GT 1 - ANÁLISE DO DISCURSO: PESQUISA E
ENSINO
Coordenação: Dra. Silvânia Siebert (PPGCL) e Dra.
Maria Marta Furlanetto (PPGCL).
DATA: 1º/11/2018 (Quinta-feira) / 14h às 16h
LOCAL: Sala 5 - Mezanino - Centro de
Pós-graduação (ao lado do Supermercado Althoff)
Modalidade
|
Título
|
Autores
|
Horário
|
Comunicação Oral
|
Boatos sobre educação e educação
sobre boatos
|
·
Israel
Vieira Pereira
|
14h às 14h20m
|
Comunicação Oral
|
Nos andaimes suspensos do discurso: o
sujeito
|
·
Marilane
Mendes Cascaes Da Rosa
|
14h20m às 14h40m
|
Relato de experiência
|
Percepções sobre o uso das
tecnologias digitais na escola: a experiência da resenha em vídeo
|
·
Barbara
Evitta De Fraga Dos Santos
|
14h40m às 15h
|
Comunicação Oral
|
Construção da linguagem
escrita/fotográfica no jornalismo: um estudo discursivo
|
·
Patrícia
De Souza De Amorim Silveira
|
15h às 15h20m
|
GT 2 - ARTE E EDUCAÇÃO
Coordenação: Dra. Jussara Bittencourt (PPGCL) e Dr.
Alexandre Linck (PPGCL).
DATA: 1º/11/2018 (Quinta-feira) / 8h às 10h e
das 19h às 22h
LOCAL: Sala 6 - Mezanino - Centro de
Pós-graduação (ao lado do Supermercado Althoff)
Modalidade
|
Título
|
Autores
|
Horário
|
Relato de experiência
|
Arte contemporânea e educação
ambiental crítica: uma faxina verde na universidade regional de Blumenau –
FURB
|
·
Leomar
Peruzzo
·
Ana
Carolina Rodrigues
·
Carla
Carvalho
·
Luciane
Schulz
|
8h às 8h20m
|
Relato de experiência
|
Leitura literária na educação básica:
uma experiência além do inteligível
|
·
Chirley
Domingues
·
Fernanda
Lima Jardim
|
8h20m às 8h40m
|
Comunicação Oral
|
Identidades em cena: a representação
do casamento no teatro de José de Alencar
|
·
Renata
Marques De Avellar Dal-Bó
|
8h40m às 9h
|
Comunicação Oral
|
A aprendizagem da diversidade
cultural no campo educacional: uma análise a partir das políticas públicas em
vigência
|
·
Andrea
Andrade Alves Debiasi
·
Jussara
Bittencourt de Sá
|
9h às 9h20m
|
Comunicação Oral
|
A verdade estética de Sganzerla na
sua recriação de Welles
|
·
Cristina
De Marco
|
9h20 às 9h40m
|
Comunicação Oral
|
As relações entre as identidades
profissional e pessoal nas representações docentes em Ziraldo e Fanny Abramovich
|
·
Leandro
De Bona Dias
·
Jussara
Bittencourt de Sá
|
9h40m às 10h
|
Comunicação Oral
|
Selfie - sobre imagem-rosto, vida e
morte
|
·
Cintia
Viviane Fernande de Abreu
·
Alexandre
Linck Vargas
|
19h às 19h20m
|
Comunicação Oral
|
O horrível das quadrinistas: análise
estética de graphic novels de horror feitas por mulheres
|
·
Alice
Grosseman Mattosinho
·
Alexandre
Linck Vargas
|
19h20m às 19h40m
|
Comunicação Oral
|
O corpo poético de Yzalú: suas
relações com a experiência
|
·
Micaella
Schmitz
|
19h40m às 20h
|
Comunicação Oral
|
Arte e educação: reflexões sobre a
identidade na obra o testamento do sr. Napumoceno, de germano almeida
|
·
Mayara
Gonçalves de Paulo
·
Jussara
Bittencourt de Sá
|
20h às 20h20m
|
Comunicação Oral
|
Percy Potter: as similaridades dos
protagonistas de Harry Potter e a Pedra Filosofal e Percy Jackson e o ladrão
de raios
|
·
Débora
Aparecida Diogo Espíndola
·
Fábio
Ballmann
|
20h40m às 214
|
Comunicação Oral
|
O rádio e suas rainhas: a construção
da identidade musical brasileira pelo viés da indústria cultural
|
·
Jackson
Gil Avila
·
Jussara
Bittencourt de Sá
|
21h às 2120m
|
Comunicação Oral
|
Design do vazio
|
·
Vívian
Mara Silva Garcia
|
21h20m às 21h40m
|
Relato de experiência
|
Projeto criativo ecoformadore: a
literatura em um contexto transdisciplinar e ecoformador
|
·
Marcia
Bianco
·
Jussara
Bittencourt de Sá
·
Richard
da Silva
|
21h40m às 22h
|
GT 3 - COGNIÇÃO, LINGUAGEM E ENSINO
Coordenação: Dr. Fábio José Rauen (PPGCL) e Me.
