IX SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES:  A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA ATUAL CONJUNTURA NACIONAL e VII Seminário Regional do Proesde Licenciaturas

IX SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA ATUAL CONJUNTURA NACIONAL e VII Seminário Regional do Proesde Licenciaturas

presencial Unisul - Universidade do Sul de Santa Catarina - Tubarão - Santa Catarina - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Sobre o evento

O IV Simpósio sobre formação de professores tem como finalidade a divulgação científica e a socialização de experiências pedagógicas, assim como a articulação entre a universidade e as escolas de educação básica. Neste ano com o tema “A educação brasileira na atual conjuntura nacional”, será um espaço onde pesquisadores, professores e estudantes de universidades e gestores e professores da Educação Básica possam refletir sobre a educação brasileira na atualidade e a profissionalização docente nesse contexto. 

Trata-se de um evento realizado na Universidade com alcance social abrangente, haja vista que conta com a participação de professores e gestores da educação básica e de professores e alunos da graduação e da pós-graduação da universidade promotora do evento, assim como, de professores, acadêmicos e pesquisadores de deferentes universidades brasileiras. A temática do evento foi definida em função das mudanças significativas que vêm sendo realizadas na política educacional brasileira, como a aprovação da BNCC, reforma do Ensino Médio, criação de programas como PNAIC para Educação Infantil, e, no âmbito da formação de professores a criação do Programa Residência Pedagógica dentre outras políticas que implicam mudanças/alteração na educação nacional e na formação dos professores da educação básica. Tal contexto exige que pesquisadores e professores dos diferentes níveis reflitam no sentido de perceber as implicações para a qualidade da educação para todos.


Comissão Organizadora

Profª Dra. Leonete Luzia Schmidt (PPGE/Unisul) - Presidente

Profª Dra. Andreia Da Silva Daltoé (PPGCL/Unisul) 

Profº Dr. Fábio José Rauen (PPGCL/Unisul)

Profª Dra. Luciane Pandini Simiano (PPGE/Unisul)

Profª Dra. Maria Sirlene Pereira Schlickmann (Parfor/Proesde/Unisul)

Profª Me. Marileia Mendes Goulart (Pedagogia/Unisul)

Profª Dra. Rosa Batista (PPGE/Unisul)

Esp. Daniela Leandro Eufrazio (PPGE/Unisul) - Secretária

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Local do Evento

Programação dos GT´s

GT 1 - ANÁLISE DO DISCURSO: PESQUISA E ENSINO

Coordenação: Dra. Silvânia Siebert (PPGCL) e Dra. Maria Marta Furlanetto (PPGCL).

DATA: 1º/11/2018 (Quinta-feira) / 14h às 16h

LOCAL: Sala 5 - Mezanino - Centro de Pós-graduação (ao lado do Supermercado Althoff)

Modalidade

Título

Autores

Horário

Comunicação Oral

Boatos sobre educação e educação sobre boatos

·         Israel Vieira Pereira

14h às 14h20m

Comunicação Oral

Nos andaimes suspensos do discurso: o sujeito

·         Marilane Mendes Cascaes Da Rosa

14h20m às 14h40m

Relato de experiência

Percepções sobre o uso das tecnologias digitais na escola: a experiência da resenha em vídeo

·         Barbara Evitta De Fraga Dos Santos

14h40m às 15h

Comunicação Oral

Construção da linguagem escrita/fotográfica no jornalismo: um estudo discursivo

·         Patrícia De Souza De Amorim Silveira

15h às 15h20m

  

GT 2 - ARTE E EDUCAÇÃO

Coordenação: Dra. Jussara Bittencourt (PPGCL) e Dr. Alexandre Linck (PPGCL).

