A Pedagogia Social, como campo do saber da Educação voltado para as reflexões sociais que atravessam os processos educacionais contemporâneos, nos convida a olhar, cada vez mais, para os grupos com maior vulnerabilidade da nossa sociedade. Assim, pensar sobre as infâncias e as juventudes é um exercício importante para que possamos trabalhar processos educacionais que considerem as demandas reais desses grupos sociais e os transformem em protagonistas de suas próprias histórias sociocognitivas.
Desta forma, chegamos à IX Jornada de Educação Não Escolar e Pedagogia Social (JENEPS), convidando a todos/todas/todes educadores e pesquisadores a partilharem suas experiências no campo da Educação voltada para o social, em seus processos não escolares (nas dimensões informais e não formais) e escolares (no âmbito das instituições de ensino básico e superior), que tenham como foco principal as suas práticas voltadas para esses sujeitos: crianças, adolescentes e jovens da sociedade brasileira.
Buscamos contemplar um conjunto grande de discursos e de experiências educativas que possam nos fazer refletir sobre as diferentes formas de entender as infâncias e as juventudes fluminenses e brasileiras. Pois, só assim, poderemos escutar as reais demandas dos educadores sociais e escolares sobre as suas vivências, expectativas e esperanças diante dos grupos que representam a possibilidade inventiva de sermos uma sociedade mais justa e solidária, por meio dos processos cognitivos estudados e desenvolvidos pelos autores da Pedagogia Social no Brasil.
Sejam bem-vindos/as/es a esta
nossa Jornada de 2024!
Grupo de Coordenação da IX
Jornada de Educação Não Escolar e Pedagogia Social (JENEPS).
*** EVENTO GRATUITO ***
-------------------
Antes de se inscrever, clique aqui e baixe o edital do evento