Suelen Francez Machado Luciano (PPGCL).
DATA: 1º/11/2018 (Quinta-feira) / 8h às 10h e
das 19h30m às 21h30m
LOCAL: Sala 5 - Mezanino - Centro de
Pós-graduação (ao lado do Supermercado Althoff)
Modalidade
|
Título
|
Autores
|
Horário
|
Comunicação Oral
|
Registros de representação semiótica
na resolução de situações-problemas dentro do software Modellus: formação
continuada em metodologias para o ensino de física no IFSC campus Tubarão
|
·
Lizandra
Botton Marion Morini
·
Fábio
José Rauen
|
8h às 8h20m
|
Comunicação Oral
|
Ensino contextualizado de potência:
possibilidades de abordagens em sala de aula
|
·
Vanessa
Isabel Cataneo
·
Marleide
Coan Cardoso
|
8h20m às 8h40m
|
Comunicação Oral
|
Desafios e perspectivas da educação
matemática no ensino fundamental II: uma análise de processos cognitivos na
resolução de propostas algébricas e pictográficas
|
·
Guilherme
Rossi de Melo
·
Fábio
José Rauen
|
8h40m às 9h
|
Comunicação Oral
|
Aplicação de técnicas de gamificação
em sala de aula: análise orientada pelas noções teóricas de conciliação de
metas
|
·
Andressa
Bregalda Belan
·
Fábio
José Rauen
|
9h às 9h20m
|
Comunicação Oral
|
Jurisprudência sobre a extensão do
escopo da lei maria da penha a homens heteroafetivos vítimas de violência
doméstica e familiar: análise pragmático-cognitiva
|
·
Bárbara
Mendes Rauen
|
9h20 às 9h40m
|
Comunicação Oral
|
Projeto de extensão bioeduca: ensino
prático de ciências no ensino fundamental
|
·
Eduardo
Augusto Lunkes
|
9h40m às 10h
|
Comunicação Oral
|
Moderação de plano de ação
intencional por relações de polidez
|
·
Gabriela
Niero
|
19h30m às 19h50m
|
Comunicação Oral
|
Repercussões da campanha “a culpa não
é da Marisa”: análise conforme a teoria da relevância de comentários de
matéria selecionada do site g1
|
·
Maria
Luisa Paz Nunes
|
19h50m às 20h10m
|
Comunicação Oral
|
Auto e heterovigilância epistêmica de
hipóteses abdutivas antefactuais em situações proativas de criação de
fanfictions: análise com base na teoria de conciliação de metas
|
·
Thalia
Eluar do Nascimento
|
20h10m às 20h30m
|
Comunicação Oral
|
Análise sociorretórica de resumos de
comunicações científicas da xi junic e do xi seminário de pesquisa da
Universidade do Sul de Santa Catarina em 2016
|
·
Helena
Liberato Pereira
|
20h30m às 20h50m
|
Comunicação Oral
|
Uso da segunda pessoa por falante
tubaronense: estudo de caso com o youtuber Luba do canal Lubatv
|
·
Queren
Jemima Batista Gaspar
|
20h50m às 21h10m
|
GT 4 – EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Coordenação: Dra. Fatima Elizabeti Marcomin
(AnPAP-EA/ PPGE), Me. Maricelma Simiano Jung (Ciências Biológicas/UNISUL) e
Dra. Miriam da Conceição Martins (UNESC).
