IX Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (ALFAeEJA)

IX Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (ALFAeEJA)

online Salvador - Salvador - Bahia - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

IX ALFAeEJA - ISSN 2448-2366

O Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos -  ALFAeEJA caracteriza-se por ser um evento de realização permanente, bienal, em nível internacional, o qual emerge do Programa de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos (PPGMPEJA), Departamento de Educação, Campus I, Salvador, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em parceria com outras Universidades, Instituições e Institutos de Pesquisa nacionais e internacionais através de seus grupos de Pesquisa.
O IX ALFAeEJA se constitui em um lócus privilegiado de conferências, debates, construção de propostas e apresentações de trabalhos sobre os temas que abrange, cuja abordagem resulta urgente e necessária, gerando relevantes subsídios e contribuições à construção e desenvolvimento de políticas públicas que atendam o público da EJA de forma diferenciada, compreendendo suas especificidades. 
O IX Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos objetiva: a) Promover e ampliar o debate e a difusão do conhecimento sobre a alfabetização e educação de jovens e adultos, com foco nas discussões contemporâneas, enfatizando os direitos humanos, inclusão e igualdade social; b) Fomentar o intercâmbio de ideias e as redes colaborativas entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, observando as tendências atuais da pesquisa sobre as temáticas abordadas no campo da EJA; c) Proporcionar o diálogo entre pesquisadores de diferentes segmentos: Educação de Jovens e Adultos; Brasil Alfabetizado, Fóruns de EJA, TOPA, PROEJA, estudantes de Pedagogia e das demais Licenciaturas, de Pós-Graduação em Educação e de Educação de Jovens e Adultos, gestores e professores das redes públicas e privada de ensino das esferas municipais, estaduais e federais, representantes dos Conselhos de Educação, Movimentos Sociais, entre outros, assegurando assim, a participação de um público alvo vinculado à identidade e diversidade de instituições, grupos e coletivos que tradicionalmente integram o campo da EJA; d) Oportunizar aos participantes o aprendizado em espaço de debates sobre práticas educadoras, bem como a apresentação e disseminação de trabalhos científicos; e) Ampliar e potencializar Redes de Conhecimento e Pesquisa sobre a Educação com ênfase na Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos.
O IX ALFAeEJA tem como tema EJA, Patrimônio e Saberes Locais. Entende a Educação de Jovens e Adultos como um direito do sujeito, que transcende os espaços formais de escolarização e por isso, dá a devida relevância aos saberes locais. 
Saberes locais aqui entendidos como conjunto de saberes e fazeres que se manifestam nas comunidades, em seu ambiente natural e social. Esses saberes, constituídos, cultural e historicamente, como uma herança comum, de manifestações materiais e imateriais, designam um Patrimônio.

Local

Dependências do Campus I da UNEB

Avenida Silveira Martins, 2555, Cabula, Salvador, Bahia


Inscrições

Período de inscrição e valores disponíveis na página do evento

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Local do Evento

Campus I, Salvador - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Rua Silveira Martins, 2555, Cabula, Salvador – BA, 41.150-000

Comitê Científico

 

Dr. Alfredo Eurico Rodrigues Matta PPGEJA/UNEB

Dr. Antonio Amorim   PPGEJA/UNEB

Dr. Amilton Alves de Souza   PPGEJA/UNEB

Dr. Antônio Pereira Santos    PPGEJA/UNEB               

Drª Ana Paula Silva da Conceição   PPGEJA/UNEB               

Drª Carla Liane Nascimento dos Santos    PPGEJA/UNEB

Drª   Carla Meira Pires de Carvalho   PPGEJA/UNEB

Drª   Dayse Lago de Miranda PPGEJA/UNEB

Drª Edite Maria da Silva de Faria       PPGEJA/UNEB               

Drª Erica Valéria Alves             PPGEJA/UNEB               

Drª Flávia Lorena de Souza Araújo  PPGEJA/UNEB

Drª Francisca de Paula Santos da Silva       PPGEJA/UNEB

Drª Graça dos Santos Costa               PPGEJA/UNEB   

Dr. Guillermo Jose Manuel Williamson Castro         Universidad de La Frontera/Chile  

