Este é um evento online
Black, music e as melodias do caos
A edição deste ano traz como tema norteador: “black, music e as melodias do caos”, visando contribuir com o debate sobre questões étnico-raciais no âmbito acadêmico e no universo midiático-musical.
Esperamos dar uma nobre contribuição para que críticas e autocríticas no meio acadêmico, musical e midiático possam ser algo vindouro e constante, assim como presente e longeva vem sendo a lamentável persistência de atos segregacionistas, ainda que ocultados.
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Inscrições abertas para ouvintes
-DIA 29 DE SETEMBRO DE 2020 (TERÇA-FEIRA)-
GT 01 – MEMÓRIA E HISTÓRIA
MIDIÁTICA DA MÚSICA
-Sala “Carmen Costa”-
17h: Apresentação e debate online
Os “Golden Boys” e a Jovem Guarda
Luciana Antunes, Andrea Pereira (UNIP);
A "batida"
do reggae no Maranhão
Maristane de Sousa Rosa Sauimbo (UEMASUL);
Produção Fonográfica do Norte: o disco como materialidade da memória sonora amazônica
Marcello Monteiro
Gabbay (Universidade São Judas Tadeu - SP);
Paulo da Portela: pensamento malandreado em narrativas de trabalhadores-sambistas no Pós - Abolição (1920 - 1949)
Karen Pegas (CEFET-RJ)
O centenário de Carmem Costa e os cantores negros na “Era do Rádio”
Raphael F. Lopes Farias (UNIP), Silvia Sena (UNIP);
GT 02 – METODOLOGIAS INTERDISCIPLINARES
DE ANÁLISE EM MÍDIA E MÚSICA
-Sala “Carmen Costa”-
17h: apresentação e debate online
A etnografia multi-situada
como percurso de imersão nas práticas produtivas e discursivas do carimbó
urbano
Daniel da Rocha Leite
Jr (UFPA);
Escutas Poéticas
Musicais como metodologia de pesquisa
Felipe Gue Martini
(FSG Centro Universitário da Serra Gaúcha);
Análise das
visualidades de videoclipes de Funk Ostentação a partir do gesto metodológico
dos Estudos de Cultura Visual
Ana Carolina Borges de
Andrade (UFMG);
Ilé Àsé Ìyá Ogunté:
música, liturgia e resistência
Natália Fernandes da Paixão, Jefferson José Oliveira Chagas
de Souza (IFPA);
Estética sonora:
delineamento do processo de mixagem a partir do conceito identitário de um
gênero musical (jazz)
Ralmon
Sousa Pereira (UFCG);
Esboçando
"underground" como ferramenta de análise histórico-musical
Gustavo Steinmacher (UDESC);
GT 03 – MÚSICA E PROCESSOS
IDENTITÁRIOS (Seção I)
- Sala “Dona Teté” -
17h: apresentação e debate online
Marcos Santos (UFBA);
Que ancestral? Raça, ritualidade
e representação em Luedji Luna
Cláudio Coração, Solange Santos (UFOP);
“Se eu te procurar,
não abre a porta”: relacionamentos abusivos e papéis de gênero em hits radiofônicos.
Hellen Santos Perucci, Carlos Jáuregui (UFOP);
"Minha
resistência é minha revolução": feminismo interseccional, branquitude e
Riot Grrrl
Karina Moritzen Barbosa (UFRN);
MC Soffia e o rap na
construção das identidades das meninas negras
Jackeline da Costa (UFF);
Da
Bahia até Paris: Aspectos da depressão e resistência em Baco Exu do Blues
Solange Stéfane Santos (UFOP);
Desceu da favela pro asfalto? Conveniência racial e
apropriação identitária nos videoclipes de Anitta
Luiza Costa (UFF); Izabel Raphael (UFF)
"Vai malandra": o
discurso de Anitta a partir de acontecimentos jornalísticos no Brasil
Letícia
Rossa (Unisinos);
Transatlântika: O Livro de Areia
Mo Maiê (Rede Africanidades);
Memórias ancestrais negras em sonoridades contemporâneas produzidas por cantautoras baianas: Uma escuta musical racializada e gendrada
Helen Campos Barbosa (UFBA).
