Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Brasil
Complexo Multiuso 1 , Bloco 15, Anfiteatro 2
O evento é destinado a
professores, pós-graduandos e profissionais das diversas áreas do conhecimento. Desenvolvemos no Curso a proposta
contemporânea de como redigir textos científicos com estilo internacional,
respondendo às seguintes questões: O estilo científico exige texto na
forma pessoal (primeira pessoa) ou impessoal? Como evitar a rejeição de manuscritos submetidos em revistas internacionais? Como escolher o periódico e aumentar a
chance de aceite de seu trabalho? Qual é a
Lógica e o Estilo Contemporâneo para redigir texto
científico visando sua publicação em revista internacional? Que são variáveis, delineamentos e como definir o teste
estatístico adequado? Como orientar e redigir com estilo Artigo (Manuscrito), TCC, Dissertação ou Tese? O curso proporciona
ao participante nova visão do fazer Ciência com estilo.
Material de apoio para leitura e atividade complementar, relativo ao curso: https://heros.ufms.br/curso-laec/
MINISTRANTE
Teodorico Alves Sobrinho. Professor Titular da UFMS. Editor Associado da RBRH. Bolsista
de Produtividade do CNPq. Currículo: http://lattes.cnpq.br/8947362945273719.
DATAS
27/09/2019: 13:30 às 20:00h e 28/09/2019: 08:00 às 12:00h
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
01. Pesquisa
Científica: Ciência e Pensamento Científico. Construção do Conhecimento. Tipos
Lógicos de Pesquisa. Variáveis e Delineamentos Experimentais. Escolhendo o Teste
Estatístico. Estrutura da Pesquisa Científica. Publicação Científica. Perguntas e Hipóteses. Construção dos
Objetivos e da Metodologia.
02. Texto Científico: Estrutura e Lógica do Texto Científico. Estruturando e Redigindo o Texto Científico. Lógica do Texto e da Redação. Bases e Estratégia para a Escrita. Estilo de Redação. Citações e Plágios na Escrita Científica. Aplicação: Estruturando e redigindo o texto científico.
PÚBLICO ALVO
Professores, pós-graduandos e profissionais de nível superior que desejam adquirir ou atualizar conhecimento sobre o contemporâneo Método Lógico para Escrita Científica.
CERTIFICADO
Será digital e disponibilizado ao participante com frequência nos dois períodos do Curso.