1ª Jornada Acadêmica de Etnodiversidade

1ª Jornada Acadêmica de Etnodiversidade

presencial Faculdade de Etnodiversidade (Campus Universitário de Altamira) - Altamira - Pará - Brasil

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Obrigado pela participação e até breve!


Jornada Acadêmica de Etnodiversidade (01 a 05 de julho de 2019)

“Novos/antigos desafios para a construção da educação diferenciada”


A Faculdade de Etnodiversidade (FacEtno) da Universidade Federal do Pará, sente-se honrada em convidá-los para participarem da 1ª Jornada Acadêmica de Etnodiversidade (JAETNO), que será realizado no Campus Universitário de Altamira (UFPA), no período de 1 a 5 de julho de 2019. Trata-se da sequência direta do I Encontro Acadêmico de Etnodiversidade “compartilhando saberes de povos e comunidades tradicionais”, realizado em 2017 e que oportunizou discussões acerca da formação diferenciada de educadores indígenas, camponeses, quilombolas e pertencentes aos movimentos sociais, a partir das vivências e experiências dos egressos, discentes e docentes dos cursos.

A 1ª Jornada Acadêmica de Etnodiversidade se configura como um evento que abrigará atividades paralelas, tais como o II Encontro Acadêmico da Etnodiversidade; I Encontro dos Estudantes de Educação do Campo da Transamazônica e Xingu; Encontro do Fórum Paraense de Educação do Campo (FPEC) e Encontro dos alunos da Pós-graduação. A  Jornada visa integrar pesquisa, ensino e extensão nas áreas da Educação do Campo e Etnodesenvolvimento, promover debates relacionados à Educação Diferenciada, Ensino e Etnodiversidade, e Formação de Professores e divulgar as ações desenvolvidas por docentes, discentes e técnicos da Faculdade de Etnodiversidade.

A 1ª Jornada Acadêmica de Etnodiversidade contará com a realização de palestras, rodas de conversa, minicursos, oficinas, comunicações orais e pôsteres de trabalhos acadêmicos realizados pelos discentes, docentes, técnicos e público externo.

Comissão Organizadora

Contato: jornada.etnodiversidade@gmail.com

Programação Geral

1

 

S E G

Manhã

8h às 12h

ACOLHIDA AOS PARTICIPANTES & CREDENCIAMENTO

FACETNO

Campus II - UFPA

Tarde

14h às 16h

 

Noite 19 às 22h

ABERTURA da JAEtno: Coord. Educação do Campo e Etnodesenvolvimento; Dir. Facetno; CAEtno; Coord. do Campus Altamira/UFPA; MPF; DPE/PA; FVPP; Xingu Vivo; SEMED e SINTEPP.

CONFERÊNCIA DE ABERTURA: “Os Desafios da Educação no Cenário Político Atual”

Prof. Dr. Miguel Arroyo

 

 

 

Auditório SEMED - Altamira

 

2

 

T E R

 

Manhã 8 às 12h

PERFORMANCE: “A morte de Nanã”, de Patativa do Assaré

Prof. Dr. Paulo Vieira

AULA PÚBLICA: “Outros Sujeitos, Outras Pedagogias - Por uma Outra Qualidade na Educação”

Prof. Dr. Miguel Arroyo / Mediação: Prof. Dr. Marcelo Dias e Prof. Dr. Salomão Hage

 

Tarde 14h às 17h

RELATO DE EXPERIÊNCIA: “Desafios da Residência Pedagógica em Escolas do Campo”

Profa. Dra. Irlanda Mileo

Auditório Petrini Girardelli

Campus I - UFPA

OFICINA: “Agroecologia e Ciências no Ensino Fundamental”

Prof. Dr. Carla Rocha; Maristela Silva; Alanne Rosa e Elias Silva - 25 vagas

FACETNO

Campus II - UFPA

Noite 19 às 22h

AULA PÚBLICA: “Educação e as Lutas pela Afirmação dos Territórios e Territorialidades nas múltiplas Amazônias”

Prof. Dr. Miguel Arroyo e Prof. Dr. Salomão Hage / Mediação: Prof. Dr. Leonardo Zenha

 

Auditório SEMED - Altamira

3

 

Q U A

Manhã 8h às12h

RODA DE CONVERSA COM ESTUDANTES: “Fortalecimento das Licenciaturas em Educação do Campo”