GT 03 – MÚSICA E PROCESSOS
IDENTITÁRIOS (Seção II)
-Sala “Selma do Côco”-
17h: apresentação e debate online
Uma aproximação da
mixtape Veterano (2019), de Nego Gallo: sobre as singularidades do som no
entremeio com a cidade de Fortaleza
Matheus Santiago (UFOP);
A presença africana na
música argentina e brasileira: um estudo comparativo do maracatu nação e o
candombe afroporteño
Pablo Commisso, Universidad de Buenos Aires (UBA);
A
velhice representada na música popular brasileira
Eliane Jost
Blessmann, Arlete Caye (UNILASALLE);
Pixaim
Marlise Borges (Faculdade Cásper Líbero – SP);
Milongueando
memórias: vestígios do negro na paisagem pampiana
Jucelino Viçosa, Cleusa Maria Gomes Graebin (UNILASALLE);
Tempos
de escutar: a influência da musicalização nas séries iniciais
Ronaldo Silva Lopes, Lúcia Regina Lucas da Rosa, Wagner dos
Santos Chagas (UNILASALLE);
A atualidade da
tradição: reflexões a partir de Musas (un
homenaje al folclore latinoamericano, en manos de Los Macorinos)
Rafael José Azevedo, Bruno Souza Leal
(UFMG);
A potência micropolítica dos atos
de ver
Ana
Carolina Borges de Andrade (UFMG);
Com quantos costumes se faz uma
tradição? Uma análise sobre a produção da música regional nordestina
Renata Louriane Moreira da Silva
Menezes Constant (UFF);
Música negra baiana, comunicação musical e perspectivas da etnomusicologia
Marcio André Pereira de Jesus (UFBA);
-DIA 30 DE SETEMBRO DE 2020 (QUARTA-FEIRA)--
GT 03 – MÚSICA E PROCESSOS
IDENTITÁRIOS (Seção III)
-Sala “Miriam Makeba”-
17h: apresentação e debate online
Coordenação: Profa. Dra. Katharina Doring (UNEB)
Exposição
da necropolítica do Estado Brasileiro pelo Hip Hop: Uma análise dos textos de
Djonga e Mbembe
Marco Túlio Corraide (UFOP);
O contemporâneo em Besta Fera,
de Jards Macalé: o tempo, o assombro e o possível
Thiago Henrique Fernandes Leão
Gomes (UFOP), Cláudio Rodrigues Coração (UFOP)
O Funk Matou o Rap?:
aproximações e divergências dos estilos Rap e Funk brasileiros nos espaços
paulista e carioca.
Marlene Vasconcelos Moraes de Oliveira (UFMG);
Black music e
consciência negra: a
influência de Amiri Baraka no pensamento crítico sobre o jazz.
Antônio Carlos Araújo Ribeiro Júnior (UFMA);
“Pega visão”: O
protagonismo de jovens rimadores em batalhas de MCs em Salvador
Regiane Smocowisk Miranda (UFBA);
Itamar Assumpção vulgo
“Nego dito cascavé”: questões étnico-raciais, estético-políticas e
disputas na crítica cultural em torno da carreira de um “maldito”
Larissa Caldeira Gaspar Padre (UFBA);
Spirito Santo, Mateus Aleluia e
Martinho da Vila: trajetórias artísticas contemporâneas na pauta antirracista
Mateus Berger Kuschick (IFRS), Reginaldo Gil Braga (UFRGS);
Videomemes
musicais e paisagens periféricas: performances do funk corporificadas a outros
gêneros musicais
Luana Inocêncio (UFF);
“Para
que havemos de mentir? O subúrbio está é bão, venham ver não é estória”: Paulo
da Portela porta-voz do subúrbio carioca de Oswaldo Cruz (1920 -1949)
Karen Pêgas (CEFET-RJ) e Elisângela de Jesus Santos
(CEFET-RJ).