DATA: 1º/11/2018 (Quinta-feira) / 8h às 10h e das 19h às 22h

LOCAL: Sala 6 - Mezanino - Centro de Pós-graduação (ao lado do Supermercado Althoff)

Modalidade

Título

Autores

Horário

Relato de experiência

Arte contemporânea e educação ambiental crítica: uma faxina verde na universidade regional de Blumenau – FURB

·         Leomar Peruzzo

·         Ana Carolina Rodrigues

·         Carla Carvalho

·         Luciane Schulz

8h às 8h20m

Relato de experiência

Leitura literária na educação básica: uma experiência além do inteligível

·         Chirley Domingues

·         Fernanda Lima Jardim

8h20m às 8h40m

Comunicação Oral

Identidades em cena: a representação do casamento no teatro de José de Alencar

·         Renata Marques De Avellar Dal-Bó

8h40m às 9h

Comunicação Oral

A aprendizagem da diversidade cultural no campo educacional: uma análise a partir das políticas públicas em vigência

·         Andrea Andrade Alves Debiasi

·         Jussara Bittencourt de Sá

9h às 9h20m

Comunicação Oral

A verdade estética de Sganzerla na sua recriação de Welles

·         Cristina De Marco

9h20 às 9h40m

Comunicação Oral

As relações entre as identidades profissional e pessoal nas representações docentes em Ziraldo e Fanny Abramovich

·         Leandro De Bona Dias

·         Jussara Bittencourt de Sá

9h40m às 10h

Comunicação Oral

Selfie - sobre imagem-rosto, vida e morte

·         Cintia Viviane Fernande de Abreu

·         Alexandre Linck Vargas

19h às 19h20m

Comunicação Oral

O horrível das quadrinistas: análise estética de graphic novels de horror feitas por mulheres

·         Alice Grosseman Mattosinho

·         Alexandre Linck Vargas

19h20m às 19h40m

Comunicação Oral

O corpo poético de Yzalú: suas relações com a experiência

·         Micaella Schmitz

19h40m às 20h

Comunicação Oral

Arte e educação: reflexões sobre a identidade na obra o testamento do sr. Napumoceno, de germano almeida

·         Mayara Gonçalves de Paulo

·         Jussara Bittencourt de Sá

20h às 20h20m

Comunicação Oral

Percy Potter: as similaridades dos protagonistas de Harry Potter e a Pedra Filosofal e Percy Jackson e o ladrão de raios

·         Débora Aparecida Diogo Espíndola

·         Fábio Ballmann

20h40m às 214

Comunicação Oral

O rádio e suas rainhas: a construção da identidade musical brasileira pelo viés da indústria cultural

·         Jackson Gil Avila

·         Jussara Bittencourt de Sá

21h às 2120m

Comunicação Oral

Design do vazio

·         Vívian Mara Silva Garcia

21h20m às 21h40m

Relato de experiência

Projeto criativo ecoformadore: a literatura em um contexto transdisciplinar e ecoformador

·         Marcia Bianco

·         Jussara Bittencourt de Sá

·         Richard da Silva

21h40m às 22h


GT 3 - COGNIÇÃO, LINGUAGEM E ENSINO

Coordenação: Dr. Fábio José Rauen (PPGCL) e Me. Suelen Francez Machado Luciano (PPGCL).

DATA: 1º/11/2018 (Quinta-feira) / 8h às 10h e das 19h30m às 21h30m

LOCAL: Sala 5 - Mezanino - Centro de Pós-graduação (ao lado do Supermercado Althoff)

Modalidade

Título

Autores

Horário

Comunicação Oral

Registros de representação semiótica na resolução de situações-problemas dentro do software Modellus: formação continuada em metodologias para o ensino de física no IFSC campus Tubarão

·         Lizandra Botton Marion Morini

·         Fábio José Rauen

8h às 8h20m

Comunicação Oral

Ensino contextualizado de potência: possibilidades de abordagens em sala de aula

·         Vanessa Isabel Cataneo

·         Marleide Coan Cardoso

8h20m às 8h40m

Comunicação Oral

Desafios e perspectivas da educação matemática no ensino fundamental II: uma análise de processos cognitivos na resolução de propostas algébricas e pictográficas

·         Guilherme Rossi de Melo

·         Fábio José Rauen

8h40m às 9h

Comunicação Oral

Aplicação de técnicas de gamificação em sala de aula: análise orientada pelas noções teóricas de conciliação de metas

·         Andressa Bregalda Belan

·         Fábio José Rauen

9h às 9h20m

Comunicação Oral

Jurisprudência sobre a extensão do escopo da lei maria da penha a homens heteroafetivos vítimas de violência doméstica e familiar: análise pragmático-cognitiva