DATA: 31/10/2018 (Quarta-feira) / 13h30m às
15h30m
LOCAL: Sala 01 - Térreo - Centro de
Pós-graduação (ao lado do Supermercado Althoff)
Modalidade
|
Título
|
Autores
|
Horário
|
Comunicação Oral
|
A educação ambiental e a reserva
biológica estadual do Aguaí
|
·
Jonata Furtado
Teixeira
·
Tainá
Chefer Cardoso
·
Dra.
Miriam da Conceição Martins
|
13h30m às 13h50m
|
Relato de experiência
|
Educação ambiental crítica por meio
faxina verde: uma ação integrada entre
o PROESDE e o PET/BIO na universidade regional de Blumenau – FURB
|
·
Luciane
Schulz
·
Eduardo
Augusto Lunkes
·
Carla
Carvalho
·
Leomar
Peruzzo
·
Simone
Wagner
|
13h50m
às
14h10m
|
Comunicação Oral
|
A educação ambiental e os catadores
de material reciclável
|
·
Rafael
Cardoso da Silva
·
Fatima
Elizabeti Marcomin
|
14h10m às
14h30m
|
Comunicação Oral
|
O meio ambiente e as pessoas com
deficiência
|
·
Graziela
Laurindo
·
Fatima
Elizabeti Marcomin
|
14h30m às
14h50m
|
GT 5 - EDUCAÇÃO ESPECIAL, EDUCAÇÃO
INCLUSIVA E ESCOLARIZAÇÃO
Coordenação: Me. Mariléia Mendes Goulart (Curso de
Pedagogia/UNISUL).
DATA: 31/10/2018 (Quarta-feira) / 13h30m às
15h30m
LOCAL: Sala 02 – Térreo - Centro de
Pós-graduação (ao lado do Supermercado Althoff)
Modalidade
|
Título
|
Autores
|
Horário
|
Comunicação Oral
|
A importância da organização e
criação de materiais e recursos adaptados para estudantes da educação
especial: projeto COAMAR
|
·
Simone
De Mamann Ferreira
·
Helen
Denise Daneres Lemos
·
Maria
Cristina de Souza Santos
·
Maria
Eduarda Cidral da Costa
·
Carlos
Ernesto Veloso Castro
|
13h30m às 13h50m
|
Relato de experiência
|
As contribuições da educação especial
para a formação de acadêmicos de história em estágios de acessibilidade do
CA/UFSC
|
·
Nedi von
Fruauff
·
Mateus
Moura Ferreira
·
Antonio
Xavier Spengler Filho
|
13h50m
às
14h10m
|
Comunicação Oral
|
Caminhos inclusivos: visibilidade das especificidades de alunos
com deficiência física e paralisia cerebral através da neurociência.
|
·
Nedi von
Fruauff
|
14h10m às
14h30m
|
GT 6 - EDUCAÇÃO FÍSICA, CORPO E
MOVIMENTO
Coordenação: Dra. Luciane Lara Acco (Curso de
Educação Física/UNISUL), Msc. Antonio Alberto de Lara Junior (Curso de Educação
Física/UNISUL) e Msc. Rômulo Luiz da Graça (Curso de Educação Física/UNISUL).
DATA: 30/10/2018 (Terça-feira) / 13h30m às
15h30m
LOCAL: Sala 05 - Mezanino - Centro de
Pós-graduação (ao lado do Supermercado Althoff)
Modalidade
|
Título
|
Autores
|
Horário
|
Comunicação Oral
|
Atividade de jogo na educação física
sob uma perspectiva de ensino desenvolvimental
|
·
Giseli
Paes Rech Matuchaki,
·
Renato
Porto de Borba
·
Maria
Cleusa Freitas Sérgio
|
13h30m às 13h50m
|
Relato de experiência
|
Formação continuada de professores de
educação física na educação básica um relato de experiências de
licenciandos-bolsistas do PROESDE-FURB
|
·
Eduardo
Petri Ferreira
·
Letícia
Glatz
·
Nubia
Nara Slomp
·
Patricia
Neto Fontes
|
13h50m
às
14h10m
|
GT 7 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA TEORIA DO
ENSINO DESENVOLVIMENTAL
Coordenação: Dra. Josélia Euzébio da Rosa (PPGE),
Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura (USP) e Dr. Ademir Damazio (PPGE/UNESC).
