. 1ª Jornada Acadêmica de Administração Pública  . Cederj - Polo BRO

. 1ª Jornada Acadêmica de Administração Pública . Cederj - Polo BRO

presencial R. Mauá, 179 - Parque São Bernardo, Belford-Roxo - Belford Roxo - Rio de Janeiro - Brasil

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finalizado

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Sobre o evento

A 1ª edição da  Jornada Acadêmica do curso de Administração Pública do Cederj - Polo Belford-Roxo nasce com o propósito de incentivar alunos(as) concluintes e egressos(as) a compartilharem suas experiências de pesquisa num espaço de cooperação e aprendizagem. A ideia, inicialmente voltada para a realização das pré-bancas dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) das disciplinas de Seminários I, II, III e IV (Gestão Governamental, Gestão em Saúde e Gestão Municipal), foi ampliada para uma programação que possa trazer, além de um momento de avaliação, discussões atuais e relevantes para a formação científica e profissional dos(as) estudantes. Assim, a JAAP, como tem sido chamada, se coloca como o primeiro encontro de pesquisa com foco em Administração Pública organizada pela e voltada para a comunidade acadêmica de Belford-Roxo.

Anais

Clique aqui para fazer o download dos Anais da 1ª JAAP - 2019.

A Jornada no dia 27.04

Programação

DIA 27 . 04 . 2019

 

MANHÃ

 

* 9h às 9h30* - CREDENCIAMENTO 

Local: Área de circulação do Polo BRO

 

*9h30 às 12h* - Painel: ATUALIDADES DE PESQUISA E  ATUAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Local: Auditório do Polo BRO


- "Ninguém segura o concurseiro: o dilema do 'turnover' nas Instituições Federais de Ensino", com Ana Cristina de Albuquerque Lima Rodrigues, Professora do curso Técnico de Administração no Colégio Pedro II (RJ)

 - "Restos a pagar na administração pública: impactos e limitações", com André Henrique Sousa Barros, Professor Adjunto da Universidade de Rio Verde (GO)

- "A inserção do administrador na gestão em Saúde Pública - experiência de trabalho", com Maria de Fátima Ribeiro dos Santos, conselheira e coordenadora da Comissão Especial de Administração em Serviços de Saúde pela FGV - RJ.

- "Assistência farmacêutica no Sistema Público de Saúde no Brasil", com Lásaro Linhares Stephanelli, mestre em Educação Profissional em Saúde pela Escola Politécnica de Saúde da  FIOCRUZ (RJ)

 


ALMOÇO (12h às 13h30 min)


 

 TARDE

 

*13h30 às 16h* - APRESENTAÇÃO DOS RESUMOS EXPANDIDOS

Local: Auditório do Polo BRO


Eixo Temático 1: 

"Planejamento Estratégico e Auditorias Internas: Possíveis soluções para a Infraestrutura e Eficiência das Casas de Socioeducação do DEGASE", de Ralph Motta da Silva

"Processo de pagamento de Auxílio-Transporte no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro: uma proposta de otimização e agilidade na prestação do serviço", de Allan Tourinho de Paula


Eixo Temático 2: 

"Lei das Estatais e os contratos e compras na Petrobrás: análise das contas públicas de 2016 a 2018", de Eni Oliveira Werneck


Eixo Temático 3:

"Medidas para Redução da Infrequência e Evasão Escolar no Ensino Médio do Estado do Rio de Janeiro", de Monique Silva Sant Anna, Felipe Pedrosa de Oliveira e Diogo Dias de Oliveira

 

ENCERRAMENTO (às 16h)

 

 

Eixos temáticos

Os eixos temáticos são direcionados tanto para os trabalhos em pôster quanto para os resumos expandidos

1)  Planejamento, Finanças e Controle no Setor Público  (Municipal, Estadual e Federal)

Estudos que abordem os fundamentos da gestão dos recursos públicos no Brasil e as práticas de planejamento e finanças dos governos municipal, estadual e  federal (considerando PPA, LDO, LOA, LRF, Receita e despesas públicas etc); Análise dos sistemas de execução, monitoramento e avaliação das políticas públicas; Papel do controle interno na gestão dos gastos públicos em âmbito municipal, estadual e federal; Orçamento público como ferramenta de controle interno das instituições, municipais, estaduais e federais.

