Faculdade de Etnodiversidade (Campus Universitário de Altamira) - Altamira - Pará - Brasil
“Novos/antigos desafios para a construção da educação diferenciada”
A Faculdade de
Etnodiversidade (FacEtno) da Universidade Federal do Pará, sente-se honrada em
convidá-los para participarem da 1ª Jornada
Acadêmica de Etnodiversidade (JAETNO), que será realizado no Campus
Universitário de Altamira (UFPA), no período de 1 a 5 de julho de 2019. Trata-se
da sequência direta do I Encontro
Acadêmico de Etnodiversidade “compartilhando saberes de povos e comunidades
tradicionais”, realizado em 2017 e que oportunizou discussões acerca da
formação diferenciada de educadores indígenas, camponeses, quilombolas e
pertencentes aos movimentos sociais, a partir das vivências e experiências dos
egressos, discentes e docentes dos cursos.
A 1ª Jornada Acadêmica de Etnodiversidade
se configura como um evento que abrigará atividades paralelas, tais como o II Encontro Acadêmico da Etnodiversidade;
I Encontro dos Estudantes de Educação do
Campo da Transamazônica e Xingu; Encontro
do Fórum Paraense de Educação do Campo (FPEC) e Encontro dos alunos da Pós-graduação. A Jornada visa integrar pesquisa, ensino e
extensão nas áreas da Educação do Campo e Etnodesenvolvimento, promover debates
relacionados à Educação Diferenciada, Ensino e Etnodiversidade, e Formação de
Professores e divulgar as ações desenvolvidas por docentes, discentes e
técnicos da Faculdade de Etnodiversidade.
A 1ª Jornada
Acadêmica de Etnodiversidade contará com a realização de palestras, rodas de
conversa, minicursos, oficinas, comunicações orais e pôsteres de trabalhos
acadêmicos realizados pelos discentes, docentes, técnicos e público externo.
Comissão
Organizadora
Contato: jornada.etnodiversidade@gmail.com
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1 S
E G |
Manhã 8h às 12h |
ACOLHIDA AOS
PARTICIPANTES & CREDENCIAMENTO |
FACETNO Campus II -
UFPA |
Tarde 14h às 16h |
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Noite 19 às 22h |
ABERTURA da JAEtno: Coord. Educação do Campo e
Etnodesenvolvimento; Dir. Facetno; CAEtno; Coord. do Campus Altamira/UFPA; MPF; DPE/PA; FVPP; Xingu Vivo; SEMED e
SINTEPP. CONFERÊNCIA DE ABERTURA: “Os Desafios da Educação no Cenário Político Atual” Prof. Dr. Miguel Arroyo |
Auditório SEMED - Altamira |
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2
T E R |
Manhã
8 às 12h |
PERFORMANCE:
“A morte de Nanã”, de Patativa do
Assaré Prof. Dr.
Paulo Vieira AULA PÚBLICA: “Outros Sujeitos, Outras Pedagogias - Por uma Outra Qualidade na
Educação” Prof. Dr. Miguel Arroyo / Mediação:
Prof. Dr. Marcelo Dias e Prof. Dr. Salomão Hage |
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Tarde 14h às 17h |
RELATO
DE EXPERIÊNCIA: “Desafios da
Residência Pedagógica em Escolas do Campo” Profa.
Dra. Irlanda Mileo |
Auditório Petrini
Girardelli Campus I -
UFPA |
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OFICINA:
“Agroecologia e Ciências no Ensino
Fundamental” Prof. Dr. Carla Rocha; Maristela
Silva; Alanne Rosa e Elias Silva - 25 vagas |
FACETNO Campus II -
UFPA |
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Noite 19 às 22h |
AULA PÚBLICA: “Educação e as Lutas pela Afirmação dos Territórios e
Territorialidades nas múltiplas Amazônias” Prof. Dr. Miguel Arroyo e Prof. Dr. Salomão Hage
/ Mediação: Prof. Dr. Leonardo Zenha |
Auditório SEMED - Altamira |
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3
Q
U A |
Manhã
8h às12h |
RODA
DE CONVERSA COM ESTUDANTES: “Fortalecimento
das Licenciaturas em Educação do Campo” Prof.
Dr. Miguel Arroyo / Mediação: Prof. Me. Marcos Formigosa |
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Tarde 14 às 17h |
MESA-REDONDA:
“Pesquisa e Pós-graduação em Educação
Diferenciada” Aldízio
Ribeiro dos Santos; Raquel Lopes e Francilene A. Parente / Mediação: Prof.
