O suicídio é um fenômeno multifatorial e complexo que pode estar relacionado a questões diversas, como: solidão, desesperança, isolamento, medo, acesso reduzido ao suporte comunitário e religioso/espiritual, suicídios de familiares, doenças e problemas de saúde, dificuldade de acesso ao tratamento em saúde mental, dificuldades financeiras, entre outros. Tais questões podem ser agravadas em momentos de eventos extremos, como por exemplo a pandemia da COVID-19.
O impacto da pandemia da COVID-19 na saúde mental e emocional da população pode variar de respostas esperadas ao estresse agudo, causado pela adaptação a novas rotinas a problemas de sofrimento psicológico mais profundos. Dados estatísticos mostram o aumento do número de tentativas e suicídios após eventos extremos, e determina-se que as estratégias de prevenção e monitoramento são fundamentais para o bem-estar das pessoas.
Neste sentido saliente-se a importância da arte e da cultura em suas diversas expressões tais como: música, dança, teatro, literatura, artes plásticas e artes visuais, que atuam como pilares na formação humana, promovendo desenvolvimento da criatividade, comunicação, autoconfiança e autoestima, contribuindo sobremaneira com o equilíbrio emocional e psicológico do ser. Também auxiliam na superação de dificuldades como estresse diário, procrastinação, depressão e ansiedade.
A arte e a cultura são muito importantes para a formação cultural e social dos indivíduos, pois despertam nas pessoas a possibilidade de expressarem seus sentimentos e construírem sua própria identidade, além de auxiliar na inclusão social, por meio de atividades como a dança que é uma expressão cultural e também da própria música, a literatura que amplia o horizonte, instiga a imaginação e a criatividade; o cinema que estimula o desenvolvimento do senso crítico e social, provoca emoções e reflexões sobre a vida e o viver; a música e a dança que atiçam o emocional, instigam ao movimento corporal e incentivam a cantar, aflorando os sentimentos.
Dessa forma a presente roda de conversa pretende trazer discussão e reflexão sobre a temática “Contribuições da arte e cultura na saúde mental e emocional” dos indivíduos.