O VII Júri Épico chega em 2025 com uma edição especial, trazendo ao banco dos réus uma das figuras marcantes do cangaço: o cangaceiro Gato. Realizado na cidade histórica de Piranhas/AL, este evento busca, mais uma vez, unir o Direito e a cultura em uma experiência interdisciplinar única.
Idealizado e dirigido pelo Prof. Anderson Wagner, o Júri Épico é promovido pelo Épico Cultural, em parceria com a OAB/Alagoas, Escola Superior de Advocacia - Alagoas (ESAAL) e Caixa de Assistência dos Advogados de Alagoas (CAAAL). O evento tem como principal objetivo a construção de um ensino jurídico que transcende a mera técnica e dogmatismo, promovendo conexões entre o Direito, a arte, a literatura, o teatro e a história, sob uma perspectiva social e antropológica.
A proposta consiste em demonstrar as relações entre o mundo jurídico e diversas áreas do conhecimento, ressaltando sua dimensão artística e cultural. Filosofia, literatura, cinema, sociologia, música e teatro se entrelaçam ao Direito, tornando-o mais acessível, reflexivo e humanizado.
Em 2025, a escolha do cangaceiro Gato como figura central do julgamento resgata um importante capítulo da história do cangaço, sendo realizado em um dos cenários autênticos da época. Essa edição especial ocorrerá em Piranhas/AL, cidade que carrega a memória do cangaço, proporcionando uma vivência ainda mais imersiva e histórica aos participantes.