·         Bárbara Mendes Rauen

9h20 às 9h40m

Comunicação Oral

Projeto de extensão bioeduca: ensino prático de ciências no ensino fundamental

·         Eduardo Augusto Lunkes

9h40m às 10h

Comunicação Oral

Moderação de plano de ação intencional por relações de polidez

·         Gabriela Niero

19h30m às 19h50m

Comunicação Oral

Repercussões da campanha “a culpa não é da Marisa”: análise conforme a teoria da relevância de comentários de matéria selecionada do site g1

·         Maria Luisa Paz Nunes

19h50m às 20h10m

Comunicação Oral

Auto e heterovigilância epistêmica de hipóteses abdutivas antefactuais em situações proativas de criação de fanfictions: análise com base na teoria de conciliação de metas

·         Thalia Eluar do Nascimento

20h10m às 20h30m

Comunicação Oral

Análise sociorretórica de resumos de comunicações científicas da xi junic e do xi seminário de pesquisa da Universidade do Sul de Santa Catarina em 2016

·         Helena Liberato Pereira

20h30m às 20h50m

Comunicação Oral

Uso da segunda pessoa por falante tubaronense: estudo de caso com o youtuber Luba do canal Lubatv

·         Queren Jemima Batista Gaspar

20h50m às 21h10m

 

GT 4 – EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Coordenação: Dra. Fatima Elizabeti Marcomin (AnPAP-EA/ PPGE), Me. Maricelma Simiano Jung (Ciências Biológicas/UNISUL) e Dra. Miriam da Conceição Martins (UNESC).

DATA: 31/10/2018 (Quarta-feira) / 13h30m às 15h30m

LOCAL: Sala 01 - Térreo - Centro de Pós-graduação (ao lado do Supermercado Althoff)

Modalidade

Título

Autores

Horário

Comunicação Oral

A educação ambiental e a reserva biológica estadual do Aguaí

·         Jonata Furtado Teixeira

·         Tainá Chefer Cardoso

·         Dra. Miriam da Conceição Martins

13h30m às 13h50m

Relato de experiência

Educação ambiental crítica por meio faxina verde:  uma ação integrada entre o PROESDE e o PET/BIO na universidade regional de Blumenau – FURB

·         Luciane Schulz

·         Eduardo Augusto Lunkes

·         Carla Carvalho

·         Leomar Peruzzo

·         Simone Wagner

13h50m

às

14h10m

Comunicação Oral

A educação ambiental e os catadores de material reciclável

·         Rafael Cardoso da Silva

·         Fatima Elizabeti Marcomin

14h10m às

14h30m

Comunicação Oral

O meio ambiente e as pessoas com deficiência

·         Graziela Laurindo

·         Fatima Elizabeti Marcomin

14h30m às

14h50m

  

GT 5 - EDUCAÇÃO ESPECIAL, EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ESCOLARIZAÇÃO

Coordenação: Me. Mariléia Mendes Goulart (Curso de Pedagogia/UNISUL).

DATA: 31/10/2018 (Quarta-feira) / 13h30m às 15h30m

LOCAL: Sala 02 – Térreo - Centro de Pós-graduação (ao lado do Supermercado Althoff)

Modalidade

Título

Autores

Horário

Comunicação Oral

A importância da organização e criação de materiais e recursos adaptados para estudantes da educação especial: projeto COAMAR

·         Simone De Mamann Ferreira

·         Helen Denise Daneres Lemos

·         Maria Cristina de Souza Santos

·         Maria Eduarda Cidral da Costa

·         Carlos Ernesto Veloso Castro

13h30m às 13h50m

Relato de experiência

As contribuições da educação especial para a formação de acadêmicos de história em estágios de acessibilidade do CA/UFSC

·         Nedi von Fruauff

·         Mateus Moura Ferreira

·         Antonio Xavier Spengler Filho

13h50m

às

14h10m

Comunicação Oral

Caminhos inclusivos:  visibilidade das especificidades de alunos com deficiência física e paralisia cerebral através da neurociência.

