IX ALFAeEJA - ISSN 2448-2366
Dependências do Campus I da UNEB
Avenida Silveira Martins, 2555, Cabula, Salvador, Bahia
Salvador - Salvador - Bahia - Brasil
Com transmissão online
MANHÃ
Mesa Redonda 5 - Formação de Professores e EJA: tendências e desafios
TARDE
IX ALFAeEJA - ISSN 2448-2366
Dependências do Campus I da UNEB
Avenida Silveira Martins, 2555, Cabula, Salvador, Bahia
Período de inscrição e valores disponíveis na página do evento
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.nome}}
{{item.nome}}
Campus I, Salvador - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Rua Silveira Martins, 2555, Cabula, Salvador – BA, 41.150-000
Dr. Alfredo Eurico Rodrigues Matta PPGEJA/UNEB
Dr. Antonio Amorim PPGEJA/UNEB
Dr. Amilton Alves de Souza PPGEJA/UNEB
Dr. Antônio Pereira Santos PPGEJA/UNEB
Drª Ana Paula Silva da Conceição PPGEJA/UNEB
Drª Carla Liane Nascimento dos Santos PPGEJA/UNEB
Drª Carla Meira Pires de
Carvalho PPGEJA/UNEB
Drª Dayse Lago de Miranda PPGEJA/UNEB
Drª Edite Maria da Silva de
Faria PPGEJA/UNEB
Drª Erica Valéria
Alves PPGEJA/UNEB
Drª Flávia Lorena de Souza Araújo PPGEJA/UNEB
Drª Francisca de Paula Santos da
Silva PPGEJA/UNEB
Drª Graça dos Santos Costa PPGEJA/UNEB
Dr. Guillermo Jose Manuel Williamson Castro Universidad de La Frontera/Chile
Drª Helga Porto Miranda PPGEJA/UNEB
Dr.ª Ivanilde Apoluceno de Oliveira
UEPA
Drª Jocenildes Zacarias
Santos PPGEJA/UNEB
Dr. José Humberto da Silva PPGEJA/UNEB
Dr. José Veiga Vinal Júnior PPGEJA/UNEB
Drª. Lanara Guimarães de Souza UFBA
Drª Leliana Santos de
Sousa
PPGEJA/UNEB
Drª Márcia Tereza Fonseca Almeida PPGEJA/UNEB
Drª. Maria da Conceição Alves
Ferreira PPGEJA/UNEB
Drª. Maria Hermínia Lage Fernandes
Laffin UFSC
Drª. Márcia Tereza Fonseca
Almeida
PPGEJA/UNEB
Drª Marta Rosa Farias de Almeida Miranda Silva PPGEJA/UNEB
Drª Patrícia Carla da Hora Correia PPGEJA/UNEB
Drª Patrícia Lessa Santos Costa PPGEJA/UNEB
Drª Rita de Cássia Santana de Oliveira PPGEJA/UNEB
Drª Rosemary Lapa de
Oliveira PPGEJA/UNEB
Drª Tânia Regina Dantas UNEB
SUBMISSÕES PRORROGADAS ATÉ 31 DE OUTUBRO DE 2025.
Serãopermitidos até 5 autores por submissão. Todas as modalidades de submissão devem apresentar um resumo expandido.
Modalidades
Comunicação
Científica
Resultados
de pesquisa , com apresentação oral presencial, com duração de 10 a 15
minutos dentro dos eixos temáticos. Todas as salas de apresentação contarão com
projetor multimídia.
Pôster
Apresentação
por meio visual, contendo as informações pertinentes à pesquisa concluída ou em
andamento, de forma clara e objetiva. Os pôsteres devem ser confeccionados nas
dimensões 120 cm X 90 cm, com fundo branco e letras visíveis a distância de 1
metro (mínimo 24 pt.).
Produto
Técnico-Educacional
Produto
que resulta de uma pesquisa aplicada desenvolvida em Programa de Pós-Graduação
Profissional, visando compartilhar o conhecimento, a prática e promover debates
com outros profissionais e pesquisadores da área. Deve conter necessariamente o
orientador como coautor do trabalho. Com apresentação oral presencial, com
duração de 10 a 15 minutos dentro dos eixos temáticos. Todas as salas de
apresentação contarão com projetor multimídia.
Ao
realizar a submissão o(s) autor(es) deve escolher um eixo temático para
apresentação do trabalho, dentre os eixos temáticos a seguir:
1. Sujeitos da EJA: inclusão, diversidade e relações
étnico raciais
2. Alfabetização, letramento, letramento
matemático
3. Currículo e Formação de Professor na EJA
4. EJA e Direitos Humanos e EJA em contextos
de privação de liberdade
5. Mundo do trabalho e juvenilização da EJA
6. Políticas Públicas e Gestão Educacional e
Escolar na EJA
7. Tecnologias da informação e da comunicação
na EJA: perspectivas teórico metodológicas
8. Movimentos Sociais, Educação Popular e
Educação do Campo
9. Arte, Cultura e Saberes Socioemocionais na EJA
O
texto deve ser formatado no template anexo, observando as orientações a seguir:
Título em Português, fonte: Times New
Roman, tamanho 14, caixa alta, negrito; espaçamento entre linhas: simples;
espaçamento entre parágrafo: 6 pt após; título com, no máximo, 120 caracteres
com espaço.
Para cada autor (no máximo 5) informar maior titulação, atual vínculo
profissional (caso haja), grupo de pesquisa ao qual está vinculado e e-mail.
Apresentar no corpo do texto: problema/questão da pesquisa, objetivos,
referencial teórico, desenvolvimento, metodologia e resultados. Texto deve ter
entre 2 e 6 páginas, incluindo as referências[i]. Texto
do resumo em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, espaçamento entre parágrafo: 6 pt, alinhamento
justificado.
As referências devem estar de acordo com normas da ABNT/NBR 14724:2024, alinhadas à esquerda (exemplos no template).
Os critérios para
avaliação dos trabalhos são:
1. Clareza na apresentação da área na qual o estudo
se insere.
2. Uso adequado de resultados relevantes da
literatura para circunstanciar o foco do estudo.
3. Clareza na formulação da questão de pesquisa (ou
objetivo).
4. Apresentação de fundamentação teórica compatível
e adequada à questão de pesquisa.
5. Adequação da metodologia para a questão da
pesquisa, descrevendo claramente seus procedimentos e seus participantes (para
o caso de estudos empíricos).
6. Coerência entre a questão de pesquisa, a análise
de dados e os resultados apresentados (para o caso de estudos empíricos).
7. Coerência entre a análise e a fundamentação
teórica apresentada.
8. Relação entre as conclusões e outros trabalhos
da área.
9. Formatação do texto conforme as normas do
evento.
10. Qualidade da redação.
Cada participante pode ser coautor em até 10 submissões.
Cada submissão pode ter no máximo 5 autores.
O prazo final para avaliação dos trabalhos é 07/11/2025.
Divulgação do resultado final: 07/11/2025.
{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}
Para submeter um resumo expandido,
incialmente você precisa estar inscrito no evento. Na página inicial clique em “realizar
submissão”.
Na página seguinte, clique em “submeter”.
A seguir, selecione a modalidade:
Selecione a área temática:
Digite o título correto do
trabalho:
Clicando no botão “Arquivo
identificado”, você deve inserir o arquivo do trabalho, devidamente formatado,
com a identificação dos autores e em “Arquivo não-identificado” você deve
suprimir a identificação dos autores para que seja garantido o duplo cego na avaliação
das submissões.
Ao clicar em cada um desses
botões abrirá uma janela solicitando a seleção em seu dispositivo do arquivo do
trabalho para upload.
Depois de inserir os arquivos,
você poderá inserir, se necessário, os demais autores do trabalho (adicionar
autores). Apenas um dos autores deve fazer a submissão. Use as setas para cima
e para baixo para ordenar os autores segundo o arquivo com identificação.
É importante identificar qual dos
autores será o apresentador no dia do evento.
A seguir, devem ser inseridas as
palavras-chave, exatamente igual ao que foi inserido no arquivo do resumo
expandido.
Para finalizar a submissão, é
importante assinalar em “Declaro que li e estou de acordo com as regras para
submissão” e clique em submeter.