DATA: 30/10/2018 (Terça-feira)* / 15h45m às
17h30m e 31/10/2018 (Quarta-feira) / 8h às 10h20m
LOCAL: Sala 04 - Térreo - Centro de
Pós-graduação (ao lado do Supermercado Althoff)
Modalidade
|
Título
|
Autores
|
Horário
|
Comunicação
Oral
|
O
modo geral de organização do ensino veiculado para a atividade pedagógica na
disciplina de estágio
|
·
Vanessa da Silva da Silveira
·
Ademir Damazio
|
15h45m às 16h05m*
|
Comunicação
Oral
|
Formação
de professores e o conteúdo de avaliação escolar
|
·
Viviane Ribeiro Pereira
·
Vidalcir Ortigara
|
16h05m às 16h25m*
|
Comunicação
Oral
|
Experimento
didático desenvolvimental: uma reflexão a partir de Davýdov
|
·
Mariana Fontes
·
Josélia Euzébio da Rosa
|
16h25m às 16h45m*
|
Relato
de experiência
|
Situação
desencadeadora de aprendizagem: história virtual cordasmil
|
·
Luciane Correa
|
16h45
às 17h05m*
|
Relato
de experiência
|
O
desenvolvimento do conceito de função afim no 9º ano do Ensino Fundamental
com base na teoria Galperiana
|
·
Patrick Leandro Felipe
·
Eloir Fátima Cardoso
|
8h
às 8h20m
|
Comunicação
Oral
|
O
conceito de número: possibilidades de ensino
|
·
Luana Rodrigues dos Santos Gonçalves
·
Adriana Milioli
·
Ane Lise de Aguiar Anselmo
|
8h20m
às 8h40m
|
Relato
de experiência
|
Um
olhar interdisciplinar da e na escola:
desafios e possibilidades de ressignificar a prática pedagógica
|
·
Giseli Fuchter Fuchs
·
Ediséia Suethe Faust Hobold
|
8h40m
às 9h
|
Comunicação
Oral
|
Dimensões
pedagógicas dos cursos de licenciatura presenciais da Unisul: aproximações
iniciais
|
·
Matheus Bernardo Silva
·
Josélia Euzébio da Rosa
|
9h
às 9h20m
|
Comunicação
Oral
|
Ensino
e aprendizagem da tabuada no terceiro ano do ensino fundamental I
|
·
Josélia Euzébio da Rosa
·
Paloma Lessa dos Santos
·
Ediséia Suethe Faust Hobold
|
9h20m
às 9h40m
|
Comunicação
Oral
|
O
ensino desenvolvimental na formação
inicial de professores
|
·
Luciane Correa
·
Josélia Euzébio da Rosa
|
9h40m
às 10h
|
Comunicação
Oral
|
Grupo
de pesquisa teoria do ensino desenvolvimental na educação matemática TEDMAT
|
·
Josiane Vasconcelos Nunes
·
Margarida Dutra dos Santos
·
Maria Aparecida Cardoso Nunes Garcia
·
Patrícia da Rosa Zanelato
·
Silvana Guimarães da Silva
|
10h
às 10h20m
|
GT 8 - ESTÉTICA E POLÍTICA
Coordenação: Dra. Dilma Beatriz Rocha Juliano
(PPGCL), Dr. Artur Giorgi (PPGCL) e Dr. Antônio Carlos Gonçalves dos Santos
(PPGCL).
DATA: 31/10/2018 (Quarta-feira) / 13h30m às
15h30m
LOCAL: Sala 06 - Mezanino - Centro de
Pós-graduação (ao lado do Supermercado Althoff)
Modalidade
|
Título
|
Autores
|
Horário
|
Comunicação Oral
|
Flusser e Borges: zona cinzenta entre
filosofia e literatura
|
·
Jessé
Antunes Torres
·
Alexandre
Linck Vargas
|
13h30m às 13h50m
|
Comunicação Oral
|
Dispositivo representativo da imagem
na contemporaneidade: detalhes = saberes
|
·
Vanessa
Silva Sagica
·
Alexandre
Linck Vargas
|
13h50m
às
14h10m
|
GT 9 - INTERFACES ENTRE EDUCAÇÃO,
GÊNERO E SEXUALIDADE
Coordenação: Dra. Tânia Mara Cruz (PPGE), Dra.
Ramayana Lira de Sousa (PPGCL) e Dra. Nádia Régia Maffi Neckel (PPGCL).