Prof. Dr. Miguel Arroyo / Mediação: Prof. Me. Marcos Formigosa

Tarde 14 às 17h

MESA-REDONDA: “Pesquisa e Pós-graduação em Educação Diferenciada”

Aldízio Ribeiro dos Santos; Raquel Lopes e Francilene A. Parente / Mediação: Prof. Dr. Gustavo Moura

 

Auditório Petrini Girardelli Campus I - UFPA

Noite 19 às 22h

RELATO DE EXPERIÊNCIA: “A Cartografia Social como exercício de Educação Diferenciada em Escolas Amazônicas”

Prof. Me. Reinaldo Marchesi; Elias Soares; Laurilene Matos e Renan Andrade

 

4

 

Q U I

Manhã 8 às 12h

PALESTRA: Assistência Estudantil: Garantia de Permanência para Povos Indígenas, Quilombolas e Populações Tradicionais”

Me. Aline da C. Gerônimo (Psicóloga); Esp. Andreia dos S. Lima (Assist. Social) e Profa. Dr. Irlanda Mileo

Tarde 14 às 17h

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS: COMUNICAÇÕES & PÔSTERES

Mediação e Avaliação: Profa. Ma. Fabiola Damacena; Profa. Ma. Débora Lopes, Prof. Ma. Bianca Araújo e Profa Ma Cleide Santos  de  Sousa

FACETNO

Campus II - UFPA

Noite 19 às 22h

OFICINA SHOW: “Rap e Território: Narrativas de Afeto e Contestação”

Rafael da Conexão Periferia

ATIVIDADES CULTURAIS: Grupo de Dança BaletArte / Grupo de Carimbó

 

Quadra Esportiva

Campus II - UFPA

5

S

E X

 

Manhã 8 às 12h

PLENÁRIA: “Fórum Paraense de Educação do Campo (FPEC)”

Mediação: Prof. Me. Marcos Formigosa

Auditório Petrini Girardelli Campus I - UFPA

ENCERRAMENTO / CERTIFICADOS VIA SITE DO EVENTO




 

PÓS – GRADUAÇÃO - ESPECIALIZAÇÃO

“Educação por Inversão Pedagógica: Inclusão para a Emancipão em Territórios Socioeducativos na Transamazônica-Xingu

1

 

S E G

Manhã 8h às 12h

AULA DA ESPECIALIZAÇÃO: “Linguagem e escrita nas pesquisas

Profa. Dra. Raquel Lopes & Profa. Me. Ane Chagas

LOCAL:

FACULDADE DE GEOGRAFIA - UFPA

Tarde 14 às 17h

AULA DA ESPECIALIZAÇÃO: “Ciências Sociais nas Pesquisas sobre o Território e seus Povos

Prof. Dr. Mário Benjamin Dias

Noite 19 às 22h

CONFERÊNCIA DE ABERTURA: “Os Desafios da Educação no Cenário Político Atual”

Prof. Dr. Miguel Arroyo / LOCAL: AUDITÓRIO SEMED

2

 

T E R

 

Manhã 8 às 12h

PERFORMANCE: “A morte de Nanã”, de Patativa do Assaré.

Prof. Dr. Paulo Vieira / LOCAL: AUDITÓRIO SEMED

AULA PÚBLICA: “Outros Sujeitos, Outras Pedagogias - Por uma Outra Qualidade na Educação”

Prof. Dr. Miguel Arroyo / LOCAL: AUDITÓRIO SEMED

Tarde 14 às 17h

OFICINA DA ESPECIALIZAÇÃO: “Audiovisual como possibilidade de Pesquisa e Intervenção”.

Artista Visual: Soll

Noite 19 às 22h

AULA PÚBLICA: “Educação e as Lutas pela Afirmação dos Territórios e Territorialidades nas múltiplas Amazônias” Prof. Dr. Miguel Arroyo & Prof. Dr. Salomão Hage / Mediação: Prof. Dr. Leonardo Zenha

LOCAL: AUDITÓRIO SEMED

3

 

Q U A

Manhã 8 às 12h

AULA DA ESPECIALIZAÇÃO: “Contribuições das Ciências Naturais nas Pesquisas sobre Território

Prof. Dr. Ronaldo H. Santana

Tarde 14 às 17h

OFICINA DA ESPECIALIZAÇÃO: “Audiovisual como possibilidade de Pesquisa e Intervenção”.

