Sob o Königsberg: Paisagem e Patrimônio Cultural

Sob o Königsberg: Paisagem e Patrimônio Cultural

online Este é um evento online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

Bridges 9 - Uniendo Personas Y Conocimiento

Sexta-Feira, 4 de Setembro

Bogotá,

Evento online

Conservação Preventiva do Patrimônio Arquitetônico: o caso de Santa Tereza/RS

Quinta-Feira, 18 de Junho

Artmed Experience 2026

Quinta-Feira, 15 de Outubro

Sao Paulo, SP

16th World Congress of Rural Sociology and 64th Congress of the Brazilian Society of Rural Economics, Management and Sociology

Domingo, 19 de Julho

Porto Alegre, RS

Receba as melhores revistas da sua área

Receber revistas

Curso Digital Sob o Königsberg: Paisagem e Patrimônio Cultural

O projeto “Sob o Königsberg: Paisagem e Patrimônio Cultural de Novo Hamburgo” propõe a disponibilização em plataformas digitais de uma capacitação cultural para o patrimônio, tendo como foco a aplicação dos conceitos de “paisagem” e “patrimônio cultural”  e como objeto de estudo o município de Novo Hamburgo.

O curso aborda a interação entre os conceitos de paisagem e de patrimônio cultural, construindo uma leitura de paisagem cultural  a partir do município de Novo Hamburgo, integrante do território da antiga Colônia Alemã de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. O percurso de investigação busca a raiz das noções de patrimônio cultural e de paisagem, reconstruindo a trajetória histórica destes conceitos e de sua interação. Será elucidado que o conceito de patrimônio cultural enfrenta uma recente mudança de paradigmas, em que o foco de interesse é deslocado dos objetos patrimoniais para os sujeitos (sociedade), evidenciando que o patrimônio cultural é construído socialmente. Busca-se construir, a partir da investigação teórica, um enfoque que possa auxiliar na identificação e interpretação do patrimônio e da paisagem, com ênfase nos valores simbólicos e nas relações territoriais.


O link para o conteúdo será disponibilizado de forma gratuita nas redes sociais do projeto O Campanário (Instagram @ocampanario e na fanpage do Facebook). A publicação das aulas se dará de forma aberta e gratuita no Youtube do projeto e o acesso não dependerá de inscrição.

A inscrição no curso será utilizada para fins de emitir certificação (4h/a).


Conteúdo Artístico-cultural Digital financiado com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Novo Hamburgo – FUNCULTURA.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Conteúdo

Os temas abordados serão os seguintes:

Aula 1 – Paisagem e Patrimônio cultural (14/08)

Aula 2 – Ocupação do território e Colonização (28/08)

Aula 3 – Paisagem de Novo Hamburgo e modernidade (04/09)

Aula 4 – A Construção Social do Patrimônio de Novo Hamburgo (18/09)


Os conteúdos serão disponibilizados publicamente em vídeo, com publicação às 17h; mas ficarão disponibilizados nos links.

A inscrição tem como objetivo emitir certificação.

Ministrante


Jorge Luís Stocker Júnior

Arquiteto e Urbanista (Feevale, 2015) e Mestre em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR/UFRGS, 2019). Desenvolveu a dissertação "Sob o Königsberg: Paisagem e Patrimônio Cultural da antiga Colônia Alemã de São Leopoldo". Atua no campo do patrimônio cultural através de estudos técnicos, inventário de patrimônio cultural arquitetônico e paisagístico, projetos de conservação e reabilitação, pesquisa e educação patrimonial. Integrante do Icomos - Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, onde é Coordenador Adjunto do Núcleo Rio Grande do Sul; coordenador do Comitê Nacional "Patrimônio para nossas gerações" e também representante brasileiro no Emerging Professionals Working Group do Icomos Internacional. É atualmente Conselheiro Suplente no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul - CAU - RS, integra a Comissão de Acervos do IAB-RS Instituto dos Arquitetos do Brasil Vale do Sinos e é membro pesquisador do IHGRGS - Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. Cumpriu mandato de Vice-Presidente do CEC-RS - Conselho Estadual de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul na gestão 2019-2020.

Realização

Conteúdo Artístico-cultural Digital financiado com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Novo Hamburgo – FUNCULTURA.

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}