Minicursos – 3ª feira
1- Propostas políticas educacionais para discentes surdos da Região dos Inconfidentes
Proponente(s): Adriana Cristina Niquini, Kênia Toledo Fagundes, Dayse Garcia Miranda
Ementa: As políticas educacionais para surdos. Descrição e discussão das propostas educativas em âmbito nacional, estadual (Minas Gerais), municipal (Ouro Preto). A partir disso, objetiva-se refletir sobre as construções de políticas educacionais bilíngue para os surdos acerca das adequações curriculares, ações pedagógicas e estruturais comprometidas com a aquisição de linguagem e língua de sinais e com o aprendizado do português escrito.
Vagas: 30
2- O ensino-aprendizagem da Língua Inglesa através do lúdico: uma proposta para diferentes contextos sociais
Proponente(s): Gabriela Batista Pinheiro; Anelise Fonseca Dutra
Ementa: A oficina tem como objetivo propor um debate com educadores sobre o ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, através de atividades lúdicas que considerem os contextos sociais, as identidades e os interesses dos educandos.
Primeiramente, será exibido um vídeo com diferentes opções de atividades lúdicas. Depois, será proposto um debate com os educadores sobre:
1 - Como eles enxergam o uso de atividades lúdicas para aprender inglês;
2 - Quais critérios eles utilizam para elaborar atividades lúdicas;
3 - Se eles levam em consideração os contextos sociais, as identidades e os interesses de seus educandos durante a elaboração e aplicação de atividades lúdicas.
Após o debate, será exibido um vídeo com educandos de diferentes identidades e contextos sociais. Depois, será proposto um exercício: cada educador escolherá um educando do vídeo e terá que elaborar uma atividade que utilize o lúdico no processo de ensino-aprendizagem do inglês, pensando no contexto desse educando.
Vagas: 25
3- Ler o (que parece ser) ilegível: leitura de manuscritos, sécs. XX – XVII – atenção, essa oficina ocorrerá em dois dias
Proponente(s): Fábio César Montanheiro
Ementa: Esta oficina abordará, de forma prática - sem, contudo, prescindir de elementos metodológicos e teóricos, que serão oportunamente mobilizados - a leitura de manuscritos brasileiros produzidos entre os séculos XVII, XVIII, XIX e XX, adotando como corpus textos produzidos principalmente no recorte geográfico correspondente aos estados de São Paulo e Minas Gerais. Com isso, objetiva-se salientar a ocorrência de problemas que mais frequentemente afloram na atividade de leitura e de edição de manuscritos de épocas pretéritas.
Vagas: 20
4- A Base Nacional Comum Curricular: foco nas habilidades de Língua Portuguesa (Ensino Fundamental e Ensino Médio)
Proponente(s): Rita Lages; Lúcia Helena Pio
Ementa: Conhecimento da Base Nacional Comum Curricular como documento parametrizador dos currículos de Língua Portuguesa para os ensinos fundamental e médio. Focar nas competências e habilidades para o ensino de Língua Portuguesa e, de modo mais específico, pensar em atividades que poderão ser propostas para o trabalho em sala de aula. Além disso, conhecer e avaliar atividades presentes em livros didáticos, cujo objetivo seja a efetivação da BNCC nas práticas de ensino de Língua Portuguesa
Vagas: 40
5- Tradução literária: Jacob's Room de Virginia Woolf
Proponente(s):Maria Rita Drumond Viana
Ementa: Em comemoração do centenário de publicação de Jacob's Room de Virginia Woolf, esta oficina apresenta a tradução literária como uma forma de leitura íntima, nos termos propostos por Spivak (2000). Para tal, estudantes irão trabalhar colaborativamente em propostas de tradução do incipit do romance e, caso tenhamos tempo, de seu final também.
Vagas: 15
6: O gênero canção- atenção: esse minicurso ocorrerá nos três dias de evento, tendo carga horária de 4h30, portanto a participação deve ser nos três dias.
Proponente(s): Danilo Barcelos (UNIMONTES)
Ementa: É intuito deste minicurso discutir o gênero canção na literatura, buscando a interface entre literatura e música. Para tanto, faremos um panorama da relação da literatura e da música em três momentos históricos (na lírica e na tragédia grega, na poesia provençal e galego-portuguesa e na produção literária moderna e contemporânea do Brasil) a fim de perceber as aproximações e distanciamentos de ambas e da permanência do gênero canção na literatura e no cancioneiro popular brasileiro.