Dr. Gustavo Moura |
Auditório Petrini
Girardelli Campus I
- UFPA |
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Noite 19 às 22h |
RELATO
DE EXPERIÊNCIA: “A Cartografia Social
como exercício de Educação Diferenciada em Escolas Amazônicas” Prof. Me. Reinaldo Marchesi; Elias
Soares; Laurilene Matos e Renan Andrade |
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4
Q
U I |
Manhã
8 às 12h |
PALESTRA: “Assistência Estudantil: Garantia de Permanência para Povos Indígenas, Quilombolas e Populações Tradicionais” Me. Aline da C. Gerônimo (Psicóloga); Esp. Andreia dos S. Lima (Assist. Social) e Profa.
Dr. Irlanda Mileo |
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Tarde 14 às 17h |
APRESENTAÇÃO
DE TRABALHOS: COMUNICAÇÕES &
PÔSTERES Mediação
e Avaliação: Profa. Ma. Fabiola Damacena; Profa. Ma. Débora Lopes, Prof. Ma.
Bianca Araújo e Profa Ma Cleide Santos
de Sousa |
FACETNO Campus II -
UFPA |
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Noite 19 às 22h |
OFICINA
SHOW: “Rap e Território: Narrativas de
Afeto e Contestação” Rafael da Conexão Periferia ATIVIDADES CULTURAIS: Grupo de Dança BaletArte /
Grupo de Carimbó |
Quadra Esportiva Campus II -
UFPA |
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5 S E
X |
Manhã
8 às 12h |
PLENÁRIA:
“Fórum Paraense de Educação do Campo
(FPEC)” Mediação:
Prof. Me. Marcos Formigosa |
Auditório Petrini
Girardelli Campus I
- UFPA |
ENCERRAMENTO /
CERTIFICADOS VIA SITE DO EVENTO |
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PÓS – GRADUAÇÃO - ESPECIALIZAÇÃO “Educação por Inversão Pedagógica: Inclusão para a Emancipação em Territórios Socioeducativos na Transamazônica-Xingu” |
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1 S
E G |
Manhã
8h às 12h |
AULA
DA ESPECIALIZAÇÃO: “Linguagem e escrita
nas pesquisas” Profa. Dra. Raquel Lopes &
Profa. Me. Ane Chagas |
LOCAL: FACULDADE DE GEOGRAFIA - UFPA |
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Tarde 14 às 17h |
AULA
DA ESPECIALIZAÇÃO: “Ciências Sociais
nas Pesquisas sobre o Território e seus Povos” Prof.
Dr. Mário Benjamin Dias |
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Noite 19 às 22h |
CONFERÊNCIA
DE ABERTURA: “Os Desafios da Educação
no Cenário Político Atual” Prof.
Dr. Miguel Arroyo / LOCAL: AUDITÓRIO SEMED |
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2 T
E R |
Manhã
8 às 12h |
PERFORMANCE:
“A morte de Nanã”, de Patativa do
Assaré. Prof. Dr. Paulo Vieira / LOCAL: AUDITÓRIO SEMED AULA PÚBLICA: “Outros
Sujeitos, Outras Pedagogias - Por uma Outra Qualidade na Educação” Prof.
Dr. Miguel Arroyo / LOCAL: AUDITÓRIO SEMED |
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Tarde 14 às 17h |
OFICINA
DA ESPECIALIZAÇÃO: “Audiovisual como
possibilidade de Pesquisa e Intervenção”. Artista Visual: Soll |
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Noite 19 às 22h |
AULA PÚBLICA: “Educação e as Lutas pela Afirmação dos Territórios e
Territorialidades nas múltiplas Amazônias” Prof. Dr. Miguel Arroyo &
Prof. Dr. Salomão Hage / Mediação: Prof. Dr. Leonardo Zenha LOCAL:
AUDITÓRIO SEMED |
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3 Q U A |
Manhã
8 às 12h |
AULA
DA ESPECIALIZAÇÃO: “Contribuições das
Ciências Naturais nas Pesquisas sobre Território” Prof. Dr. Ronaldo H. Santana |
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Tarde 14 às 17h |
OFICINA
DA ESPECIALIZAÇÃO: “Audiovisual como
possibilidade de Pesquisa e Intervenção”. Artista Visual: Soll |
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Noite 19 às 22h |
AULA
DA ESPECIALIZAÇÃO: Retorno dos
trabalhos do semestre e Conversa sobre os TCC Leonardo
Zenha; Raquel Lopes e Salomão Hage. |
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4 Q
U I |
Manhã
8 às 12h |
AULA
DA ESPECIALIZAÇÃO: “Literatura
Marginal na Amazônia” Prof.