Dr. Alfredo Eurico Rodrigues Matta PPGEJA/UNEB
Dr. Amilton Alves de Souza PPGEJA/UNEB
Dr. Antonio Amorim PPGEJA/UNEB
Dr. Antônio Pereira Santos PPGEJA/UNEB
Drª Ana Paula Silva da Conceição
PPGEJA/UNEB
Drª Carla Liane Nascimento dos Santos PPGEJA/UNEB
Drª Edite Maria da Silva de Faria
PPGEJA/UNEB
Drª Erica Valéria Alves PPGEJA/UNEB
Drª Graça dos Santos Costa PPGEJA/UNEB
Dr.ª Ivanilde Apoluceno de Oliveira UEPA
Dr. José Humberto da Silva PPGEJA/UNEB
Dr. José Veiga Vinal Júnior PPGEJA/UNEB
Dr. Kleber Monteiro Pinto PPGEJA/UNEB
Drª. Maria da Conceição Alves Ferreira PPGEJA/UNEB
Drª Marta Rosa Farias de Almeida Miranda Silva
PPGEJA/UNEB
Drª Patrícia Lessa Santos Costa PPGEJA/UNEB
Drª Rita de Cássia Santana de Oliveira
PPGEJA/UNEB
Drª Rosemary Lapa de
Oliveira
PPGEJA/UNEB
Ms. Neide Maria Ferreira Lopes PPGEJA/UNEB
Ms. Ariane Brasil Damásio PPGEJA/UNEB
Ms. Maria Helena Barros Amorim DMDC/UNEB
Ms. Nildete Ferreira Lopes Barbosa PPGEJA/UNEB
Ms. Ivandson Macedo dos Santos Filho PPGEJA/UNEB
Rede Andrade Plaza Salvador (Armação) ⭐
⭐ ⭐
7,7 km do evento
https://www.plazasalvador.com.br/
Andrade Express (Amaralina) ⭐ ⭐ ⭐
13,5 km do evento
https://www.redeandradeexpress.com.br/
Rede Andrade Mar Hotel Rio Vermelho ⭐⭐⭐
11,2 km do evento
https://www.redeandrademarhotel.com.br/
Hotel Dan Inn Express Salvador By Nacional Inn (Pituba) ⭐⭐⭐
10,8 km do evento
Rede Andrade Ondina ⭐⭐⭐⭐
12, 7 km do evento
https://www.redeandradeondina.com.br/
Rede Andrade Barra ⭐⭐⭐⭐
13,3 km do evento
https://www.redeandradebarra.com.br/
Hotel Mercure Salvador Pituba ⭐⭐⭐⭐
6,9 km do evento
https://all.accor.com/hotel/8930/index.pt-br.shtml
Hotel Bahiamar (Jardim de Alah) ⭐⭐⭐⭐
8,6 km do evento
Hotel Fiesta (Itaigara) ⭐⭐⭐⭐⭐
9,6 km do evento
Restaurante Trato Fino Gourmet (Cabula Master Plaza)
450 m do evento
https://www.instagram.com/finotratogourmet/?hl=pt
Restaurante Divino Sabor (Cabula Master Plaza)
450 m do evento
https://share.google/TZIuoQ3jDjIWgbVgt
Restaurante Corumbamba
1,7 km do evento
https://www.instagram.com/restaurantecorumbamba/
Restaurante Paraíso Tropical
2,2 km do evento
https://www.instagram.com/restaurante_paraiso_tropical__/
Shopping Bela Vista
3,5 km do evento
Para acessar a programação clique aqui
|
Eixo |
Coordenação |
Local |
Título |
Autores |
|
1. Sujeitos da EJA:
inclusão,
diversidade e relações étnico raciais |
Patrícia Carla
da Hora Correia |
18/11 – sala 1 Prédio da Pós-graduação |
A DIDÁTICA DA HISTÓRIA NA EJA: METODOLOGIA E ENSINO NA PESPECTIVA DO PROTAGONISMO, ANCESTRALIDADE E TECNOLOGIA |
GENIKELI SOUZA SANTOS,ALFREDO EURICO RODRIGUES MATTA |
|
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E INCLUSÃO DIGITAL: O USO DE JOGOS DIGITAIS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
JUCILIA SANTOS FIAES,DR. AMILTON ALVES DE SOUZA PPGEJA/UNEB |
|||
|
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM JOVENS E ADULTOS AUTISTAS NA EJA: MAPEANDO A PRODUÇÃO CIENTÍFICA |
JOSEMEIRE FERREIRA SANTOS, DRª PATRÍCIA CARLA DA HORA
CORREIA PPGEJA/UNEB,DR. ANTONIO
AMORIM PPGEJA/UNEB |
|||
|
LEI 10.639/03 NA PRÁTICA: EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA COMO ATO POLÍTICO NA EJA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO ESTADUAL DR. BERLINDO MAMEDE DE OLIVEIRA" |
ALLAN DE ASSUNÇÃO OLIVEIRA |
|||
|
SANKOFA E UBUNTU NA EJA: PRÁTICAS AFROCENTRADAS DE ENSINOAPRENDIZAGEM |
BRENDA NAYLA SANTOS LIMA DA SILVA,FABIO NOGUEIRA DE OLIVEIRA
|
|||
|
A
ORALITURA COMO AÇÃO DECOLONIAL NA PRÁTICA EDUCATIVA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
DÉBORA MORAIS DOS SANTOS,EUDALDO FRANCISCO DOS SANTOS FILHO,LELIANA SANTOS DE SOUSA |
|||
|
ACOLHIMENTO E DIVERSIDADE NA EJA: CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS EDUCATIVOS INCLUSIVOS E ANTIRRACISTAS |
MAIARA DE JESUS SANTOS,TAUANY MONIQUE FERNANDES ALMEIDA,LUIZ ANDRÉ MIRANDA LIMA,VAGNER VIEIRA
DA SILVA,DEYVID RIBEIRO DE JESUS
|
|
|
Carla Liane Nascimento Santos |
|
ENTRE CADERNOS E VASSOURAS: TRAJETÓRIAS DE ESCOLARIZAÇÃO DE TRABALHADORAS DOMÉSTICAS DA EJA |
MARIELA SANTOS SILVA,FABIO
NOGUEIRA DE OLIVEIRA |
|
A LÍNGUA
INGLESA COMO FERRAMENTA DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
PATRICIA TEIXEIRA DOS SANTOS CASTRO,DR. JOSÉ VEIGA VINAL
JÚNIOR PPGEJA/UNEB |
|||
|
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SURDOS: UMA ANÁLISE SOBRE LACUNAS E PROPOSIÇÕES DE POLÍTICAS PÚBLICAS |
MARCELA DE SOUZA FARIAS |
|||
|
VOZES DA EJA QUILOMBOLA: ESCUTAS EM CIRANDA. |
LEILA ASSIS DE JESUS |
|||
|
PRÁTICAS EDUCATIVAS E RELIGIOSIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
MARÍLIA GABRIELA RIBEIRO BARRETO,DR. JOSÉ VEIGA VINAL
JÚNIOR PPGEJA/UNEB |
|||
|
18/11 – sala 2 Prédio da Pós-graduação |
MOTIVAÇÕES E DESAFIOS NO RETORNO ESCOLAR:
UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
MABLI NADJANE BARBOSA BARRETO,Drª Carla Meira Pires de
Carvalho PPGEJA/UNEB |
||
|
OFICINA DE LEITURA NA EJA – SABERES LINGUÍSTICOS, POLÍTICOS E SOCIAIS A PARTIR DE "QUARTO DE DESPEJO" |
Josenice Oliveira Cardoso dos Santos,Amilton Alves de Souza,Alexandro Santos Máximo |
|||
|
RAÇA E GÊNERO NAS HISTÓRIAS DE VIDA DE MULHERES NEGRAS DA EJA: INTERCRUZAMENTOS COM A OBRA OLHOS D’ÁGUA DE CONCEIÇÃO EVARISTO |
Juliana Araújo |
|||
|
MULHERES NEGRAS: UM OLHAR SOBRE TRAJETÓRIAS, IMAGINÁRIOS, RESISTENCIAS E
INTERSECCIONALIDADE |
Juliana Araújo |
|
|
|
|
A PERCEPÇÃO DOS (AS) LICENCIANDOS (AS) DE
CIÊNCIAS AGRÁRIAS SOBRE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EJA |
Rosângela Caires Viana,Drª
Patrícia Carla da Hora Correia
PPGEJA/UNEB |
|
EJA INCLUSIVA: ARTICULAÇÕES ENTRE AEE E TECNOLOGIAS PARA O PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL |
DANIELLE SOBRAL PORTO COSTA,Dr. Antonio Amorim PPGEJA/UNEB,Emanuel do Rosário Santos Nonato |
|||
|
Temas integradores como construção social de conhecimento
para a realização do currículo integrado no PROEJA Médio |
Josevonne Dias Serafim Moreira |
|||
|
O ENTRELAÇAR DAS MODALIDADES: O PROCESSO DE AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM DOS SUJEITOS JOVENS, ADULTOS E IDOSOS COM DEFICIÊNCIA |
Cristina Ferreira da Silva,Maria
Helena Paes Coelho da Silva Oliveira,Profª Dr. Eduardo José Fernandes Nunes |
|||
|
O AEE E AS
PRÁTICAS INCLUSIVAS NA EJA: INTERFACES E PERSPECTIVAS |