Drª Helga Porto Miranda  PPGEJA/UNEB

Dr.ª Ivanilde Apoluceno de Oliveira  UEPA               

Drª Jocenildes Zacarias Santos         PPGEJA/UNEB               

Dr. José Humberto da Silva   PPGEJA/UNEB               

Dr. José Veiga Vinal Júnior     PPGEJA/UNEB   

Drª. Lanara Guimarães de Souza  UFBA         

Drª Leliana Santos de Sousa               PPGEJA/UNEB               

Drª Márcia Tereza Fonseca Almeida  PPGEJA/UNEB

Drª. Maria da Conceição Alves Ferreira       PPGEJA/UNEB               

Drª. Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin  UFSC                 

Drª. Márcia Tereza Fonseca Almeida             PPGEJA/UNEB               

Drª Marta Rosa Farias de Almeida Miranda Silva   PPGEJA/UNEB               

Drª Patrícia Carla da Hora Correia  PPGEJA/UNEB

Drª Patrícia Lessa Santos Costa       PPGEJA/UNEB 

Drª Rita de Cássia Santana de Oliveira       PPGEJA/UNEB                             

Drª Rosemary Lapa de Oliveira          PPGEJA/UNEB               

Drª Tânia Regina Dantas  UNEB

 

Normas para submissão

 SUBMISSÕES PRORROGADAS ATÉ 31 DE OUTUBRO DE 2025.


Serãopermitidos até 5 autores por submissão. Todas as modalidades de submissão devem apresentar um resumo expandido.

Modalidades

Comunicação Científica

Resultados de pesquisa , com apresentação oral presencial, com duração de 10 a 15 minutos dentro dos eixos temáticos. Todas as salas de apresentação contarão com projetor multimídia.

Pôster

Apresentação por meio visual, contendo as informações pertinentes à pesquisa concluída ou em andamento, de forma clara e objetiva. Os pôsteres devem ser confeccionados nas dimensões 120 cm X 90 cm, com fundo branco e letras visíveis a distância de 1 metro (mínimo 24 pt.).

Produto Técnico-Educacional

Produto que resulta de uma pesquisa aplicada desenvolvida em Programa de Pós-Graduação Profissional, visando compartilhar o conhecimento, a prática e promover debates com outros profissionais e pesquisadores da área. Deve conter necessariamente o orientador como coautor do trabalho. Com apresentação oral presencial, com duração de 10 a 15 minutos dentro dos eixos temáticos. Todas as salas de apresentação contarão com projetor multimídia.

 

Ao realizar a submissão o(s) autor(es) deve escolher um eixo temático para apresentação do trabalho, dentre os eixos temáticos a seguir:

1. Sujeitos da EJA: inclusão, diversidade e relações étnico raciais

2. Alfabetização, letramento, letramento matemático

3. Currículo e Formação de Professor na EJA

4. EJA e Direitos Humanos e EJA em contextos de privação de liberdade

5. Mundo do trabalho e juvenilização da EJA

6. Políticas Públicas e Gestão Educacional e Escolar na EJA

7. Tecnologias da informação e da comunicação na EJA: perspectivas teórico metodológicas

8. Movimentos Sociais, Educação Popular e Educação do Campo

9. Arte, Cultura e Saberes Socioemocionais na EJA 

O texto deve ser formatado no template anexo, observando as orientações a seguir:

Título em Português, fonte: Times New Roman, tamanho 14, caixa alta, negrito; espaçamento entre linhas: simples; espaçamento entre parágrafo: 6 pt após; título com, no máximo, 120 caracteres com espaço.

Para cada autor (no máximo 5) informar maior titulação, atual vínculo profissional (caso haja), grupo de pesquisa ao qual está vinculado e e-mail.

Apresentar no corpo do texto: problema/questão da pesquisa, objetivos, referencial teórico, desenvolvimento, metodologia e resultados. Texto deve ter entre 2 e 6 páginas, incluindo as referências[i]. Texto do resumo em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, espaçamento entre parágrafo: 6 pt, alinhamento justificado.

As referências devem estar de acordo com normas da ABNT/NBR 14724:2024, alinhadas à esquerda (exemplos no template).

Os critérios para avaliação dos trabalhos são:

1. Clareza na apresentação da área na qual o estudo se insere.

2. Uso adequado de resultados relevantes da literatura para circunstanciar o foco do estudo.

3. Clareza na formulação da questão de pesquisa (ou objetivo).

4. Apresentação de fundamentação teórica compatível e adequada à questão de pesquisa.

5. Adequação da metodologia para a questão da pesquisa, descrevendo claramente seus procedimentos e seus participantes (para o caso de estudos empíricos).

6. Coerência entre a questão de pesquisa, a análise de dados e os resultados apresentados (para o caso de estudos empíricos).

7. Coerência entre a análise e a fundamentação teórica apresentada.

8. Relação entre as conclusões e outros trabalhos da área.

9. Formatação do texto conforme as normas do evento.

10. Qualidade da redação.


Cada participante pode ser coautor em até 10 submissões. 

Cada submissão pode ter no máximo 5 autores.

O prazo final para avaliação dos trabalhos é 07/11/2025.

Ao clicar na modalidade de submissão, automaticamente será realizado o download do template.