Dr. Paulo Vieira |
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Tarde 14 às 17h |
AULA
DA ESPECIALIZAÇÃO: “Gênero e Infâncias
nos Territórios Socioeducativos: Identidade Étnica e Diversidade” Profa. Dra. Francilene Parente |
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Noite 19 às 22h |
OFICINA SHOW: “Rap e Território: Narrativas de Afeto e Contestação” Rafael da Conexão Periferia / LOCAL: Quadra de
Esportes do Campus II - UFPA |
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5 S E X |
Manhã
8 às 12h |
AULA DA
ESPECIALIZAÇÃO: “Gênero e Infâncias
nos Territórios Socioeducativos: Identidade Étnica e Diversidade”
(continuação) Profa. Dra. Francilene Parente |
Exposição:
Cartografias das Escolas do Estágio em
Etnodesenvolvimento e Educação do Campo
Reinaldo
Marchesi
Exposição Fotográfica:
Experiências e Olhares na ResEx do Iriri
Soll & Leonardo Zenha
Tenda de Livros:
Editora Expressão Popular
PÔSTERES
04 DE JULHO (14h-15h)
LOCAL DE EXPOSIÇÃO: ANDAR SUPERIOR DA FACETNO
Avaliadores: Profª Ma. Débora Lopes e Prof. Dr. Marcelo Dias
TÍTULO |
AUTOR |
O maravilhoso na literatura oral: a
ressignificação da “Dança do Gambá” para a comunidade São Sebastião |
Francileni
Moreira de Abreu, Helenilse Maria Almeida Costa, Suzan Paula Gama Rocha |
Memória: trajetória das lutas sociais
para implantação da educação do campo para jovens da agricultura familiar no
Município de Anapu/PA |
Mateus
da Silva Oliveira |
Educação diferenciada no contexto de
agricultores familiares na Amazônia Paraense |
Fernando
Guimarães Souza, William Silva de Araújo, Alanna Portela Cândido |
Educação diferenciada no ensino
superior: diversidades no processo de aprendizagem |
Fernando
Guimarães Souza, William Silva de Araújo, Aline da Costa Jerônimo, Andreia
dos Santos Lima, Kerliane Sousa da Silva e Andresa Paiva Texeira |
Abordagem da problemática ambiental no
ensino da Casa Familiar Rural de Uruará/PA |
Simone
Pilonetto de Paula, Carla Giovana Souza Rocha e Alcione Sousa de Meneses |
Currículo e projeto politico pedagógico
da Escola Boa Esperança, Vicinal 16, Brasil Novo, Pará |
Alanne
Rainer Rosa Nascimento |
Agricultura Familiar no contexto do
Projeto de Assentamento Grotão da Onça, Município de Anapu/PA |
Marksuel
Sandro Silva de Medeiros |
A função social da escola em uma comunidade
ribeirinha da RESEX Gurupá-Melgaço |
Jarlici
Palheta de Souza |
Identidade linguística nos espaços
escolares e as especificidades locais da comunidade Canta Galo – Ilha do
Marajó |
Josiel
Moraes dos Santos |
Transformar a formação: desafios da
licenciatura em educação do campo na Transamazônica. |
Maria Laire de Campos Clemente |
Formação continuada de professores: compreensão das
tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem |
Fernando Guimarães Souza, William Silva de Araújo, Maely
Santos da Silva e Francilene de Aguiar Parente |
Relação
entre os Seres Vivos (harmônicas/desarmônicas) |
Myrian Aguiar Lima |
04 DE JULHO DE 2019 (15h-17h)
COMUNICAÇÕES ORAIS
LOCAL: AUDITÓRIO FACETNO
SESSÃO TEMÁTICA 01: Memória, identidade e
conflitos territoriais
Debatedora: Profª Ma. Bianca Pereira (FACETNO/UFPA)
TÍTULO |
AUTOR(ES) |
HORÁRIO |
Breve reflexão sobre a produção de
imagens de refugiados e as políticas nacionais no mundo contemporâneo |
Dimitria
Leão de Queiroz |
15h-15h15 |
Trajetórias escolares: construindo
identidades |
Rayane
Camila Chagas Costa |
15h15-15h30 |
Chacrarização do campo na construção da
Hidrelétrica de Belo Monte |
Aline
Pereira Vitoriano |
15h30-15h45 |
Safra: uma crítica à inserção
capitalista na Amazônia |
Gilberto
Fernandes Pereira |
15h45-16h |