·         Nedi von Fruauff

14h10m às

14h30m

  

GT 6 - EDUCAÇÃO FÍSICA, CORPO E MOVIMENTO

Coordenação: Dra. Luciane Lara Acco (Curso de Educação Física/UNISUL), Msc. Antonio Alberto de Lara Junior (Curso de Educação Física/UNISUL) e Msc. Rômulo Luiz da Graça (Curso de Educação Física/UNISUL).

DATA: 30/10/2018 (Terça-feira) / 13h30m às 15h30m

LOCAL: Sala 05 - Mezanino - Centro de Pós-graduação (ao lado do Supermercado Althoff)

Modalidade

Título

Autores

Horário

Comunicação Oral

Atividade de jogo na educação física sob uma perspectiva de ensino desenvolvimental

·         Giseli Paes Rech Matuchaki,

·         Renato Porto de Borba

·         Maria Cleusa Freitas Sérgio

13h30m às 13h50m

Relato de experiência

Formação continuada de professores de educação física na educação básica um relato de experiências de licenciandos-bolsistas do PROESDE-FURB

·         Eduardo Petri Ferreira

·         Letícia Glatz

·         Nubia Nara Slomp

·         Patricia Neto Fontes

13h50m

às

14h10m

  

GT 7 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL

Coordenação: Dra. Josélia Euzébio da Rosa (PPGE), Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura (USP) e Dr. Ademir Damazio (PPGE/UNESC).

DATA: 30/10/2018 (Terça-feira)* / 15h45m às 17h30m e 31/10/2018 (Quarta-feira) / 8h às 10h20m

LOCAL: Sala 04 - Térreo - Centro de Pós-graduação (ao lado do Supermercado Althoff)

Modalidade

Título

Autores

Horário

Comunicação Oral

O modo geral de organização do ensino veiculado para a atividade pedagógica na disciplina de estágio

·         Vanessa da Silva da Silveira

·         Ademir Damazio

15h45m às 16h05m*

Comunicação Oral

Formação de professores e o conteúdo de avaliação escolar

·         Viviane Ribeiro Pereira

·         Vidalcir Ortigara

16h05m às 16h25m*

Comunicação Oral

Experimento didático desenvolvimental: uma reflexão a partir de Davýdov

·         Mariana Fontes

·         Josélia Euzébio da Rosa

16h25m às 16h45m*

Relato de experiência

Situação desencadeadora de aprendizagem: história virtual cordasmil

·         Luciane Correa

16h45 às 17h05m*

Relato de experiência

O desenvolvimento do conceito de função afim no 9º ano do Ensino Fundamental com base na teoria Galperiana

·         Patrick Leandro Felipe

·         Eloir Fátima Cardoso

8h às 8h20m

Comunicação Oral

O conceito de número: possibilidades de ensino

·         Luana Rodrigues dos Santos Gonçalves

·         Adriana Milioli

·         Ane Lise de Aguiar Anselmo

8h20m às 8h40m

Relato de experiência

Um olhar interdisciplinar da e na escola:  desafios e possibilidades de ressignificar a prática pedagógica

·         Giseli Fuchter Fuchs

·         Ediséia Suethe Faust Hobold

8h40m às 9h

Comunicação Oral

Dimensões pedagógicas dos cursos de licenciatura presenciais da Unisul: aproximações iniciais

·         Matheus Bernardo Silva

·         Josélia Euzébio da Rosa

9h às 9h20m

Comunicação Oral

Ensino e aprendizagem da tabuada no terceiro ano do ensino fundamental I

·         Josélia Euzébio da Rosa

·         Paloma Lessa dos Santos

·         Ediséia Suethe Faust Hobold

9h20m às 9h40m

Comunicação Oral

O ensino desenvolvimental na formação  inicial de professores

·         Luciane Correa

·         Josélia Euzébio da Rosa

9h40m às 10h

Comunicação Oral

Grupo de pesquisa teoria do ensino desenvolvimental na educação matemática TEDMAT

·         Josiane Vasconcelos Nunes

·         Margarida Dutra dos Santos

·         Maria Aparecida Cardoso Nunes Garcia

·         Patrícia da Rosa Zanelato

·         Silvana Guimarães da Silva

10h às 10h20m

  

GT 8 - ESTÉTICA E POLÍTICA

Coordenação: Dra. Dilma Beatriz Rocha Juliano (PPGCL), Dr. Artur Giorgi (PPGCL) e Dr. Antônio Carlos Gonçalves dos Santos (PPGCL).

