As emergências contemporâneas, de amplitude global, implicam novos posicionamentos sobre o pesquisar no campo do Design e, consequentemente, atualizações teóricas e metodológicas que operacionalizam as suas teorias e práticas. Sendo assim, é imprescindível questionar como a pesquisa em design se posiciona perante os impactos ambientais, os impasses relacionados ao mundo do trabalho e da inovação, às dinâmicas de produção e consumo, às formas de comunicação e às práticas tradicionais que encontramos no Maranhão, um estado localizado às bordas da Amazônia Legal?
A JOP’Design 2024, em sua quinta edição, traz à luz as discussões sobre temáticas emergentes no campo, desta vez aprofundando os debates internos ao Programa de Pós-graduação em Design, que proporcionarão uma perspectiva sobre o que temos pesquisado e contribuído com o campo, ao final de mais um quadriênio.
Novos recursos metodológicos apontam para grandes rupturas e enquadramentos epistemológicos: o acesso a recursos de prototipação rápida 2D e 3D e às tecnologias da informação, à inteligência artificial, constituem-se novas agências no âmbito da pesquisa, de um lado; de outro lado, face ao enfrentamento das vulnerabilidades sociais e o Antropoceno, as crises globais causadas pela mudança climática ampliam os debates e reflexões sobre o design como força política na mitigação deste cenário funesto, frente às novas associações e, mais uma vez, novas agências emergem no campo, com o design multiespécie.
Pela pluralidade das ações, procedimentos e abordagens das pesquisas em design, além das inúmeras inquietações investigadas por elas, considerando suas práticas contemporâneas, pretende-se discutir a respeito de temáticas emergentes das mais variadas formas. Sob uma visão holística, tal discussão pode pontuar desde o envolvimento integral da intervenção especulativa, sob abordagens colaborativas, participativas e de co-criação, a situações que envolvam pesquisas delineadas no âmbito quantitativo, por meio de circunstâncias que trabalhem hipóteses e variáveis e técnicas de mensuração, por exemplo.
Assim, é urgente a discussão para a ampliação dos discursos e práticas sobre o que é pesquisa contemporânea em Design, para a tarefa de construirmos um doutorado em Design na UFMA, que será o primeiro da região amazônica.
Submissões
A JOP’Design 2024 abre sua chamada para submissão de artigos focando na sua comunidade interna: mestrandas(os) e egressas(os), e também investe na formação de público, incentivando as(os) graduandas(os) bolsistas de iniciação científica a participarem com suas contribuições. Contamos com a participação de toda a comunidade do PPGDg-UFMA e do Departamento de Desenho e Tecnologia.
Datas importantes:
- Submissão de artigos (mestrandas(os) e egressas(os)): de 09/09 a 24/10/2024
- Submissão de resumos expandidos (bolsistas ICs - de 2023 a 2024): de 09/09 a 20/10/2024
- Comunicação de aceite: Até 05 de novembro.
- Envio da versão finalizada para publicação em Anais, com os comentários dos GTs: Até 30/11/2024
- Inscrições gratuitas de autores via Even3: de 09/09 até 10/11/2024