Movimento LGBTQ+ em Altamira e região –
lutas, organização social e combate a homofobia |
Tarcízio
Max Borges Soares |
16h-16h15 |
Os impactos de Belo Monte na Educação
da Volta Grande do Xingu |
Reinaldo
de Souza Marchesi |
16h15-16h30 |
Testemunhos têxteis de violências e
resistência das mulheres atingidas pela UHE Belo Monte (PA) |
Elisa
Mergulhão Estronioli e Jéssica Feiteiro Portugal |
16h30-16-45 |
A presença literária nos grandes
projetos da Amazônia |
Débora
Gonçalves Pereira e Aldízio Ribeiro dos Santos |
16h45-17h |
LOCAL: SALA 1
SESSÃO TEMÁTICA 02: Memória, identidade e
conflitos territoriais
Debatedora: Profª. Ma. Ana Paula Souza (FACETNO/UFPA)
TÍTULO |
AUTOR(ES) |
HORÁRIO |
Conselho Ribeirinho do Médio Xingu: a
luta pelo resgate do território e da vida coletiva |
Daniela
Soares da Silva |
15h-15h15 |
Memória e arrependimentos na
colonização da Transamazônica |
Aldízio
Ribeiro dos Santos |
15h15-15h30 |
Do agrário ao ambiental: um estudo dos
conflitos no território quilombola de Gurupá no Marajó |
Mailson
Lima Nazaré e Fledys do Nascimento Sousa |
15h30-15h45 |
A sustentabilidade do desenvolvimento
socioeconômico numa comunidade que depende dela própria através do processo
educacional da sua população |
José
Roberto Rodrigues Prates |
15h45-16h |
Os conhecimentos tradicionais sobre a medicina
alternativa |
Alcinei
da Silva Araújo e Karla Orides de Siqueira Santos |
16h-16h15 |
Os manuscritos do poeta Jurandyr
Bezerra: organização dos poemas do conjunto “configurações” |
Rafael
Souza dos Santos |
16h15-16h30 |
Análise de um poema manuscrito inédito
de Jurandyr Bezerra, constante no arquivo do poeta paraense |
Aline
Pereira Vitoriano e Paulo Roberto Vieira |
16h30-16h45 |
LOCAL: SALA 2
SESSÃO 03: Educação e modos de vida de
populações tradicionais, camponesas e povos indígenas
Debatedora: Profa Ma. Cleide Santos de Sousa
TÍTULO |
AUTOR(ES) |
HORÁRIO |
Rupturas e continuidades entre práticas
de linguagem na escola e na família: o caso de uma Escola Família Agrícola do
Estado do Amapá |
Eliane
Barbosa Lourenço |
15h-15h15 |
Auxílio Moradia para discentes
indígenas, quilombolas e populações tradicionais da UFPA Altamira:
permanência e democratização no ensino superior |
Andreia
dos Santos Lima, Aline da Costa Jerônimo e Fernando Guimarães Souza |
15h15-15h30 |
A literatura como estratégia para a
melhoria da leitura e da escrita no ensino fundamental II, na Escola Olavo
Bilac, em Brasil Novo/PA |
Geison
Deo de Oliveira |
15h30-15h45 |
As narrativas orais como ferramentas no
ensino de leitura e escrita em Língua Portuguesa: uma abordagem na educação
escolar quilombola na comunidade remanescente de Santana do Arari – Ponta de
Pedras/PA |
Elizete
Ferreira Morais Barbosa |
15h45h-16h00 |
Práticas Etnomatemáticas de alunos
ribeirinhos do Rio Xingu |
Jhennifer
Lorenna Freitas Giese, Marcos Marques Formigosa e Ieda Maria Giongo |
16h00-16h15 |
História e Cultura Afro-brasileira: um
olhar acerca do ensino em uma escola da rede pública de Altamira/PA |
Maria
Luciana Trigueiro da Silva |
16h15-16h30 |
Literatura indígena: desafios
encontrados no processo de ensino aprendizagem |
Fernando
Guimarães Souza, Karina Moraes Moreno e Maria Luciana Trigueiro da Silva |
16h30-16h45 |
LOCAL: SALA 3
SESSÃO TEMÁTICA 04: Educação diferenciada e
Formação de Professores
Debatedora: Profª Ma. Fabíola Damacena (FACETNO/UFPA)
TÍTULO |
AUTOR(ES) |
HORÁRIO |
Educação diferenciada, cinema e seus
processos de formação no contexto Amazônico |
Reinaldo
de Souza Marchesi, Raquel Lopes e José Roberto Sanabria de Aleluia |
15h-15h15 |
A pedagogia da alternância na casa
