IX Simpósio de História Regional e Local (PPGHIS)/ I Semana de História. (Col. His) UNEB - DCH-V. Fronteiras Conectadas, Histórias Cruzadas.

presencial UNEB Campus V (Departamento de Ciências Humanas) - Santo Antônio de Jesus - Bahia - Brasil

Fronteiras Conectadas, Histórias Cruzadas.

A Universidade do Estado da Bahia/Departamento de Ciências Humanas (DCH-Campus V)/Pós-Graduação em História Regional e Local (PPGHIS)/Colegiado de História têm a satisfação de convidar a comunidade de pesquisadores e demais interessados para o IX Simpósio de História Regional e Local /  I Semana de História com a temática Fronteiras conectadas; histórias cruzadas, evento que ocorrerá de 14 a 16 de outubro de 2025 na UNEB/DCH-Campus V, em Santo Antônio de Jesus-Bahia.

IX Simpósio de História Regional e Local/ I Semana de História tem o objetivo de ampliar espaços de debates e interlocução entre professores-pesquisadores, estudantes de graduação e Pós-Graduação, professores do ensino básico e comunidade interessada nos âmbitos nacional, regional e local, ao reunir estudos e pesquisas para a promoção e difusão do conhecimento científico, através de apresentação de trabalhos inéditos e inovadores que envolvem temáticas da história social, cultural, política e econômica, com base na produção local, regional, brasileira e internacional. A temática desta edição está associada ao ano de celebração dos 18 anos do PPGHIS, de forma a evidenciar o significado da história regional e local e seus resultados historiográficos produzidos a partir da ampliação das correntes teóricas e metodológicas experimentadas por estudiosos/as no Brasil e em outros países, considerando as diversas temáticas que se cruzam em diferentes temporalidades e espaços históricos. Para a historiografia, torna-se um tema de relevância, especialmente por garantir outras perspectivas de análise, tendo o local, regional, nacional e mundo como espaços conectados onde trajetórias individuais e coletivas, política, sociedade, economia, cultura, integram o roteiro dos debates acadêmicos de ontem e de hoje.

Este evento reunirá professores, historiadores/as e demais pesquisadores das áreas das Ciências Humanas e afins das diversas universidades da Bahia e de outros Estados brasileiros, além de universidades estrangeiras, bem como de um público diversificado envolvido com a educação, os movimentos sociais e culturais da região. Trata de um importante espaço acadêmico, onde estudantes de graduação e pós-graduação, docentes de diversas instituições de ensino do município e região próxima, bem como de todo o estado da Bahia, têm a oportunidade de acessar e estabelecer trocas de conhecimentos sobre temas variados de interesse nacional e regional, através das atividades programadas.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Normas para submissão de Minicursos

Prazo de submissão: 30/07 a 25/08 via email eventounebcampusv@gmail.com

Proposta de Minicurso


Os Minicursos são espaços de atualização para os profissionais de História, destinados, especialmente, para professoras e professores do Ensino Fundamental e Médio, alunas e alunos de graduação e pós-graduação. Devem desenvolver temas relevantes para o conhecimento histórico.

Proposta:

- o Minicurso poderá ser proposto por 1 ou 2 ministrantes; 

- No caso de serem 2 ministrantes, cada uma ou cada um deverá realizar a inscrição individualmente no sistema. 

- O procedimento é necessário para o sistema gerar duas formas independentes de acesso à Área de Inscrição.  

As propostas de Minicurso deverão indicar: 

  • Título; 
  • Nome(s) da(s) ou do(s) proponente(s); 
  • Titulação (mínima de mestre) e vínculo institucional da(s) ou do(s) proponente(s); 
  • Ementa, forma de desenvolvimento do curso, objetivos, programa e bibliografia; 
  • Indicação de equipamentos necessários para o adequado funcionamento do curso (sujeito à confirmação de disponibilidade). 
Avaliação das Propostas de Minicurso: 

- As propostas serão analisadas pela Comissão Científica, considerando os critérios de qualidade e relevância acadêmica da proposta e experiência profissional das/dos proponentes;

Número de inscritos e tempo do minicurso: 

- O minicurso terá duração total de seis horas-aula, distribuídas em duas sessões de três horas, no período da manhã, nos dias 15 e 16  de outubro de 2025. 

- O número mínimo de participantes inscritos para que o Minicurso possa se efetivar será de 8. Para cada minicurso serão abertas 30 vagas que poderão ser ampliadas, havendo comum acordo entre a Comissão Organizadora e a Coordenação do Minicurso.

Observações gerais: 

- As/Os ministrantes devem indicar os equipamentos necessários para a sua disponibilização durante a realização do minicurso.

- As/Os ministrantes devem zelar pela lista de presença, passando-a em sala para a assinatura das/dos participantes todos os dias em que houver sessão. As/Os participantes só receberão o certificado caso tenham assinado as 2 sessões de Minicurso. 

- A divulgação dos minicursos aprovados será feita até 01/09

Normas para submissão de Simpósios Temáticos:

Prazo de submissão: 30/07 a 25/08 via email eventounebcampusv@gmail.com

1. Simpósios Temáticos
- Os STs são espaços para apresentação e discussão de pesquisas concluídas ou em realização sobre um mesmo eixo temático.
- São oferecidas 15 vagas por Simpósio Temático.
 
As submissões de Simpósio Temático deverão atender aos seguintes critérios:
  •  Cada Simpósio Temático deverá ter até 03 proponentes (no mínimo um deverá ser mestre e os demais no mínimo graduados);
  • Cada participante poderá propor apenas 01 Simpósio Temático;
  • As propostas de Simpósios Temáticos deverão ter no máximo duas laudas contendo as seguintes informações (título, ementa, objetivos e referências);   
  • As propostas serão avaliadas pelos membros da Comissão Científica e se aprovadas incluídas na programação do evento. Os proponentes receberão carta de aceite, conforme o cronograma;
  •  A aprovação final do Simpósio Temático vai depender do numero mínimo de 8 comunicações inscritas;
 
Orientações para proposição de Simpósios Temáticos
 
  • Proposta deve conter: título, ementa, objetivos, justificativa e referências, tudo em até 5.000 caracteres sem espaço, Letra: Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5;
  • Título, centralizado e em negrito;
  • Titulação e Nome de Autor/es, alinhados à direita com espaçamento  simples entre os nomes;
  • Filiação institucional (abaixo do nome);
  • e-mail (abaixo do nome);
  • Palavras-chave: entre 03 e 04 palavras-chave;
  • Margens: superior e inferior  2,0; esquerda e direita 2,5;
  • Alinhamento do corpo do texto justificado;
  • Referências de até 05 títulos, com formatação da ABNT atualizada.

Atribuições dos coordenadores de ST:
  • Selecionar os trabalhos inscritos e distribuir os que forem aprovados durante os dias e horários disponíveis para as sessões;
  • Organizar as sessões de comunicação;
  • Coordenar as atividades durante todo o Simpósio;
  • Responsabilizar-se pela frequência dos inscritos e entrega dos certificados
  • Elaborar o relatório de atividades;
  • Avaliar os papers para inclusão nos Anais Eletrônicos.
* Os simpósios temáticos aprovados serão divulgados até dia 28/08. 

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}