Artista Visual: Soll

Noite 19 às 22h

AULA DA ESPECIALIZAÇÃO: Retorno dos trabalhos do semestre e Conversa sobre os TCC

Leonardo Zenha; Raquel Lopes e Salomão Hage.

4

 

Q U I

Manhã 8 às 12h

AULA DA ESPECIALIZAÇÃO: “Literatura Marginal na Amazônia

Prof. Dr. Paulo Vieira

Tarde 14 às 17h

AULA DA ESPECIALIZAÇÃO: “Gênero e Infâncias nos Territórios Socioeducativos: Identidade Étnica e Diversidade

Profa. Dra. Francilene Parente

Noite 19 às 22h

OFICINA SHOW: “Rap e Território: Narrativas de Afeto e Contestação”

Rafael da Conexão Periferia / LOCAL: Quadra de Esportes do Campus II - UFPA

5

S E X

 

Manhã 8 às 12h

 

AULA DA ESPECIALIZAÇÃO: “Gênero e Infâncias nos Territórios Socioeducativos: Identidade Étnica e Diversidade” (continuação) Profa. Dra. Francilene Parente



Exposição:

Cartografias das Escolas do Estágio em Etnodesenvolvimento e Educação do Campo

Reinaldo Marchesi

 

 

Exposição Fotográfica:

Experiências e Olhares na ResEx do Iriri

Soll & Leonardo Zenha

 

 

 

Tenda de Livros:

Editora Expressão Popular



Comunicações orais e pôsteres

PÔSTERES 

04 DE JULHO (14h-15h)

LOCAL DE EXPOSIÇÃO: ANDAR SUPERIOR DA FACETNO

Avaliadores: Profª Ma. Débora Lopes e Prof. Dr. Marcelo Dias

 

TÍTULO

AUTOR

O maravilhoso na literatura oral: a ressignificação da “Dança do Gambá” para a comunidade São Sebastião

Francileni Moreira de Abreu, Helenilse Maria Almeida Costa, Suzan Paula Gama Rocha

Memória: trajetória das lutas sociais para implantação da educação do campo para jovens da agricultura familiar no Município de Anapu/PA

Mateus da Silva Oliveira

Educação diferenciada no contexto de agricultores familiares na Amazônia Paraense

Fernando Guimarães Souza, William Silva de Araújo, Alanna Portela Cândido

Educação diferenciada no ensino superior: diversidades no processo de aprendizagem

Fernando Guimarães Souza, William Silva de Araújo, Aline da Costa Jerônimo, Andreia dos Santos Lima, Kerliane Sousa da Silva e Andresa Paiva Texeira

Abordagem da problemática ambiental no ensino da Casa Familiar Rural de Uruará/PA

Simone Pilonetto de Paula, Carla Giovana Souza Rocha e Alcione Sousa de Meneses

Currículo e projeto politico pedagógico da Escola Boa Esperança, Vicinal 16, Brasil Novo, Pará

Alanne Rainer Rosa Nascimento

Agricultura Familiar no contexto do Projeto de Assentamento Grotão da Onça, Município de Anapu/PA

Marksuel Sandro Silva de Medeiros

 A função social da escola em uma comunidade ribeirinha da RESEX Gurupá-Melgaço

Jarlici Palheta de Souza

Identidade linguística nos espaços escolares e as especificidades locais da comunidade Canta Galo – Ilha do Marajó

Josiel Moraes dos Santos

Transformar a formação: desafios da licenciatura em educação do campo na Transamazônica.

 

Maria Laire de Campos Clemente

 

Formação continuada de professores: compreensão das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem

 

Fernando Guimarães  Souza, William Silva de Araújo,  Maely Santos da Silva e Francilene de Aguiar Parente

Relação entre os Seres Vivos (harmônicas/desarmônicas)

 

Myrian Aguiar Lima

 

04 DE JULHO DE 2019 (15h-17h)

COMUNICAÇÕES ORAIS

 


LOCAL: AUDITÓRIO FACETNO

SESSÃO TEMÁTICA 01: Memória, identidade e conflitos territoriais

Debatedora: Profª Ma. Bianca Pereira (FACETNO/UFPA)

TÍTULO

AUTOR(ES)

HORÁRIO

Breve reflexão sobre a produção de imagens de refugiados e as políticas nacionais no mundo contemporâneo

 

Dimitria Leão de Queiroz

 

