O IX CEB – Conselho de Entidades de Base do IF Baiano chega como um espaço de encontro, diálogo, organização e construção coletiva, reunindo as diferentes vozes que compõem a comunidade estudantil do Instituto Federal Baiano.
Com o tema “Territórios em Movimento: As Vozes da Base Construindo o IF que Nós Queremos!”, esta edição parte do reconhecimento de que cada campus possui histórias, realidades, desafios, potencialidades e formas próprias de vivenciar a educação pública. São diferentes territórios que, quando colocados em diálogo, fortalecem a construção de um Instituto mais democrático, participativo e conectado às necessidades de sua comunidade.
O CEB constitui-se como um importante espaço para que as entidades estudantis possam apresentar suas demandas, compartilhar experiências, discutir os desafios vivenciados nos campi e construir coletivamente propostas para o presente e o futuro do IF Baiano. Mais do que um momento de discussão, o encontro reafirma a importância da participação estudantil nos processos de construção da instituição.
“Territórios em Movimento” representa justamente essa diversidade em ação: estudantes que se organizam, ocupam espaços de participação, defendem seus direitos, apresentam suas demandas e transformam suas realidades por meio da mobilização coletiva. As vozes da base são fundamentais para pensar uma instituição que reconheça seus diferentes territórios e que seja construída com aqueles que diariamente fazem parte dela.
Durante o IX CEB, serão promovidos momentos de debate, escuta, formação, articulação e deliberação, fortalecendo o diálogo entre as entidades de base e ampliando a participação estudantil na construção das pautas que atravessam o IF Baiano.
Porque o Instituto que queremos não é construído de cima para baixo. Ele nasce da escuta, do diálogo, da organização e da participação de sua base.