DATA: 31/10/2018 (Quarta-feira) / 13h30m às
15h30m
LOCAL: Sala 03 - Térreo - Centro de Pós-graduação
(ao lado do Supermercado Althoff)
Modalidade
|
Título
|
Autores
|
Horário
|
Comunicação Oral
|
A mulher no sertanejo universitário:
subjetivação e empoderamento feminino
|
·
Maria
Aparecida dos Santos Mota
|
13h30m às 13h50m
|
Pôster
|
Os movimentos estudantis feministas
anticapitalistas na UFSC no período de 2013 à 2018
|
·
André
Felipe Silva
|
13h50m
às
14h10m
|
Comunicação Oral
|
Formação continuada de professores/as
sobre relações de gênero: experiências pedagógicas e o protagonismo da
gestora escolar
|
·
Aline
Madalena Martins
|
14h10m às
14h30m
|
Pôster
|
Sexualidade no contexto escolar:
concepções e práticas sobre sexualidade entre orientadores educacionais
|
·
Juliana
Pereira Limia
·
Dra
Tânia Mara Cruz
|
14h30m às
14h50m
|
Comunicação Oral
|
Trajetórias de mulheres negras gestoras
na educação básica de Tubarão/SC:
barreiras raciais e ascensão social
|
·
Aleida
Cardoso Corrêa
|
14h50m às 15h10m
|
Pôster
|
Relações de gênero e o brincar no
espaço da brinquedoteca
|
·
Bruna
Soethe
|
15h10 às 15h30m
|
Pôster
|
Trajetórias de mulheres negras
gestoras na educação básica de
Tubarão/SC: barreiras raciais e ascensão social
|
·
Aleida
Cardoso Corrêa
|
15h30m às 15h50m
|
GT 10 - IMAGINÁRIO, MEMÓRIA E RELAÇÕES
DE AFETO
Coordenação: Dra. Heloisa Juncklaus Preis Moraes
(PPGCL) e Dr. Mário Abel Bressan Júnior (Curso de Comunicação Social).
DATA: 1º/11/2018 (Quinta-feira) / 14h às 16h
e das 19hàs 22h
LOCAL: Sala 7 - Mezanino - Centro de
Pós-graduação (ao lado do Supermercado Althoff)
Modalidade
|
Título
|
Autores
|
Horário
|
Comunicação Oral
|
Uniformização dos corpos: cultura escolar, identidade, moda e
imaginário
|
·
Suellen
Cristina Vieira
|
14h às 14h20m
|
Comunicação Oral
|
Relações imaginárias: ouvinte e
locutor no rádio expandido
|
·
Francisca
D’altoé
|
14h20m às 14h40m
|
Comunicação Oral
|
As tecnologias do imaginário na
escola: mobilização de símbolos, mitos e saberes
|
·
Lucelia
Moreira Pereira
|
14h40m às 15h
|
Comunicação Oral
|
Memória afetiva e revisitação de
imagens com a televisão: contribuições para o processo ensino-aprendizagem
|
·
Mario
Abel Bressan Junior
|
15h às 15h20m
|
Comunicação Oral
|
Memória e identidade cultural na
historiografia catarinense: cadê o barriga-verde?
|
·
Elton
Luiz Gonçalves
|
15h20m às 15h40m
|
Comunicação Oral
|
Questões de gênero e suas relações
com o imaginário: uma análise da crônica “lavar a honra, matando?” De lima
barreto.
|
·
Luiza
Liene Bressan
·
Marília
Köenig
|
15h40m às 16h
|
Comunicação Oral
|
Entre ternuras, afetos e solidão: um
estudo sobre narrativas de idosos a partir o imaginário
|
·
Luiza
Liene Bressan
·
Heloisa
Juncklaus Preis Moraes
·
Ana
Caroline Voltolini Fernandes
|
19h às 19h20m
|
Comunicação Oral
|
Foto-grafia: registros de um ambiente
como imagem de pertencimento e memória afetiva – o pátio interno da Unisul, Tubarão/SC
|
·
Heloisa
Juncklaus Preis Moraes
·
Luiza
Liene Bressan
·
Ana
Caroline Voltolini Fernandes
|
19h20m às 19h40m
|
Comunicação Oral
|
A publicidade como dispositivo
potencializador de um consumo sustentável, sob o olhar da ética da estética Maffesoliana.