DATA: 31/10/2018 (Quarta-feira) / 13h30m às 15h30m

LOCAL: Sala 06 - Mezanino - Centro de Pós-graduação (ao lado do Supermercado Althoff)

Modalidade

Título

Autores

Horário

Comunicação Oral

Flusser e Borges: zona cinzenta entre filosofia e literatura

·         Jessé Antunes Torres

·         Alexandre Linck Vargas

13h30m às 13h50m

Comunicação Oral

Dispositivo representativo da imagem na contemporaneidade: detalhes = saberes

·         Vanessa Silva Sagica

·         Alexandre Linck Vargas

13h50m

às

14h10m

  

GT 9 - INTERFACES ENTRE EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADE

Coordenação: Dra. Tânia Mara Cruz (PPGE), Dra. Ramayana Lira de Sousa (PPGCL) e Dra. Nádia Régia Maffi Neckel (PPGCL).

DATA: 31/10/2018 (Quarta-feira) / 13h30m às 15h30m

LOCAL: Sala 03 - Térreo - Centro de Pós-graduação (ao lado do Supermercado Althoff)

Modalidade

Título

Autores

Horário

Comunicação Oral

A mulher no sertanejo universitário: subjetivação e empoderamento feminino

·         Maria Aparecida dos Santos Mota

13h30m às 13h50m

Pôster

Os movimentos estudantis feministas anticapitalistas na UFSC no período de 2013 à 2018

·         André Felipe Silva

13h50m

às

14h10m

Comunicação Oral

Formação continuada de professores/as sobre relações de gênero: experiências pedagógicas e o protagonismo da gestora escolar

·         Aline Madalena Martins

14h10m às

14h30m

Pôster

Sexualidade no contexto escolar: concepções e práticas sobre sexualidade entre orientadores educacionais

·         Juliana Pereira Limia

·         Dra Tânia Mara Cruz

14h30m às

14h50m

Comunicação Oral

Trajetórias de mulheres negras gestoras na educação básica  de Tubarão/SC: barreiras raciais e ascensão social

·         Aleida Cardoso Corrêa

14h50m às 15h10m

Pôster

Relações de gênero e o brincar no espaço da brinquedoteca

·         Bruna Soethe

15h10 às 15h30m

Pôster

Trajetórias de mulheres negras gestoras na educação básica  de Tubarão/SC: barreiras raciais e ascensão social

·         Aleida Cardoso Corrêa

15h30m às 15h50m

  

GT 10 - IMAGINÁRIO, MEMÓRIA E RELAÇÕES DE AFETO

Coordenação: Dra. Heloisa Juncklaus Preis Moraes (PPGCL) e Dr. Mário Abel Bressan Júnior (Curso de Comunicação Social).

DATA: 1º/11/2018 (Quinta-feira) / 14h às 16h e das 19hàs 22h

LOCAL: Sala 7 - Mezanino - Centro de Pós-graduação (ao lado do Supermercado Althoff)

Modalidade

Título

Autores

Horário

Comunicação Oral

Uniformização dos corpos:  cultura escolar, identidade, moda e imaginário

·         Suellen Cristina Vieira

14h às 14h20m

Comunicação Oral

Relações imaginárias: ouvinte e locutor no rádio expandido

·         Francisca D’altoé

14h20m às 14h40m

Comunicação Oral

As tecnologias do imaginário na escola: mobilização de símbolos, mitos e saberes

·         Lucelia Moreira Pereira

14h40m às 15h

Comunicação Oral

Memória afetiva e revisitação de imagens com a televisão: contribuições para o processo ensino-aprendizagem

·         Mario Abel Bressan Junior

15h às 15h20m

Comunicação Oral

Memória e identidade cultural na historiografia catarinense: cadê o barriga-verde?

·         Elton Luiz Gonçalves

15h20m às 15h40m

Comunicação Oral

Questões de gênero e suas relações com o imaginário: uma análise da crônica “lavar a honra, matando?” De lima barreto.