Vagas: 30
Minicursos – 4ª feira
7- Letramento visual e surdez – atenção: este minicurso ocorrerá em dois dias
Proponente(s):Dayse Garcia Miranda, Reginaldo Rodrigues e Vanessa Souza de Paula
Ementa: Refletir sobre o Letramento visual e suas possibilidades na educação de Surdos. Bem como, compreender a relevância dos recursos imagéticos no ambiente escolar para os estudantes surdos. Discutir quais as contribuições desse recurso em nossa práxis enquanto profissionais e pesquisadores.
Conteúdo programático
1.Letramento visual
2. Experiência visual
3. Ensino de segunda língua – PL2
Vagas: 30
8- Você sabe o que são e o que pesquisam a Onomástica, a Toponímia e o Fraseologismo? E tem curiosidade de saber? Então venha fazer um minicurso conosco!!!
Proponente(s):Soélis Mendes, Ana Luíza Lisboa e Izadora Lopes
Ementa: Discussões introdutórias sobre as Ciências do Léxico.Objetivos: (i) apresentar, de forma geral, o grande campo dos estudos lexicais, tomando como fio condutor o papel da Lexicologia, Lexicografia e Terminologia.(ii) discutir, de forma introdutória, os fundamentos gerais e os princípios teóricos dos campos da Fraseologia e da Onomástica (Toponímia); (iii) discutir as possibilidades de pesquisa nessa área, que tem crescido no Brasil.
Vagas: 40
9- Leitura crítica na escola - produzindo material didático
Proponente(s):Leandra Batista Antunes
Ementa:A partir dos princípios do letramento crítico e da leitura crítica, nesta oficina serão trabalhadas formas de produzir material didático para formação do leitor crítico.
Vagas: 25
10-The storm before the calm: multiletramento e multimodalidade na prática
Proponente(s):Jesiel Soares Silva ; Victor Augusto Nascimento
Ementa: O advento e o constante aprimoramento das tecnologias digitais trazem mudanças significativas na nossa forma de viver, nos relacionar e, por vezes, até na nossa maneira de pensar. Essas mudanças exigem, portanto, que repensemos nossa atuação como professores e busquemos formas de adaptar este emaranhado de cenários à nossa prática docente. Outro aspecto de extrema importância a se considerar quando o que se busca é compreender os processos do multiletramento é a epistemologia envolvida. é preciso buscar a compreensão de que, com os novos tempos e os avanços tecnológicos, a concepção de língua, de ensino e de aprendizagem também tem se transformado. Uma concepção de ensino e de língua que ainda se alimenta da tradição de transmissão de conhecimento ou de métodos passivos no ensino de línguas não é mais capaz de sustentar as novas demandas do nosso tempo. Pensando nestas questões e considerando o trabalho pioneiro do London Group acerca da ideia de que o principal papel da educação é garantir e se assegurar de que a totalidade dos estudantes se beneficiem do ato de aprender através de formas que os permitam participar atividade da vida como cidadãos autônomos (Cazden et al, 1996), este minicurso pretende explorar os conceitos de multiletramento e multimodalidade à luz da linguística aplicada e traçar um panorama do que tem sido desenvolvido na área, bem como apresentar formas práticas e factíveis de se trabalhar o multiletramento e a multimodalidade nas aulas de línguas.
Vagas: 30
11- Grupo de escrita
Proponente(s): Rómina de Mello Laranjeira
Ementa: A oficina “Grupo de Escrita” pretende reunir alunos de pós-graduação e terá como foco o processo de escrita de um artigo. Cada aluno(a) deverá partilhar partes do seu artigo em processo de escrita.
Objetivos:
- Conhecer dimensões fundamentais da escrita para publicação;
- Explorar a relação entre leitura, escrita e autoria;
- Analisar textos em processo de escrita para publicação;
- Escrever e socializar textos em processo de escrita para publicação.
Vagas: 20
12 - Francês Instrumental: prática de leitura de textos acadêmicos em língua francesa
Proponente(s): Rita Lages
Ementa: O minicurso tem o objetivo de trabalhar estratégias de leitura em língua francesa, com ênfase em textos acadêmicos. Serão abordados aspectos da estrutura e funcionamento da língua, em seus aspectos sintáticos, morfológicos e semânticos.