 

15h-15h15

Trajetórias escolares: construindo identidades

Rayane Camila Chagas Costa

15h15-15h30

Chacrarização do campo na construção da Hidrelétrica de Belo Monte

Aline Pereira Vitoriano

15h30-15h45

Safra: uma crítica à inserção capitalista na Amazônia

Gilberto Fernandes Pereira

15h45-16h

Movimento LGBTQ+ em Altamira e região – lutas, organização social e combate a homofobia

Tarcízio Max Borges Soares

16h-16h15

Os impactos de Belo Monte na Educação da Volta Grande do Xingu

Reinaldo de Souza Marchesi

16h15-16h30

Testemunhos têxteis de violências e resistência das mulheres atingidas pela UHE Belo Monte (PA)

Elisa Mergulhão Estronioli e Jéssica Feiteiro Portugal

16h30-16-45

 

A presença literária nos grandes projetos da Amazônia

Débora Gonçalves Pereira e Aldízio Ribeiro dos Santos

16h45-17h

 


LOCAL: SALA 1

SESSÃO TEMÁTICA 02: Memória, identidade e conflitos territoriais

Debatedora: Profª. Ma. Ana Paula Souza (FACETNO/UFPA)

 

TÍTULO

AUTOR(ES)

HORÁRIO

Conselho Ribeirinho do Médio Xingu: a luta pelo resgate do território e da vida coletiva

Daniela Soares da Silva

15h-15h15

Memória e arrependimentos na colonização da Transamazônica

Aldízio Ribeiro dos Santos

15h15-15h30

Do agrário ao ambiental: um estudo dos conflitos no território quilombola de Gurupá no Marajó

Mailson Lima Nazaré e Fledys do Nascimento Sousa

15h30-15h45

A sustentabilidade do desenvolvimento socioeconômico numa comunidade que depende dela própria através do processo educacional da sua população

José Roberto Rodrigues Prates

15h45-16h

Os conhecimentos tradicionais sobre a medicina alternativa

Alcinei da Silva Araújo e Karla Orides de Siqueira Santos

16h-16h15

Os manuscritos do poeta Jurandyr Bezerra: organização dos poemas do conjunto “configurações”

Rafael Souza dos Santos

16h15-16h30

Análise de um poema manuscrito inédito de Jurandyr Bezerra, constante no arquivo do poeta paraense

Aline Pereira Vitoriano e Paulo Roberto Vieira

16h30-16h45

 

 

LOCAL: SALA 2

SESSÃO 03: Educação e modos de vida de populações tradicionais, camponesas e povos indígenas

Debatedora: Profa Ma. Cleide Santos de Sousa

TÍTULO

AUTOR(ES)

HORÁRIO

Rupturas e continuidades entre práticas de linguagem na escola e na família: o caso de uma Escola Família Agrícola do Estado do Amapá

Eliane Barbosa Lourenço

15h-15h15

Auxílio Moradia para discentes indígenas, quilombolas e populações tradicionais da UFPA Altamira: permanência e democratização no ensino superior

Andreia dos Santos Lima, Aline da Costa Jerônimo e Fernando Guimarães Souza

15h15-15h30

A literatura como estratégia para a melhoria da leitura e da escrita no ensino fundamental II, na Escola Olavo Bilac, em Brasil Novo/PA

Geison Deo de Oliveira

 

 

15h30-15h45

As narrativas orais como ferramentas no ensino de leitura e escrita em Língua Portuguesa: uma abordagem na educação escolar quilombola na comunidade remanescente de Santana do Arari – Ponta de Pedras/PA

Elizete Ferreira Morais Barbosa

15h45h-16h00

Práticas Etnomatemáticas de alunos ribeirinhos do Rio Xingu

Jhennifer Lorenna Freitas Giese, Marcos Marques Formigosa e Ieda Maria Giongo

16h00-16h15

História e Cultura Afro-brasileira: um olhar acerca do ensino em uma escola da rede pública de Altamira/PA

Maria Luciana Trigueiro da Silva

 

16h15-16h30

Literatura indígena: desafios encontrados no processo de ensino aprendizagem

Fernando Guimarães Souza, Karina Moraes Moreno e Maria Luciana Trigueiro da Silva

16h30-16h45

 

 

LOCAL: SALA 3

SESSÃO TEMÁTICA 04: Educação diferenciada e Formação de Professores

Debatedora: Profª Ma. Fabíola Damacena (FACETNO/UFPA)