·         Luiza Liene Bressan

·         Marília Köenig

15h40m às 16h

Comunicação Oral

Entre ternuras, afetos e solidão: um estudo sobre narrativas de idosos a partir o imaginário

·         Luiza Liene Bressan

·         Heloisa Juncklaus Preis Moraes

·         Ana Caroline Voltolini Fernandes

19h às 19h20m

Comunicação Oral

Foto-grafia: registros de um ambiente como imagem de pertencimento e memória afetiva – o pátio interno da Unisul, Tubarão/SC

·         Heloisa Juncklaus Preis Moraes

·         Luiza Liene Bressan

·         Ana Caroline Voltolini Fernandes

19h20m às 19h40m

Comunicação Oral

A publicidade como dispositivo potencializador de um consumo sustentável, sob o olhar da ética da estética Maffesoliana. Estudo de caso do site da empresa Ahlma

·         Nathaly Julian

19h40m às 20h

Comunicação Oral

A memória falada para a reconstrução de afetos e da história da ferrovia Tereza Cristina

·         Bruno Tomaz de Souza

·         Mario Abel Bressan Junior

20h às 20h20m

Comunicação Oral

Brasão x marca: anima e animus no imaginário dos símbolos de Imbituba

·         Emanuelle Querino Alves de Aviz

20h40m às 214

Comunicação Oral

Afeto e nostalgia na memória do público jovem: uma análise da série stranger things

·         Leonardo Alexsander Lessa

·         Dr. Mário Abel Bressan Júnior

21h às 2120m

Comunicação Oral

O arquétipo do mentor no mito do herói que habita o homem

·         Reginaldo Osnildo

21h20m às 21h40m

Comunicação Oral

Técnica de associação semântica: uma metodologia possível para os estudos do imaginário

·         Leidiane Coelho Jorge

·         Heloisa Juncklaus Preis Moraes

21h40m às 22h

  

GT 11 - INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL

Coordenação: Dra. Luciane Pandini Simiano (PPGE) e Dra. Rosa Batista (PPGE)

DATA: 30/10/2018 (Terça) / 8h às 9h45m

LOCAL: Sala 01 - Térreo - Centro de Pós-graduação (ao lado do Supermercado Althoff)

Modalidade

Título

Autores

Horário

Comunicação Oral

Relações entre documentação pedagógica, estética e formação de professores na educação infantil

·         Anna Carla Luz Lisboa

8h às 8h20m

Comunicação Oral

O acolhimento da alteridade na educação infantil pelas vias da documentação pedagógica

·         Onileda de Souza Matta Guimarães

·         Luciane Pandini simiano

8h20m às 8h40m

Comunicação Oral

A experiência de crianças da pré-escola inseridas no espaço da escola de ensino fundamental

·         Fernando Carvalho

·         Luciane Pandini simiano

8h40m às 9h

Pôster

Inteligência emocional na infância: como as crianças lidam com suas emoções

·         Nathalia do Nascimento Clemencia

·         Rosa Cristina Ferreira de Souza

9h às 9h20m

  

GT 12 - PATRIMÔNIO CULTURAL E EDUCAÇÃO

Coordenação: Dr. Geovan Martins Guimarães (GRUPEP), Me. Bruna Cataneo Zamparetti (GRUPEP) e Me. Jéssica Mendes Cardoso (GRUPEP).

DATA: 30/10/2018 (Terça-feira) / 13h30m às 15h30m

LOCAL: Sala 07 - Mezanino - Centro de Pós-graduação (ao lado do Supermercado Althoff)

Modalidade

Título

Autores

Horário

Comunicação Oral

Oficina de escavação simulada

·         Carolina Porto Luiz

·         Micaella Schmitz

·         Bruna Cataneo Zamparetti

13h30m às 13h50m

Comunicação Oral

Panorama cultural de Rio Fortuna

·         Danielle Eing

·         Tatiane Soethe Szlachta

13h50m

às

14h10m

  

GT 13 - POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Coordenação: Dra. Letícia Carneiro Aguiar (PPGE).

