As edições passadas da Jornada de Letras e do SELCONPE,
eventos da Universidade Federal do Pará, ligados à Faculdade de Letras, do campus Bragança, contaram com uma média significativa de inscritos, falantes, estudantes,
pesquisadores e professores de Língua Portuguesa e Língua Inglesa da região
norte e outras partes do país. Os eventos consolidaram-se por serem de
importância nacional para os estudos de Ensino Aprendizagem, Literaturas e
Linguística em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, bem como para estudantes de
outras áreas do conhecimento que possuam interesses nestas áreas de pesquisa.
Neste ano de 2019, a Faculdade de Letras realizará a IX Jornada de Letras em parceria com o II SELCONPE, resultado do trabalho do Grupo de Estudos em Literatura Comparada (GELCONPE), Coordenado pelo professor Dr. Francisco Pereira Smith Júnior, Professor da Faculdade de Letras e do Programa de Pós-graduação em Linguagens e Saberes (PPLSA), do Campus de Bragança. O GELCONPE realizou a primeira edição do SELCONPE em 2016 e contou com o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Estudos e Pesquisas - FAPESPA. Naquele momento, trouxe pesquisadores de outras regiões do Brasil, dentre eles, o professor Dr. Humberto Hermenegildo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. nesta segunda edição, teremos a presença de professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e outras universidades brasileiras.
O tema central dos eventos versa sobre "Investigação, Ensino e Saberes:
redimensionando as identidades na formação dos professores de línguas e
literaturas" e traz ao seu público reflexões importantes ao que diz
respeito as novas formas de entender o ensino-aprendizagem de línguas ligados a
estratégias interdisciplinares em sala de aula e em diferentes lócus de pesquisa. Diante desta
proposta, percebe-se a confluência do tema com os estudos comparados, haja
vista que estes primam também por uma metodologia que observa a literatura como
um “mosaico” em que os textos se encontram em diálogos interdisciplinares no
processo de construção do conhecimento.
Sendo
assim, espera-se ao fim destes dias de reflexão dos eventos que haja resultados
de pesquisas que possam ser divulgados para a comunidade acadêmica e sirvam de
“caminho” para encontrar novas possibilidades do “pensar em sala de aula e a
pesquisa”.
Bragança,
01 de junho de 2019
Kelly Gaignoux
Coordenação Geral IX Jornada de Letras
Francisco
P. Smith Jr
Coordenação II SELCONPE