Vagas: 40
Minicursos – 5ª feira
13- Curriculum lattes: como registrar, preencher e atualizar?
Proponente(s):Clézio Roberto Gonçalves
Ementa: O Curriculum Lattes (CL) é um banco de informações curriculares mantido pelo CNPq que se tornou uma referência nacional para os(as) professores(as), pesquisadores(as) e estudantes de nível superior no Brasil. Este minicurso se propõe a apresentar, na primeira parte, o que é a Plataforma Lattes, procurando apresentar aos alunos duas questões: i) a importância do preenchimento correto; ii) a importância do CL para a prática da (iniciação à) pesquisa. Na segunda parte, eminentemente prática, o minicurso se concentra nas informações relativas à apresentação documental e ao preenchimento e à atualização do CL. Durante todo o mini curso, serão apresentadas algumas curiosidades e dicas para facilitar o preenchimento e a atualização, valorizando-se as informações disponibilizadas no CL.
Vagas:15
(Tem que ser no LCC)
14- Conhecendo o ensino de Português como Língua Estrangeira
Proponente(s): Anelise Fonseca Dutra
Ementa: Este minicurso tem como objetivos discutir abordagens ecléticas no ensino de LE, mais especificamente no PLE, que permitem o gerenciamento de um syllabus não estático; e conhecer as especificidades do exame Celpe-Bras, Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros, desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação (MEC).
Vagas: 20
15- Fonética, Fonologia e Ortografia - análise de erros ortográficos
Proponente(s): Leandra Batista Antunes
Ementa: O objetivo deste minicurso é discutir princípios fonológicos e etimológicos da ortografia do português, relacionando a pronúncia e a escrita de modo a entender erros ortográficos e buscar possíveis soluções para o ensino da ortografia.
Vagas: 30
16 - Espanhol Instrumental: prática de leitura de textos acadêmicos
Proponente(s): Rita Lages; Vércio Gonçalves
Ementa: O curso tem o objetivo de trabalhar estratégias de leitura em língua espanhola, com ênfase em textos acadêmicos. Serão abordados aspectos da estrutura e funcionamento da língua, em seus aspectos sintáticos, morfológicos e semânticos.
Vagas: 40
17 – Primeiros passos em Análise de Discurso Crítica (ADC): a abordagem anglo-saxã de Norman Fairclough e Lilie Chouliaraki
Proponente(s): Samuel de Sá Ribeiro
Ementa: O objetivo do minicurso é apresentar princípios, teoria e métodos da ADC evidenciando sua relevância sociopolítica. A ADC é uma abordagem teórico-metodológica dos Estudos Discursivos Críticos que se coloca como crítica porque questiona, tensiona e problematiza os discursos produzidos por distintos agentes sociais situados em uma sociedade hierarquizada pela desigual distribuição do capital e pelas mais variadas diferenças identitárias. Nessa direção, assimetrias de poder são materializadas em textos, os quais atuam na manutenção, na intensificação e/ou na transformação social. Ao longo do nosso encontro, falaremos das influências da ADC anglo-saxã (faircloughiana); da vinculação com a linguística sistêmico funcional; do método textualmente orientado para a análise discursiva-crítica. O minicurso é de caráter teórico-prático, ou seja, veremos teoria e também aplicações em análises de textos da atual conjuntura brasileira.
Vagas: 30
18 – Os gêneros orais constitutivos da atividade profissional docente
Proponente(s): Ada Brasileiro e Viviane Pimenta
Ementa: Assim como o jornalista precisa saber elaborar uma notícia, o advogado, uma petição, e o administrador, um planejamento estratégico, o professor, para o exercício da sua profissão, precisa se apropriar de diversos gêneros do discurso profissional para que ele possa realizar as atividades inerentes à docência. Pensando nesse campo de saberes, o objetivo deste curso é explorar um inventário de gêneros profissionais do métier docente, com foco nos gêneros orais, além de promover oportunidade de prática e reflexão sobre as especificidades de atividades profissionais que demandam gêneros orais formais nos âmbitos escolar e acadêmico.
Vagas: 20