IX MUSICOM

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Black, music e as melodias do caos

A edição deste ano traz como tema norteador: “black, music e as melodias do caos”, visando contribuir com o debate sobre questões étnico-raciais no âmbito acadêmico e no universo midiático-musical.
Esperamos dar uma nobre contribuição para que críticas e autocríticas no meio acadêmico, musical e midiático possam ser algo vindouro e constante, assim como presente e longeva vem sendo a lamentável persistência de atos segregacionistas, ainda que ocultados.

Palestrantes

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Inscrições

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Programação dos GTs

Inscrições abertas para ouvintes

 

-DIA 29 DE SETEMBRO DE 2020 (TERÇA-FEIRA)-

 

GT 01 – MEMÓRIA E HISTÓRIA MIDIÁTICA DA MÚSICA

-Sala “Carmen Costa”-

17h: Apresentação e debate online

 

Coordenação: Raphael Fernandes Lopes Farias (Musimid/Unip)


Os “Golden Boys” e a Jovem Guarda

Luciana Antunes, Andrea Pereira (UNIP);


A "batida" do reggae no Maranhão

Maristane de Sousa Rosa Sauimbo (UEMASUL);

 

Produção Fonográfica do Norte: o disco como materialidade da memória sonora amazônica

Marcello Monteiro Gabbay (Universidade São Judas Tadeu - SP);


Paulo da Portela:  pensamento malandreado em narrativas de trabalhadores-sambistas no Pós - Abolição (1920 - 1949)

Karen Pegas (CEFET-RJ)


O centenário de Carmem Costa e os cantores negros na “Era do Rádio”

Raphael F. Lopes Farias (UNIP), Silvia Sena (UNIP);

 

 

GT 02 – METODOLOGIAS INTERDISCIPLINARES DE ANÁLISE EM MÍDIA E MÚSICA
-Sala “Carmen Costa”-

17h: apresentação e debate online


Coordenação: Raphael Fernandes Lopes Farias (Musimid/Unip)


A etnografia multi-situada como percurso de imersão nas práticas produtivas e discursivas do carimbó urbano

Daniel da Rocha Leite Jr (UFPA);

 

Escutas Poéticas Musicais como metodologia de pesquisa

Felipe Gue Martini (FSG Centro Universitário da Serra Gaúcha);

 

Análise das visualidades de videoclipes de Funk Ostentação a partir do gesto metodológico dos Estudos de Cultura Visual

Ana Carolina Borges de Andrade (UFMG);

 

Ilé Àsé Ìyá Ogunté: música, liturgia e resistência

Natália Fernandes da Paixão, Jefferson José Oliveira Chagas de Souza (IFPA);

 

Estética sonora: delineamento do processo de mixagem a partir do conceito identitário de um gênero musical (jazz)

Ralmon Sousa Pereira (UFCG);

 

Esboçando "underground" como ferramenta de análise histórico-musical

Gustavo Steinmacher (UDESC);

 

 

GT 03 – MÚSICA E PROCESSOS IDENTITÁRIOS (Seção I)

- Sala “Dona Teté” -
17h: apresentação e debate online


Coordenação: Tonny Araújo (UFMA)


 Uma comunidade tambor: trajetórias de mulheres negras na percussão baiana

Marcos Santos (UFBA);

 

Que ancestral? Raça, ritualidade e representação em Luedji Luna

Cláudio Coração, Solange Santos (UFOP);

 

“Se eu te procurar, não abre a porta”: relacionamentos abusivos e papéis de gênero em hits radiofônicos.

Hellen Santos Perucci, Carlos Jáuregui (UFOP);

 

"Minha resistência é minha revolução": feminismo interseccional, branquitude e Riot Grrrl

Karina Moritzen Barbosa (UFRN);

 

MC Soffia e o rap na construção das identidades das meninas negras

Jackeline da Costa (UFF);

 

Da Bahia até Paris: Aspectos da depressão e resistência em Baco Exu do Blues

Solange Stéfane Santos (UFOP);

 

Desceu da favela pro asfalto? Conveniência racial e apropriação identitária nos videoclipes de Anitta

Luiza Costa (UFF); Izabel Raphael (UFF)

 

"Vai malandra": o discurso de Anitta a partir de acontecimentos jornalísticos no Brasil

Letícia Rossa (Unisinos); 


Transatlântika: O Livro de Areia

Mo Maiê  (Rede Africanidades);


Memórias ancestrais negras em sonoridades contemporâneas produzidas por cantautoras baianas: Uma escuta musical racializada e gendrada

Helen Campos Barbosa (UFBA).