GT
04 – MÚSICA, ESTADO E MERCADO
-Sala “Jimi Hendrix”-
17h: apresentação e debate online
Coordenação: Aline Braga Farias Conceição (UFS)
Passinho na Praça: um
estudo sobre usos culturais dos espaços públicos por jovens de periferia em
Campos dos Goytacazes
Elizangela Rosa (UENF) e Luciane Silva
(UENF)
Resistências e apropriações na ilha rebelde: a Festa e as festas do Dia de São Marçal, em São Luís – MA
Paulo Rogério Costa de Oliveira (Cesilha-MA)
Cenas Musicais Em Canoa Quebrada: Uma Análise
Da Broadway Nordestina
Breno da Silva Nascimento (UERN)
Ray Charles: uma análise de produção musical da música Hit the road
jack, a partir da sua confluência com outros gêneros
musicais
Ralmon Sousa
Pereira (UFCG)
O Rap dos anos 2010 a 2020 e a Indústria Cultural
Daniel Soares da Silva
(FAPCOM)
Paralelo 30 S: perspectivas do acesso e da apropriação
midiática do rap na capital do Rio Grande do Sul
Dulce Mazer (RS)
Sons da Calçada e da Quebrada no espaço urbano de Aracaju
Aline Braga Farias Conceição (UFS)
GT 05, MÚSICA, CONVERGÊNCIA E FENÔMENOS EM REDE
- Sala Jimi Hendrix-
17h: apresentação e debate online
Coordenação: Aline Braga Farias Conceição (UFS)
“Vai
malandra”: Anitta e a midiatização do mercado musical contemporâneo
Bárbara Héllen Menezes Fraga
(UFPB)
Escrevivência musical preta: o caos performativo nas diásporas dos
fenômenos em rede.
José Antônio Carneiro Leão (UNEB) e Margarete de
Souza Conrado (UNEB).
GT 06 – MÚSICA
E SONS NO AUDIOVISUAL
-Sala “Sabotage”-
17h: apresentação e debate online
Coordenação: Jefferson Saylon Sousa (Musicom)
A ressignificação do olhar para periferia no videoclipe “A coisa tá Preta” de
Rincon Sapiência
Dra. Maria Collier de Mendonça
(UFSC) e Leonardo Ribeiro Santos (PUC-SP)
“Tonight I’m a rock’n’roll star”:
considerações sobre a imersão em Guitar Hero Live
Bruno
Vasconcelos (PPGCOM/ESPM)
Percussão em narrativa audiovisual: a realização do documentário "A
Percussão Contemporânea no Brasil - Episódio 1: O Grupo de Percussão do
Brooklin como grupo pioneiro"
Eduardo Fraga Tullio (UFU) e Mirna
Tonus (UFU)
A dupla articulação narrativa da música popular em Fresa y Chocolate (1993)
Marina de Morais Faria
Novais (UFMG)
Black is the King: A análise
audiovisual do clipe “Already” como
proposta comunicacional da cantora Beyoncé
Marina Fernanda
Veiga dos Santos de Farias Mendes (MA)
Identidade negra do gueto norte americano em Grand
Theft Auto San Andreas (2004): o caso
da Rádio Los Santos
Adriana Falqueto Lemos (IFSM)
O operário e o operador de uma outra sensibilidade cinematográfica
Fabio Rodrigues Filho
(UFMG)
Zeal &
Ardor: materializações da música afrodiaspórica e a performance negra no heavy
metal
Thiago Pimentel Barbosa Lima (Poscom - UFBA)
“Sampleadas sonoras e mashups de
comentários”: rap lo-fi brasileiro nos playlists do Youtube
Vitor Pereira Ribeiro (FAPCOM) e Bruno César dos Santos (UNIP/FAPCOM)