Este é um evento online
O evento já encerrou
AGENDA
Inscrições
De 08 a 23 de Setembro de 2021 (encerramento às 12h do dia 23)
Educadores de 25 municípios convidados poderão se inscrever para o Seminário neste período.
Pré-seminário
De 22 a 24 de Setembro de 2021
Os inscritos receberão os primeiros materiais e instruções de acesso ao Seminário.
Live de Lançamento
Dia 16 de Setembro de 2021 às 19h no Canal do Youtube da WestRock
Com Marcelo Tas, Heloísa Martins Proença e Cynthia Wolgien
CRONOGRAMA DO SEMINÁRIO
PAINEL DE ABERTURA | TODOS
Educação Ambiental e Pandemia: o que a escola tem a ver com isso?
27/09/2021 | 2ª feira | 14h às
16h30
EXCLUSIVO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
Colhemos aquilo que plantamos: A horta como espaço educador para a criança
28/09/2021 |3ª feira | 14h às 16h30
EXCLUSIVO PARA ANOS INICIAIS | ENSINO FUNDAMENTAL
Colhemos aquilo que plantamos: a criança como agente transformador
30/09/2021 | 5ª feira | 14h às 16h30
EXCLUSIVO PARA ANOS FINAIS | ENSINO FUNDAMENTAL
Colhemos aquilo que plantamos: a história do lugar e a relação com o meio ambiente
01/10/2021 | 6ª feira |14h às 16h
NOTAS
1. Todos deverão estar inscritos no painel de abertura;
2. Após inscrição no seminário de abertura, cada participante deverá se inscrever na atividade por segmento;
3. A certificação será realizada após a 1ª Etapa de submissão de trabalho.
SUBMISSÕES DE TRABALHOS
2ª FASE
ATIVIDADES COM ALUNOS | 4 a 19 de Outubro
NOTAS
1. Todos os participantes podem enviar os seus registros por meio do template oferecido. O responsável de cada escola, pela participação, submete os materiais dos professores como autor e os outros participantes entram como co-autores. Todos receberão o certificado como autores. [CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DO TEMPLATE] ;
2. Antes de preencher o template consulte as NORMAS PARA VALIDAÇÃO DO CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO [CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DAS REGRAS];
3. O certificado somara a participação no seminário +20 horas aula/aplicação das atividades.
3ª FASE
CONCURSO CULTURAL | Inscrições de 8 a 11 de Novembro
Escola e Educação Ambiental: compromisso da escola com a sustentabilidade
CATEGORIA | MODALIDADES | PÚBLICO-ALVO |
Categoria 1 | Desenho | Educação Infantil (a partir de 4 anos) até o1o ano do Ensino Fundamental |
Categoria 2 | Poesia Ilustrada | 2o ao 5o ano do Ensino Fundamental |
Categoria 3 | Texto Narrativo | 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental |
NOTAS
1. [CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD] do regulamento completo do concurso;
2. [CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD] do formulário de autorização para participação do concurso;
3. Limitação de 259 escolas para o concurso;
4. O material para participação no concurso deve ser enviado por este formulário [CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O FORMULÁRIO].
4ª FASE
DIVULGAÇÃO E PREMIAÇÃO DO CONCURSO | 08 de Dezembro - 11h.
Logo abaixo está o cadastro do Programa Juntos pela Educação que, com as suas respostas, poderemos elaborar e enviar o seu certificado de participação, depois de finalizado o Seminário. Além disso, ele nos ajudará a conhecer melhor você e assim pensarmos em outros conteúdos/atividades cada vez mais customizados. Obrigada por fazer parte do Programa Juntos Pela Educação WestRock.
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}
Heloísa Martins Proença
Pedagoga, formadora de Profissionais da Educação, Mestre em Educação pela UNICAMP, especialista em Educação Infantil (USF) e Educação de Jovens e Adultos (UNESP). Doutoranda no GEPEC/UNICAMP – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada, formadora pela UNICAMP do Programa Federal Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (2013 e 2014) e pela UNESP (2016). Professora convidada dos cursos de pós-graduação do Instituto Brasileiro de Educadores (IBFE) – Alfabetização e Letramento, Educação Inclusiva, Educação Infantil, Arte e Educação. Professora Convidada da Unitá. Formadora que compõe a equipe do Cenpec no Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), do Instituto Votorantim, atuando em diferentes estados brasileiros; e no Programa ECOA Formação, iniciativa do Instituto Alcoa. Formadora da equipe do Centro de Referências em Educação Integral. Larga experiência na docência e Coordenação Pedagógica da Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental). Participou como membro do GDS/UNICAMP – Grupo de Estudos Colaborativo e Investigativo sobre aulas de matemática no período de 2004 a 2016. Membro fundador e responsável pela organização e coordenação do GRUPAD/GEPEC/UNICAMP – Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo, desde 2010. Membro do GRUBAKH/GEPEC/UNICAMP – Grupo de Estudos sobre as produções bakhtinianas em diálogo com os contextos atuais. Atua nas áreas de formação centrada na escola, formação continuada, pós-graduação, gestão escolar e gestão educacional, práticas pedagógicas na educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), assessoria pedagógica para sistemas de ensino e elaboração de projetos educacionais especiais para Educação Básica e Ensino Superior.