 

 

GT 03 – MÚSICA E PROCESSOS IDENTITÁRIOS (Seção II)

-Sala “Selma do Côco”-
17h: apresentação e debate online


Coordenação: Profa. Dra. Arlete Caye (UNILASALLE)

 

Uma aproximação da mixtape Veterano (2019), de Nego Gallo: sobre as singularidades do som no entremeio com a cidade de Fortaleza

Matheus Santiago (UFOP);

 

A presença africana na música argentina e brasileira: um estudo comparativo do maracatu nação e o candombe afroporteño

Pablo Commisso, Universidad de Buenos Aires (UBA);

 

A velhice representada na música popular brasileira

Eliane Jost Blessmann, Arlete Caye (UNILASALLE);

 

Pixaim

Marlise Borges (Faculdade Cásper Líbero – SP);

 

Milongueando memórias: vestígios do negro na paisagem pampiana

Jucelino Viçosa, Cleusa Maria Gomes Graebin (UNILASALLE);

 

Tempos de escutar: a influência da musicalização nas séries iniciais

Ronaldo Silva Lopes, Lúcia Regina Lucas da Rosa, Wagner dos Santos Chagas (UNILASALLE);

 

A atualidade da tradição: reflexões a partir de Musas (un homenaje al folclore latinoamericano, en manos de Los Macorinos)

Rafael José Azevedo, Bruno Souza Leal (UFMG);

 

A potência micropolítica dos atos de ver

Ana Carolina Borges de Andrade (UFMG);

 

Com quantos costumes se faz uma tradição? Uma análise sobre a produção da música regional nordestina

Renata Louriane Moreira da Silva Menezes Constant (UFF);

 

Música negra baiana, comunicação musical e perspectivas da etnomusicologia

Marcio André Pereira de Jesus (UFBA);




-DIA 30 DE SETEMBRO DE 2020 (QUARTA-FEIRA)--


GT 03 – MÚSICA E PROCESSOS IDENTITÁRIOS (Seção III)

-Sala “Miriam Makeba”-

17h: apresentação e debate online


Coordenação: Profa. Dra. Katharina Doring (UNEB)


Exposição da necropolítica do Estado Brasileiro pelo Hip Hop: Uma análise dos textos de Djonga e Mbembe

Marco Túlio Corraide (UFOP);

 

O contemporâneo em Besta Fera, de Jards Macalé: o tempo, o assombro e o possível

Thiago Henrique Fernandes Leão Gomes (UFOP), Cláudio Rodrigues Coração (UFOP)

 

O Funk Matou o Rap?: aproximações e divergências dos estilos Rap e Funk brasileiros nos espaços paulista e carioca.

Marlene Vasconcelos Moraes de Oliveira  (UFMG);

 

Black music e consciência negra: a influência de Amiri Baraka no pensamento crítico sobre o jazz.

Antônio Carlos Araújo Ribeiro Júnior (UFMA);

 

“Pega visão”: O protagonismo de jovens rimadores em batalhas de MCs em Salvador

Regiane Smocowisk Miranda (UFBA);

 

Itamar Assumpção vulgo “Nego dito cascavé”:  questões étnico-raciais, estético-políticas e disputas na crítica cultural em torno da carreira de um “maldito”

Larissa Caldeira Gaspar Padre (UFBA);

 

Spirito Santo, Mateus Aleluia e Martinho da Vila: trajetórias artísticas contemporâneas na pauta antirracista

Mateus Berger Kuschick (IFRS), Reginaldo Gil Braga (UFRGS);

 

Videomemes musicais e paisagens periféricas: performances do funk corporificadas a outros gêneros musicais

Luana Inocêncio (UFF);

 

“Para que havemos de mentir? O subúrbio está é bão, venham ver não é estória”: Paulo da Portela porta-voz do subúrbio carioca de Oswaldo Cruz (1920 -1949)

Karen Pêgas (CEFET-RJ) e Elisângela de Jesus Santos (CEFET-RJ).

