IX Seminário Práticas Socioculturais e Discurso: Estudos do Discurso na América Latina: (re)configuração teórico-metodológica de um campo em movimento

IX Seminário Práticas Socioculturais e Discurso: Estudos do Discurso na América Latina: (re)configuração teórico-metodológica de um campo em movimento

online Este é um evento online

Sobre o evento

O Seminário Práticas Socioculturais e Discurso consiste em um evento acadêmico, organizado pelo Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS/CEAM/UnB), desde 2006. Ao longo de sua história, o evento já debateu várias relações que o discurso mantém com gênero, sexualidade, pobreza, saúde e etnicidade.

A relevância do Seminário no quadro nacional e internacional se mostra nos diversos monográficos e livros resultantes, bem como nas parcerias com importantes instituições de pesquisa. Nas últimas edições, por exemplo, abrigou eventos da Redige - Rede Discurso e Gênero, da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso, em 2022 e 2023, e evento do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Caleidoscópio, em 2024.

Em celebração aos 20 anos do primeiro seminário, nesta edição, se unem Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade e Laboratório de Estudos Críticos do Discurso para realizar o IX Seminário Práticas Socioculturais e Discurso, com o tema Estudos do Discurso na América Latina: (re)configuração teórico-metodológica de um campo em movimento.

Com esse escopo, o evento propõe uma reflexão sobre as trajetórias, os deslocamentos e as inovações teórico-metodológicas das pesquisas discursivas desenvolvidas na e a partir da América Latina. O objetivo é apresentar e debater as respostas que os estudos do discurso têm formulado diante das complexidades sociopolíticas, culturais e decoloniais da nossa região, destacando a pluralidade de abordagens e o caráter dinâmico de um campo em constante (re)formulação.  Julieta Haidar, (in memorian) prefaciando a obra Acercamientos discursivos latinoamericanos y del Caribe: La subversión de los discursos, organizada por Londoño Zapata (2016), ressaltava  a necessidade de pensarmos e elaborarmos “nuevas categorías, nuevos aportes desde nuestro continente, desde las miradas latinoamericanas y caribeñas.” já que há "una gran dependencia, debido a que en las publicaciones de nuestra región no se citan ampliamente a los investigadores en las bibliografías, lo que confirma todavía la existencia de una dependencia de las teorías y metodologías que proceden de los países hegemónicos de Occidente" (Haidar, 2016, p.14). 

Neste evento, provocamos a comunidade a conhecer, ler as pesquisas desenvolvidas na América Latina e Caribe de forma a potencializar e dar visibilidades aos saberes-poderes aqui construídos. Sem nos limitarmos a pensar, como bem nos chamou atenção Lélia Gonzales, em Por um feminismo afrolatinoamericano publicado postumamente no livro homônimo (2020), a   região como um bloco identitário único pois corremos o risco de invisibilizar a pluralidade racial e multicultural das pessoas que ali vivem, por isso a importância de situarmos, corporificarmos a produção dos conhecimentos que compõem os territórios, para, de fato, emergir o debate social mais crítico e qualificado.

A programação está dividida entre os dias 8 e 9 de dezembro. Conta com duas conferências e três mesas-redondas sobre metodologias de pesquisa focadas em gênero, análise semiótica e análise textual. O evento será transmitido online pelo canal do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM), no YouTube. ‎

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}
{{item.ingressoPrecoAtual.titulo}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Comissão Organizadora

Maria Carmen Aires Gomes

Raylton Carlos de Lima Tavares

Viviane Cristina Vieira

Viviane de Melo Resende

Comissão de Apoio

Gersiney Pablo Santos

Mayssara Reany

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}