Jaqueline Sousa Santos
Pita,BETHANIA FERNANDES REZENDE MORENO,Drª Rosemary Lapa de Oliveira PPGEJA/UNEB |
|||
|
HISTÓRIA E MEMÓRIA: TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES DA EJA E SEUS ENTRELAÇAMENTOS FORMATIVOS. |
Claudia Freitas Góes |
|||
|
EJA EM SALVADOR X FECHAMENTO DE TURMAS: ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃO, RECOMPOSIÇÃO E INCLUSÃO EM TEMPOS DESAFIADORES |
MEYRE ANE SAMPAIO MOREIRA,José Veiga |
|||
|
O QUE NOS MOVE NA EJA? PROTAGONISMO, DIÁLOGO E INÉDITOS VIÁVEIS NA EJA DE PIRAJÁ |
Elenilda Moreira de Sá
Costa,Joice Gonçalves Ferreira Santos,Kátia
Simone Filardi Melo,Juliana da Costa Neres,Mateus Souza Santos |
|
|
Patrícia Lessa
dos Santos Costa e Eduardo José Fernandes
Nunes |
19/11 – sala 1 Prédio da Pós-graduação |
NARRATIVAS DE VIDA E EDUCAÇÃO POPULAR NA EJAI DE ITATIM (BA): MEMÓRIAS, SABERES E RESISTÊNCIAS |
Magno De Oliveira Cruz |
|
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM DIÁLOGO
COM SABERES ANCESTRAIS: INCLUSÃO, DIVERSIDADE E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA TERRA INDÍGENA KIRIRI (BANZAÊ-BA) |
Marcela Da Silva Santana,Jeane
Nascimento Santos |
|||
|
Caminhos da EJA: Entre Saberes, Culturas e Pertencimentos |
Juliana Da Costa Neres,Elenilda
Moreira de Sá Costa |
|||
|
METAMORFOSE, ETNODESENVOLVIMENTO E SABERES TRADICIONAIS: UMA EXPERIÊNCIA PARA O BEM VIVER |
Dandara Lopes Correia |
|||
|
Crenças e Experiências de Aprendizagem em Língua Espanhola
: Em foco a Educação de Jovens e Adultos . |
Elana Olivia Reis de Santana |
|||
|
A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA AFRODIASPÓRICA
PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EJA |
Uini Lithiére Nascimento
Cabral,Drª Edite Maria da Silva de
Faria PPGEJA/UNEB |
|||
|
EDUCAÇÃO E
MEMÓRIA COMO FORMAS DE PERTENCIMENTO
E RESISTÊNCIA EM TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS1 |
Naiara Bamberg da Silva |
|||
|
“DE ONDE VOCÊ VEIO,
ODÉ? AFROCENTRICIDADE, ANCESTRALIDADE E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
NA EJA |
Joelma Souza Santos,Evellyn Sena
Damasceno,Taislane Ferreira de Sousa,Maria Izabel Lopes de
Araujo |
|||
|
TECNOLOGIA ASSISTIVA, POLÍTICAS INCLUSIVAS E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA IMPLEMENTAÇÃO DO PNTA (2021–2025) |
Karina de Carvalho Leite |
|
|
|
|
SEQUÊNCIA DIDÁTICA LITERATURA NEGRA FEMININA, ESCREVIVÊNCIAS, EXISTÊNCIAS E RESISTÊNCIAS |
Juliana Araújo |
|
TRILHA FORMATIVA: DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS SOBRE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) |
Rosângela
Caires Viana, Drª Patrícia Carla da Hora Correia PPGEJA/UNEB |
|||
|
AS NOVAS TECNOLOGIAS COMO INSTRUMENTO
FACILITADOR NO TRABALHO PEDAGÓGICO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA EJA |
Viviane De Jesus Guedes,
Jocenildes Zacarias Santos |
|||
|
2.
Alfabetização, letramento, letramento matemático e múltiplas linguagens |
Rosemary Lapa de Oliveira |
18/11 – sala 3 Prédio da Pós-graduação |
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EJA |
HELENICE DA SILVA SAO THIAGO, AMILTON ALVES DE SOUZA, ERICA VALÉRIA ALVES, RITA DE CASSIA PORTELA DE OLIVEIRA |
|
POR UMA ETNOMATEMÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO PROEJA |
HELENICE DA SILVA SAO THIAGO,
Amilton Alves de Souza |
|||
|
O USO DO
XADREZ COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO DOS ALUNOS DA EJA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
LÍVEA AIANE DA SILVA PINHEIRO,
DRª FLÁVIA LORENA DE SOUZA ARAÚJO PPGEJA/UNEB |
|||
|
O USO DO TANGRAM NA EJA: UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA O LETRAMENTO MATEMÁTICO |
LÍVEA AIANE DA SILVA PINHEIRO,
DRª FLÁVIA LORENA DE SOUZA ARAÚJO
PPGEJA/UNEB |
|||
|
A FORMAÇÃO DO LEITOR NA EJA: UMA REVISÃO DE
TESES (2019–2024) NO CATÁLOGO CAPES |
ERICLES SOUZA ALVES |
|||
|
DITADOS
POPULARES NA EJA: TECENDO IMAGENS E SENTIDOS |
LUCINEIDE CAETANO AMARO, DÉBORA AMORIM GOMES DA COSTA-MACIEL
|
|
|
|
|
PRÁTICAS DE LEITURA NA EJAI: PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE/PE |
ERICLES SOUZA ALVES |
|
O USO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COM OS SUJEITOS DA EJA |
LUCELIA FERREIRA DOS SANTOS,
ERICA VALÉRIA ALVES, DR. ANTONIO
AMORIM PPGEJA/UNEB, MARIVALDO RAMOS SANTOS |
|||
|
NARRATIVAS DO PROJETO VOLUNTÁRIO ALFA ALTO
DO CRUZEIRO DO MUNICÍPIO DE RIACHÃO DO JACUÍPE - BA |
SELMA DOS SANTOS, JOSEMEIRE OLIVEIRA
DOS SANTOS, ROBSON RIBEIRO REIS |
|||
|
PPALFA FREIRE UNEB: PERCURSOS DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS |
MARIA DO SOCORRO DA COSTA E ALMEIDA, ELIENE OLIVEIRA DE SANTANA, FELIPE PEREIRA DA
SILVA, MICHELE C RAMOS, THIFANY DOS SANTOS LIMA |
|||
|
LITERATURA E LINGUAGEM SOB O VIÉS DOS IDIOMAS: PORTUGUÊS E ESPANHOL NO CONTEXTO DO EJA |
MARISTELA ANDREA TEICHMANN
BAZZAN |
|||
|
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EJA |
HELENICE DA SILVA SAO THIAGO, AMILTON ALVES DE SOUZA, ERICA VALÉRIA ALVES, RITA DE CASSIA PORTELA DE OLIVEIRA |
|||
|
Robson Dourado/ Erica Valeria Alves |
19/11 – sala 3 Prédio da Pós-graduação |
ESCRITA DO NOME: UM SÍMBOLO DE INTEGRAÇÃO SOCIAL PARA A AUTONOMIA DOS SUJEITOS ALFABETIZANDOS DO PPALFA FREIRE |
GIOVANA IZA DOS SANTOS OLIVEIRA,
FABIANA CRUZ DA SILVA, JACIARA
DA CRUZ TORRES |
|
|
A
ESTRATÉGIA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNERO TEXTUAL NO TRABALHO DA |
LUCIANA VEIGA SAMPAIO, YONE
SANTIAGO |
|
|
|
|
LEITURA E ESCRITA COM ESTUDANTES DA EJA |
|
|
O LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O GÊNERO FÁBULA COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO DO LEITOR |
JULIANA DA COSTA NERES, JULIANA
DA COSTA NERES, MATEUS SOUZA
SANTOS, ELENILDA MOREIRA DE SÁ COSTA |
|||
|
A FÁBULA COMO CAMINHO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA PEDAGÓGICA |
JULIANA DA COSTA NERES, ELENILDA
MOREIRA DE SÁ COSTA, MATEUS
SOUZA SANTOS |
|||
|
ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, LETRAMENTO MATEMÁTICO E MÚLTIPLAS LINGUAGENS |
MATEUS SOUZA SANTOS, JULIANA DA COSTA NERES, ELENILDA MOREIRA DE SÁ COSTA |
|||
|
EJA EM MOVIMENTO: INCENTIVO À LEITURA COMO PRÁTICA DE TRANSFORMAÇÃO |
JULIANA DA COSTA NERES, ELENILDA
MOREIRA DE SÁ COSTA |
|||
|