TÍTULO

AUTOR(ES)

HORÁRIO

Educação diferenciada, cinema e seus processos de formação no contexto Amazônico

Reinaldo de Souza Marchesi, Raquel Lopes e José Roberto Sanabria de Aleluia

15h-15h15

A pedagogia da alternância na casa familiar rural de Senador José Porfírio, Pará: aplicação na prática com alunos das comunidades de Porto de Moz

José Benedito Sanches de Matos e Carla Giovana Souza Rocha

15h15-15h30

A relação entre a qualificação e a atuação docente na disciplina de ciências da natureza em escolas do campo no Município de Porto de Moz/PA

Walcineia Duarte Tenório e Marcos Marques Formigosa

15h30-15h45

Políticas de ações afirmativas: processo de ingresso de indígenas, quilombolas e populações tradicionais na UFPA

Fernando Guimarães Souza, William Silva de Araújo, Maely Santos da Silva e Francilene de Aguiar Parente

15h45-16h

O contexto atual da formação docente no ensino superior

Andresa Paiva Teixeira, Aline da Costa Jerônimo, Andreia dos Santos Lima, Kerliane Sousa da Silva e Fernando Guimarães Souza

16h-16h15

A atuação socioeducativa e política do professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e extra-escolares

Renata dos Santos Xavier

16h15-16h30

Musicalização com indígenas Arara: intercultural no Programa Mais Educação na região Transamazônica e Xingu

Gláucia Sousa de Menezes

 

16h30-16-45

Relacionamento dialógico entre professor-aluno no ensino de linguagem: reflexões a partir de práticas na educação no/do campo

Fátima Rodrigues Xavier

16h45-17h

 

 


Diretrizes para a submissão de trabalhos (Comunicação Oral e Pôster)

Serão recebidas, no ato da inscrição, propostas de resumos no âmbito das seguintes modalidades: comunicações orais e pôsteres.

Os trabalhos submetidos poderão versar sobre resultados de pesquisa, relatos de experiência, atividades desenvolvidas no Tempo Comunidade e nos estágios supervisionados, experiências/vivências nas comunidades tradicionais e resultados de trabalhos de conclusão de curso defendidos (TCC), dentro dos seguintes eixos temáticos:

 

-       Memória, identidade e conflitos territoriais;

-       Educação diferenciada;

-       Ensino e etnodiversidade;

-       Formação de professores;

-  Etnodesenvolvimento, saberes e práticas de populações tradicionais, camponesas e povos indígenas; e

-    Educação e modos de vida de populações tradicionais, camponesas e povos indígenas.

 

Os resumos passarão pelo processo de avaliação por parte da Comissão Científica e posteriormente, os trabalhos aprovados serão divulgados nos canais oficiais do evento até 13 de junho de 2019.

 

 

Os resumos devem ser submetidos, no ato da inscrição, através do site https://www.even3.com.br/jaetno  conforme as orientações dispostas no “modelo de resumo”.

Nos resumos deverão constar o título do trabalho, o(s) nome(s) do(s) autor(es) (recomendamos que cada trabalho tenha, no máximo, 3 autores), a titulação, a filiação institucional e o endereço eletrônico do(s) autor(es).  É importante destacar que todos o(s) autor(es), obrigatoriamente, deve(m) estar inscrito(s) no evento.

 

 

MODELO DE RESUMO 

(copie e cole este modelo de resumo no seu editor de textos)

 


ESTE É O MODELO DE TÍTULO A SER SEGUIDO

 

 

Titulação e nome do autor (Filiação institucional)

E-mail: exemplo@email.com.br

 

 

