APRESENTAÇÕES DE TRABALHO - ENSALAMENTO, DATAS E HORÁRIOS
As apresentações de trabalho acontecerão na UFTM-Unidade II da Univerdecidade (Av. Randolfo Borges Júnior, 1400)
CADA APRESENTAÇÃO TERÁ DURAÇÃO TOTAL DE 15 MINUTOS, SENDO
10 MINUTOS DESTINADOS À APRESENTAÇÃO PELOS AUTORES E OUTROS 5 MINUTOS PARA
DÚVIDAS E CONSIDERAÇÕES DOS PARTICIPANTES DA SESSÃO. ESTE TEMPO SERÁ CONTROLADO
PELOS MEDIADORES DE CADA SALA.
RECOMENDA-SE QUE OS APRESENTADORES PRODUZAM SEU MATERIAL
NO EDITOR DE APRESENTAÇÕES DE SUA PREFERÊNCIA E LEVEM SEUS PRÓPRIOS
COMPUTADORES, UMA VEZ QUE ESTES DISPOSITIVOS NÃO ESTARÃO DISPONÍVEIS VIA
ORGANIZAÇÃO DO EVENTO.
CADA SALA CONTARÁ APENAS COM O DATASHOW DISPONÍVEL PARA OS APRESENTADORES.
O EVENTO NÃO SUGERE MODELO PARA A APRESENTAÇÃO, FICANDO
ESTE A CRITÉRIO DOS AUTORES. TODAS AS APRESENTAÇÕES SERÃO REALIZADAS PRESENCIALMENTE.
A PROGRAMAÇÃO DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS, CONTENDO ENSALAMENTO, DATAS E HORÁRIOS, PODE SER ACESSADA AQUI.


O VII Seforprof foi a penúltima edição realizada em 2017. Em 2022, o evento foi totalmente online.
O
IX Seminário de Formação de Professores (Seforprof) pretende discutir as
conexões entre autoavaliação e internacionalização nos programas de
pós-graduação em Educação. A agenda de atividades inclui apresentação de
trabalhos e debates sobre o contexto internacional, o sentido das parcerias e
da cooperação para o desenvolvimento da pesquisa feita localmente, visando
gerar impactos positivos na educação por meio da promoção de inovação
educacional, pesquisa colaborativa e melhoria na qualidade de vida das pessoas
impactadas pelo conhecimento produzido nos PPG.
O
evento situa-se no âmbito das ações do Programa de Pós-Graduação em Educação
(PPGE/UFTM). O PPGE tem como objetivo formar profissionais capazes de analisar
e refletir criticamente sobre a realidade educacional em níveis local,
regional, nacional e internacional. Discutir as temáticas autoavaliação e
internacionalização caminham ao encontro das demandas levantadas pela Capes nos
últimos anos, ou seja, a autoavaliação dos programas de pós-graduação e sua
constante inserção no cenário internacional, contribuindo com a disseminação de
conhecimentos para a sociedade.
Aprovado
para funcionar em 2013, o PPGE inicialmente visou oferecer possibilidade de
continuidade de formação para os egressos dos próprios cursos de licenciaturas
da UFTM e também atender às demandas existentes nas regiões circunvizinhas, em
decorrência da demanda por formação existente na educação básica em geral. A
criação do programa foi resultado dos esforços conjuntos de seu corpo docente
multidisciplinar, atuante nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas,
Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química.
Em
2020, a Capes autorizou a oferta do doutorado, que se organiza a partir da
linha “Fundamentos e Práticas Educativas” e acolhe pesquisadores nacionais e
internacionais vindos dos cursos de licenciatura e bacharelado, além de outras áreas
que construam diálogo com a Educação.
O
Seforprof é, portanto, reflexo da diversidade acadêmica do PPGE e aceita
submissões de trabalhos em quatro áreas temáticas a saber: “Didática e práticas
de ensino em ambientes formais e não formais”, “Formação de professores e
outros agentes educacionais”, “Fundamentos históricos, filosóficos e
sociológicos da educação” e “Novas tecnologias e ambientes de aprendizagem”. Tradicionalmente o evento é organizado por docentes e discentes do PPGE, com apoio da secretaria do programa. Para a edição de 2024, a organização do SeForProf ficou sob a responsabilidade do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências – GENFEC, liderado por dois docentes do PPGE e, conta também com a participação de outros dois docentes, além de discentes de mestrado e doutorado do programa.
Nosso contato: seforprof.uftm.2024@gmail.com
COORDENAÇÃO
Prof. Dr. Pedro Donizete Colombo Junior
COMISSÃO ORGANIZADORA
Alexandra Bujokas De Siqueira
Aline Mantovani Petri
Ana Clara Melo de Andrade Rodrigues
Andreia Beatriz Moreira
Camila Manoela Silva
Carla Madalena Santos
Daniel Fernando Bovolenta Ovigli
Diogo Arantes Campos
Elizangela de Macedo Brito
Gabriel Roberto Ciriaco da Silva
Gracelina Alves Silva
Gracinda Vieira Barros
Heloísa de Faria Folador
Jennifer Gonçalves Rodrigues
Joana Darc Aparecida Braz
Juliana de Sousa Pedrosa
Letícia Fernanda da Silva
Luana Rodrigues de Araújo
Lucio Álvaro Marques
Maria Betânia Moreira Carvalho Silva
Monica Izilda da Silva
Renato de Oliveira
Suely Silva Nogueira
Tenisziara de Moura Ferreira
Thiago Riccioppo
Welisson Marques
Wellington José Custódio dos Santos
COMISSÃO CIENTÍFICA
Prof. Dr. Acir Mario Karwoski - UFTM
Profa. Dra. Alexandra Bujokas de Siqueira - UFTM
Profa. Dra. Anelise Martinelli Borges de Oliveira - UFTM
Prof. Dr. Carlos Alberto Póvoa - UFTM
Profa. Dra. Cláudia Regina Bovo - UFTM
Prof. Dr. Daniel Fernando Bovolenta Ovigli - UFTM
Prof. Dr. Flávio Henrique Dias Saldanha - UFTM
Profa. Dra. Helena de Ornellas Sivieri Pereira - UFTM
Prof. Dr. Jonas Bach Junior - UFTM
Prof. Dr. Lúcio Álvaro Marques - UFTM
Profa. Dra. Martha Maria Prata Linhares – UFTM
Profa. Dra. Natália Aparecida Morato Fernandes - UFTM
Prof. Dr. Pedro Donizete Colombo Junior - UFTM
Profa. Dra. Regina Maria Rovigati Simões - PPGE/UFTM
Prof. Dr. Rosemberg Ferracini - UFTM
Prof. Dr. Thiago Henrique Barnabé Corrêa - UFTM
Profa. Dra. Váldina Gonçalves da Costa - UFTM
Profa. Dra. Vanessa de Paula Cintra - UFTM
Profa. Dra. Vânia Cristina Da Silva Rodrigues - UFTM
Prof. Dr. Vera Lucia Bonfim Tiburzio - UFTM
Prof. Dr. Welisson Marques - IFTM