No curso “Justiça Energética e Transição Justa”, discutiremos como organizações da sociedade civil, Assessoria Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS), setor público e privado podem contribuir para o combate à pobreza energética e para a promoção de projetos de transição energética justa. Debateremos sobre a energia elétrica no Brasil, a revolução da energia solar, o direito à cidade e o acesso a energia. Para a exemplificação de uma aplicação prática, compartilharemos o processo de implantação de micro usina de energia solar e de conformação de coletivo de energia solar no Paulo Freire, bem como recomendações para multiplicação da experiência em outros territórios.
Quem pode se inscrever?
O curso é destinado para lideranças comunitárias, gestores públicos, movimentos por moradia, assessorias técnicas, profissionais da arquitetura e urbanismo e público em geral interessado pelo tema.
Formato do curso:
São 4 módulos que contém aulas assíncronas de 20 min cada e um vídeo introdutório, que serão lançados semanalmente no YouTube:
Direito à Cidade e Acesso à Energia (5 aulas)
Transição Energética no Brasil (4 aulas)
A Revolução da Energia Solar (5 aulas)
Aplicação prática (3 aulas)