SIMA 2023
Terça-feira 03/10 13h - Mediação: Marcello Messina
1. Asthmatour (1971) de
Gilberto Mendes (1922-2016): história, práticas interpretativas e percurso de preparação
da obra em contexto de ensino de performance na Universidade. Ana Paula Gabriel
- performance musical
2. À DERIVA de Marisa
Rezende: relato do estudo de primeira obra contemporânea. Bárbara Sales de
Holanda - performance musical
3. O desenho como
ferramenta de construção da performance musical: interpretação como processo
criativo. Giovanna Lellis Airoldi - performance musical
Quarta-feira 04/10 13h - Mediação: Anselmo Guerra
1. A aplicação do
pensamento transdutivo na atividade composicional. Leon Steidle - práticas
criativas
2. Graus de
indeterminação na peça Construção II. Ícaro Aranguez Sleifer - práticas
criativas
3. Ela não é a mesma esta
noite: Uma análise de Not myself tonight de Christina Aguilera. Ramon Souza
Farias - etnomusicologia
Quinta-feira 05/10 13h - Mediação: Ana Paula Gabriel
1. Música sintrópica:
ecologia e valorização do local. Sergio Leal - musicologia
2. As negociações
discursivas da viola de cocho na hiperculturalidade: Justaposições, profanações
e hibridismos. Sidnei Duarte - etnomusicologia
3. Percursos e Problemas
da Arte-Educação no Brasil. Fernando Vieira da Cruz - educação musical
SEPEM 2023 - Seminários de Práticas de Ensino em Música da UFMT
04/10/2023 17:30 Mediação: Samuel Barros
1. Composição de peças didáticas para o estudo da música pós-tonal no trompete - Jader Evangelista
2. Ensino de editoração de partituras: Projeto de extensão trilhas para vídeos - Chrystian Matos Gomes
3. Cisão entre mente e corpo na performance musical e suas consequências práticas - Ana Campos
4. Mudança na forma da música erudita europeia durante o século XX e suas implicações na análise musical - Danimar da Silva
05/10/2023 17:30 Mediação: Sidnei Duarte
1. Prática de ensino de música no ciclo estadual do ensino médio - Jair Filho
2. Estágio docência no projeto de extensão Música com Crianças da UFMT - Basílio Lopes e Taís Helena Palhares
3. Relato de experiência: ensino de piano em grupo no projeto de extensão Emus - Queila Guimarães e Carlos Tanasi
4. Análise musical do espetáculo Encardidos - Lysabeth Alencar
PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS
Serão publicados os trabalhos que forem apresentados durante o evento, com ao
menos um dos autores inscrito no evento.
Formato dos trabalhos
escritos
Os textos devem ser escritos em português ou espanhol,
conforme o modelo disponível no portal do evento (https://eventosacademicos.ufmt.br/index.php/sima/). Os artigos deverão ter de 5 a 10
páginas, incluindo as referências e as ilustrações. As pesquisas em andamento
ou em fase inicial devem ser submetidas como resumos (2500 caracteres incluindo espaços), conforme
o modelo disponível no portal do evento (https://eventosacademicos.ufmt.br/index.php/sima/). Todas as submissões de texto devem
ser feitas como documento Word.
Modelos para
submissões e outras informações disponíveis no Portal SIMA: https://eventosacademicos.ufmt.br/index.php/sima/
Para as submissões, primeiramente é necessário fazer cadastro no Portal SIMA
através deste link: https://eventosacademicos.ufmt.br/index.php/sima/ixsima/login
Subáreas
As submissões devem
ser anônimas e podem ser enviadas dentro das cinco subáreas propostas no IX
SIMA 2023. A chamada contempla pesquisas concluídas ou em andamento, relatos de
casos e discussão das práticas musicais em múltiplos contextos culturais. Os
trabalhos deverão trazer contribuições novas e devem incluir revisões de
práticas já desenvolvidas. Os textos podem focar a descrição, a discussão e a
análise de metodologias do fazer musical; incluindo abordagens
técnico-interpretativas ou pedagógico-musicais, aspectos teóricos e práticos
dos processos criativos ou a preservação da memória cultural.
1 - Educação Musical: a subárea de educação musical abarca
a descrição, a discussão e a análise de metodologias, processos e métodos de
ensino; as abordagens técnico-interpretativas e pedagógico-musicais; as
discussões sobre aspectos teóricos e práticos de diversas metodologias e
didáticas aplicadas nos diversos contextos de ensino; além de textos que buscam
preservar as memórias e biografias de educadores musicais da região amazônica.
Recomenda-se que os textos sobre abordagens com base tecnológica sejam
encaminhados à subárea Práticas Criativas.
2 - Etnomusicologia: os trabalhos cujo interesse primeiro
seja a produção musical de grupos ou das populações de tradição oral,
tradicionais, populares ou de nichos/guetos contra-hegemônicos - com uso de
ferramentas metodológicas que transcendam a partitura, tais como análises
sociológicas, antropológicas ou etnológicas - serão encaminhados à subárea
Etnomusicologia.