As salas para apresentação não dispõem de equipamentos para videoconferência. Nesse sentido, apenas as mesas redondas e conferências, que serão realizadas nos auditórios é que poderão ser transmitidas.
Comunicações orais serão todas presenciais.


Submissões

Divulgação do resultado final: 07/11/2025.

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Orientações para submissão

Para submeter um resumo expandido, incialmente você precisa estar inscrito no evento. Na página inicial clique em “realizar submissão”.

Na página seguinte, clique em “submeter”.

A seguir, selecione a modalidade:

Selecione a área temática:

Digite o título correto do trabalho:

Clicando no botão “Arquivo identificado”, você deve inserir o arquivo do trabalho, devidamente formatado, com a identificação dos autores e em “Arquivo não-identificado” você deve suprimir a identificação dos autores para que seja garantido o duplo cego na avaliação das submissões.

Ao clicar em cada um desses botões abrirá uma janela solicitando a seleção em seu dispositivo do arquivo do trabalho para upload.

Depois de inserir os arquivos, você poderá inserir, se necessário, os demais autores do trabalho (adicionar autores). Apenas um dos autores deve fazer a submissão. Use as setas para cima e para baixo para ordenar os autores segundo o arquivo com identificação.

É importante identificar qual dos autores será o apresentador no dia do evento.

A seguir, devem ser inseridas as palavras-chave, exatamente igual ao que foi inserido no arquivo do resumo expandido.

Para finalizar a submissão, é importante assinalar em “Declaro que li e estou de acordo com as regras para submissão” e clique em submeter.

Comissão Organizadora

Dr. Alfredo Eurico Rodrigues Matta PPGEJA/UNEB

Dr. Amilton Alves de Souza   PPGEJA/UNEB

Dr. Antonio Amorim   PPGEJA/UNEB

Dr. Antônio Pereira Santos    PPGEJA/UNEB

Drª Ana Paula Silva da Conceição  PPGEJA/UNEB  

Drª Carla Liane Nascimento dos Santos  PPGEJA/UNEB

Drª Edite Maria da Silva de Faria  PPGEJA/UNEB

Drª Erica Valéria Alves  PPGEJA/UNEB

Drª Graça dos Santos Costa  PPGEJA/UNEB 

Dr.ª Ivanilde Apoluceno de Oliveira UEPA

Dr. José Humberto da Silva  PPGEJA/UNEB

Dr. José Veiga Vinal Júnior  PPGEJA/UNEB 

Dr. Kleber Monteiro Pinto  PPGEJA/UNEB

Drª. Maria da Conceição Alves Ferreira  PPGEJA/UNEB

Drª Marta Rosa Farias de Almeida Miranda Silva  PPGEJA/UNEB

Drª Patrícia Lessa Santos Costa   PPGEJA/UNEB

Drª Rita de Cássia Santana de Oliveira       PPGEJA/UNEB                             

Drª Rosemary Lapa de Oliveira          PPGEJA/UNEB               

Ms. Neide Maria Ferreira Lopes PPGEJA/UNEB 

Ms. Ariane Brasil Damásio  PPGEJA/UNEB

Ms. Maria Helena Barros Amorim DMDC/UNEB

Ms. Nildete Ferreira Lopes Barbosa  PPGEJA/UNEB

Ms. Ivandson Macedo dos Santos Filho  PPGEJA/UNEB

Apoio e parcerias

Sugestões de acomodações (hotéis)

 

Rede Andrade Plaza Salvador (Armação) ⭐ ⭐ ⭐

7,7 km do evento

https://www.plazasalvador.com.br/


Andrade Express (Amaralina) ⭐ ⭐ ⭐

13,5 km do evento

https://www.redeandradeexpress.com.br/

 

Rede Andrade Mar Hotel Rio Vermelho ⭐⭐⭐

11,2 km do evento

https://www.redeandrademarhotel.com.br/

 

 

Hotel Dan Inn Express Salvador By Nacional Inn (Pituba) ⭐⭐⭐

10,8 km do evento

https://www.nacionalinn.com.br/hoteis/hotel-dan-inn-salvador?gad_source=1&gad_campaignid=19259151992&gbraid=0AAAAAonB3KW4or83tLju9M5uNFFUYEwjn&gclid=Cj0KCQjwuKnGBhD5ARIsAD19Rsaq-QLpfIMUNoqi2t2K4gB1Ie4PpdjL89030-UISO_vCUyAXHbNMYAaAj7REALw_wcB

 

Rede Andrade Ondina ⭐⭐⭐⭐

12, 7 km do evento

https://www.redeandradeondina.com.br/

 

