O Ciência e Cidadania é uma iniciativa para um futuro melhor. Incentivando o pensamento crítico, a criatividade e a criação de soluções a partir do método científico, a disciplina vigora em escolas que cumprem com seu compromisso social de criar cidadãos preparados para as incertezas do século XXI. No Colégio Nacional, a disciplina funciona como aprendizado e treinamento para a criação de projetos e extensos trabalhos científicos, que se configuram com base em uma situação-problema do mundo atual e apresentam soluções práticas e possíveis. Ao longo de todo o ano letivo, os alunos identificam um problema, criam hipóteses, fazem testes e redigem um trabalho escrito detalhado a respeito do projeto.
O Ciência e Cidadania atua em sintonia com os princípios da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), seguindo a cada ano o tema estabelecido pela organização como o tema internacional do ano.
O Ciência e Cidadania atua em sintonia com os princípios da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), seguindo a cada ano o tema estabelecido pela organização como o tema internacional do ano. O ano de 2020, por decisão da UNESCO, é o Ano Internacional da Fitossanidade: um ano para voltar as atenções aos efeitos das mudanças climáticas, do desmatamento e do descaso do ser humano para com a natureza. A fitossanidade, ou saúde das plantas, engloba a saúde das florestas, os impactos da falta de plantas no planeta como um todo, as propriedades medicinais de diversas plantas, a plantação no meio urbano, o uso de agrotóxicos, entre muitos outros assuntos polêmicos à espera de visibilidade e soluções.
Por: Grupo Geração Verde