 

2)  Organização e Gestão de Serviços Públicos (Educação, Transporte, Meio ambiente, entre outros)

Estudos que tratam da ação do governo na gestão de serviços públicos econômicos e da infraestrutura, bem como em setores específicos tais como energia, transportes, recursos hídricos, saneamento, telecomunicações, saúde, educação, segurança pública; Processos de desestatização, privatização, desregulamentação, internacionalização e regulação; Agências reguladoras; Organizações sociais, contratos de gestão, consórcios, terceirização, concessões, permissões, autorizações, relação público/privado, Parcerias Público-Privadas (PPP).

 

3)  Gestão e avaliação de políticas públicas  (Educação, Transporte, Meio ambiente, entre outros)

Estudos que tratam da gestão e avaliação das políticas públicas; Instrumentos de gestão pública; Definição da agenda, formulação, análise, implementação, desempenho e avaliação de políticas públicas e de programas governamentais, na esfera municipal, estadual e federal.

 

4)  Gestão em Saúde (Municipal, Estadual e Federal)

A gestão em saúde abarca iniciativas nos setores público e privado. Esse tema considera políticas de saúde, e também iniciativas no âmbito organizacional, particularmente na esfera da prestação de serviços de saúde e na oferta de produtos de saúde (no contexto do denominado complexo industrial da saúde). Nesse sentido, os trabalhos abordam diversos elementos de gestão aplicados ao setor de saúde, considerados segundo diferentes aspectos de análise, tais como as dimensões econômica, social e tecnológica.

 

5)  Tecnologias no setor público   (Municipal, Estadual e Federal)

Estudos sobre os usos das tecnologias da informação e comunicação no setor público; Processos decisórios para a definição de investimentos em tecnologia no setor público; Oferta de serviços online por parte dos órgãos públicos brasileiros, considerando as informações contábeis, jurídicas e operacionais; Usos das TIC para a participação (e-participação); Análise da infraestrutura de TIC existente nos órgãos governamentais; Análise da utilização das TIC para gestão dos órgãos públicos.

 

6)  Contabilidade e Administração Financeira

Contabilidade e Controladoria. Finanças Corporativas. Finanças Públicas. Transparência, orçamento participativo, controle financeiro de programas do governo. Parcerias Público-Privadas (PPP), endividamento do setor público, renúncia fiscal. Governança Corporativa, gestão de risco, compliance, sustentabilidade. Mudanças nos serviços financeiros pela utilização de novas tecnologias (Fintech – Criptofinanças, Criptomoedas, Bockchain).

 

7)  Comportamento Humano nas Organizações (CHO)

Diversidade nas Organizações; Cultura e Clima Organizacional; Qualidade de Vida no Trabalho; Liderança; Aprendizagem nas Organizações; Práticas Contemporâneas de Gestão de Pessoas; Mercado de Trabalho; Gestão de Carreira; Carreira e Desempenho.


Critérios de avaliação

Os critérios de avaliação serão os mesmos para pôster e resumos expandidos.

Inicialmente, para que o seu trabalho seja avaliado é necessário:

 

1)      Inscrição prévia de todos(as) os(as) autores(as)  na modalidade apresentador(a);

2)      Estar no formato adequado (se pôster ou resumo expandido), de acordo com o modelo disponibilizado na área REGRAS PARA SUBMISSÃO.


Na sequência, o trabalho será direcionado para a avaliação às cegas (sem o nome dos autores) por dois avaliadores da Comissão Científica do evento, que podem recomendar sua aceitação ou recusa, de acordo com os critérios abaixo:


Critérios / Pontuação

Inade-quado

(0 pt)

Merece atenção

(1 pt)

Regular / Bom

(2 pts)

Muito Bom

(3 pts)

1. Atualidade do tema do trabalho (adequado ao evento, originalidade, interesse e aplicabilidade teoria e/ou a prática)

 

 

 

 

2. Clareza nos objetivos (não deixam dúvida quanto ao que se propõe o trabalho)

 

 

 

 