Rede Andrade Barra ⭐⭐⭐⭐

13,3 km do evento

https://www.redeandradebarra.com.br/

 

Hotel Mercure Salvador Pituba ⭐⭐⭐⭐

6,9 km do evento

https://all.accor.com/hotel/8930/index.pt-br.shtml

 

Hotel Bahiamar (Jardim de Alah) ⭐⭐⭐⭐

8,6 km do evento

https://bahiamar.com.br/

 

Hotel Fiesta (Itaigara) ⭐⭐⭐⭐⭐

9,6 km do evento

https://www.fiestahotel.com.br/

Restaurantes próximos ao evento

 

Restaurante Trato Fino Gourmet (Cabula Master Plaza)

450 m do evento

https://www.instagram.com/finotratogourmet/?hl=pt

 

Restaurante Divino Sabor (Cabula Master Plaza)

450 m do evento

https://share.google/TZIuoQ3jDjIWgbVgt

 

Restaurante Corumbamba

1,7 km do evento

https://www.instagram.com/restaurantecorumbamba/

 

Restaurante Paraíso Tropical

2,2 km do evento

https://www.instagram.com/restaurante_paraiso_tropical__/

 

Shopping Bela Vista

3,5 km do evento

https://www.shoppingbelavista.com.br/

Programação das apresentações de comunicações científicas e produtos

Para acessar a programação clique aqui

Eixo

Coordenação

Local

Título

Autores

1. Sujeitos da EJA:

inclusão, diversidade e relações étnico raciais

Patrícia Carla da Hora

Correia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

18/11 – sala 1 Prédio da Pós-graduação

A DIDÁTICA DA HISTÓRIA NA EJA:

METODOLOGIA E ENSINO NA PESPECTIVA

DO PROTAGONISMO, ANCESTRALIDADE E

TECNOLOGIA

GENIKELI SOUZA SANTOS,ALFREDO EURICO RODRIGUES MATTA

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E INCLUSÃO

DIGITAL: O USO DE JOGOS DIGITAIS COMO

ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO

DE JOVENS E ADULTOS

JUCILIA SANTOS FIAES,DR. AMILTON ALVES DE SOUZA   PPGEJA/UNEB

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM JOVENS E

ADULTOS AUTISTAS NA EJA: MAPEANDO A

PRODUÇÃO CIENTÍFICA

JOSEMEIRE FERREIRA SANTOS, DRª

PATRÍCIA CARLA DA HORA CORREIA 

PPGEJA/UNEB,DR. ANTONIO AMORIM  

PPGEJA/UNEB

LEI 10.639/03 NA PRÁTICA: EDUCAÇÃO

ANTIRRACISTA COMO ATO POLÍTICO NA EJA

– UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO

ESTADUAL DR. BERLINDO MAMEDE DE OLIVEIRA"

ALLAN DE ASSUNÇÃO OLIVEIRA

SANKOFA E UBUNTU NA EJA: PRÁTICAS

AFROCENTRADAS DE ENSINOAPRENDIZAGEM

BRENDA NAYLA SANTOS LIMA DA

SILVA,FABIO NOGUEIRA DE OLIVEIRA

A ORALITURA COMO AÇÃO DECOLONIAL NA

PRÁTICA EDUCATIVA DA EDUCAÇÃO DE

JOVENS E ADULTOS

DÉBORA MORAIS DOS

SANTOS,EUDALDO FRANCISCO DOS

SANTOS FILHO,LELIANA SANTOS DE

SOUSA

ACOLHIMENTO E DIVERSIDADE NA EJA:

CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DE

ESPAÇOS EDUCATIVOS INCLUSIVOS E

ANTIRRACISTAS

MAIARA DE JESUS SANTOS,TAUANY

MONIQUE FERNANDES ALMEIDA,LUIZ

ANDRÉ MIRANDA LIMA,VAGNER VIEIRA

DA SILVA,DEYVID RIBEIRO DE JESUS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Carla Liane

Nascimento

Santos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ENTRE CADERNOS E VASSOURAS:

TRAJETÓRIAS DE ESCOLARIZAÇÃO DE

TRABALHADORAS DOMÉSTICAS DA EJA

MARIELA SANTOS SILVA,FABIO NOGUEIRA DE OLIVEIRA

A LÍNGUA INGLESA COMO FERRAMENTA DE

UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

PATRICIA TEIXEIRA DOS SANTOS

CASTRO,DR. JOSÉ VEIGA VINAL JÚNIOR     PPGEJA/UNEB

FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SURDOS: UMA

ANÁLISE SOBRE LACUNAS E PROPOSIÇÕES

DE POLÍTICAS PÚBLICAS

MARCELA DE SOUZA FARIAS

VOZES DA EJA QUILOMBOLA: ESCUTAS EM CIRANDA.