Resumo: o intuito deste modelo de formatação é esclarecer aos autores o formato a ser utilizado nos resumos submetidos à 1ª Jornada Acadêmica de Etnodiversidade. Ele está escrito, exatamente, como o modelo indicado para os resumos, portanto, trata-se de uma referência.  Leia atentamente as instruções e formate seu texto de acordo com este padrão. Recomenda-se, para isso, o uso dos estilos de formatação pré-definidos que constam neste documento. Para tanto, basta copiar e colar os textos do original diretamente em uma cópia deste documento. Vale ressaltar que a formatação correta é essencial para a boa avaliação do seu resumo. Resumos fora da formatação serão excluídos do processo de avaliação. O seu texto deve ser conciso, tratando unicamente do conteúdo do trabalho a ser apresentado, deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões, com verbos na voz ativa e o uso da terceira pessoa do singular. As margens (superior, inferior, lateral esquerda e lateral direita) devem ter 3 cm e o tamanho de página deve ser A4.  Atenção para este aspecto, pois se o tamanho da página for outro, compromete a correta formatação. O resumo deve ser escrito no programa Word for Windows. Se você está lendo este documento, significa que você possui a versão correta do programa.  O título deve estar em fonte Times New Roman 14, centralizado, negrito. Os dados dos autores (nome, titulação, filiação institucional e e-mail) devem estar no tamanho 10 e alinhados à direita. O resumo deve conter no mínimo 150 palavras e no máximo 500 palavras, deve utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, espaçamento entre linhas simples e sem recuos. Ao final, seu resumo deve ter no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave, separadas por ponto e finalizadas também por ponto, conforme demonstra o presente modelo.

 

Palavras-chave: Artigo. Jornada. Modelo.

 

 

 

 

 

ESTRUTURA DO PÔSTER

 

            A elaboração e confecção do banner para apresentação sob a forma de pôster  é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

            A apresentação gráfica do pôster deverá ser na forma de painel, não ultrapassando o limite de 120 cm de altura e 90 cm de largura, devendo pelo menos um dos autores (devidamente inscrito) permanecer no local de exposição do trabalho durante o horário de apresentação. A customização do pôster é livre e o uso da logomarca do evento é obrigatório.

 

Identificação:

 

a.    Título do trabalho (idêntico ao do resumo aceito). Fonte Arial, 66 pt, negrito e centralizado.

b.    Nome(s) do(s) autor(es) iniciando pelo último sobrenome, seguindo um autor após o outro. Fonte Arial, 32 pt, caixa alta, sem negrito e centralizado.

c.     Instituição de origem. Fonte Arial, 32 pt, caixa alta, sem negrito e centralizado.

 

Texto:

 

1. INTRODUÇÃO: Fonte Arial, 44 pt, caixa alta e negrito. Fonte do texto: Arial 28 pt;

2. OBJETIVOS: Fonte Arial, 44 pt, caixa alta e negrito. Fonte do texto: Arial 28 pt.

3. REVISÃO DE LITERATURA: Fonte Arial, 44 pt, caixa alta e negrito. Fonte do texto: Arial 28 pt.

4. METODOLOGIA: Fonte Arial, 44 pt, caixa alta e negrito. Fonte do texto: Arial 28 pt.

5. RESULTADOS: Fonte Arial, 44 pt, caixa alta e negrito. Fonte do texto: Arial 28 pt.

6. CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS: Fonte Arial, 44 pt, caixa alta e negrito. Fonte do texto: Arial 28 pt.

7. REFERÊNCIAS: Fonte Arial, 44 pt, caixa alta e negrito. Fonte do texto: Arial 28 pt. (Observar a norma ABNT para Referências NBR 6023: 2018).

 

TEMPO DE APRESENTAÇÃO E/OU EXPOSIÇÃO

 

Comunicação oral e relato de experiência: 15 minutos (10 minutos de apresentação e 5 minutos para arguição).

 

Pôster: 2 (duas) horas.

 

Memória (I Encontro Acadêmico de Etnodiversidade: compartilhando saberes de povos e comunidades tradicionais) 21 e 22 de julho de 2017


Comissão Organizadora

Profa. Dra. Raquel da Silva Lopes 

Prof. Dr. Leonardo Zenha

Profa. Dra. Eliane da Silva Sousa Faria 

Profa. Dra. Carla Giovana Souza Rocha 

Prof. Dr. Marcelo Pires Dias 

Prof. Me. Reinaldo de Souza Marchesi 

Prof. Me. Marcos Marques Formigosa 

Discente Jhennifer Lorenna Freitas


Monitores

Laurilene Matos da Silva

Gelsivan de Deus Pereira

Renan Gomes de Andrade

Aline Bianca Garcia Dias

Maria Andrea dos Santos Sousa

Elias Soares da Silva

Leidiane Jorge Silva

 Veronice dos Santos Ferreira

Elem Cristina Silva Santos

Kelton da Luz Soares



Realização:

Faculdade de Etnodiversidade (FACETNO)


Apoio:

Secretaria Municipal de Educação de Altamira

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