Link para o lattes: http://lattes.cnpq.br/2617144307624137
Ana Paula de Pietri
Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, Rio Claro), Mestrado e Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, Rio Claro). Realizei Pós-Doutorado pelo Instituto Butantã com financiamento da FAPESP (Processo 2006/06634-8) na área de Evolução Molecular. Entre 2014 e 2015 realizei pós-doutorado no Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da USP, sob a supervisão do Prof. Dr. Nelio Bizzo na área de ensino de genética e evolução. Tenho experiência no ensino desde 2002 lecionando na escola básica e em universidades tanto públicas quanto privadas. Publiquei cerca de 20 Artigos Completos em Revistas Científicas nacionais e internacionais indexadas e de prestígio nas áreas de Genética, Zoologia, Biologia Celular e Educação. Participo como assessora de projetos de pesquisa enviados à FAPESP; como avaliadora de periódicos científicos nacionais e internacionais e de atividades de orientação e participação em bancas examinadoras de Qualificação, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado.
Contratada pela Secretaria Municipal de São Paulo (2016), atuei como formadora junto à equipe do Programa São Paulo Integral na área da Sustentabilidade socioambiental. Neste período, atuei na área de formação de professores das escolas da rede municipal de São Paulo e participei da autoria do documento orientador sobre a Educação Integral na cidade de São Paulo publicado em 2016. No ano de 2017 fui contratada como assessora do Núcleo de Educação Integral para integrar a política “São Paulo Educadora” da Secretaria Municipal da Educação de São Paulo e atuei na proposição e coordenação das atividades de formação de professores-parceiros; na implementação da política de Educação Integral; no fortalecimento e expansão do Programa São Paulo Integral e na publicação do documento “Educação Integral – Política São Paulo Educadora”. Atuo como formadora de professores pelo Centro de Referências em Educação Integral, um Programa da Associação Cidade Escola Aprendiz. Sou membro do o núcleo de pesquisadores colaboradores do Instituto Costa Brasilis e da coordenação o Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora da cidade de São Paulo.
Victor Narezi
Possui graduação em Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas, pela FASC- Faculdade Santa Cecília, Pindamonhangaba- SP. Pós-graduado em metodologia do ensino de arte e em Cidades Educadoras (UNINTER) e possuo especialização em Comunidades de Aprendizagem pela UFSCAR- Universidade de São Carlos-SP. Tenho experiência em ensino desde 2000 quando desenvolvi aulas de teatro em escolas de educação infantil e desde 2007 lecionando aulas de arte em escolas de ensino fundamental. Em 2012 passo a lecionar na rede pública de Tremembé-SP em 2013 assumo a coordenação municipal do Programa Mais Educação. No programa coordenei o ECOA- Espaço de Convivência e Aprendizagem, com foco em Educação Ambiental e Sustentabilidade. Entre 2018 e 2020 coordenei o processo de construção curricular na perspectiva da educação integral da Rede Municipal. Em 2018 atuei como técnico mobilizador social pela PVE- Parceria pela Valorização da Educação, tendo sido recebido o prêmio Nacional de Mobilização Social. Sou artista de teatro, diretor da Cia. Novos Atores, de Pindamonhangaba-SP, curador do FESTE- Festival Nacional de Teatro, contador de histórias e escritor, tendo publicado dois livros para o público infantil, “A Menina que Gostava de Chapéus”, pela editora Cachecol e “Eu não gosto de Princesas” pela editora Editorial 25. Sou colunista do site Matraca Cultural, tenho um canal de histórias no youtube, histórias do Tio Victor, formador de profissionais da educação pelo grupo FTD entre outros e atuo como gestor de território pelo PSE.