O PAPEL DOS ALFABETIZADORES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS SUJEITOS DA EJA: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO (PBA) NO MUNICÍPIO DE SANTO ESTÊVÃO/BA |
MILENA DOS SANTOS CERQUEIRA NOGUEIRA, JULIANA ARAÚJO NOGUEIRA DOS REIS |
|||
|
MOSAICO DE SABERES NO PPALFA FREIRE UNEB: AS PRÁTICAS
DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA JOVENS ADULTOS E IDOSOS |
MÁRCIA MARIA CASTRO DO LAGO, LUCINETE SANTOS NASCIMENTO, ANA CRISTINA CASTRO DO LAGO,
JARDELINA BISPO DO NASCIMENTO |
|||
|
JOGOS DE RACIOCÍNIO E INCLUSÃO PLENA NA EJA: UM ESTADO DA ARTE SOBRE O LETRAMENTO MATEMÁTICO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) |
GREIZIELE DOS SANTOS ARAGÃO ALVES, ERICA VALÉRIA ALVES |
|
|
|
|
PPALFA FREIRE UNEB: INVENTARIANDO PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO, EM SALVADOR E LAURO DE FREITAS/BA |
ELIENE OLIVEIRA DE SANTANA,
FELIPE PEREIRA DA SILVA, MICHELE C
RAMOS, THIFANY DOS SANTOS LIMA, MARIA
DO SOCORRO DA COSTA E ALMEIDA |
|
A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS
NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
DIVA MENEZES DUARTE DOS SANTOS, UINI LITHIÉRE NASCIMENTO CABRAL,
CRISTINA FERREIRA DA SILVA, DRª
EDITE MARIA DA SILVA DE FARIA PPGEJA/UNEB |
|||
|
RECONHECER PARA PERMANECER: O ACOLHIMENTO NO RECONHECIMENTO DE SABERES DO SESI BAHIA |
FERNANDA BRITO DA SILVA, ANA
PAULA SILVA DA CONCEIÇÃO |
|||
|
3. Currículo e Formação de
Professor na EJA |
José Veiga Viñal |
18/11 – sala 4 Prédio da Pós-graduação |
NEUROCIÊNCIA E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM
NA EJA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA. |
AMANDA SANTOS SILVA, NAIANE DE CARVALHO REIS |
|
O CAMINHO SERIA OUTRO SE FOSSE OUTRO O CAMINHANTE? UM DEBATE ACERCA DA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO PARA OS TRABALHADORES DA EJA |
CAMILA SANT'ANA GONÇALVES, DAVI SÁVIO DOS SANTOS PAIM, AMILTON ALVES DE SOUZA |
|||
|
A FORMAÇÃO
CONTINUADA COMO ESPAÇO DE ESCUTA, REFLEXÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NA EJA EM PINDOBAÇU-BA |
EDINEIDE VITOR COSTA |
|||
|
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E SABERES TRADICIONAIS NO CURRÍCULO DA
PEDAGOGIA: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NA UNEB- CAMPUS I |
ANDRÉIA SANTOS SANTANA; NAIÁ SANTOS LOPES; EDITE MARIA DA
SILVA DE FARIA |
|
|
|
|
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EJA E A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA GEOMETRIA |
ALEXANDRO SANTOS MÁXIMO, AMILTON ALVES DE SOUZA, DR. ANTONIO AMORIM PPGEJA/UNEB, JAILSON ASSIS DE JESUS, SANDRA
MARIA NASCIMENTO ALCANTARA |
|
A NEUROCIÊNCIA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATUANDO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR DA EJA: REFLEXÕES SOBRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES |
SANDRA MARIA NASCIMENTO ALCANTARA, NÁCIA SILVA ANDRADE
DE CARVALHO, AMILTON ALVES DE
SOUZA, KLEBER MONTEIRO PINTO, DR. ANTONIO AMORIM PPGEJA/UNEB |
|||
|
PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOBRE O FAZER DOCENTE: O ESTADO DE CONHECIMENTO |
NÁCIA SILVA ANDRADE DE CARVALHO,
DRª MÁRCIA TEREZA FONSECA ALMEIDA PPGEJA/UNEB |
|||
|
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS: CURRÍCULO E IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL NA BAHIA, BRASIL |
JOSÉ MATHEUS GOMES DA SILVA, DRª
CARLA LIANE NASCIMENTO DOS SANTOS PPGEJA/UNEB, DANIEL TAMBUC |
|||
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EJA EM TEMPOS DIGITAIS: UM MAPEAMENTO DAS PRÁTICAS ONLINE DE LEITURA E ESCRITA |
JAILSON ASSIS DE JESUS, DRª CARLA MEIRA PIRES DE CARVALHO PPGEJA/UNEB |
|||
|
COMPREENSÕES SOBRE A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DE IGRAPIÚNA/BA |
ROSÂNGELA MARIA DE LIMA SOUZA, PROFA. DRA. RITA DE CÁSSIA
SANTANA DE OLIVEIRA, NILDETE FERREIRA
LOPES BARBOSA, NEIDE MARIA FERREIRA LOPES |
|||
|
O PAPEL DO
CURRÍCULO E DA FORMAÇÃO DOCENTE NA EFETIVAÇÃO DA EJA |
LUARA OLIVEIRA SANTOS, LUIZ
ANDRÉ MIRANDA LIMA |
|||
|
AVALIAÇÃO NA EJA: UMA REVISÃO DAS PESQUISAS |
ERICA VALÉRIA ALVES, DAYSE LAGO
DE MIRANDA |
|
|
|
|
O CUIDADO COMO PRÁTICA ÉTICA E POLÍTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE |
VÂNIA PESSOA JORNANE BARBOSA SANTOS, ROSSIVAL SAMPAIO MORAIS
|
|
MAIS UM CURSO DE FORMAÇÃO OU UMA POSSIBILIDADE PARA O FAZER DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A NEUROCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
NÁCIA SILVA ANDRADE DE CARVALHO,
DRª MÁRCIA TEREZA FONSECA ALMEIDA PPGEJA/UNEB, ANTONIO AMORIM, SANDRA MARIA NASCIMENTO ALCANTARA, JAILSON ASSIS DE
JESUS |
|||
|
Marcia Tereza Almeida |
18/11 – Laboratório 1 Prédio da Pós-graduação |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EJA: METODOLOGIAS
QUE NEGAM AO ALUNO SEU DIREITO DE APRENDER |
FABRÍCIA SALES ARAÚJO VIEIRA,
ÁUREA DA SILVA PEREIRA |
|
|
ENTRE O CURRÍCULO E A VIDA: CONTRADIÇÕES DA EJA EM UMA ESCOLA PUBLICA NO TERRITÓRIO DO VELHO CHICO |
JESIEL FERREIRA DE OLIVEIRA,
MIRELLE SILVA COSTA, NICOLE EMANUELE NUNES DA SILVA, ISAURA FRANCISCO DE OLIVEIRA |
|||
|
ESCREVENDO NOVAS HISTÓRIAS: MULHERES E CIDADANIA NO PROJETO PPALFA FREIRE – BOM JESUS DA LAPA |
ISAURA FRANCISCO DE OLIVEIRA, DANIELA VIEIRA FERREIRA, TATIANE
FERREIRA DE ARAÚJO |
|||
|
O NEPEJA CABULA COMO INTERFACE DOS SABERES E FAZERES DA EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS DA GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CABULA |
RITA DE CASSIA QUINTELA DA SILVA
|
|||
|
CINEMA,
ENSINO DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID
PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA UNEB. |
CLAUDIO BATISTA, DRª CARLA MEIRA PIRES DE CARVALHO PPGEJA/UNEB |
|||
|
DOS ITINERÁRIOS CIRCULARES À ECOLOGIA DOS SABERES: PERCURSOS FORMATIVOS ENTRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
MAIARA FERNANDES DE CARVALHO |
|
|
|
|
E A EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA EM BARRA DE JACUÍPE/BA |
|
|
EJA, NO SEMIÁRIDO BAIANO: JUSTIÇA COGNITIVA, INTERSECCIONALIDADE E SABERES TRADICIONAIS NA REINVENÇÃO CURRICULAR |
MARIA CRISTIANE CORREIA MAIA |
|||
|
CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO DA EJA DO MUNICÍPIO DE SALVADOR: O QUE PENSAM AS FORMADORAS SOBRE O SEU PROCESSO FORMATIVO E ESSE CURRÍCULO |
