IX Encontro Sergipano de Educação Ambiental - ESEA

IX Encontro Sergipano de Educação Ambiental - ESEA

presencial Universidade Federal de Sergipe - São Cristóvão - Sergipe - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

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Sobre o IX ESEA

Políticas públicas de Educação Ambiental numa sociedade de risco

O IX ESEA toma como foco a relação entre as pesquisas e as experiências em educação ambiental e o contexto atual como forma de enfrentamento político, epistemológico e histórico das questões contemporâneas que atravessam tal relação e que encontram acolhida em diversos grupos de pesquisas do campo da educação ambiental no país. Compreendemos que vivemos tempos assolados por uma cultura de violências, principalmente relacionadas as questões de gênero, raça, etnia, nível socioeconômico, opção religiosa e política, orientação sexual e a pessoas com deficiência. São violências que permeiam nossas subjetividades, nossas formas de ser, pensar, agir, e que muitas vezes se apresentam sob forma de investigações de distintas naturezas, sem que se leve em conta seus significados e implicações. 

É nesse contexto que se situa o Encontro Sergipano de Educação Ambiental - ESEA, visto que mediante a realização, se propõe a refletir sobre a necessidade de implementar políticas públicas para a educação ambiental, cujo fito é inserir o pensamento da sustentabilidade na perspectiva de transformação social em prol de um ambiente justo e equilibrado.

Nesse sentido, o ESEA apresenta-se como um espaço profícuo para que possamos discutir e pensar possibilidades para a implementação da Política Estadual de Educação Ambiental de Sergipe, bem como do Plano Estadual de Educação Ambiental a fim de impulsionar ações concretas que visem a (re)construção de uma sociedade sustentável.

 Assim, será possível verificar como a Educação Ambiental está sendo entendida e implementada nos diferentes ambientes formal e não formal e como os setores competentes estão pensando e buscando providências para implementação efetiva dessa abordagem de educação, especialmente no estado sergipano. Além de proporcionar um espaço de construção, divulgação do conhecimento educacional e sua perspectiva ambientalista. 

A UFS, através do GEPEASE, com a realização do referido Encontro, mediante conferência, mesas redondas, apresentação de trabalhos científicos, na modalidade de comunicação oral possibilitará aos seus alunos e comunidade geral o conhecimento mais amplo sobre as perspectivas educacionais no campo da Educação Ambiental sergipana, em que estejam imbricados os conhecimentos científicos, culturais e técnicos na busca da formação socioambiental crítica.

Para mais informações, acesse as circulares nos links disponibilizados abaixo:

Primeira circular: https://drive.google.com/file/d/18wxJ4DrDxcQRPTZaA2Ae4PuIXEn0RsWb/view?usp=sharing

Segunda circular: https://drive.google.com/file/d/1Zi1r9n-SvHMIQfwWD42Hqsrqe0jmY3_t/view?usp=sharing


Inscrições

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Atividades

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Palestrantes

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Submissões

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Orientações sobre as submissões de trabalhos

1) Modalidades

- Resumo Expandido (4 a 6 páginas)

- Artigo Completo (12 a 15 páginas)


Os melhores trabalhos de cada GT serão selecionados para publicação na "Revista Sergipana de Educação Ambiental (ReviSea)"

2) Cronograma

- Início das Submissões: 12/08/24

- Inscrições prorrogadas até 13/10/2024

3) Restrições

- Quem pode submeter – Sem restrição de titulação mínima, todos os participantes podem enviar trabalhos, desde que esteja inscrito no evento. Somente o autor principal deverá submeter.

- Limite de Submissões – Até 1 (um) trabalho por autor. Não há restrição para co-autoria

- Quantidade Máxima de autores por submissão – Até 3 (três) autores.

   4) Diretrizes para as Submissões

- Normas para Submissão de Resumo Expandido e Artigo completo

1) Apenas o 1º autor deverá encaminhar o trabalho. Cada participante poderá encaminhar apenas um trabalho como 1º autor. Não encaminhe trabalhos nos quais é co-autor.

2) Os trabalhos deverão ser encaminhados no formato .doc ou .docx em dois arquivos separados:

Arquivo 1: versão sem identificação dos autores – sem os nomes dos autores e de suas instituições (.doc ou .docx)

Arquivo 2: trabalho na forma em que será publicado (de acordo com o template) (.doc ou .docx).

3) Formato de apresentação: Comunicação Oral

4) Inscrições: É obrigatório que os autores estejam inscritos no evento. Contudo, é opcional a inscrição dos coautores

RESUMO EXPANDIDO

Os resumos a serem apresentados devem caracterizar pesquisas ou relatos de experiência em Educação Ambiental, de acordo com um dos seguintes tipos:

Natureza empírica: apresentação de pesquisa, finalizada ou com resultados parciais, baseada em referenciais teóricos, contendo revisão de literatura pertinente, objetivos/questões de pesquisa, análise de dados, discussão de resultados e conclusões.

 Natureza teórica: ensaio crítico devidamente fundamentado em literatura de pesquisa pertinente, apresentando objetivos/questões de pesquisa, articulações e argumentos teóricos consistentes, conclusões e indicação de implicações para o campo da Educação Ambiental.

