A ajuda humanitária é a assistência material, logística, moral, legal e até mesmo espiritual prestada para fins de conforto social humanitários. A ajuda humanitária vem em resposta a calamidades eventuais ou crônicas, normalmente motivada por crises humanitárias, incluindo desastres naturais e desastres provocados pelo homem. O principal objetivo da ajuda humanitária, é aliviar o sofrimento de populações atingidas, consequentemente, mantendo a dignidade humana, salvando vidas e minimizando os desastres secundários. Diante desse cenário, nós criamos a I Jornada de Expedições Humanitárias com o intuito de mostrar as experiências e as dificuldades vividas durante esse trabalho.
Programação:
Dia 23/02 - Dr. Luiz Carlos da Silva Vilanova com o tema: Medicina Humanitária.
Médico formado pela Faculdade de Medicina de Valença, residência em Clínica Médica no Hospital Professor Edmundo Vasconcelos, residência em Terapia Intensiva no Hospital Israelita Albert Einstein, título de especialista em Medicina Intensiva pela AMIB-2018, médico entusiasta da Medicina Humanitária e Medicina de expedições, curso de AWLS (Advanced Wilderness Life Support) e participou de missão pelo Médicos Sem Fronteiras.
Dia 24/02 - Dra. Janaine Camargo de Oliveira com o tema: Medicina Humanitária.
Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba/MG, médica de Família e Comunidade com residência médica no Hospital Municipal Odilon Behrens (SMS/Belo Horizonte), mestra em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), trabalha no sul da ilha de Madagascar pela ONG brasileira Fraternidade Sem Fonteiras desde 2018.
Esperamos que gostem!!