TATIANA MARIA DOS SANTOS, DRª MÁRCIA TEREZA FONSECA ALMEIDA PPGEJA/UNEB |
|||
|
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA |
CLODOVIL MASCARENHAS MENDES, RITA DE CACIA SANTOS CHAGA, KLAYTON PORTO, NEILTON DA SILVA |
|||
|
ENTRE SABERES E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
INICIAL: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA
EJA |
LUCAS SILVA DOS SANTOS, DOUGLAS DO NASCIMENTO ALMEIDA, ROSÂNGELA CAIRES VIANA |
|||
|
PRÁTICA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE HISTÓRIA PARA JOVENS E
ADULTOS: PRESSUPOSTOS LEGAIS E TEÓRICOS |
MARIA NILDA DOS SANTOS SOUZA,
DRª MÁRCIA TEREZA FONSECA ALMEIDA PPGEJA/UNEB |
|||
|
CONTRIBUIÇÕES DE PRODUTOS EDUCACIONAIS AO DEBATE SOBRE SABERES DOCENTE NA EJA |
CARLOS RENATO GONCALVES DOS SANTOS, José Veiga |
|||
|
O PIBID E
ITINERÁRIOS FORMATIVOS: UM DIÁLOGO SOBRE A PRÁXIS |
ANDREA BARROS DALTRO DE CASTRO
COSTA, CARINE MOREIRA DE SOUZA |
|||
|
Ana Paula S. Conceição |
19/11 – sala 4 Prédio da Pós-graduação |
A PELEJA POR UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL E ANTIRRACISTA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
MARIA NILDA DOS SANTOS SOUZA |
|
|
|
|
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; EDUCAÇÃO QUILOMBOLA; MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO; TRABALHO E EMANCIPAÇÃO; CURRÍCULO CRÍTICO. |
DANIEL TAMBUC, JOSÉ MATHEUS GOMES DA SILVA, ALFREDO EURICO RODRIGUES MATTA |
|
UMA ANÁLISE SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MACAJUBA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA INSPIRAR A CONSTRUÇÃO DE DIRETRIZES CURRICULARES |
GIVALDO CARVALHO, DRª MÁRCIA TEREZA FONSECA ALMEIDA PPGEJA/UNEB |
|||
|
CARTA PEDAGÓGICA PARA PAULO FREIRE: EXPERIÊNCIAS FORMADORAS NO PROGRAMA PPALFA FREIRE UNEB |
RAFAEL CARVALHO FIGUEIREDO DE MIRANDA, MAIARA LIMA PEREIRA,
ANA CAROLINE DOS SANTOS BRITO,
SAMARA MIRANDA DE CARVALHO, DANIELA LOPES OLIVEIRA DOURADO |
|||
|
O CURRÍCULO INTERCULTURAL NA EJA I:
DIÁLOGOS COM AS NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES DE SALVADOR. |
ELENILDA MOREIRA DE SÁ COSTA,
TANIA REGINA DANTAS |
|||
|
PAINEL DE ESPECIALISTAS SOBRE A TRANSIÇÃO DOS JOVENS PARA O ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES CURRICULARES |
ISADORA SILVA SANTOS SAMPAIO, JOSETE GOMES DE OLIVEIRA MACÊDO,
DRª GRAÇA DOS SANTOS COSTA PPGEJA/UNEB |
|||
|
FORMAÇÃO DOCENTE ANTIRRACISTA E ANTISSEXISTA NA EJA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMANCIPATÓRIAS E INTERSECCIONAIS |
ELENILDA MOREIRA DE SÁ COSTA, JULIANA DA COSTA NERES, JOICE GONÇALVES FERREIRA SANTOS, MATEUS SOUZA SANTOS |
|||
|
ESCOLA HOSPITALAR E FORMAÇÃO DOCENTE: O CAMINHO PARA O PLANO DE AÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) PARA EJA |
IRAMI SANTOS LOPES, DRª MÁRCIA TEREZA FONSECA ALMEIDA PPGEJA/UNEB |
|
|
|
|
ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A TRANSIÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA O ENSINO MÉDIO DA EJA NO BRASIL E SUAS INTERFACES COM AS POLÍTICAS CURRICULARES |
HANNA DE JESUS CUNHA, DRA GRAÇA DOS SANTOS COSTA |
|
A FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PME- SANTO AMARO/ BA |
SIRLENE MACHADO DE SOUZA COELHO,
DR. JOSÉ VEIGA VINAL JÚNIOR PPGEJA/UNEB |
|||
|
CLODOVIL MASCARENHAS MENDES, MARICLEIDE PEREIRA DE LIMA MENDES |
DIALOGICIDADE E A FORMAÇÃO CONTINUADA NA EJA: VIVÊNCIAS,
SABERES E FAZERES |
|||
|
DA FORMAÇÃO DOCENTE À ELABORAÇÃO COLABORATIVA DE CADERNOS TEMÁTICOS INTERDISCIPLINARES NA EJA – HISTÓRIA LOCAL COMO
LUGAR DE PERTENCIMENTO E APRENDIZAGEM |
MILENA DOS SANTOS CERQUEIRA NOGUEIRA, JULIANA ARAÚJO,
TATIANA POLLIANA PINTO DE LIMA |
|||
|
METAMORFOSEANDO A FORMAÇÃO: CARTOGRAFIA DE
SABERES NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM EJA |
CARLOS RENATO GONCALVES DOS SANTOS, RITA DE CASSIA QUINTELA
DA SILVA, EDITE MARIA DA SILVA DE
FARIA, SARAH TELES DE OLIVEIRA |
|||
|
Graça Costa |
19/11 – Laboratório 1 Prédio da Pós-graduação |
ENTRE VOZES E SABERES: A ESCUTA NARRATIVA COMO CAMINHO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA EJA |
JOICE DE JESUS ARAUJO, DRª
MÁRCIA TEREZA FONSECA ALMEIDA PPGEJA/UNEB |
|
|
EJA EM PERSPECTIVA: CURRÍCULO, FORMAÇÃO
DE PROFESSORES E QUALIDADE DO ENSINO |
ANA ALICE DA SILVA TEIXEIRA, DRª
MÁRCIA TEREZA FONSECA ALMEIDA
PPGEJA/UNEB |
|
|
|
|
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): OS CONTOS
AFRICANOS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO PROCESSO EDUCATIVO E ENSINO DE
CIÊNCIAS. |
FEENANDA ELVIRA DOS SANTOS STURARO, DRª CARLA MEIRA PIRES DE CARVALHO PPGEJA/UNEB |
|
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM PRISÕES NA MODALIDADE EJA |
MAYLLENA JOANNE FERNANDES DE CARVALHO, CRISTIANO DE SANT ANNA
BAHIA |
|||
|
POLÍTICA CURRICULAR PARA EJA NO MUNICÍPIO DE CAIRU:ALGUMAS REFLEXÕES |
CAROL SILVA OLIVEIRA, DRA GRAÇA DOS SANTOS COSTA |
|||
|
EJA E PERSISTÊNCIA NOS PROCESSOS FORMATIVOS:
HORIZONTES PARA O CURRÍCULO |
ANA CÉLIA DANTAS TANURE, DRA GRAÇA DOS SANTOS COSTA, ELISÂNGELA LOPES MARQUES, DULCINÉA AUGUSTA DE JESUS |
|||
|
“UM CASULO, A METAMORFOSE: REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO PROGRAMA SERGIPE ALFABETIZADO 2025, UMA CONVERSA ENTRE NÓS” |
IVONEIDE CARDEAL DA SILVA |
|||
|
DIÁLOGOS FORMATIVOS NA EJA: SABERES, AÇÃO E REFLEXÃO
DOCENTE |
CRISTIANE PEREIRA ASSIS, JONES
CÉSAR DA PAIXÃO, HELIONETE SANTOS DA
BOA MORTE, YARA DA PAIXÃO FERREIRA |
|||
|
O BRINCAR E O PPALFA FREIRE UNEB COMO UMA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
EVELLYN SENA DAMASCENO, TAISLANE
FERREIRA DE SOUSA, JOELMA SOUZA SANTOS, MARIA IZABEL LOPES DE ARAUJO |
|||
|
A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EJA: A REFLEXÃO DA PRÁTICA POR
MEIO DA SESSÃO REFLEXIVA. |
NAYARA MUNIZ DE FREITAS LIMA,
ERICA VALÉRIA ALVES |
|
|
|
|
A FUNÇÃO SOCIAL DA LEITURA NAS CLASSES DE EJA, NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO FREIRIANO |
MARCELA DA SILVA SANTANA, LILIAN
DA MATA |
|
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PRÁTICAS DIALÓGICAS E COLABORATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE |
MILENA DOS SANTOS CERQUEIRA NOGUEIRA, TATIANA POLLIANA PINTO
DE LIMA |
|||
|