familiar rural de Senador José Porfírio, Pará: aplicação na prática com
alunos das comunidades de Porto de Moz |
José
Benedito Sanches de Matos e Carla Giovana Souza Rocha |
15h15-15h30 |
A relação entre a qualificação e a
atuação docente na disciplina de ciências da natureza em escolas do campo no
Município de Porto de Moz/PA |
Walcineia
Duarte Tenório e Marcos Marques Formigosa |
15h30-15h45 |
Políticas de ações afirmativas:
processo de ingresso de indígenas, quilombolas e populações tradicionais na
UFPA |
Fernando
Guimarães Souza, William Silva de Araújo, Maely Santos da Silva e Francilene de Aguiar Parente |
15h45-16h |
O contexto atual da formação docente no
ensino superior |
Andresa
Paiva Teixeira, Aline da Costa Jerônimo, Andreia dos Santos Lima, Kerliane
Sousa da Silva e Fernando Guimarães Souza |
16h-16h15 |
A atuação socioeducativa e política do
professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e
extra-escolares |
Renata
dos Santos Xavier |
16h15-16h30 |
Musicalização com indígenas Arara:
intercultural no Programa Mais Educação na região Transamazônica e Xingu |
Gláucia
Sousa de Menezes |
16h30-16-45 |
Relacionamento dialógico entre
professor-aluno no ensino de linguagem: reflexões a partir de práticas na
educação no/do campo |
Fátima
Rodrigues Xavier |
16h45-17h |
Serão recebidas, no ato da inscrição, propostas de
resumos no âmbito das seguintes modalidades: comunicações orais e pôsteres.
Os trabalhos submetidos poderão versar sobre resultados de
pesquisa, relatos de experiência, atividades desenvolvidas no Tempo Comunidade
e nos estágios supervisionados, experiências/vivências nas
comunidades tradicionais e resultados de trabalhos de conclusão de curso
defendidos (TCC), dentro dos seguintes eixos temáticos:
-
Memória, identidade e conflitos territoriais;
-
Educação
diferenciada;
-
Ensino e
etnodiversidade;
-
Formação de professores;
- Etnodesenvolvimento, saberes e práticas de populações
tradicionais, camponesas e povos indígenas; e
- Educação e modos de vida de populações tradicionais,
camponesas e povos indígenas.
Os resumos passarão pelo processo de avaliação por parte
da Comissão Científica e posteriormente, os trabalhos aprovados serão
divulgados nos canais oficiais do evento até 13 de junho de 2019.
Os resumos devem ser submetidos, no ato da inscrição, através do site https://www.even3.com.br/jaetno conforme as orientações dispostas no “modelo de resumo”.
Nos resumos deverão constar o título do trabalho, o(s)
nome(s) do(s) autor(es) (recomendamos que cada trabalho tenha, no máximo, 3 autores), a titulação, a filiação institucional e o endereço
eletrônico do(s) autor(es). É importante
destacar que todos o(s) autor(es), obrigatoriamente, deve(m) estar inscrito(s)
no evento.
MODELO DE RESUMO
(copie e cole este modelo de resumo no seu editor de textos)
ESTE É O MODELO DE TÍTULO A SER SEGUIDO
Titulação
e nome do autor (Filiação institucional)
E-mail:
exemplo@email.com.br
Resumo: o intuito deste modelo de formatação
é esclarecer aos autores o formato a ser utilizado nos resumos submetidos à 1ª
Jornada Acadêmica de Etnodiversidade. Ele está escrito, exatamente, como o
modelo indicado para os resumos, portanto, trata-se de uma referência. Leia atentamente as instruções e formate seu
texto de acordo com este padrão. Recomenda-se, para isso, o uso dos estilos de
formatação pré-definidos que constam neste documento. Para tanto, basta copiar
e colar os textos do original diretamente em uma cópia deste documento. Vale
ressaltar que a formatação correta é essencial para a boa avaliação do seu resumo.