Estudo de caso do site da empresa Ahlma
|
·
Nathaly
Julian
|
19h40m às 20h
|
Comunicação Oral
|
A memória falada para a reconstrução
de afetos e da história da ferrovia Tereza Cristina
|
·
Bruno
Tomaz de Souza
·
Mario
Abel Bressan Junior
|
20h às 20h20m
|
Comunicação Oral
|
Brasão x marca: anima e animus no
imaginário dos símbolos de Imbituba
|
·
Emanuelle
Querino Alves de Aviz
|
20h40m às 214
|
Comunicação Oral
|
Afeto e nostalgia na memória do
público jovem: uma análise da série stranger things
|
·
Leonardo
Alexsander Lessa
·
Dr.
Mário Abel Bressan Júnior
|
21h às 2120m
|
Comunicação Oral
|
O arquétipo do mentor no mito do herói
que habita o homem
|
·
Reginaldo
Osnildo
|
21h20m às 21h40m
|
Comunicação Oral
|
Técnica de associação semântica: uma
metodologia possível para os estudos do imaginário
|
·
Leidiane
Coelho Jorge
·
Heloisa
Juncklaus Preis Moraes
|
21h40m às 22h
|
GT 11 - INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL
Coordenação: Dra. Luciane Pandini Simiano (PPGE) e
Dra. Rosa Batista (PPGE)
DATA: 30/10/2018 (Terça) / 8h às 9h45m
LOCAL: Sala 01 - Térreo - Centro de
Pós-graduação (ao lado do Supermercado Althoff)
Modalidade
|
Título
|
Autores
|
Horário
|
Comunicação Oral
|
Relações entre documentação
pedagógica, estética e formação de professores na educação infantil
|
·
Anna
Carla Luz Lisboa
|
8h às 8h20m
|
Comunicação Oral
|
O acolhimento da alteridade na
educação infantil pelas vias da documentação pedagógica
|
·
Onileda
de Souza Matta Guimarães
·
Luciane
Pandini simiano
|
8h20m às 8h40m
|
Comunicação Oral
|
A experiência de crianças da
pré-escola inseridas no espaço da escola de ensino fundamental
|
·
Fernando
Carvalho
·
Luciane
Pandini simiano
|
8h40m às 9h
|
Pôster
|
Inteligência emocional na infância:
como as crianças lidam com suas emoções
|
·
Nathalia
do Nascimento Clemencia
·
Rosa
Cristina Ferreira de Souza
|
9h às 9h20m
|
GT 12 - PATRIMÔNIO CULTURAL E EDUCAÇÃO
Coordenação: Dr. Geovan Martins Guimarães (GRUPEP),
Me. Bruna Cataneo Zamparetti (GRUPEP) e Me. Jéssica Mendes Cardoso (GRUPEP).
DATA: 30/10/2018 (Terça-feira) / 13h30m às
15h30m
LOCAL: Sala 07 - Mezanino - Centro de
Pós-graduação (ao lado do Supermercado Althoff)
Modalidade
|
Título
|
Autores
|
Horário
|
Comunicação Oral
|
Oficina de escavação simulada
|
·
Carolina
Porto Luiz
·
Micaella
Schmitz
·
Bruna
Cataneo Zamparetti
|
13h30m às 13h50m
|
Comunicação Oral
|
Panorama cultural de Rio Fortuna
|
·
Danielle
Eing
·
Tatiane
Soethe Szlachta
|
13h50m
às
14h10m
|
GT 13 - POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE
PROFESSORES
Coordenação: Dra. Letícia Carneiro Aguiar (PPGE).
DATA: 30/10/2018 (Terça-feira) / 8h às 9h45m
e das 13h30m às 15h30m
LOCAL: Sala 01 - Térreo - Centro de
Pós-graduação (ao lado do Supermercado Althoff)
Modalidade
|
Título
|
Autores
|
Horário
|
Comunicação Oral
|
Políticas de inclusão universitária: desdobramentos
na atual conjuntura de desmantelamento da educação pública.