O ATELIÊ COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM CRIATIVA: UMA REVISÃO TEÓRICA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
VÂNIA PESSOA JORNANE BARBOSA SANTOS, DR. ANTONIO AMORIM PPGEJA/UNEB |
|||
|
4. EJA e Direitos Humanos e EJA em contextos de privação de Liberdade |
Antonio Pereira |
19/11 – sala 2 Prédio da Pós-graduação |
QUANDO A EDUCAÇÃO LIBERTA: A EJA COMO ANTÍDOTO À ESCRAVIDÃO CONTEMPORÂNEA |
MIGUEL MARINE DOS SANTOS CARVALHO, JÉSSICA FERREIRA
MENDES, DANIELA LOPES OLIVEIRA DOURADO |
|
AFIRMA
EJA: AÇÕES AFIRMATIVAS E EJA NA PREVENÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO E NA PROMOÇÃO
DA JUSTIÇA SOCIAL. |
JÉSSICA FERREIRA MENDES, MIGUEL MARINE DOS SANTOS CARVALHO, DANIELA LOPES OLIVEIRA DOURADO |
|||
|
A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA E A PROMOÇÃO DE APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA COM A COLETÂNEA PPALFA EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR |
SAMARA MIRANDA DE CARVALHO,
DANIELA LOPES OLIVEIRA DOURADO |
|||
|
VOZES QUE ROMPEM MUROS: CONTRADIÇÕES DOS MODELOS DE EDUCAÇÃO DE ADULTOS NAS NARRATIVAS DE MULHERES PRIVADAS DE LIBERDADE |
VICENTE CARLOS CHIMBINHA JUNIOR, PAULA GUIMARAES |
|
|
|
|
O ENSINO DA BIOLOGIA NA EJA E TRADIÇÃO ANCESTRAL
AFRICANA: SEQUÊCIA DIDÁTICA SOBRE ERVAS MEDICINAIS |
RIVANI DE JESUS DA SILVA,
ANTÔNIO PEREIRA |
|
A EDUCAÇÃO EM PRISÕES COMO POLÍTICA PÚBLICA: ANÁLISE DAS METAS E ESTRATÉGIAS DO PNE E DOS
PLANOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DA BAHIA (2014–2024) |
ROSE MARY ALVES COSTA |
|||
|
EDUCAÇÃO QUE LIBERTA: REMIÇÃO DE PENA
PELA LEITURA E ESTUDO COMO CAMINHO PARA RESSOCIALIZAÇÃO E CIDADANIA. |
OSVALDO VALENÇA DA SILVA FILHO, DRA GRAÇA DOS SANTOS
COSTA |
|||
|
A SOCIOBIOLOGIA E O ENSINO DE ZOOTECNIA NA EJA: PRÁTICAS EDUCATIVAS EMANCIPATÓRIAS A PARTIR DO ESTUDO DA AVICULTURA |
ADINEIRE BARBOSA DOS SANTOS |
|||
|
DISCURSO E CIDADANIA: REFLEXÕES A PARTIR DA PRODUÇÃO TEXTUAL DE ESTUDANTES NA EJA PRISIONAL |
RICARDO ACACIO DE ALMEIDA |
|||
|
ENTRE MUROS E SONHOS: A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CONSTRUÇÃO DA LIBERDADE NO CENTRO SOCIOEDUCATIVO DE CAMAÇARI – BA |
YARA DA PAIXÃO FERREIRA,
LUZINETE LIMA DA ANUNCIAÇÃO DOS SANTOS, EDICLEIA PEREIRA DIAS, MARCO ANTONIO SANTOS, ANDRÉA VIEIRA DE
SANTANA |
|||
|
A PRÁTICA DIALÓGICA E MULTIMODAL NA
RESSIGNIFICAÇÃO DA AULA DE HISTÓRIA: EXPERIÊNCIAS COM A COLETÂNEA PPALFA FREIRE UNEB |
SARA ANDRESSA BEZERRA DOURADO, ÁLEX DIEGO SANTOS DURÃES,
DANIELA LOPES OLIVEIRA DOURADO |
|||
|
O PAPEL DO
COORDENADOR PEDAGÓGICO NA EJA EM PRISÕES. |
ERIDAN BASTOS PINHEIRO, DRA GRAÇA DOS SANTOS COSTA |
|
|
|
|
OFICINAS PEDAGÓGICAS: A CONSTRUÇÃO AUTÔNOMA DE PETIÇÕES POR PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE DA COLÔNIA PENAL DE SIMÕES FILHO, BAHIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) |
PATRÍCIA CARLA VASCONCELOS
GALDINO, ANTONIO PEREIRA |
|
5. Mundo do
trabalho e juvenilização da EJA |
José Humberto da Silva Rita de Cássia Santana de Oliveira Gisele Freitas |
18/11 – Sala 9 do Prédio da Pós-graduação |
NARRAR O
VIVER: VOZES DA EJA SOBRE TRABALHO E FORMAÇÃO |
LEILA DAMIANA ALMEIDA DOS SANTOS
SOUZA, JAILMA DOS SANTOS
PEDREIRA MOREIRA, MILENA DOS SANTOS SOUZA
MORAIS |
|
JUVENILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO |
ROBSON RIBEIRO REIS, SELMA DOS
SANTOS |
|||
|
A FORMAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA E A TRAJETÓRIA DA EJA NA
REDE SESI BAHIA: UMA LEITURA HISTÓRICO-CRÍTICA |
MARIA APARECIDA GÓES SANTIAGO, DR. JOSÉ HUMBERTO DA SILVA PPGEJA/UNEB |
|||
|
PANORAMA DA EJA NO PROCESSO DA (IM)PERMANÊNCIA ESCOLAR E SEUS ESTUDANTES TRABALHADORES |
JAMESON BRANDÃO DE SOUZA |
|||
|
O PROCESSO DE INSERÇÃO DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EJA NO BRASIL: UMA LEITURA HISTÓRICOCRÍTICA |
RAFAELA OLIVEIRA DOS SANTOS, DR.
JOSÉ HUMBERTO DA SILVA PPGEJA/UNEB |
|||
|
A DINÂMICA DAS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE
NO BAIRRO DE ITACARANHA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS LOGÍSTICAS |
EDICLAUDIO DOS SANTOS BATISTA, JANA EMILLY SANTOS DE CAMPOS, MABLI NADJANE BARBOSA BARRETO, TEREZA CRISTINA SILVA DE
SANTANA, DRª MARTA ROSA FARIAS DE ALMEIDA
MIRANDA SILVA PPGEJA/UNEB |
|
|
|
|
OS ENTRELAÇOS DA LOGÍSTICA REVERSA E A ESTRUTURA DE SANEAMENTO BÁSICO NA BAHIA |
EDICLAUDIO DOS SANTOS BATISTA, POLIANA XAVIER LIMA DE SOUSA, TEREZA CRISTINA SILVA DE
SANTANA, MABLI NADJANE BARBOSA BARRETO, DRª MARTA ROSA FARIAS DE ALMEIDA
MIRANDA SILVA PPGEJA/UNEB |
|
O FENÔMENO DA JUVENILIZAÇÃO NA EJA: CONFIGURAÇÕES,
CAUSAS E IMPLICAÇÕES NO ENSINO MÉDIO NO BRASIL |
CRISTIANE MAGUETE SOUSA, JOSÉ
HUMBERTO DA SILVA |
|||
|
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ESCOLA NOTURNA E O SUJEITO DO MUNDO DO TRABALHO: TECENDO OS INTERESSES NA FORMAÇÃO EDUCATIVA E PROFISSIONAL |
ALCIDES ALVES DE SOUZA FILHO, DR. ANTONIO AMORIM PPGEJA/UNEB |
|||
|
6. Políticas Públicas e Gestão
Educacional e Escolar na EJA |
Antonio Amorim |
18/11 – Auditório Jurandyr Oliveira DEDC I |
AUSÊNCIA FAMILIAR E INCLUSÃO ESCOLAR NA EJA: INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E NARRATIVA DIGITAIS NA ESCOLA PRIMARIA Nº 162 LUENA-MOXICO, ANGOLA |
CELESTINO JOSE TACA, DR. ANTONIO AMORIM PPGEJA/UNEB |
|
ANALFABETISMO E DESIGUALDADE TERRITORIAL NO PORTAL DO SERTÃO (BAHIA): O PAPEL DA EJA E O PACTO NACIONAL |
JOSÉ MÁRIO BISPO GONÇALVES
JÚNIOR |
|||
|
GESTÃO ESCOLAR E RESISTÊNCIA NA EJA: REFLEXÕES A PARTIR DA ESCOLA ESTADUAL TEODORO SAMPAIO E
DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. |
ELISANGELA PEREIRA DE OLIVEIRA |
|||
|
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE O PACTO NACIONAL PELA SUPERAÇÃO DO ANALFABETISMO E QUALIFICAÇÃO DA EJA |
EDVAN DOS SANTOS PEREIRA |
|
|
|
|
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO JACUÍPE ENTRE 2012-2022: UMA ANÁLISE DE DOCUMENTOS NORMATIVOS |
UDMILLA MOURA CONTES FORTUNATO,
SELMA DOS SANTOS |
|
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO ESCOLAR |
EDICLAUDIO DOS SANTOS BATISTA,
DRª MARTA ROSA FARIAS DE ALMEIDA MIRANDA SILVA PPGEJA/UNEB |
|||
|
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E TECNOLOGIAS SOCIAIS: PANORAMA, TENSÕES E POSSIBILIDADES NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO |
MARIA ISABEL BRITO LUZ, DRª
MARTA ROSA FARIAS DE ALMEIDA MIRANDA SILVA PPGEJA/UNEB |
|||
|
INCLUSÃO E SUCESSO NA EJA: DESAFIOS DA
GESTÃO PARA GARANTIR O ACESSO, A PERMANÊNCIA E O ÊXITO DOS EDUCANDOS |
ZALUAR JOSÉ SANTOS JÚNIOR, DRª MARTA ROSA FARIAS DE ALMEIDA MIRANDA SILVA PPGEJA/UNEB |
|||
|
GESTÃO
ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE: POTENCIALIZANDO A EJA COM TICS. |
DRª MARTA ROSA FARIAS DE ALMEIDA
MIRANDA SILVA PPGEJA/UNEB, GRACE FAVILA DE FIGUEIREDO CARVALHAL |
|||
|
Marta Rosa F. A. Miranda |
19/11 – Auditório Jurandyr Oliveira DEDC I |
GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AS VOZES DA COMUNIDADE
ESCOLAR |
ROSENEI BASTOS DE OLIVEIRA, DRª MARTA ROSA FARIAS DE ALMEIDA MIRANDA SILVA PPGEJA/UNEB |
|
|
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA |
GECIVANIA GONÇALVES DA SILVA SANTANA, ELISANGELA BARRETO DA SILVA, CLEIDE VANIA SILVA DE
OLIVEIRA, ROSÂNGELA CAIRES VIANA, PAULO LEONARDO LIMA RIBEIRO |
|||
|
FINANCIAMENTO DA EJA EM MUNICÍPIOS BAIANOS: INTENCIONALIDADE POLÍTICA E DIREITO À EDUCAÇÃO |
JOSETE GOMES DE OLIVEIRA MACÊDO,
DRª GRAÇA DOS SANTOS COSTA PPGEJA/UNEB |
|||
|
DA IMPLANTAÇÃO A CONCLUSÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: O OLHAR DOS |
EDICLAUDIO DOS SANTOS BATISTA, NATALY VITÓRIA DA SILVA
SANTANA, |
|
|
|
|
ESTUDANTES DA PRIMEIRA TURMA NO COLÉGIO CLÉRISTON ANDRADE |
IVAN MANOEL GUEDES SANTOS,
LILIAM SOUSA SALES, DRª MARTA ROSA
FARIAS DE ALMEIDA MIRANDA SILVA PPGEJA/UNEB |
|
EDUCAÇÃO CARCERÁRIA VERSUS EJA: UM SÓ AMBIENTE, DUAS REALIDADES DISTINTAS |
SANDRO SEBASTIAO DA SILVA, ROSSANA REGINA GUIMARÃES RAMOS
HENZ |
|||
|
A ESCOLARIZAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA EJA |
IARA MACHADO BARRETO LIMA,
TARSIS DE CARVALHO SANTOS, EVELINE SANTANA NEVES, SERGIO HENRIQUE
DA CONCEIÇÃO |
|||
|
A TRANSCENDÊNCIA DO CONCEITO DE EDUCAÇÃO E A APLICABILIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS NOS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA INSTITUIÇÃO ACOLHER |
TATIANE DIAS DOS SANTOS, GENILDA
BISPO SACRAMENTO, DRª MARTA ROSA
FARIAS DE ALMEIDA MIRANDA
SILVA PPGEJA/UNEB, DRª FLÁVIA LORENA
DE SOUZA ARAÚJO PPGEJA/UNEB |
|||
|
O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DIÁLOGOS A PARTIR DO FUNDEB PERMANENTE |
JACKELINE SILVA CARDOSO, TANIA REGINA DANTAS, DRA GRAÇA DOS SANTOS COSTA |
|||
|
7. Tecnologias da
informação e da comunicação na EJA: perspectivas teórico metodológicas |
Maria Conceição Alves Ferreira |
18/11 – Sala 6 do Prédio da Pós-graduação |
EDUCOMUNICAÇÃO E VIRTUALIDADE: MODELAGEM DE UM PORTAL PARA A DISCIPLINA INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR CARLOS SANT´ANNA |
ANA DE OLIVEIRA MELO, AMILTON
ALVES DE SOUZA |
|
CAPITÃES DA AREIA NO MUNDO DIGITAL: PROPOSTA DE OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA COM RPG DIGITAL NA EJA |
ANDERSON DA SILVA SANTOS,
AMILTON ALVES DE SOUZA |
|
|
|
|
ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: EDUCOMUNICAÇÃO COM O WHATSAPP PARA CONSTRUIR APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS |
JOSENICE OLIVEIRA CARDOSO DOS
SANTOS, AMILTON ALVES DE SOUZA |
|
TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO METODOLOGIAS
DA APRENDIZAGEM DE JOVENS E ADULTOS |
JOSÉ WILSON SIQUEIRA SÃO THIAGO,
AMILTON ALVES DE SOUZA |
|||
|
DIFUSÃO DE MÍDIAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DA BAHIA – NTE 18: ENTRE O DITO E O NÃO DITO DO PROJETO AGÊNCIA DE NOTÍCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
SANDRA MARIA NASCIMENTO
ALCANTARA |
|||
|
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CRÍTICAS: O POTENCIAL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EDUCOMUNICATIVAS
NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO COLÉGIO ESTADUAL DE ALAGOINHAS. |
WILTON REIS DOS SANTOS, AMILTON
ALVES DE SOUZA |
|||
|
POR UM CODESIGN SOCIOCONSTRUTIVISTA: MODELAGEM E REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DA GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
ALEXANDRO SANTOS MÁXIMO, AMILTON
ALVES DE SOUZA |
|||
|
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COLABORATIVAS E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: CAMINHOS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EJA NO COLÉGIO ESTADUAL DR. ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES EM CATU-BA |
MYTSA CARLA DA SILVA, DRª HELGA PORTO MIRANDA PPGEJA/UNEB, AMILTON ALVES DE SOUZA |
|
|
|
|
LETRAMENTO DIGITAL E INCLUSÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) |
ISMENIA SILVA NOVAES, NICOLE SILVA DOS SANTOS |
|
LETRAMENTO DIGITAL NA EJA: PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA UNEB |
MARIA DA CONCEIÇÃO RODRIGUES SILVA FREITAS, DRª. MARIA DA CONCEIÇÃO ALVES FERREIRA PPGEJA/UNEB |
|||
|
NEUROCIÊNCIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EJA: INTERFACES PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E EMANCIPADORA |
SANDRA MARIA NASCIMENTO ALCANTARA, ALEXANDRO SANTOS MÁXIMO, DANIEL TAMBUC, AMILTON ALVES DE SOUZA, DR. ANTONIO AMORIM PPGEJA/UNEB |
|||
|
Amilton Alves de Souza |
19/11 – Auditório CPEDR |
NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES E DIÁLOGOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA EJA E AS PRÁTICAS SOCIAIS ONLINE DE LEITURA E ESCRITA |
JAILSON ASSIS DE JESUS, DRª CARLA MEIRA PIRES DE CARVALHO PPGEJA/UNEB, DR. ANTONIO
AMORIM PPGEJA/UNEB, NÁCIA SILVA ANDRADE
DE CARVALHO, ALEXANDRO SANTOS MÁXIMO |
|
|
O PADLET: COMO INTERFACE PEDAGÓGICA DE APRENDIZAGEM NA EJA: DESAFIOS E POTENCIALIDADES |
ALDAILTA LIMA DA SILVA SANTOS,
DRª FLÁVIA LORENA DE SOUZA ARAÚJO
PPGEJA/UNEB |
|||
|
MARGINALIZAÇÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:
IMPACTOS E ESPERANÇAS NA INCLUSÃO SOCIOCULTURAL |
EDLA REGIA PASSOS |
|||
|
PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS DA EJA NA EAD: EDUCAÇÃO E A VALORIZAÇÃO DOS SABERES MEDIADOS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS |
ISABEL CRISTINA NASCIMENTO GOMES, MÁRCIA SOUZA MAZZA |
|
|
|
|
INCLUSÃO DIGITAL NA EJA: AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DE LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS IMPLEMENTADAS NO COLÉGIO ESTADUAL SARA VIOLETA DE MELLO KERTÉSZ |
VANIARA MARIA OLIVEIRA NUNES,