 

 

GT 04 – MÚSICA, ESTADO E MERCADO
-Sala “Jimi Hendrix”-

17h: apresentação e debate online


Coordenação:  Aline Braga Farias Conceição (UFS)

 

Passinho na Praça: um estudo sobre usos culturais dos espaços públicos por jovens de periferia em Campos dos Goytacazes  
Elizangela Rosa (UENF) e Luciane Silva (UENF)

Resistências e apropriações na ilha rebelde: a Festa e as festas do Dia de São Marçal, em São Luís – MA

Paulo Rogério Costa de Oliveira (Cesilha-MA)


Cenas Musicais Em Canoa Quebrada: Uma Análise Da Broadway Nordestina
Breno da Silva Nascimento (UERN)


Ray Charles: uma análise de produção musical da música Hit the road jack, a partir da sua confluência com outros gêneros musicais   

Ralmon Sousa Pereira (UFCG)

O Rap dos anos 2010 a 2020 e a Indústria Cultural
Daniel Soares da Silva (FAPCOM)


Paralelo 30 S:
perspectivas do acesso e da apropriação midiática do rap na capital do Rio Grande do Sul

Dulce Mazer (RS)


Sons da Calçada e da Quebrada no espaço urbano de Aracaju
Aline Braga Farias Conceição (UFS)

 

GT 05, MÚSICA, CONVERGÊNCIA E FENÔMENOS EM REDE

- Sala Jimi Hendrix-
17h: apresentação e debate online


Coordenação:  Aline Braga Farias Conceição (UFS)


Vai malandra”: Anitta e a midiatização do mercado musical contemporâneo

Bárbara Héllen Menezes Fraga (UFPB)

 

Escrevivência musical preta: o caos performativo nas diásporas dos fenômenos em rede. 

José Antônio Carneiro Leão (UNEB) e Margarete de Souza Conrado (UNEB).

 

 

GT 06 – MÚSICA E SONS NO AUDIOVISUAL

-Sala “Sabotage”-
17h: apresentação e debate online


Coordenação: Jefferson Saylon Sousa (Musicom)


A ressignificação do olhar para periferia no videoclipe “A coisa tá Preta” de Rincon Sapiência

Dra. Maria Collier de Mendonça (UFSC) e Leonardo Ribeiro Santos (PUC-SP)

 

“Tonight I’m a rock’n’roll star”: considerações sobre a imersão em Guitar Hero Live

Bruno Vasconcelos (PPGCOM/ESPM)


Percussão em narrativa audiovisual: a realização do documentário "A Percussão Contemporânea no Brasil - Episódio 1: O Grupo de Percussão do Brooklin como grupo pioneiro"

Eduardo Fraga Tullio (UFU) e Mirna Tonus (UFU)


A dupla articulação narrativa da música popular em Fresa y Chocolate (1993)

Marina de Morais Faria Novais (UFMG)

 

Black is the King: A análise audiovisual do clipe “Already” como proposta comunicacional da cantora Beyoncé

Marina Fernanda Veiga dos Santos de Farias Mendes (MA)

 

Identidade negra do gueto norte americano em Grand Theft Auto San Andreas (2004): o caso da Rádio Los Santos

Adriana Falqueto Lemos (IFSM)

 

O operário e o operador de uma outra sensibilidade cinematográfica
Fabio Rodrigues Filho (UFMG)

 

Zeal & Ardor: materializações da música afrodiaspórica e a performance negra no heavy metal

Thiago Pimentel Barbosa Lima (Poscom - UFBA)

 

“Sampleadas sonoras e mashups de comentários”: rap lo-fi brasileiro nos playlists do Youtube

Vitor Pereira Ribeiro (FAPCOM) e Bruno César dos Santos (UNIP/FAPCOM)

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