LEILA ASSIS DE JESUS

PRÁTICAS EDUCATIVAS E RELIGIOSIDADE

NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

MARÍLIA GABRIELA RIBEIRO

BARRETO,DR. JOSÉ VEIGA VINAL JÚNIOR   PPGEJA/UNEB

18/11 – sala 2 Prédio da Pós-graduação

MOTIVAÇÕES E DESAFIOS NO RETORNO

ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

MABLI NADJANE BARBOSA BARRETO,Drª 

Carla Meira Pires de Carvalho   PPGEJA/UNEB

OFICINA DE LEITURA NA EJA – SABERES

LINGUÍSTICOS, POLÍTICOS E SOCIAIS A

PARTIR DE "QUARTO DE DESPEJO"

Josenice Oliveira Cardoso dos

Santos,Amilton Alves de

Souza,Alexandro Santos Máximo

RAÇA E GÊNERO NAS HISTÓRIAS DE VIDA DE MULHERES NEGRAS DA EJA:

INTERCRUZAMENTOS COM A OBRA OLHOS

D’ÁGUA DE CONCEIÇÃO EVARISTO

Juliana Araújo

MULHERES NEGRAS: UM OLHAR SOBRE

TRAJETÓRIAS, IMAGINÁRIOS, RESISTENCIAS E INTERSECCIONALIDADE

Juliana Araújo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A PERCEPÇÃO DOS (AS) LICENCIANDOS (AS)

DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS SOBRE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EJA

Rosângela Caires Viana,Drª Patrícia Carla da Hora Correia  PPGEJA/UNEB

EJA INCLUSIVA: ARTICULAÇÕES ENTRE AEE E

TECNOLOGIAS PARA O PÚBLICO DA

EDUCAÇÃO ESPECIAL

DANIELLE SOBRAL PORTO COSTA,Dr.

Antonio Amorim  

PPGEJA/UNEB,Emanuel do Rosário

Santos Nonato

Temas integradores como construção social de conhecimento para a realização do currículo integrado no PROEJA Médio

Josevonne Dias Serafim Moreira

O ENTRELAÇAR DAS MODALIDADES: O

PROCESSO DE AVALIAÇÃO E

APRENDIZAGEM DOS SUJEITOS JOVENS,

ADULTOS E IDOSOS COM DEFICIÊNCIA

Cristina Ferreira da Silva,Maria Helena Paes Coelho da Silva Oliveira,Profª Dr. Eduardo José Fernandes Nunes

O AEE E AS PRÁTICAS INCLUSIVAS NA EJA: INTERFACES E PERSPECTIVAS

Jaqueline Sousa Santos Pita,BETHANIA

FERNANDES REZENDE MORENO,Drª

Rosemary Lapa de Oliveira         

PPGEJA/UNEB

HISTÓRIA E MEMÓRIA: TRAJETÓRIAS DE

ESTUDANTES DA EJA E SEUS

ENTRELAÇAMENTOS FORMATIVOS.

Claudia Freitas Góes

EJA EM SALVADOR X FECHAMENTO DE

TURMAS: ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃO,

RECOMPOSIÇÃO E INCLUSÃO EM TEMPOS

DESAFIADORES

MEYRE ANE SAMPAIO MOREIRA,José

Veiga

O QUE NOS MOVE NA EJA?

PROTAGONISMO, DIÁLOGO E INÉDITOS

VIÁVEIS NA EJA DE PIRAJÁ

Elenilda Moreira de Sá Costa,Joice

Gonçalves Ferreira Santos,Kátia Simone

Filardi Melo,Juliana da Costa

Neres,Mateus Souza Santos

 

 

 

Patrícia Lessa dos Santos

Costa e Eduardo José Fernandes Nunes

 

19/11 – sala 1 Prédio da Pós-graduação

NARRATIVAS DE VIDA E EDUCAÇÃO POPULAR NA EJAI DE ITATIM (BA):

MEMÓRIAS, SABERES E RESISTÊNCIAS

Magno De Oliveira Cruz

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM DIÁLOGO COM SABERES ANCESTRAIS:

INCLUSÃO, DIVERSIDADE E RELAÇÕES

ÉTNICO-RACIAIS NA TERRA INDÍGENA KIRIRI (BANZAÊ-BA)

Marcela Da Silva Santana,Jeane Nascimento Santos

Caminhos da EJA: Entre Saberes, Culturas e Pertencimentos

Juliana Da Costa Neres,Elenilda Moreira de Sá Costa

METAMORFOSE, ETNODESENVOLVIMENTO

E SABERES TRADICIONAIS: UMA

EXPERIÊNCIA PARA O BEM VIVER

Dandara Lopes Correia

Crenças e Experiências de Aprendizagem em Língua Espanhola : Em foco a Educação de Jovens e Adultos .