3. Método de Pesquisa (correta idealização e aplicação do método cientifico)

 

 

 

 

4. Análise e Resultados (forma de apresentação dos dados quantitativos ou qualitativos)

 

 

 

 

5. Discussão e Conclusões (embasamento, amplitude e correção em relação aos resultados obtidos)

 

 

 

 

6. A redação está adequada? (adequação, correção, clareza, objetividade e fluência na escrita)

 

 

 

 

Total parcial = soma da pontuação nos critérios

Média final: (nota total avaliador 1) + (nota total avaliador 2) / 2 

= no mínimo  6 pts

 

 Para ser aceito, o trabalho deverá obter, no mínimo6 pontos na média final, considerando-se a nota do avaliador 1 + nota do avaliador 2.

 

A lista dos trabalhos aprovados será divulgada junto com os horários e locais de apresentação na área PROGRAMAÇÃO, a partir do dia 04 de abril. A lista também estará disponível no mural do Polo BRO.

 

Sobre as inscrições

** Evento gratuito**

 

OUVINTE  (inscrições de 23 de fevereiro a 18 de abril)

Podem se inscrever na modalidade ouvinte alunos de quaisquer cursos, tutores, coordenadores e pessoas externas interessadas na temática do evento.

 Para se inscrever como ouvinte, ou seja, apenas para assistir a programação, basta clicar na seção INSCREVA-SE, responder às perguntas e aguardar a mensagem de confirmação no e-mail cadastrado. 

 

APRESENTADOR(A) DE TRABALHO (inscrições de 23 de fevereiro a 18 de abril)

Podem se inscrever na modalidade apresentador(a) os(as) alunos(as) matriculados e egressos do curso de Administração Pública (Polo BRO), e alunos de outros cursos do Polo BRO, cuja temática do trabalho se enquadre em algum dos eixos temáticos.

 Para se inscrever como apresentador(a) de trabalho, basta clicar na seção INSCREVA-SE (logo abaixo), responder às perguntas e aguardar a mensagem de confirmação no e-mail cadastrado. Em seguida, o participante deverá enviar o trabalho por e-mail, seguindo as regras descritas na seção SUBMISSÃO DE TRABALHOS. Não esqueça de conferir na seção EIXOS TEMÁTICOS  em qual área  o seu trabalho melhor se adequa.


Atenção: a inscrição prévia como apresentador(a) é obrigatória. Não basta apenas submeter o trabalho na área pretendida. 


Nos casos dos trabalhos em dupla ou em grupo, todos os autores devem se inscrever previamente e, depois, apenas UM RESPONSÁVEL enviará o trabalho completo por e-mail. Cada trabalho poderá ter no máximo 5 (cinco) autores.

 

* Os trabalhos que forem submetidos sem a prévia inscrição dos(as) autore(as) serão desconsiderados pela equipe de avaliação.*

 

** A organização do evento solicita, àqueles que puderem, que levem um pacote de envelope pardo ou um pacote de folhas A4 para ajudar na reposição de materiais didáticos do Polo. Essa doação deverá ser entregue no dia do evento, no ato do credenciamento.**



Haverá certificação de participação tanto para APRESENTADORES quanto para os OUVINTES.

Submissão de trabalhos

Veja como submeter seu trabalho (de 23/02 a 18/04)

RESUMO EXPANDIDO

É direcionado exclusivamente para alunos(as) egressos(as) do curso de Administração Pública (Polo BRO) ou matriculados em Seminários III e IV, de quaisquer linhas de pesquisa (Governamental, Municipal ou Saúde). Baixe aqui o modelo de resumo expandido a ser submetido. Salve o trabalho em formato PDF, nomeando-o conforme o exemplo: "SILVA e outros - Gestão aplicada em saúde - RESUMO JAAP 2019. pdf".