|
·
Luciana
Vieira Lopes Bianchi
|
8h
às 8h20m
|
Comunicação Oral
|
Conhecimento da geografia no
currículo do curso de pedagogia: reflexões do curso da Unisul
|
·
Ingryd
Bianchet Marcelino Beckhauser
|
8h20m
às 8h40m
|
Comunicação Oral
|
Planejamento articulado entre Ciências
e História: atividade orientadora de ensino
|
·
Danielle
Espindola de Souza
·
Delma
Olveira
·
Leonardo
Adamante Fermiano Souza
·
Aline de
Souza Duarte
|
9h
às 9h20m
|
Comunicação Oral
|
Situação emergente do cotidiano: o
dia do índio na disciplina de Matemática e de História
|
·
João
Ricardo Linhares
·
Paula
Felipe
·
Scarlleth
Laureano Marques
|
13h30m às 13h50m
|
Relato de experiência
|
Percurso reflexivo no estágio da
licenciatura em Ciências Biológicas: aproximações entre a dimensão pessoal e
a profissional na formação docente inicial
|
·
Natalia
Pedron
·
Ellen
Rau de Carvalho
·
Luciane
Schulz
|
14h10m às
14h30m
|
Comunicação Oral
|
Oficinas de formação docente:
construção de materiais adaptados para estudantes com deficiência
|
·
Fernanda
Albertina Garcia
·
Ciriane
Jane Casagrande da Silva
·
Eloisa
Barcellos de Lima
·
Cássia
Cilene de Almeida Chalá Machado
·
Nedi von
Fruauff
|
14h30m às
14h50m
|
Comunicação Oral
|
Organização do ensino: atividade
orientadora de ensino
|
·
Cristina
Demetrio Boll
·
Lucas
Duarte Francisco
·
Marcos
Belmiro Neto
·
Jaila
Demetrio Orlandi
|
15h10 às 15h30m
|
GT 14 - POLÍTICA, DIREITOS HUMANOS,
MÍDIA E EDUCAÇÃO
Coordenação: Dra. Andréia da Silva Daltoé (PPGCL),
Dra. Solange L. Gallo (PPGCL), Dra. Giovanna Flores (PPGCL) e Dra. Juliana
Silveira (PPGCL).
DATA: 31/10/2018 (Quarta-feira) / 13h30m às
15h30m e das 15h45m às 17h30m
LOCAL: Sala 02 - Térreo - Centro de
Pós-graduação (ao lado do Supermercado Althoff)
Modalidade
|
Título
|
Autores
|
Horário
|
Comunicação Oral
|
A educação democrática no Brasil: memória, lacunas e interdições
|
·
Debbie
Mello Noble
|
13h30m
às 13h50m
|
Comunicação Oral
|
Da sociedade disciplinar à sociedade
do espetáculo: uma análise do código de ética do jornalismo brasileiro
|
·
Fabiana
Soares
·
Giovanna
Gertrudes Benedetto Flores
|
13h50m
às 14h10m
|
Comunicação Oral
|
A condição humana e o prejuízo da
autonomia: uma leitura de “a situação humana” de Aldous Huxley
|
·
Gisele
da Silva Rezende da Rosa
|
14h10m
às 14h30m
|
Comunicação Oral
|
Discurso científico e discurso
acadêmico: sobre a circulação nos espaços digitais
|
·
Bianca
Queda Costa
|
14h30m
às 14h50m
|
Relato de experiência
|
Violências contra criança: um debate
escolar urgente
|
·
Érica
Monteiro
·
Celso
Kraemer
|
14h50m
às 15h10m
|
Pôster
|
O tratamento da mídia a uma chefe de
estado
|
·
Carolina
Leoni Fagundes
|
15h10m às 15h30m
|
Relato de experiência
|
Eu avalio, tu internalizas, nós
competimos: formação imaginária no discurso de 37 professores sobre o
aprender e o desenvolver.
|
·
Andréia
Daltoé
·
Dâmaris
de Oliveira Batista da Silva
|
15h45m às 16h05m
|
Comunicação Oral
|
Sala de aula e acolhimento: extensão
universitária como espaço de educação em direitos humanos
|
·
Carla
Borba
|
16h05m às 16h25m
|
Comunicação Oral
|
#Theafricathemedianevershowsyou:
memória e resistência
|
·
Camila
Borges dos Anjos
|
16h25m às 16h45m
|
GT 15 - POLÍTICAS E PRÁTICAS DE
ALFABETIZAÇÃO
Coordenação: Dra. Leonete Luzia Schmidt (PPGE) e
Dra. Maria Sirlene Pereira Schlickmann (Pro-EPPExI).