3 - Musicologia:
Contempla trabalhos de cunho musicológico que tenham por objeto: (a) obras de
compositores outros que não o autor da comunicação; (b) sistemas teóricos em
música, e/ou; (c) técnicas e procedimentos de análise. Compreende estudos
históricos ou historiográficos, teóricos e analíticos, epistemológicos, filológicos,
arquivísticos, lexicográficos, organológicos, iconográficos, estéticos,
filosóficos e afins. Sugere-se que trabalhos cujo objeto sejam obras de autoria
do proponente sejam encaminhados à subárea de Práticas Criativas; que trabalhos
de análise que objetivem um enriquecimento do processo de interpretação musical
sejam encaminhados à subárea de Performance Musical; e que abordagens de cunho
sobretudo sociológico, antropológico ou etnográfico sejam encaminhadas à
subárea de Etnomusicologia.
4 - Performance Musical: trabalhos na subárea de performance
musical deverão abordar questões relativas à interpretação musical, ensino e/ou
ensino-aprendizagem de performance, o espaço da performance na universidade,
performance musical como investigação artística, relação entre performance e
apreciação, ou relações entre performance e o corpo (p. ex., cinesiologia).
5 - Práticas Criativas: esta área abrange duas
possibilidades:
a) Trabalhos sobre as diversas manifestações criativas, incluindo composição
instrumental e eletroacústica, arte multimídia e outros formatos envolvendo
áudio, música ubíqua, computação musical.
b) Propostas que envolvam tecnologia em outros campos da prática musical como
musicologia, educação musical ou performance. Nesses casos, as propostas devem
focar no estudo e apresentação do(s) objeto(s) (ferramenta) elaborado(s) e não
prioritariamente nos dados, discussões ou conclusões das análises
musicológicas, estratégias de ensino e interpretações musicais realizadas por
meio das ferramentas.
SUBMISSÕES ARTÍSTICAS
As propostas encaminhadas poderão ser de obras autorais
(inéditas ou não) ou de terceiros, independentemente da data de criação (ver,
adiante, critérios de avaliação). As apresentações artísticas terão no máximo 10 minutos. Eventualmente podem ser consideradas propostas de maior duração
quando devidamente justificadas. As obras selecionadas serão divulgadas no
portal do SIMA e nos anais do evento. O texto a ser publicado nos anais
incluirá uma nota de programa, e uma descrição técnica sobre a obra de até 2
páginas.
Haverá um grupo instrumental (ensemble) residente no IX SIMA
2023, com a seguinte instrumentação:
5 flautas doce, Clarinete em Sib, Violão, Violoncelo, Piano e Vibrafone.
No caso de submissão de obras para o ensemble, serão aceitas
peças inéditas ou compostas a partir de 2020 para qualquer combinação dentro da
instrumentação informada. As submissões deverão ser anônimas serão avaliadas
pela comissão artística do evento.
Formato de Submissão de Propostas
Artísticas
As propostas artísticas devem ser enviadas através do sistema de submissão e
devem conter as seguintes informações:
01. Título da proposta
02. Intérpretes
03. Autoria da obra (caso haja autor)
04. Ano de elaboração da obra.
(indicar se a proposta já foi executada anteriormente e em que circunstâncias).
05. Formação e meios de
execução (instrumentos e equipamentos necessários)
06. Duração da obra
07. Partitura (em pdf, quando disponível)
08. Áudio e/ou vídeo da obra, quando disponível (link
para GoogleDrive, Dropbox, WeTransfer, etc.). O link deve estar ativo até a
data de término do período de avaliação de propostas.
09. Nota de programa (até 150
palavras).
10. Descrição técnica do trabalho,
para compor os anais do evento (até 2 páginas).
11. Duração máxima das obras de 10
minutos.
Detalhes técnicos
Mídias: vídeo:
formatos .mp4 ou .mov, com resolução máxima Full HD (1920 × 1080). Não há
resolução mínima, mas o vídeo deve apresentar ao menos qualidade razoável de
gravação.
Áudio: formatos mp3 (igual ou acima de 256kbps).
Para baixar a chamada de trabalhos completa, clique aqui.
Para baixar o template, clique aqui.
Para baixar o template das submissões artísticas, clique aqui.
Comissão Organizadora do IX SIMA
(UFMT)
Coordenação Geral: Bibiana Bragagnolo e Danilo Rossetti
Coordenação Local
Eduardo Santos
Leonardo Borne
Luciana Hamond
Sérgio Ribeiro
Sidnei Duarte
Práticas criativas: Anselmo Guerra (UFG), Damián Keller
(UFAC), Danilo Rossetti (UFMT)
Apresentações artísticas: Luzilei Aliel (USP), Marcello Messina (UFPB), Sérgio Ribeiro (UFMT), Roberto Victorio (UFMT)
Educação Musical: Leonardo Borne (UFMT)
Etnomusicologia: Marcello Messina (UFPB)
Musicologia: Francisco Oliveira (UNICAMP), Humberto Amorim (UFRJ), Sidnei Duarte (UFMT)
Performance: Bibiana Bragagnolo (UFMT), Carlos Gomez (UFAC), Eduardo Santos (UFMT), Luciana Hamond (UFMT)
Coordenação dos Sites: Eduardo Santos (UFMT) e Leonardo Borne (UFMT)
Divulgação: Brendah Freitas (UFAC)
Núcleo SIMA
Anselmo Guerra (UFG)
Brendah Freitas (UFAC)
Carlos Gomez (UFAC)
Damián Keller (UFAC)
Francisco Zmekol Oliveira (UNICAMP)
Ivan Simurra (UFAC)
Luzilei Aliel (USP)
Marcello Messina (UFPB)
Marcos Célio Filho (UFAC)