O ENCONTRO NACIONAL DE
JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA (JALEQUIM) é
um evento bienal promovido pela parceria entre docentes de diferentes Universidades
Federais do Brasil. Em 2018, o 3º JALEQUIM acontecerá na cidade de Foz do
Iguaçu – PR, entre os dias 29/11 e 01/12. O evento surgiu da necessidade de um
espaço para congregar os resultados de pesquisas científicas ou práticas
didáticas exitosas relacionados ao uso de jogos e atividades lúdicas aplicadas
no Ensino de Química, Física e Biologia. O
JALEQUIM tem o intuito de contribuir com avanços
nas pesquisas sobre a seara do lúdico atrelados aos processos de ensino e
aprendizagem das ciências naturais. De um modo geral, o evento visa congregar pesquisadores, professores de educação básica e superior, alunos de graduação
e pós-graduação e demais interessados no uso de jogos e atividades lúdicas
aplicadas no ensino de ciências. O encontro fomenta discussões de cunho teórico-metodológico
visando dar robustez na qualidade dos materiais lúdico-didáticos que são
utilizados na Educação Científica nos mais diferentes níveis de ensino. A didatização lúdica, certamente, tem um papel fundamental para repaginar as práticas de ensino atreladas à Educação em Ciências, pois, diversas pesquisas científicas no âmbito do lúdico apontam que o uso de jogos e
atividade lúdicas favorecem a aprendizagem ativa, espírito de cooperação e
colaboração, criatividade, tomada de decisões, letramento científico, pensamento crítico, resolução de
problemas, inovação pedagógica, criatividade, comunicação,
engajamento, responsabilidade social, contribui para a construção de novos saberes atrelados à
educação científica e tecnológica, entre outras vantagens.
Venha fazer parte dessa história! O JALEQUIM sempre proporciona aos seus participantes momentos inesquecíveis! Estamos desafiando você a experienciar três dias de profícuos e plurais aprendizados e, por isso, decretamos: "Que comecem os jogos aqui na terra das Cataratas"!
TEMPLATE PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
Fique atento a modalidade em que seu trabalho foi escolhido para apresentação
1 - Jogos teatrais: Improvisos e criações de temas científicos
2 - Elaboração e adaptação de jogos para o ensino de ciências
3 - A metacognição e o ensino de ciências: Construindo a cultura do pensar em
sala de aula por meio de estratégias lúdicas
4 - Método educacional psicodramático no ensino das ciências
5 - Humor no ensino de ciências
6 - Jogos digitais, gamificação e aprendizagem tecnológica ativa:
possibilidades para o ensino de ciências
7 - Atividades lúdicas e a teoria dos perfis conceituais
8 - Atividades lúdicas com poesia: processos criativos com temas científicos
9 - Tiras cômicas como recurso didático para o ensino de ciências
10 - Lúdico e educação ambiental em perspectiva: jogar e reciclar
11 - EnCena: o teatro colaborativo em sala de aula
LOCAL: Salas de Aula - UNILA/PTI
19h
às
22h
Cerimônia de Abertura,
confraternização lúdica e momento "tietando com os autores"
Palestra
- Brincar é aprender: dimensões conceituais e operacionais da abordagem
lúdica do ensino.
Palestrante
- Profa. Dra. Tânia Ramos Fortuna
LOCAL: Cineteatro Barrageiros - PTI
30 DE NOVEMBRO DE
2018
14h
às
16h
Sessão Cartaz - PARTE 1 (Banner)
Exposição Ludus Scientiae de
Materiais Lúdicos Inovadores
LOCAL: Cineteatro Barrageiros - PTI
16h30
às
18h
Jogo de Ideias 1
Ludificação
e ensino de ciências na educação básica: uma discussão baseada numa tríade
experiencial
LOCAL: Auditório César Lattes - PTI
Jogo de Ideias 2
Gamificação
para o ensino de ciências - Prof. Me. Márcio Darlen Lopes Cavalcante
LOCAL: Cineteatro Barrageiros - PTI
18h20
às
19h20
Café com Prosa Lúdica (Coffee Break)
LOCAL: AO LADO do Cineteatro Barrageiros –PTI
19h30
às
21h30
Workshop Lúdico - SAGA FINAL
1 - Jogos teatrais: Improvisos e criações de temas científicos
2 - Elaboração e adaptação de jogos para o ensino de ciências
3 - A metacognição e o ensino de ciências: Construindo a cultura do pensar em
sala de aula por meio de estratégias lúdicas
4 - Método educacional psicodramático no ensino das ciências
5 - Humor no ensino de ciências
6 - Jogos digitais, gamificação e aprendizagem tecnológica ativa:
possibilidades para o ensino de ciências
7 - Atividades lúdicas e a teoria dos perfis conceituais
8 - Atividades lúdicas com poesia: processos criativos com temas científicos
9 - Tiras cômicas como recurso didático para o ensino de ciências
10 - Lúdico e educação ambiental em perspectiva: jogar e reciclar
11 - EnCena: o teatro colaborativo em sala de aula
LOCAL: Salas de Aula - UNILA/PTI
01 DE DEZEMBRO DE
2018
08h
às
10h
Comunicações Orais - PARTE 1
LOCAL: Salas de Aula - UNILA/PTI
10h
às
10h30
Café com Prosa Lúdica (Coffee Break)
LOCAL: AO LADO do Cineteatro Barrageiros –PTI
10h35
às
12h45
Comunicações Orais - PARTE 2
LOCAL: Salas
de Aula - UNILA/PTI
12h45
às
14h
Almoço (por conta do participante)
LOCAL: Restaurante dos Barrageiros
14h
às
16h
Sessão Cartaz - PARTE 2 (Banner)
Exposição Ludus Scientiae de
Materiais Lúdicos Inovadores
LOCAL: Cineteatro Barrageiros - PTI
16h
às
16h30
Café com Prosa Lúdica (Coffee Break)
LOCAL: AO
LADO do Cineteatro Barrageiros –PTI
16h30
às
18h30
Conferência intergaláctica de encerramento/ Premiações/ Síntese
Palestra
-
Palestrante
- Prof. Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
LOCAL: Cineteatro Barrageiros - PTI
Palestrantes
{{item.nome}}
{{item.nome}}
Minicursos
{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Informações Gerais
1) SOBRE AS INSCRIÇÕES
As inscrições serão efetivadas mediante confirmação de pagamento do valor estabelecido. A submissão dos trabalhos será liberada após confirmação automática do pagamento da inscrição, que poderá ocorrer em até 48h após o pagamento.