Elana Olivia Reis de Santana

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA

AFRODIASPÓRICA PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EJA

Uini Lithiére Nascimento Cabral,Drª

Edite Maria da Silva de Faria      

PPGEJA/UNEB

EDUCAÇÃO E MEMÓRIA COMO FORMAS DE

PERTENCIMENTO E RESISTÊNCIA EM TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS1

Naiara Bamberg da Silva

“DE ONDE VOCÊ VEIO,  ODÉ?

AFROCENTRICIDADE, ANCESTRALIDADE E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA EJA

Joelma Souza Santos,Evellyn Sena

Damasceno,Taislane Ferreira de

Sousa,Maria Izabel Lopes de Araujo

TECNOLOGIA ASSISTIVA, POLÍTICAS

INCLUSIVAS E EDUCAÇÃO DE JOVENS E

ADULTOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA

IMPLEMENTAÇÃO DO PNTA (2021–2025)

Karina de Carvalho Leite

 

 

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA LITERATURA NEGRA

FEMININA, ESCREVIVÊNCIAS, EXISTÊNCIAS E RESISTÊNCIAS

Juliana Araújo

TRILHA FORMATIVA: DIÁLOGOS E

PERSPECTIVAS SOBRE ESTUDANTES COM

DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E

ADULTOS (EJA)

Rosângela Caires Viana, Drª Patrícia Carla da Hora Correia  PPGEJA/UNEB

AS NOVAS TECNOLOGIAS COMO

INSTRUMENTO FACILITADOR NO TRABALHO

PEDAGÓGICO PARA ALUNOS COM

DEFICIÊNCIA NA EJA

Viviane De Jesus Guedes, Jocenildes Zacarias Santos

2. Alfabetização, letramento, letramento matemático e múltiplas linguagens

Rosemary Lapa de Oliveira

18/11 – sala 3 Prédio da Pós-graduação

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO

RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE

ENSINO-APRENDIZAGEM NA EJA

HELENICE DA SILVA SAO THIAGO,

AMILTON ALVES DE SOUZA, ERICA

VALÉRIA ALVES, RITA DE CASSIA

PORTELA DE OLIVEIRA

POR UMA ETNOMATEMÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO PROEJA

HELENICE DA SILVA SAO THIAGO, Amilton Alves de Souza

O USO DO XADREZ COMO RECURSO PARA O

DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO

LÓGICO MATEMÁTICO DOS ALUNOS DA EJA

NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO

FUNDAMENTAL

LÍVEA AIANE DA SILVA PINHEIRO, DRª

FLÁVIA LORENA DE SOUZA ARAÚJO

PPGEJA/UNEB

O USO DO TANGRAM NA EJA: UMA

ABORDAGEM LÚDICA PARA O LETRAMENTO MATEMÁTICO

LÍVEA AIANE DA SILVA PINHEIRO, DRª

FLÁVIA LORENA DE SOUZA ARAÚJO PPGEJA/UNEB

A FORMAÇÃO DO LEITOR NA EJA: UMA

REVISÃO DE TESES (2019–2024) NO CATÁLOGO CAPES

ERICLES SOUZA ALVES

DITADOS POPULARES NA EJA: TECENDO IMAGENS E SENTIDOS

LUCINEIDE CAETANO AMARO, DÉBORA AMORIM GOMES DA COSTA-MACIEL

 

 

 

 

PRÁTICAS DE LEITURA NA EJAI:

PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO DE

JOVENS, ADULTOS E IDOSOS EM SANTA

CRUZ DO CAPIBARIBE/PE

ERICLES SOUZA ALVES

O USO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA

DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO PROCESSO

DE ENSINO-APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

COM OS SUJEITOS DA EJA

LUCELIA FERREIRA DOS SANTOS, ERICA

VALÉRIA ALVES, DR. ANTONIO AMORIM  

PPGEJA/UNEB, MARIVALDO RAMOS

SANTOS

NARRATIVAS DO PROJETO VOLUNTÁRIO

ALFA ALTO DO CRUZEIRO DO MUNICÍPIO DE RIACHÃO DO JACUÍPE - BA

SELMA DOS SANTOS, JOSEMEIRE

OLIVEIRA DOS SANTOS, ROBSON RIBEIRO REIS

PPALFA FREIRE UNEB: PERCURSOS DE

ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS

MARIA DO SOCORRO DA COSTA E

ALMEIDA, ELIENE OLIVEIRA DE

SANTANA, FELIPE PEREIRA DA SILVA,

MICHELE C RAMOS, THIFANY DOS

SANTOS LIMA

LITERATURA E LINGUAGEM SOB O VIÉS DOS

IDIOMAS: PORTUGUÊS E ESPANHOL NO CONTEXTO DO EJA

MARISTELA ANDREA TEICHMANN BAZZAN

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO

RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE

ENSINO-APRENDIZAGEM NA EJA

HELENICE DA SILVA SAO THIAGO,

AMILTON ALVES DE SOUZA, ERICA

VALÉRIA ALVES, RITA DE CASSIA

PORTELA DE OLIVEIRA

Robson

Dourado/ Erica

Valeria Alves

19/11 – sala 3 Prédio da Pós-graduação

ESCRITA DO NOME: UM SÍMBOLO DE

INTEGRAÇÃO SOCIAL PARA A AUTONOMIA

DOS SUJEITOS ALFABETIZANDOS DO PPALFA FREIRE

GIOVANA IZA DOS SANTOS OLIVEIRA,

FABIANA CRUZ DA SILVA, JACIARA DA

CRUZ TORRES

A ESTRATÉGIA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNERO TEXTUAL NO TRABALHO DA

LUCIANA VEIGA SAMPAIO, YONE SANTIAGO

 

 

 

 

LEITURA E ESCRITA COM ESTUDANTES DA EJA

 

O LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO

DE JOVENS E ADULTOS: O GÊNERO FÁBULA

COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO DO LEITOR

JULIANA DA COSTA NERES, JULIANA DA

COSTA NERES, MATEUS SOUZA SANTOS,

ELENILDA MOREIRA DE SÁ COSTA

A FÁBULA COMO CAMINHO PARA A

FORMAÇÃO DO LEITOR NA EDUCAÇÃO DE

JOVENS E ADULTOS: UMA PROPOSTA DE

SEQUÊNCIA PEDAGÓGICA

JULIANA DA COSTA NERES, ELENILDA

MOREIRA DE SÁ COSTA, MATEUS SOUZA SANTOS

ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO,

LETRAMENTO MATEMÁTICO E MÚLTIPLAS LINGUAGENS

MATEUS SOUZA SANTOS, JULIANA DA

COSTA NERES, ELENILDA MOREIRA DE SÁ COSTA

EJA EM MOVIMENTO: INCENTIVO À

LEITURA COMO PRÁTICA DE TRANSFORMAÇÃO

JULIANA DA COSTA NERES, ELENILDA MOREIRA DE SÁ COSTA

O PAPEL DOS ALFABETIZADORES NO

PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS SUJEITOS

DA EJA: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA

BRASIL ALFABETIZADO (PBA) NO MUNICÍPIO

DE SANTO ESTÊVÃO/BA

MILENA DOS SANTOS CERQUEIRA

NOGUEIRA, JULIANA ARAÚJO NOGUEIRA DOS REIS

MOSAICO DE SABERES NO PPALFA FREIRE

UNEB:  AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E

LETRAMENTO PARA JOVENS ADULTOS E IDOSOS

MÁRCIA MARIA CASTRO DO LAGO,

LUCINETE SANTOS NASCIMENTO, ANA

CRISTINA CASTRO DO LAGO, JARDELINA

BISPO DO NASCIMENTO

JOGOS DE RACIOCÍNIO E INCLUSÃO PLENA

NA EJA: UM ESTADO DA ARTE SOBRE O

LETRAMENTO MATEMÁTICO DE

ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO

ESPECTRO AUTISTA (TEA)

GREIZIELE DOS SANTOS ARAGÃO ALVES, ERICA VALÉRIA ALVES

 

 

 

 

PPALFA FREIRE UNEB: INVENTARIANDO

PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO, EM

SALVADOR E LAURO DE FREITAS/BA

ELIENE OLIVEIRA DE SANTANA, FELIPE

PEREIRA DA SILVA, MICHELE C RAMOS,

THIFANY DOS SANTOS LIMA, MARIA DO

SOCORRO DA COSTA E ALMEIDA

A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

DIVA MENEZES DUARTE DOS SANTOS,

UINI LITHIÉRE NASCIMENTO CABRAL,

CRISTINA FERREIRA DA SILVA, DRª EDITE

MARIA DA SILVA DE FARIA      

PPGEJA/UNEB

RECONHECER PARA PERMANECER: O

ACOLHIMENTO NO RECONHECIMENTO DE SABERES DO SESI BAHIA

FERNANDA BRITO DA SILVA, ANA PAULA SILVA DA CONCEIÇÃO

3. Currículo e

Formação de Professor

na EJA

José Veiga Viñal

18/11 – sala 4 Prédio da Pós-graduação

 

NEUROCIÊNCIA E PROCESSOS DE

APRENDIZAGEM NA EJA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA.

