Com o intuito de assegurar o direito a visibilidade das vivências de todas as crianças e suas especificidades, foi implementado na Região Norte o Projeto Leitura e Escrita para Educação Infantil (LEEI-MEC), no contexto de implementação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
Dito isto, o objetivo do evento é apresentar as obras produzidas por pesquisadores/as, professores/as, formadores/as e cursistas do LEEI, como material de apoio a Educação Infantil. Ao todo somam-se dois Cadernos pedagógicos intitulados Educação infantil, relações étnico-raciais e as diversidades das crianças da Amazônia e Educação de crianças, público da Educação Especial na Educação Infantil. Além de uma coletânea nomeada “Tecendo histórias: as infâncias e as diversidades da Amazônia” e outros materiais complementares “Glossário Ilustrado: A Amazônia pelo olhar das Crianças”, “Guia de prevenção a maus-tratos e abusos de crianças” e “Guia ilustrado de Primeiros Socorros” acompanhado de um infográfico ilustrado.
Os textos que compõem os Cadernos, a coletânea e os demais materiais complementares, oferecem a possibilidade de analisar questões a respeito dos desafios diários dos/das professores/as da Educação Infantil do nosso país, especialmente os que atuam na região Norte. Para além disso, enfatizam a importância do desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas, que contemplem todas as crianças, visando seu desenvolvimento como um todo, a partir de suas singularidades e especificidades.
Almejamos com o lançamento dessas produções não somente incluir o Norte nas pautas nacionais mas também incluir o país em nossas pautas, possibilitando assim trilhar caminhos que promovam cada vez mais acessibilidade e inclusão durante a organização dos processos educacionais nas instituições de Educação Infantil, de modo que nossas crianças possam vivenciar uma educação pública, gratuita e de qualidade, vivenciando suas infâncias e se desenvolvendo como seres humanos plenos, desde a mais tenra idade.