 Enviar e-mail para: cederjbr@gmail.com

Assunto: SOBRENOME ALUNO RESPONSÁVEL | Submissão Resumo expandido - Eixo X (preencha o seu eixo temático)

No corpo do e-mail: Coloque nome completo de todos os autores, matrícula, semestre, título do trabalho e eixo temático. (Não precisa escrever nada mais)

*Aguarde e-mail de confirmação do recebimento, que deverá chegar em até 48h.*



Atenção: O envio do trabalho no formato de resumo expandido pressupõe, necessariamente, a apresentação oral de 7 a 10 min dos(as) autores(as) no dia do evento. A apresentação poderá vir (ou não) acompanhada de PowerPoint

É recomendado que os(as) alunos(as) levem seus próprios computadores para a apresentação em PowerPoint.



PÔSTER

É direcionado, preferencialmente, para alunos(as) matriculados(as) em TCC I e II do curso de Administração Pública (Polo BRO).  Também poderão se inscrever os alunos do Curso de Administração Pública (Polo BRO) que ainda não estão cursando a disciplina de TCC e que queiram apresentar alguma produção acadêmica desenvolvida ao longo do curso.

Baixe aqui o modelo de pôster a ser submetido. Salve o trabalho em formato PDF ou PowerPoint, nomeando-o conforme o exemplo: "SILVA e outros - Gestão aplicada em saúde - PÔSTER JAAP 2019. pdf".



 Enviar e-mail para: cederjbr@gmail.com

Assunto: SOBRENOME ALUNO RESPONSÁVEL | Submissão Pôster - Eixo X (preencha o seu eixo temático)

No corpo do e-mail: Coloque nome completo de todos os autores, matrícula, semestre, título do trabalho e eixo temático. (Não precisa escrever nada mais)

*Aguarde e-mail de confirmação do recebimento, que deverá chegar em até 48h.*



Atenção: a impressão do pôster é de responsabilidade do aluno. A apresentação oral nesta modalidade não é obrigatória, no entanto, recomenda-se que os autores estejam presentes no horário e local designado para a exposição, pois os membros da comissão científica passarão em cada trabalho para fazerem perguntas e/ou sugestões.

Alunos de outros cursos do Polo BRO poderão se inscrever, desde que a temática do trabalho se enquadre em algum dos eixos temáticos sugeridos a seguir.

Comissões

Comissão Organizadora:

  • Ádamo Bouças Escóssia da Veiga (Mediador Pedagógico Presencial de Seminários em Gestão Municipal)
  • Aline Sant Ana (Mediadora Pedagógica Presencial de Seminários em Gestão Governamental)
  • Aline Pereira (Mediadora Pedagógica Presencial de Seminários em Gestão da Saúde)
  • Júlio Cezar da Silveira Couceiro (Mediador Pedagógico Presencial na disciplina de Instituições de Direito Público e Privado)
  • Paulo Vitor Gonçalves Francisco (Mediador Pedagógico Presencial nas disciplinas de Contabilidade geral e Contabilidade pública)
  • Rita Maria de Freitas (Articuladora Pedagógica do Curso de Adm. Pública do Polo BRO)
  • Taiza Ramos de Souza Costa Ferreira (Mediadora Pedagógica Presencial na disciplina de Direito Administrativo)

 

Comissão Científica:

  • Ádamo Bouças Escóssia da Veiga (Mediador Pedagógico Presencial de Seminários em Gestão Municipal)
  • Aline Sant Ana (Mediadora Pedagógica Presencial de Seminários em Gestão Governamental)
  • Aline Pereira (Mediadora Pedagógica Presencial de Seminários em Gestão da Saúde)
  • Júlio Cezar da Silveira Couceiro (Mediador Pedagógico Presencial na disciplina de Instituições de Direito Público e Privado).
  • Paulo Vitor Gonçalves Francisco (Mediador Pedagógico Presencial nas disciplinas de Contabilidade geral e Contabilidade pública)
  • Taiza Ramos de Souza Costa Ferreira (Mediadora Pedagógica Presencial na disciplina de Direito Administrativo)

  

Equipe do Polo Belford-Roxo:

  • Deiseli Coutinho (Diretora do Polo Belford-Roxo e Coordenadora UAB)
  • Funcionários do apoio administrativo do Polo Belford-Roxo

 

Apoiadores:

  • Prefeitura Municipal de Belford-Roxo
  • Fundação Cecierj
  • Consórcio Cederj
  • Universidade Federal Fluminense – Campus Volta Redonda

Cederj - Polo BRO

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