DATA: 30/10/2018 (Terça-feira) / 8h às 9h45m
e das 13h30m às 15h30m
LOCAL: Sala 03 - Térreo - Centro de
Pós-graduação (ao lado do Supermercado Althoff)
Modalidade
|
Título
|
Autores
|
Horário
|
Comunicação Oral
|
Ver, ouvir, sentir, cheirar e
degustar: os cinco sentidos no ciclo alfabetizador
|
·
Iara
Kestering de Souza Martins
·
Letícia
Oliveira Martins Rocha
|
8h
às 8h20m
|
Comunicação Oral
|
O livro alfabetização... Uma aventura
para a criança e sua difusão para as escolas públicas do estado de Santa Catarina
pela voz das professoras
|
·
Daiane
de Medeiros Thomaz
|
8h20m
às
8h40m
|
Relato de experiência
|
Projeto leitor de ouro: práticas de
leitura e escrita
|
·
Janaina
Albertina Constantino
·
Angelina
dos Anjos Silva
·
Iveti
Ouriques Aurerio
·
Maria
Aparecida Nunes Oliveira de Souza
|
8h40m
às
9h
|
Relato de experiência
|
Alfabetização: práticas pedagógicas
desenvolvidas no 1º ano do ensino fundamental do Colégio Dehon
|
·
Camila
Mauricio
·
Thamyris
Mateus da Silva Galdino
·
Maria
Aparecida Lima Filho Margotti
·
Clésia
da Silva Mendes Zapelini
|
9h
às 9h20m
|
Relato de experiência
|
Educação em tempo integral:
partilhando experiências
|
·
Letícia
Oliveira Martins Rocha
·
Clésia
da Silva Mendes Zapelini
·
Daniela
Paes Inácio
·
Marina
Vargas Capistrano
|
9h20m
às 9h40m
|
Comunicação Oral
|
Situação desencadeadora de
aprendizagem com base na história virtual: “Os bambolês da Dona Joaninha”: um
planejamento articulado entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática
e Ciências para o 3º ano do Ensino Fundamental
|
·
Anna
Carolina Justino
·
Beatriz
Machado Bristot
·
Conceição
Aparecida Kindermann
|
13h30m às 13h50m
|
Comunicação Oral
|
Atividade orientadora de ensino
(AOE): uma proposta articulada entre Ciências e História
|
·
Tatiane
Soethe Szlachta
·
Letícia
Herdt
|
13h50m às 14h10m
|
Comunicação Oral
|
A contribuição da utilização do jogo
didático para o ensino de Química
|
·
Francielen
Kuball Silva
|
14h10m às 14h30m
|
Comunicação Oral
|
A notícia como situação emergente do
cotidiano para o ensino de Geografia e Língua Portuguesa
|
·
Jonas
Daniel do Amaral Pinto
·
Débora
Medeiros Perdoná
·
Letícia
Gomes de Lima
|
14h30m às 14h50m
|
GT 16 - PSICANÁLISE E LINGUAGEM
Coordenação: Dr. Maurício Maliska (PPGCL) e Dra.
Adriana de Oliveira Limas Cardoso (Curso de Psicologia/UNISUL).
DATA: 30/10/2018 (Terça-feira) / 8h às 9h45m
LOCAL: Sala 05 - Térreo - Centro de
Pós-graduação (ao lado do Supermercado Althoff)
Modalidade
|
Título
|
Autores
|
Horário
|
Comunicação Oral
|
Autismo: efeito de uma linguagem que "falha"?
|
·
Leidiane
Nunes Mateus Goulart
|
8h
às 8h20m
|
Comunicação Oral
|
Ética e psicanálise: uma articulação
lacaniana
|
·
Daniel
Matos
|
8h20m
às
8h40m
|
Comunicação Oral
|
Psicanálise na universidade:
intersecções sobre uma possível articulação
|
·
Adriana
de Oliveira Limas Cardozo
|
8h40m
às
9h
|
Comunicação Oral
|
O olhar da escola para o aluno: uma
perspectiva psicanalítica sobre o sintoma no contexto escolar
|
·
Jurema
de Andrade Bressan
|
9h
às 9h20m
|
Comunicação Oral
|
Desatenção e hiperatividade: do
nosográfico à estrutura
|
·
Reginaldo
João Vieira
|
9h20m
às 9h40m
|