DATA: 30/10/2018 (Terça-feira) / 8h às 9h45m e das 13h30m às 15h30m

LOCAL: Sala 01 - Térreo - Centro de Pós-graduação (ao lado do Supermercado Althoff)

Modalidade

Título

Autores

Horário

Comunicação Oral

Políticas de inclusão universitária: desdobramentos na atual conjuntura de desmantelamento da educação pública.

·         Luciana Vieira Lopes Bianchi

8h às 8h20m

Comunicação Oral

Conhecimento da geografia no currículo do curso de pedagogia: reflexões do curso da Unisul

·         Ingryd Bianchet Marcelino Beckhauser

8h20m às 8h40m

Comunicação Oral

Planejamento articulado entre Ciências e História: atividade orientadora de ensino

·         Danielle Espindola de Souza

·         Delma Olveira

·         Leonardo Adamante Fermiano Souza

·         Aline de Souza Duarte

9h às 9h20m

Comunicação Oral

Situação emergente do cotidiano: o dia do índio na disciplina de Matemática e de História

·         João Ricardo Linhares

·         Paula Felipe

·         Scarlleth Laureano Marques

13h30m às 13h50m

Relato de experiência

Percurso reflexivo no estágio da licenciatura em Ciências Biológicas: aproximações entre a dimensão pessoal e a profissional na formação docente inicial

·         Natalia Pedron

·         Ellen Rau de Carvalho

·         Luciane Schulz

14h10m às

14h30m

Comunicação Oral

Oficinas de formação docente: construção de materiais adaptados para estudantes com deficiência

·         Fernanda Albertina Garcia

·         Ciriane Jane Casagrande da Silva

·         Eloisa Barcellos de Lima

·         Cássia Cilene de Almeida Chalá Machado

·         Nedi von Fruauff

14h30m às

14h50m

Comunicação Oral

Organização do ensino: atividade orientadora de ensino

·         Cristina Demetrio Boll

·         Lucas Duarte Francisco

·         Marcos Belmiro Neto

·         Jaila Demetrio Orlandi

15h10 às 15h30m

  

GT 14 - POLÍTICA, DIREITOS HUMANOS, MÍDIA E EDUCAÇÃO

Coordenação: Dra. Andréia da Silva Daltoé (PPGCL), Dra. Solange L. Gallo (PPGCL), Dra. Giovanna Flores (PPGCL) e Dra. Juliana Silveira (PPGCL).

DATA: 31/10/2018 (Quarta-feira) / 13h30m às 15h30m e das 15h45m às 17h30m

LOCAL: Sala 02 - Térreo - Centro de Pós-graduação (ao lado do Supermercado Althoff)

Modalidade

Título

Autores

Horário

Comunicação Oral

A educação democrática no Brasil:  memória, lacunas e interdições

·         Debbie Mello Noble

13h30m

às 13h50m

Comunicação Oral

Da sociedade disciplinar à sociedade do espetáculo: uma análise do código de ética do jornalismo brasileiro

·         Fabiana Soares

·         Giovanna Gertrudes Benedetto Flores

13h50m

às 14h10m

Comunicação Oral

A condição humana e o prejuízo da autonomia: uma leitura de “a situação humana” de Aldous Huxley

·         Gisele da Silva Rezende da Rosa

14h10m

às 14h30m

Comunicação Oral

Discurso científico e discurso acadêmico: sobre a circulação nos espaços digitais

·         Bianca Queda Costa

14h30m

às 14h50m

Relato de experiência

Violências contra criança: um debate escolar urgente

·         Érica Monteiro

·         Celso Kraemer

14h50m

às 15h10m

Pôster

O tratamento da mídia a uma chefe de estado

·         Carolina Leoni Fagundes

15h10m às 15h30m

Relato de experiência

Eu avalio, tu internalizas, nós competimos: formação imaginária no discurso de 37 professores sobre o aprender e o desenvolver.

·         Andréia Daltoé

·         Dâmaris de Oliveira Batista da Silva

15h45m às 16h05m

Comunicação Oral

Sala de aula e acolhimento: extensão universitária como espaço de educação em direitos humanos

·         Carla Borba

16h05m às 16h25m

Comunicação Oral

#Theafricathemedianevershowsyou: memória e resistência

·         Camila Borges dos Anjos

16h25m às 16h45m

 

GT 15 - POLÍTICAS E PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO

Coordenação: Dra. Leonete Luzia Schmidt (PPGE) e Dra. Maria Sirlene Pereira Schlickmann (Pro-EPPExI).

