Normas para o envio de resumos/trabalhos completos
Com o objetivo de promover um
amplo debate a partir de pesquisas de estudantes de graduação e pós-graduação,
cujos temas estejam relacionados à demografia histórica e à história das
populações, e da atuação de demais profissionais na área, o evento a ser
realizado contará com três Sessões Temáticas: Sessão Temática I – Populações
escravizadas & populações indígenas; Sessão Temática II – Populações Imigrantes;
e Sessão Temática III – População, gênero e família. Para além das Sessões
Temáticas, ocorrera a Sessão de Pôsteres.
As STs estão a cargo da organização do IX
Simpósio, com a colaboração de professoras e professores vinculados ao
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp e ao Núcleo de
Estudos de População “Elza Berquó” (NEPO), da mesma universidade, além de
pesquisadores de outras instituições. A seguir, apresentamos as descrições e critérios das Sessões Temáticas:
Sessão temática I - Populações escravizadas & populações indígenas
Essa sessão busca reunir comunicações orientadas para análise das populações escravizadas, egressas da escravidão, povos indígenas e quilombolas, que ainda continuam a demandar estudos voltados ao campo da história das populações, especialmente no que se refere às populações indígenas. Nesta sessão, serão acolhidas propostas que ampliem o escopo analítico desses grupos populacionais, atentando para distintas bases de dados e formas de coleta de informações, a discussão de métodos e questões que envolvam aqueles segmentos populacionais e que possam contribuir para a compreensão e análise das características sociodemográficas e a sua presença no período colonial, imperial e republicano.
Sessão temática II – Populações imigrantes
Esta sessão tem como objetivo reunir e fomentar o debate em torno de estudos voltados às populações imigrantes, em suas múltiplas concepções e temporalidades. Pretende-se ampliar o escopo analítico sobre diferentes grupos populacionais, considerando diversas bases de dados e formas de coleta de informações, além de apresentar novos métodos e problemáticas que possibilitem compreender as características sociodemográficas e a presença desses grupos em diferentes contextos históricos e espaciais.
Sessão temática III – População, Gênero e Família
Essa sessão se propõe a acolher os trabalhos direcionados aos estudos da população em perspectiva histórica, privilegiando aqueles que discutam a temática a partir das relações familiares e das relações de gênero. Especial atenção será dada às propostas que discutam a utilização de fontes, técnicas e métodos aplicados à história das populações e que apresentem novas perspectivas no que se refere ao tratamento e análise de dados, primários ou secundários, fontes de dados históricos e formas de representação e apresentação das informações.
INFORMAÇÕES GERAIS
A inscrição no evento é gratuita,
assim como a submissão dos trabalhos. Cada participante poderá submeter até
dois trabalhos como autor/a/e principal. Não há limite para participação como
coautor/a/e. Não há limite de número de autores/as/es por trabalho. A
apresentação do trabalho poderá ser realizada de forma presencial ou remota.
NORMAS
A submissão do trabalho cabe ao/à autor/a/e
encarregado da apresentação oral na Sessão Temática escolhida. Serão aceitos
trabalhos completos e resumos expandidos, que deverão ser invariavelmente enviados
para o email ixsnhp@gmail.com. Serão consideradas as propostas de
pesquisadores de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu) que
investiguem temas relacionados à História, Demografia ou História das
Populações. Os coordenadores de cada ST irão selecionar os trabalhos a serem apresentados
em função de sua adequação e pertinência ao tema da ST escolhida pelos/as/es
pesquisadores/as. Cada participante terá aproximadamente quinze minutos para
sua exposição. O tempo restante será destinado ao debate dos trabalhos. Serão
aceitos até dois trabalhos por pessoa, na condição de autoria principal ou
coautoria. Para participar como coautor(a) é necessário se inscrever no evento.
FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS
Os componentes necessários do
texto (resumo expandido e trabalho completo) são:
a) título;
b) resumo. O resumo (abstract)
deve conter até 350 palavras e 5 palavras-chaves. Nele, devem estar destacados:
(a) a área de estudo em que o trabalho se inscreve e problema de pesquisa; (b)
o propósito do estudo; (c) uma descrição breve de como o estudo foi conduzido
(materiais e métodos); (d) uma descrição breve dos principais resultados. Caso
o estudo ainda não tenha sido concluído, deve ser apresentado o resultado
parcial. Para trabalhos de cunho teórico, uma apresentação do estado geral do
que foi feito até então é suficiente; (e) importância do trabalho – ou seja,
que lacuna ele pretende preencher no campo de estudos escolhido;
c) introdução com os objetivos,
justificativa e síntese bibliográfica;
d) materiais e métodos;
e) discussão;
f) conclusões e
g) referências bibliográficas.
Não inserir nome ou filiação
institucional no documento anexado. Isto porque os trabalhos não devem ser
passíveis de identificação. Os trabalhos completos devem ter no mínimo 12 e no
máximo 20 páginas; já os resumos expandidos, de 5 a 8 páginas, ambos contando
com o resumo e referências bibliográficas.
DEVEM SER ENVIADOS
a) em formato PDF;
b) papel tamanho A4, margem
superior, inferior e direita com 2,5 cm, margem esquerda 3 cm;
c) fonte Times New Roman, tamanho
12; espaçamento 1,5, alinhamento justificado, páginas numeradas;
d) citações e bibliografia devem
acompanhar as normas da ABNT - o corpo do texto pode conter ilustrações e
gráficos numerados e com as fontes devidamente mencionadas. A qualidade textual
dos trabalhos completos enviados é de responsabilidade das/os autoras/es, e
serão publicados nos Anais da Semana sem quaisquer alterações, desde que tenham
sido apresentados por pelo menos um/a dos/as autores/as na ST.