...............................................................................................................
As Jornadas de Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa (JEALP) são um evento periódico criado pelo Laboratório de Linguagens: Pesquisa e Extensão em Ensino e Aprendizagem (LALIN/UFOP) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos da Linguagem (POSLETRAS/UFOP). Seus objetivos são colaborar para a formação e a atualização de professores de Língua Portuguesa e promover a troca de saberes e experiências entre os eixos do ensino, da pesquisa e da extensão. Em consonância com esses objetivos, as JEALP se propõem adotar, a cada edição, um tema específico no interior da sua área de abrangência, a ser tratado sob diferentes perspectivas e de modo a alcançar, na máxima amplitude possível, o público envolvido com o ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa.
As Jornadas alcançam neste ano a sua terceira edição, com algumas palestras proferidas de forma remota e outras de forma híbrida nos dias 19, 20, 26 e 27 de outubro e nos dias 03 e 04 de novembro. Adotando o tema A avaliação no Ensino Básico, o evento implica dois conjuntos mais amplos de discussões: sobre as avaliações sistêmicas, promovidas pelo poder público e voltadas para as medições em larga escala; e sobre as avaliações no interior da escola, associadas mais diretamente ao cotidiano de ensino e aprendizagem. No primeiro caso, as reflexões contemplam a relação entre avaliação e políticas públicas de educação, assim como o impacto das medições nas estratégias de ensino e aprendizagem adotadas em sala de aula. No segundo caso, as indagações se voltam sobretudo para as especificidades do objeto de ensino e aprendizagem, mais precisamente para o modo como os diversos componentes da disciplina Língua Portuguesa e os diferentes níveis e realidades escolares podem ensejar procedimentos avaliativos particulares. Todavia, independentemente da perspectiva priorizada em um ou outro momento, entende-se que a avaliação é um processo que exige atenção de todos os sujeitos envolvidos com a Educação Básica. Relevante e complexa, parte indissociável do ensino e da aprendizagem, ela excede as práticas de conferir notas, de aprovar e reprovar. Trata-se, de fato, de um recurso potente de interação entre professores, alunos e gestores da educação, com poder de, sob determinadas condições, produzir informações relativas ao trabalho realizado por todos eles.
Eliane Mourão
Luiz Prazeres