DATA: 30/10/2018 (Terça-feira) / 8h às 9h45m e das 13h30m às 15h30m

LOCAL: Sala 03 - Térreo - Centro de Pós-graduação (ao lado do Supermercado Althoff)

Modalidade

Título

Autores

Horário

Comunicação Oral

Ver, ouvir, sentir, cheirar e degustar: os cinco sentidos no ciclo alfabetizador

·         Iara Kestering de Souza Martins

·         Letícia Oliveira Martins Rocha

8h às 8h20m

Comunicação Oral

O livro alfabetização... Uma aventura para a criança e sua difusão para as escolas públicas do estado de Santa Catarina pela voz das professoras

·         Daiane de Medeiros Thomaz

8h20m

às 8h40m

Relato de experiência

Projeto leitor de ouro: práticas de leitura e escrita

·         Janaina Albertina Constantino

·         Angelina dos Anjos Silva

·         Iveti Ouriques Aurerio

·         Maria Aparecida Nunes Oliveira de Souza

8h40m

às 9h

Relato de experiência

Alfabetização: práticas pedagógicas desenvolvidas no 1º ano do ensino fundamental do Colégio Dehon

·         Camila Mauricio

·         Thamyris Mateus da Silva Galdino

·         Maria Aparecida Lima Filho Margotti

·         Clésia da Silva Mendes Zapelini

9h às 9h20m

Relato de experiência

Educação em tempo integral: partilhando experiências

·         Letícia Oliveira Martins Rocha

·         Clésia da Silva Mendes Zapelini

·         Daniela Paes Inácio

·         Marina Vargas Capistrano

9h20m

às 9h40m

Comunicação Oral

Situação desencadeadora de aprendizagem com base na história virtual: “Os bambolês da Dona Joaninha”: um planejamento articulado entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências para o 3º ano do Ensino Fundamental

·         Anna Carolina Justino

·         Beatriz Machado Bristot

·         Conceição Aparecida Kindermann

13h30m às 13h50m

Comunicação Oral

Atividade orientadora de ensino (AOE): uma proposta articulada entre Ciências e História

·         Tatiane Soethe Szlachta

·         Letícia Herdt

13h50m às 14h10m

Comunicação Oral

A contribuição da utilização do jogo didático para o  ensino de Química

·         Francielen Kuball Silva

14h10m às 14h30m

Comunicação Oral

A notícia como situação emergente do cotidiano para o ensino de Geografia e Língua Portuguesa

·         Jonas Daniel do Amaral Pinto

·         Débora Medeiros Perdoná

·         Letícia Gomes de Lima

14h30m às 14h50m

  

GT 16 - PSICANÁLISE E LINGUAGEM

Coordenação: Dr. Maurício Maliska (PPGCL) e Dra. Adriana de Oliveira Limas Cardoso (Curso de Psicologia/UNISUL).

DATA: 30/10/2018 (Terça-feira) / 8h às 9h45m

LOCAL: Sala 05 - Térreo - Centro de Pós-graduação (ao lado do Supermercado Althoff)

Modalidade

Título

Autores

Horário

Comunicação Oral

Autismo: efeito de uma linguagem que "falha"?

·         Leidiane Nunes Mateus Goulart

8h às 8h20m

Comunicação Oral

Ética e psicanálise: uma articulação lacaniana

·         Daniel Matos

8h20m

às 8h40m

Comunicação Oral

Psicanálise na universidade: intersecções sobre uma possível articulação

·         Adriana de Oliveira Limas Cardozo

8h40m

às 9h

Comunicação Oral

O olhar da escola para o aluno: uma perspectiva psicanalítica sobre o sintoma no contexto escolar

·         Jurema de Andrade Bressan

9h às 9h20m

Comunicação Oral

Desatenção e hiperatividade: do nosográfico à estrutura

·         Reginaldo João Vieira

9h20m

às 9h40m

 

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}