Vivenciamos uma realidade educacional na qual nossos alunos são familiarizados com jogos eletrônicos, RPG, jogos de cartas (UNO, etc.) ou de tabuleiro. Cada vez mais, os aplicativos de aprendizagem de línguas se assemelham a plataformas de jogos, com etapas, níveis de dificuldade, narrativas, conquistas, desafios, ranking, entre outros elementos que compõem o universo dos jogos.
A aprendizagem baseada em jogos e a gamificação, embora conceitos diferentes, têm se mostrado ferramentas úteis, na didática do professor, para instigar o envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem. No entanto, é necessário que o professor tome conhecimento das possibilidades de aplicação de jogos, assim como seus elementos.
Este webinário se propõe a apresentar:
- a relação entre didática e aplicação de jogos em sala de aula de línguas;
- a concepção de engajamento;
- a diferença entre aprendizagem baseada em jogos e a gamificação;
- elementos de jogos que precisam ser considerados para contemplar as necessidades de aprendizagem em línguas adicionais; e
- sugestões de jogos para praticar diferentes habilidades.
Este webinário é voltado para professores de línguas adicionais (escolas de idiomas, escolas da rede básica, ou graduandos de Línguas Adicionais/Estrangeiras) e visa compartilhar conhecimentos e experiências que servirão como um "kit de sobrevivência" para quem está iniciando sua jornada como docente e/ou deseja conhecer alguns caminhos para tornar suas aulas cada vez mais dinâmicas e envolventes.