DRª FLÁVIA LORENA DE SOUZA ARAÚJO PPGEJA/UNEB |
|
FORMAÇÃO DOCENTE EM EJA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA |
CRISTINA CONCEIÇÃO DA APRESENTAÇÃO GOMES |
|||
|
FORMAÇÃO DOCENTE NA EJA: NEURODIDÁTICA E TDIC PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
MARIA DA CONCEIÇÃO RODRIGUES SILVA FREITAS, DR. ANTONIO
AMORIM PPGEJA/UNEB, DRª. MARIA DA CONCEIÇÃO ALVES FERREIRA PPGEJA/UNEB |
|||
|
DO BALCÃO À TELA: O DELIVERY VIA WHATSAPP COMO PROCESSO DE EDUCAÇÃO DE ADULTOS E LOGÍSTICA NÃO FORMAL EM PEQUENO COMÉRCIO |
EDICLAUDIO DOS SANTOS BATISTA, TAMIRES DEUS SANTANA, MABLI NADJANE BARBOSA BARRETO, LILIAM SOUSA SALES, DRª MARTA ROSA
FARIAS DE ALMEIDA MIRANDA SILVA PPGEJA/UNEB |
|||
|
TRANSFORMAÇÃO
DIGITAL NO ENSINO: UM ESTUDO COMPARATIVO DAS PLATAFORMAS GOOGLE FOR EDUCATION, MOODLE E BLACKBOARD |
CEVALDO SANTOS E SANTOS |
|||
|
SIMULADOR PHET COMO RECURSO PEDAGÓGICO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) |
VLADIMIR ULIANOV GLÓRIA REIS,
DR. AMILTON ALVES DE SOUZA PPGEJA/UNEB |
|||
|
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
HILMARA SILVA DOS SANTOS,
JOCENILDES ZACARIAS SANTOS |
|
8. Movimentos Sociais, Educação
Popular e Educação do Campo |
Edite de Faria |
18/11 – Auditório Milton Santos Prédio da Pós-graduação |
EJA, MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO POPULAR E
POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA PEDAGOGIA EM CONSTRUÇÃO |
ELISÂNGELA DA CRUZ COSTA |
|
EDUCAÇÃO POPULAR NO CARIRI CEARENSE: GRUPOS REFLEXIVOS COM MULHERES ADULTAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO |
CICERA SINEIDE DANTAS RODRIGUES,
MARIA DA CONCEIÇÃO PASSEGGI |
|||
|
ASSENTAMENTO ALTO DA CONQUISTA E MARIELLE FRANCO: RELEVÂNCIA DA INCLUSÃO DIGITAL NO PROJOVEM PARA FORMAÇÃO DE REDES DE CONECTIVIDADE LOCAL |
JOAO VICTOR AVELINO PASSOS, DRª FLÁVIA LORENA DE SOUZA ARAÚJO PPGEJA/UNEB |
|||
|
OCUPANDO ESPAÇOS: UMA LIGA ACADÊMICA DE DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
NATHÁLIA COLONEZE CONCEIÇÃO, RODRIGO OLIVEIRA NERY DA SILVA, JULIANA ZIL BISPO FONTES, MARIA REGINA SILVA DE SOUZA, DRª EDITE
MARIA DA SILVA DE FARIA PPGEJA/UNEB |
|||
|
OS FÓRUNS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
E A DEFESA DO DIREITO À EDUCAÇÃO DE TRABALHADORES/AS: PROCESSO DE ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E PROPOSIÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM TEMPOS NEOLIBERAIS |
MARLENE SOUZA SILVA |
|||
|
EDUCAÇÃO E CULTURA POPULAR COMO INSTRUMENTO DE RESISTÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
CRISTIANE SANTOS DA SILVA |
|||
|
A EDUCAÇÃO POPULAR NO CAMPO: UM ESTUDO REALIZADO NO
SINDICATO DA |
KARINA DE ARAÚJO ROCHA, ROSÂNGELA CAIRES VIANA |
|
|
|
|
AGRICULTURA FAMILIAR DE ANDORINHA, BAHIA. |
|
|
O “M” DO STEAM NA EJA DO CAMPO: ARTICULAÇÃO
ENTRE ETNOMATEMÁTICA E PROJETOS INTERDISCIPLINARES |
ANA ISABEL CARNEIRO BAPTISTA, FLÁVIA LORENA DE SOUZA ARAÚJO |
|||
|
Flávia Lorena de Souza Araújo |
19/11 – Sala 6 do Prédio da Pós-graduação |
O FÓRUM EJA COMO ESPAÇO DE ESCUTA E MOBILIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS EM OURIÇANGAS–BA |
CRISTINA FERREIRA DA SILVA,
ADRIANA JESUS, EDUARDO JOSÉ FERNANDES
NUNES |
|
|
A FORMAÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA NO SINDICATO RURAL DE CAMPO FORMOSOBAHIA: A LUTA PELO DIREITO À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO |
ETELVINA DA SILVA VIEIRA, DRª
EDITE MARIA DA SILVA DE FARIA PPGEJA/UNEB |
|||
|
O ESTÁGIO III E A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL CONTRIBUINDO NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS |
GABRIEL CRUZ MIRANDA |
|||
|
CARAVANA DE ESTUDANTES DA EJA DE CAMAÇARI: A POÉTICA POPULAR E SOCIAL DE PATATIVA DO ASSARÉ |
YARA DA PAIXÃO FERREIRA, MARCO ANTONIO SANTOS, EDICLEIA PEREIRA
DIAS, LUZINETE LIMA DA
ANUNCIAÇÃO DOS SANTOS, ANDRÉA VIEIRA DE SANTANA |
|||
|
EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS (EPJAI):
MEMÓRIAS E DESAFIOS NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO PARA AS MULHERES DA ZONA RURAL DE SERROLÂNDIA/BA |
TAIANE SILVA SANTOS, DRª HELGA
PORTO MIRANDA PPGEJA/UNEB |
|||
|
EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS NO QUILOMBO CABULA: A HISTÓRIA COMO UM PROCESSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA DE JOVENS E ADULTOS |
MATEUS COSTA SANTOS, ALFREDO EURICO RODRIGUES MATTA, FRANCISCA DE PAULA DO SANTOS SILVA |
|||
|
|
|
|
FECHAMENTO DE ESCOLAS DO CAMPO E SEUS
IMPACTOS SÓCIOCULTURAIS: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA COMUNIDADE RURAL EM GRAVATÁ-PE |
ANTONIO SABINO DA SILVA, ADNA
CRISTINA BARBOSA DE SOUSA |
|
FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CAMPO FORMOSO COMO PRODUTO EDUCACIONAL |
ETELVINA DA SILVA VIEIRA, SOLENE
MARIA RAMOS, TEILE TATIANE DE ARAÚJO SANTOS |
|||
|
9. Arte, Cultura e Saberes Socioemocionais na EJA |
Carla Meira Pires de Carvalho |
18/11 – sala de videoconferência Prédio da
Pós-graduação |
MEMÓRIAS QUE ALFABETIZAM: ESCREVIVÊNCIAS E MAPAS AFETIVOS A PARTIR DO FILME NARRADORES DE JAVÉ NA EJA |
DEYVID RIBEIRO DE JESUS, AMANDA
DE OLIVEIRA SOUZA, ANA PAULA LIMA
DA COSTA, ROSALVA CRISTINA HONORATO
DOS SANTOS, LORMINA B. NETA |
|
SABERES SOCIOEMOCIONAIS EM PAUTA: CAMINHOS DE HUMANIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
JOSETE MORENO DO NASCIMENTO ALMEIDA, DRª CARLA
MEIRA PIRES DE CARVALHO PPGEJA/UNEB |
|||
|
EJA, PATRIMÔNIO CULTURAL E SABERES LOCAIS: UMA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E EMANCIPATÓRIA |
MARIA EDUARDA FERREIRA FONTES DE
OLIVEIRA, HELGA PORTO MIRANDA |
|||
|
UM ESPAÇO
MULTIRREFERENCIAL: SAÚDE E BEM-ESTAR NA EJA |
YARA DA PAIXÃO FERREIRA, LELIANA
SOUSA SANTOS, MARCO ANTONIO
SANTOS |
|||
|
PROTAGONISMO DOS ESTUDANTES DA EJA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A ORALIDADE, LEITURA E
ESCRITA |
KATARINA KOLANSKY ROCHA BITENCOURT, VANESSA MONTEIRO DE SOUZA, PATRÍCIA JÚLIA SOUZA
COÊLHO |
Para acessar o template para a confecção do banner clique aqui
Para acessar o template para elaboração dos slides para as comunicações científicas clique aqui
Para as apresentações as salas dispõem de equipamentos de projeção. Cada apresentação terá duração de 10 minutos, acrescida de 10 minutos para debate.