IX Simpósio Nacional de História das Populações: Demografia Histórica e História das Populações na Era das Humanidades Digitais

IX Simpósio Nacional de História das Populações: Demografia Histórica e História das Populações na Era das Humanidades Digitais

online Universidade Estadual de Campinas - Campinas - São Paulo - Brasil
presencial Com transmissão online

Apresentação


O GT População & História, que integra a Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP), anuncia a realização do IX SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA POPULAÇÃO, com o tema “Demografia Histórica e História das Populações na era das Humanidades Digitais”, a ser realizado na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (Campinas/SP), nos dias 17, 18 e 19 de setembro de 2025.

Com o propósito de fomentar o debate acadêmico de alto nível e congregar pesquisadores da área de estudos populacionais para discutir as principais questões demográficas no país, o evento propõe reunir pesquisadores que atuam no campo de estudos da Demografia Histórica, da História Social e da História das Populações e que, atentos aos impactos das novas tecnologias digitais na sua área de especialidade, buscam refletir sobre os diálogos e ganhos possíveis a partir do uso dessas ferramentas, considerando as fontes, os métodos, os objetos e as abordagens que estão no horizonte de interesse dos historiadores demógrafos.

A programação composta por conferências, mesas redondas e sessões de comunicações abertas a profissionais e estudantes de Graduação e Pós-graduação, permitirá a troca de experiências e informações sobre pesquisas em andamento, o que reverterá em benefícios para a formação e qualificação de recursos humanos (especialmente para os estudantes inscritos) no campo dos estudos de população em perspectiva histórica. 


SUBMISSÕES DE RESUMOS/TRABALHOS COMPLETOS


Os resumos/trabalhos completos deverão ser enviados para: ixsnhp@gmail.com 


DATAS IMPORTANTES

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Normas para o envio de resumos/trabalhos completos

Com o objetivo de promover um amplo debate a partir de pesquisas de estudantes de graduação e pós-graduação, cujos temas estejam relacionados à demografia histórica e à história das populações, e da atuação de demais profissionais na área, o evento a ser realizado contará com três Sessões Temáticas: Sessão Temática I – Populações escravizadas & populações indígenas; Sessão Temática II – Populações Imigrantes; e Sessão Temática III – População, gênero e família. Para além das Sessões Temáticas, ocorrera a Sessão de Pôsteres.

As STs estão a cargo da organização do IX Simpósio, com a colaboração de professoras e professores vinculados ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp e ao Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” (NEPO), da mesma universidade, além de pesquisadores de outras instituições. A seguir, apresentamos as descrições e critérios das Sessões Temáticas:

Sessão temática I - Populações escravizadas & populações indígenas

Essa sessão busca reunir comunicações orientadas para análise das populações escravizadas, egressas da escravidão, povos indígenas e quilombolas, que ainda continuam a demandar estudos voltados ao campo da história das populações, especialmente no que se refere às populações indígenas. Nesta sessão, serão acolhidas propostas que ampliem o escopo analítico desses grupos populacionais, atentando para distintas bases de dados e formas de coleta de informações, a discussão de métodos e questões que envolvam aqueles segmentos populacionais e que possam contribuir para a compreensão e análise das características sociodemográficas e a sua presença no período colonial, imperial e republicano.

Sessão temática II – Populações imigrantes

Esta sessão tem como objetivo reunir e fomentar o debate em torno de estudos voltados às populações imigrantes, em suas múltiplas concepções e temporalidades. Pretende-se ampliar o escopo analítico sobre diferentes grupos populacionais, considerando diversas bases de dados e formas de coleta de informações, além de apresentar novos métodos e problemáticas que possibilitem compreender as características sociodemográficas e a presença desses grupos em diferentes contextos históricos e espaciais.

Sessão temática III – População, Gênero e Família

Essa sessão se propõe a acolher os trabalhos direcionados aos estudos da população em perspectiva histórica, privilegiando aqueles que discutam a temática a partir das relações familiares e das relações de gênero. Especial atenção será dada às propostas que discutam a utilização de fontes, técnicas e métodos aplicados à história das populações e que apresentem novas perspectivas no que se refere ao tratamento e análise de dados, primários ou secundários, fontes de dados históricos e formas de representação e apresentação das informações.


INFORMAÇÕES GERAIS

A inscrição no evento é gratuita, assim como a submissão dos trabalhos. Cada participante poderá submeter até dois trabalhos como autor/a/e principal. Não há limite para participação como coautor/a/e. Não há limite de número de autores/as/es por trabalho. A apresentação do trabalho poderá ser realizada de forma presencial ou remota.

NORMAS

A submissão do trabalho cabe ao/à autor/a/e encarregado da apresentação oral na Sessão Temática escolhida. Serão aceitos trabalhos completos e resumos expandidos, que deverão ser invariavelmente enviados para o email ixsnhp@gmail.com. Serão consideradas as propostas de pesquisadores de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu) que investiguem temas relacionados à História, Demografia ou História das Populações. Os coordenadores de cada ST irão selecionar os trabalhos a serem apresentados em função de sua adequação e pertinência ao tema da ST escolhida pelos/as/es pesquisadores/as. Cada participante terá aproximadamente quinze minutos para sua exposição. O tempo restante será destinado ao debate dos trabalhos. Serão aceitos até dois trabalhos por pessoa, na condição de autoria principal ou coautoria. Para participar como coautor(a) é necessário se inscrever no evento.

FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS

Os componentes necessários do texto (resumo expandido e trabalho completo) são:

a) título;

b) resumo. O resumo (abstract) deve conter até 350 palavras e 5 palavras-chaves. Nele, devem estar destacados: (a) a área de estudo em que o trabalho se inscreve e problema de pesquisa; (b) o propósito do estudo; (c) uma descrição breve de como o estudo foi conduzido (materiais e métodos); (d) uma descrição breve dos principais resultados. Caso o estudo ainda não tenha sido concluído, deve ser apresentado o resultado parcial. Para trabalhos de cunho teórico, uma apresentação do estado geral do que foi feito até então é suficiente; (e) importância do trabalho – ou seja, que lacuna ele pretende preencher no campo de estudos escolhido;

c) introdução com os objetivos, justificativa e síntese bibliográfica;

d) materiais e métodos;

e) discussão;

f) conclusões e

g) referências bibliográficas.

Não inserir nome ou filiação institucional no documento anexado. Isto porque os trabalhos não devem ser passíveis de identificação. Os trabalhos completos devem ter no mínimo 12 e no máximo 20 páginas; já os resumos expandidos, de 5 a 8 páginas, ambos contando com o resumo e referências bibliográficas. 

DEVEM SER ENVIADOS

a) em formato PDF;

b) papel tamanho A4, margem superior, inferior e direita com 2,5 cm, margem esquerda 3 cm;

c) fonte Times New Roman, tamanho 12; espaçamento 1,5, alinhamento justificado, páginas numeradas;

d) citações e bibliografia devem acompanhar as normas da ABNT - o corpo do texto pode conter ilustrações e gráficos numerados e com as fontes devidamente mencionadas. A qualidade textual dos trabalhos completos enviados é de responsabilidade das/os autoras/es, e serão publicados nos Anais da Semana sem quaisquer alterações, desde que tenham sido apresentados por pelo menos um/a dos/as autores/as na ST.


Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}