito ao certificado se obter 75% de frequência nos encontros síncronos e realizar a tarefa avaliativa final. A certificação será emitida pelo projeto LAAB/UFPA e Campus universitário de Castanhal/ UFPA.

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Ministrante

{{item.nome}}

{{item.nome}}



{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}