A compreensão das práticas culturais e das narrativas históricas através das teorias sociais, bem como o estudo das tecnologias das materialidades, revela uma dualidade quase física entre teorias clássicas e contemporâneas em nosso fazer científico. Com isso em mente, anunciamos o tema da IX Edição da SAA: "Horizontes não lineares: diálogos entre o tradicional e o alternativo".
A perspectiva dos horizontes não lineares incentiva uma abordagem dialógica que explora a dinâmica entre ambas as faces dessa dualidade, refletindo, assim, a intersecção e a sobreposição de diferentes temporalidades na construção de pensamentos coletivos. O diálogo entre o clássico e o contemporâneo não compreende esses pares como entidades estáticas ou como produtos de uma única linha de desenvolvimento. Em vez disso, aborda-as como partes de um processo contínuo e plurifacetado, no qual os clássicos e os contemporâneos coexistem e se influenciam mutuamente.
Explorando o tema do evento deste ano, que visa dar vazão a esse olhar crítico e criativo, busca-se incitar e aprofundar a compreensão das interações entre essas diferentes perspectivas. Ainda, pensando em oferecer novas dimensões para a nossa ciência e uma visão mais integrada e dinâmica da Antropologia e Arqueologia, busca-se, durante a IX SAA evidenciar a maneira como as teorias clássicas e contemporâneas se entrelaçam e enriquecem mutuamente.