As
discussões sobre Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática têm
sido desenvolvidas no Brasil desde o final dos anos 70, fortalecendo-se nas
duas décadas finais do Século XX. Esse trajeto deu margem à criação de eventos
regionais com o intuito de fomentar e aprofundar os debates sobre o tema.
Nesse
contexto, inseriu-se o I Encontro Paraense de Modelagem Matemática – I
EPAMM, em abril de 2006, organizado pelo Grupo de Estudos em
Modelagem Matemática – GEMM do Programa de Pós-Graduação em Educação em
Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará, com a intenção de
divulgar, em âmbito regional, as pesquisas de mestrado e os trabalhos
publicados por professores-pesquisadores paraenses sobre Modelagem Matemática
no ensino; bem como dar visibilidade às pesquisas em andamento.
Avaliando-se
o evento como relevante para a disseminação da Modelagem Matemática e para o
fornecimento de subsídios à sua utilização e à pesquisa na área, decidiu-se
pela reedição do Encontro a cada dois anos. Assim, em maio de 2008, ocorreu o
II Encontro Paraense de Modelagem Matemática – II EPAMM, que,
embora mantendo os objetivos iniciais, abriu espaço para a comunicação de
trabalhos inéditos, ofertou palestras ministradas por renomados pesquisadores
da área, ofereceu mesas-redondas e minicursos a cargo de integrantes do GEMM e
contou com a apresentação de pôsteres por alunos do Ensino Médio.
Tanto
o I EPAMM quanto o II EPAMM foram sediados no Instituto Federal do Pará (IFPA),
sendo o primeiro nos dias de 6 e 7 de abril de 2006 e o segundo nos dias 29 e 30
de maio de 2008. Foi acentuado o crescimento do evento, tanto no que concerne
ao número de atividades ofertadas quanto ao número e interesse dos
participantes, justificando assim o III Encontro Paraense de Modelagem
Matemática – III EPAMM, em 26 e 28 de maio de 2010,
em Marabá-PA, Campus UFPA, com o título “Modelagem Matemática: Formação Docente
e Perspectivas Educacionais”, que possibilitou a troca de experiências em
Modelagem Matemática no ensino, na aprendizagem e na pesquisa, visando oferecer
subsídios para a implementação de novas perspectivas educacionais no Estado do
Pará.
A
quarta edição do EPAMM - IV Encontro Paraense de Modelagem Matemática – foi
sediada no Campus Castanhal-UFPA nos dias 29 e 30 de novembro de 2012 e contou
com conferências, comunicações científicas, relatos de experiências, pôsteres,
debates temáticos e minicursos. Mais de 250 pesquisadores prestigiaram o
evento, as discussões ocorridas no IV EPAMM
evidenciaram o interesse de estudantes de graduação, pós-graduação, professores
da educação básica e demais profissionais em assuntos envolvendo Modelagem Matemática.
Diante
do sucesso dos eventos anteriores, foi realizado o V Encontro Paraense de
Modelagem Matemática – V EPAMM no Campus
Abaetetuba-UFPA nos dias 27 e 28 de novembro de 2014 com a temática
"Debates e Produções Científicas com o Grupo de Estudos em Modelagem
Matemática". Embora houvesse dramática redução no público participante,
esse encontro contou com conferências, debates temáticos, minicursos e mesas
redondas.
O VI
Encontro Paraense de Modelagem Matemática - VI EPAMM,
promovido pelo Grupo de Estudos em Modelagem Matemática (GEMM), realizado nos
dias 10 e 11 de novembro de 2016 no Campus Belém UFPA, teve como objetivo
socializar, estimular e fundamentar práticas pedagógicas pautadas na Modelagem
Matemática no contexto escolar e acadêmico. Nesse contexto, o VI EPAMM reuniu
cerca de 160 pesquisadores, professores e estudantes interessados em discutir
sobre Modelagem no ensino de Ciências e de Matemática. O evento contou com a
participação de professores de escolas públicas, professores e acadêmicos de
universidades e institutos de educação, oriundos de mais de dez municípios
paraenses.
O VII
Encontro Paraense de Modelagem Matemática - VII EPAMM,
promovido pelo Grupo de Estudos em Modelagem Matemática (GEMM), realizado nos
dias 25 e 26 de outubro de 2018, teve como tema: Modelagem Matemática: teoria e
prática no Campus de Salinópolis – UFPA. Os professores-pesquisadores do Grupo
de Estudos em Modelagem Matemática
(GEMM/IEMCI/UFPA) preocupados com o ensino e a aprendizagem da
Matemática por meio da Modelagem Matemática e, por ser ainda pouco evidenciada
na Região Nordeste do Estado do Pará, motivaram a realização do VII EPAMM –
Encontro Paraense de Modelagem Matemática na perspectiva de fornecer subsídios
teóricos e práticos para sala de aula; contribuindo para a implementação de uma
Educação Matemática e Científica que atendesse às necessidades formativas de
educadores matemáticos na Amazônia.
Nesse
contexto, o VII EPAMM reuniu cerca de 239 pesquisadores, professores e
estudantes interessados em discutir sobre Modelagem no ensino de Ciências e de
Matemática. O evento contou com a participação de professores de escolas
públicas, professores e acadêmicos de universidades e institutos de educação,
oriundos de mais de dez municípios paraenses.
A oitava edição, a de 2022, propôs o tema "Modelagem Matemática e Práticas Socioculturais no contexto amazônico", na expectativa de socializar e conhecer práticas socioculturais sobre potencialidades da Modelagem Matemática para atender as atuais demandas educacionais no contexto amazônico. O VIII EPAMM teve como objetivo fomentar e estimular a utilização da Modelagem Matemática como geradora de ambiente de ensino e aprendizagem na região amazônica, bem como socializar trabalhos realizados sobre Modelagem Matemática congregando professores de todos os níveis de ensino, pesquisadores e estudantes que pesquisam sobre e/ou praticam a Modelagem na perspectiva da Educação Matemática.