Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
Sistema Laban como prática de liberdade
O Sistema Laban/Bartenieff, que entrelaça as teorias dos artistaspesquisadores Rudolf Laban e Irmgard Bartenieff, entende o movimento como dimensão aglutinadora de toda e qualquer atividade e expressão do ser humano em sua diversidade. A partir desta ideia, o sistema de observação, análise e encarnação de conceitos foi estruturado, continua a ser desenvolvido e, conceitualmente, fundamenta o exercício ético de práticas de liberdade. A Conferência LABAN 2018 – Brasil: Sistema Laban como Prática de Liberdade reuniu no Rio de Janeiro, de 1 a 3 de Agosto de 2018, profissionais do Campo Labaniano de todo o Brasil para celebrar a expansão das ideias de Laban e Bartenieff no país. Desde sua introdução, há 40 anos, pela coreógrafa e analista de movimento Regina Miranda, o Sistema tem sido difundido em ampla escala, principalmente, a partir da criação da Pós Graduação Lato Sensu em Sistema Laban/Bartenieff, iniciada em 2010, no Rio de Janeiro, além de contar com sua inserção em diversos programas de Graduação por todo país. Ao congregar e apresentar pesquisadores e artistas nacionais Labanianos, LABAN 2018 – Brasil pretende promover o compartilhamento de conhecimentos, fortalecer o trânsito do saber e apontar possíveis desdobramentos e novos campos profissionais de atuação. A conferência introduziu e aprofundou o conhecimento Labaniano com o intuito de promover o intercâmbio de ideias entre estudantes, artistas e profissionais de todo o país, que se interessam pelo movimento como dimensão que entremeia e dá forma à expressão. Assim, nossa preferência foi por apresentar trabalhos em mesas-redondas, oferecer workshops de níveis técnicos variados e apresentar performances informais seguidas de discussão sobre processos de criação.
Ficha Técnica
O Centro LABAN-Rio, em associação com o Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies, LIMS® de New York coordenou o movimento para a realização da conferência LABAN 2018 - Brasil, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Faculdade de Dança Angel Vianna (FAV), com a colaboração institucional da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e da Faculdade CAL de Artes Cênicas.
Coordenação geral: Regina Miranda (Centro LABAN-Rio & LIMS NYC)
Organização do evento: Adriana Bonfatti (UNIRIO/ Centro LABAN-Rio) Ana Bevilaqua (FAV/ Centro LABAN-Rio) Diego Dantas (CCO/RJ) Lígia Tourinho (UFRJ) Marcus Machado (UFRJ) Marina Salomon (Faculdade CAL de Artes Cênicas/ Centro LABAN-Rio)
Coordenação de produção: Denise Escudero
Organização dos Anais:
Lígia Tourinho, PhD, CMA Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ
Regina Miranda, MSc., CMA, CEO/Diretora de Arte & Cultura, Laban/Bartenieff Institute, LIMS®, Diretora Fundadora, Centro LABAN – Rio, Iniciadora e Diretora Internacional, Pós em Sistema Laban, FAV/Centro Laban-Rio
Comitê Artístico-Científico:
Ciane Fernandes, PhD, CMA Universidade Federal da Bahia, UFBA
Cibele Sastre, PhD, CMA Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS
Isabel Marques, PhD Instituto Caleidos
Marisa Lambert, PhD, CMA Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP
Marisa Naspolini, PhD, CMA Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}