O pagamento da inscrição não garante o aceite do trabalho submetido. Cada inscrito poderá submeter até 2 (dois) trabalhos como autor principal. Serão aceitos até 04 como coautores por trabalho. Contudo, somente poderá ter acesso ao local do evento e apresentar trabalho o(a) participante que estiver com inscrição confirmada e devidamente credenciado(a) (o uso do crachá de identificação será OBRIGATÓRIO durante TODO o evento).
Obs1.: A inscrição na Exposição Ludus Scientiae de Materiais Lúdicos Inovadores ou na proposta de divulgação de livros NÃO invalidará a submissão de mais dois trabalhos (na modalidade resumo ou completo).
2) SUBMISSÃO DOS TRABALHOS
O envio de trabalhos, seja na modalidade resumo simples ou trabalho completo, deverá seguir à risca o template disponível. Os arquivos deverão ser enviados no formato Portable Document Format (.pdf). Durante a submissão, o responsável pelo o envio do trabalho na plataforma deverá inserir dois arquivos, um contendo identificação dos autores e outro sem identificação, conforme os campos disponíveis no ato da submissão.
3) APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
a) Comunicações Orais: As apresentações orais terão um formato 100% inovador e original. Em breve, serão divulgadas as regras.
b) Apresentação Pôster: Sessões de apresentação em pôster a ser exposto durante 2 horas conforme programação, para ser avaliado. Preferencialmente, o autor principal que submeteu o trabalho deverá realizar a apresentação. Salvo alguma impossibilidade, qualquer coautor poderá apresentar, desde que seu nome esteja no trabalho enviado e o pagamento da sua inscrição devidamente APROVADO. O formato do pôster deve seguir o padrão ABNT (90cm x 120cm), orientação retrato (Vertical). Em breve, será disponibilizado aos autores um modelo.
Obs.: Todos os trabalhos completos serão apresentados na modalidade oral. Já os trabalhos simples (resumo de uma página) serão apresentados no formato pôster.
4) PREMIAÇÃO
Serão premiados os melhores trabalhos completos de cada linha temática. A premiação consiste em um Certificado contendo o nome do trabalho e dos autores, um brinde especial para o primeiro autor e possível publicação do artigo (após entrega da versão final pelos autores em prazo estipulado, acatando as orientações dos árbitros) em um número extra da Revista Eletrônica Ludus Scientiae (Clique aqui para acessar o site da Revista). A organização do Jalequim também formou uma parceria com a Revista Debates em Ensino de Química (REDEQUIM). Logo, os trabalhos completos relacionados à Química poderão ser divulgados em um número especial da REDEQUIM, desde que selecionados pela comissão científica.
A premiação será realizada durante Cerimônia de Encerramento do Jalequim no dia 01/12/2018.
Obs1.: A concessão dos Prêmios dos Melhores Trabalhos Científicos é de competência exclusiva da Comissão Organizadora.
Obs2.: A Revista Eletrônica Ludus Scientiae (RELuS) é vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás (PPGECM/UFG). Os artigos publicados na Revista Eletrônica Ludus Scientiae (RELuS) são identificados pelo DOI (Digital Object Identifier) e possui ISSN 2527-2624.
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Parque Tecnológico Itaipu – PTI. Endereço:. Av. Tancredo Neves, 6731. Foz do Iguaçu, Paraná – Brasil. CEP 85867.970.
- Para ter acesso aos descontos fornecidos, as reservas devem ser realizadas diretamente com os Hotéis.
- Para assegurar os benefícios fornecidos pela parceria estabelecida entre o Jalequim 2018 e os hotéis, solicitamos que envie o nome ou comprovante da reserva do Hotel para o e-mail hospedagemjalequim2018@gmail.com.