Relatos de experiência: relatos relacionados a atividades de educação formal e não formal concernentes ao campo da Educação Ambiental. O relato de experiência é um texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para a Educação Ambiental. É a descrição que um autor ou uma equipe fazem de uma vivência profissional tida como exitosa ou não, mas que contribua com a discussão, a troca e a proposição de ideias.

Normas para formatação dos textos:

Os resumos poderão ser escritos em português, espanhol ou inglês. O texto deve estar em formato compatível com o Word for Windows, fonte Times New Roman, corpo 12, espaço entrelinhas de 1,5; sem espaço entre parágrafos; alinhamento com as margens esquerda e direita (justificado) e recuo de 1,25 cm no início de cada parágrafo. O texto deve conter, no mínimo 4 (quatro) laudas e, no máximo, 6 (seis) laudas, em formato A4 e margens superior, inferior e laterais de 3 cm. Na primeira página do texto deve constar o título completo do trabalho, centralizado e em negrito, seguido dos nomes dos autores acompanhados da sigla de suas instituições - estes, com formatação alinhada à margem direita. Não esqueça de retirar os nomes e instituições na versão sem identificação (Arquivo 1). O resumo deve estar no idioma em que o trabalho foi escrito, deve conter até 150 palavras, fonte Times 12, justificado, espaçamento 1,0. As palavras-chave devem ter fonte Times 12, alinhado à esquerda; mínimo de três e máximo de cinco, separadas por ponto e vírgula, em letras minúsculas. O resumo não precisa incluir referências. As palavras-chave devem refletir da melhor maneira possível a temática do estudo. As citações no texto e as referências devem seguir rigorosamente a última versão das normas da ABNT (6023:2018 e 10520:2023). As normas escolhidas devem ser uniformes ao longo de todo o texto. Nos casos indicados abaixo, em que a ABNT oferece opções, o trabalho deverá adotar as orientações que se seguem:

Tipos de Artigos

Os artigos a serem apresentados devem caracterizar pesquisas ou relatos de experiência em Educação Ambiental, de acordo com um dos seguintes tipos:

Natureza empírica: apresentação de pesquisa, finalizada ou com resultados parciais, baseada em referenciais teóricos, contendo revisão de literatura pertinente, objetivos/questões de pesquisa, análise de dados, discussão de resultados e conclusões.

Natureza teórica: ensaio crítico devidamente fundamentado em literatura de pesquisa pertinente, apresentando objetivos/questões de pesquisa, articulações e argumentos teóricos consistentes, conclusões e indicação de implicações para o campo da Educação Ambiental.

Relatos de experiência: relatos relacionados a atividades de educação formal e não formal concernentes ao campo da Educação Ambiental. O relato de experiência é um texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para a Educação Ambiental. É a descrição que um autor ou uma equipe fazem de uma vivência profissional tida como exitosa ou não, mas que contribua com a discussão, a troca e a proposição de ideias.

 

Normas para formatação dos textos:

Os artigos completos poderão ser escritos em português, espanhol ou inglês. O texto deve estar em formato compatível com o Word for Windows, fonte Times New Roman, corpo 12, espaço entrelinhas de 1,5; sem espaço entre parágrafos; alinhamento com as margens esquerda e direita (justificado) e recuo de 1,25 cm no início de cada parágrafo. O texto deve conter, no mínimo 12 (doze) laudas e, no máximo, 15 (quinze) laudas, em formato A4 e margens superior, inferior e laterais de 3 cm. Na primeira página do texto deve constar o título completo do trabalho, centralizado e em negrito, seguido dos nomes dos autores acompanhados da sigla de suas instituições - estes, com formatação alinhada à margem direita. Não esqueça de retirar os nomes e instituições na versão sem identificação (Arquivo 1). O resumo deve estar no idioma em que o trabalho foi escrito, deve conter até 250 palavras, fonte Times 12, justificado, espaçamento 1,0. As palavras-chave devem ter fonte Times 12, alinhado à esquerda; mínimo de três e máximo de cinco, separadas por ponto e vírgula, em letras minúsculas. O resumo não precisa incluir referências. As palavras-chave devem refletir da melhor maneira possível a temática do estudo. As citações no texto e as referências devem seguir rigorosamente a última versão das normas da ABNT (6023:2018 e 10520:2023). As normas escolhidas devem ser uniformes ao longo de todo o texto. Nos casos indicados abaixo, em que a ABNT oferece opções, o trabalho deverá adotar as orientações que se seguem:

 

  • As citações devem ser indicadas no texto pelo sistema de chamada autor-data. Exemplo: Segundo Sobrenome (2000).
  • As referências devem aparecer em "Referências" e só devem apresentar aquelas que foram citadas no transcorrer do texto.
  • O recurso tipográfico itálico deve ser utilizado para destacar o elemento título das obras, de acordo com a norma.
  • As notas devem ser colocadas no rodapé da página.

 

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: nonoesea@gmail.com


5) Template para apresentação: 

 Para realizar o download do template para a apresentação acesse: Template de Apresentação IX ESEA 


Comissão Científica

Aline Ramos Soares Bezerra

Adson Francisco Menezes da Silva

Érica Lima Santos Queiroz

Isabela Mayara dos Santos

Luanne Michella Bispo Nascimento

Odilene Ferreira de Andrade

Sindiany Suelen Caduda dos Santos

Local do Evento

Financiamento

Realização

                       

Apoio

        

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