O LATITUDE/MA – Congresso Nacional de Relações Internacionais é uma iniciativa do Curso de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Estudos Criminológicos da UEMA e a Agência Universitária de Comunicação Internacional – CARAVELA/RI, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Maranhão (FAPEMA).
Realizado de 10 a 12 de dezembrode 2025, no Centro Histórico de São Luís/MA, o congresso tem como tema “(Re)Pensar o Global: sociedade, informação, dinâmicas criminais e justiça socioambiental em debate” e reunirá estudantes, pesquisadores e profissionais de todo o país para dialogar sobre os desafios contemporâneos das relações internacionais a partir de múltiplas perspectivas.
A programação contará com conferências, mesas de diálogo, oficinas, minicursos, apresentações em grupos de trabalho, circuitos culturais, lançamentos de livros e intervenções artísticas, promovendo o intercâmbio de ideias e experiências entre academia, setor público, privado e Terceiro Setor.
O LATITUDE/MA se propõe a ser um espaço inovador, interdisciplinar e inclusivo, voltado para o fortalecimento da produção científica, o desenvolvimento de competências profissionais e o estímulo à internacionalização.