Resumos fora da formatação serão excluídos do processo de avaliação. O seu texto
deve ser conciso, tratando unicamente do conteúdo do trabalho a ser apresentado,
deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões, com verbos
na voz ativa e o uso da terceira pessoa do singular. As margens (superior,
inferior, lateral esquerda e lateral direita) devem ter 3 cm e o tamanho de
página deve ser A4. Atenção para este
aspecto, pois se o tamanho da página for outro, compromete a correta
formatação. O resumo deve ser escrito no programa Word for Windows. Se você está lendo este documento, significa que
você possui a versão correta do programa.
O título deve estar em fonte Times
New Roman 14, centralizado, negrito. Os dados dos autores (nome, titulação,
filiação institucional e e-mail) devem estar no tamanho 10 e alinhados à direita.
O resumo deve conter no mínimo 150 palavras e no máximo 500 palavras, deve
utilizar fonte Times New Roman,
tamanho 12, justificado, espaçamento entre linhas simples e sem recuos. Ao
final, seu resumo deve ter no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave, separadas
por ponto e finalizadas também por ponto, conforme demonstra o presente modelo.
Palavras-chave: Artigo. Jornada.
Modelo.
ESTRUTURA DO PÔSTER
A elaboração e
confecção do banner para apresentação sob a forma de pôster é de inteira responsabilidade do(s)
autor(es).
A apresentação gráfica
do pôster deverá ser na forma de painel, não ultrapassando o limite de 120 cm
de altura e 90 cm de largura, devendo pelo menos um dos autores (devidamente
inscrito) permanecer no local de exposição do trabalho durante o horário de
apresentação. A customização do pôster é livre e o uso da logomarca do evento é
obrigatório.
Identificação:
a.
Título do trabalho (idêntico ao do resumo aceito).
Fonte Arial, 66 pt, negrito e centralizado.
b. Nome(s) do(s)
autor(es) iniciando pelo último sobrenome, seguindo um autor após o outro. Fonte Arial, 32 pt, caixa alta, sem negrito e
centralizado.
c.
Instituição de origem. Fonte Arial, 32 pt, caixa alta,
sem negrito e centralizado.
Texto:
1. INTRODUÇÃO: Fonte Arial, 44 pt, caixa alta e
negrito. Fonte do texto: Arial 28 pt;
2. OBJETIVOS: Fonte Arial, 44 pt, caixa alta e
negrito. Fonte do texto: Arial 28 pt.
3. REVISÃO DE LITERATURA: Fonte Arial, 44 pt,
caixa alta e negrito. Fonte do texto: Arial 28 pt.
4. METODOLOGIA: Fonte Arial, 44 pt, caixa alta e
negrito. Fonte do texto: Arial 28 pt.
5. RESULTADOS: Fonte Arial, 44 pt, caixa alta e
negrito. Fonte do texto: Arial 28 pt.
6. CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS: Fonte Arial,
44 pt, caixa alta e negrito. Fonte do texto: Arial 28 pt.
7. REFERÊNCIAS: Fonte Arial, 44 pt, caixa alta e
negrito. Fonte do texto: Arial 28 pt. (Observar a norma ABNT para Referências
NBR 6023: 2018).
TEMPO DE APRESENTAÇÃO E/OU EXPOSIÇÃO
Comunicação
oral e relato de experiência: 15 minutos (10 minutos de apresentação e 5
minutos para arguição).
Pôster: 2 (duas) horas.
Profa. Dra. Raquel da Silva Lopes
Prof. Dr. Leonardo Zenha
Profa. Dra. Eliane da Silva Sousa
Faria
Profa. Dra. Carla Giovana Souza Rocha
Prof. Dr. Marcelo Pires Dias
Prof. Me. Reinaldo de Souza Marchesi
Prof. Me. Marcos Marques Formigosa
Discente Jhennifer Lorenna Freitas
Monitores
Laurilene Matos da Silva
Gelsivan de Deus Pereira
Renan Gomes de Andrade
Aline Bianca Garcia Dias
Maria Andrea dos Santos Sousa
Elias Soares da Silva
Leidiane Jorge Silva
Veronice dos Santos Ferreira
Elem Cristina Silva Santos
Kelton da Luz Soares
Realização:
Faculdade de Etnodiversidade (FACETNO)
Apoio:
Secretaria Municipal de Educação de Altamira