AMANDA SANTOS SILVA, NAIANE DE CARVALHO REIS

O CAMINHO SERIA OUTRO SE FOSSE OUTRO

O CAMINHANTE? UM DEBATE ACERCA DA

CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO PARA OS

TRABALHADORES DA EJA

CAMILA SANT'ANA GONÇALVES, DAVI

SÁVIO DOS SANTOS PAIM, AMILTON

ALVES DE SOUZA

A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO ESPAÇO

DE ESCUTA, REFLEXÃO E RESSIGNIFICAÇÃO

DA PRÁTICA DOCENTE NA EJA EM

PINDOBAÇU-BA

EDINEIDE VITOR COSTA

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E

SABERES TRADICIONAIS NO CURRÍCULO DA PEDAGOGIA: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE A

FORMAÇÃO DOCENTE NA UNEB- CAMPUS I

ANDRÉIA SANTOS SANTANA; NAIÁ

SANTOS LOPES; EDITE MARIA DA SILVA DE FARIA

 

 

 

 

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EJA E A

INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO

DA GEOMETRIA

ALEXANDRO SANTOS MÁXIMO, AMILTON ALVES DE SOUZA, DR.

ANTONIO AMORIM   PPGEJA/UNEB,

JAILSON ASSIS DE JESUS, SANDRA MARIA

NASCIMENTO ALCANTARA

A NEUROCIÊNCIA E A APRENDIZAGEM

SIGNIFICATIVA ATUANDO NA FORMAÇÃO

DO EDUCADOR DA EJA: REFLEXÕES SOBRE

CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES

SANDRA MARIA NASCIMENTO

ALCANTARA, NÁCIA SILVA ANDRADE DE

CARVALHO, AMILTON ALVES DE SOUZA,

KLEBER MONTEIRO PINTO, DR. ANTONIO

AMORIM   PPGEJA/UNEB

PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DA

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOBRE O

FAZER DOCENTE: O ESTADO DE

CONHECIMENTO

NÁCIA SILVA ANDRADE DE CARVALHO,

DRª MÁRCIA TEREZA FONSECA ALMEIDA

PPGEJA/UNEB

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM

TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS: CURRÍCULO E

IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL NA BAHIA, BRASIL

JOSÉ MATHEUS GOMES DA SILVA, DRª

CARLA LIANE NASCIMENTO DOS SANTOS 

PPGEJA/UNEB, DANIEL TAMBUC

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EJA EM

TEMPOS DIGITAIS: UM MAPEAMENTO DAS

PRÁTICAS ONLINE DE LEITURA E ESCRITA

JAILSON ASSIS DE JESUS, DRª   CARLA

MEIRA PIRES DE CARVALHO   PPGEJA/UNEB

COMPREENSÕES SOBRE A POLÍTICA DE

FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DA

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO

MUNICÍPIO DE IGRAPIÚNA/BA

ROSÂNGELA MARIA DE LIMA SOUZA,

PROFA. DRA. RITA DE CÁSSIA SANTANA

DE OLIVEIRA, NILDETE FERREIRA LOPES

BARBOSA, NEIDE MARIA FERREIRA LOPES

O PAPEL DO CURRÍCULO E DA FORMAÇÃO DOCENTE NA EFETIVAÇÃO DA EJA

LUARA OLIVEIRA SANTOS, LUIZ ANDRÉ MIRANDA LIMA

AVALIAÇÃO NA EJA: UMA REVISÃO DAS PESQUISAS

ERICA VALÉRIA ALVES, DAYSE LAGO DE MIRANDA

 

 

 

 

O CUIDADO COMO PRÁTICA ÉTICA E

POLÍTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E

ADULTOS: PERSPECTIVAS PARA A

FORMAÇÃO DOCENTE

VÂNIA PESSOA JORNANE BARBOSA SANTOS, ROSSIVAL SAMPAIO MORAIS

MAIS UM CURSO DE FORMAÇÃO OU UMA POSSIBILIDADE PARA O FAZER DOCENTE:

REFLEXÕES SOBRE A NEUROCIÊNCIA NA

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

NÁCIA SILVA ANDRADE DE CARVALHO,

DRª MÁRCIA TEREZA FONSECA ALMEIDA

PPGEJA/UNEB, ANTONIO AMORIM,

SANDRA MARIA NASCIMENTO

ALCANTARA, JAILSON ASSIS DE JESUS

Marcia Tereza Almeida

18/11 – Laboratório 1 Prédio da Pós-graduação

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EJA:

METODOLOGIAS QUE NEGAM AO ALUNO SEU DIREITO DE APRENDER

FABRÍCIA SALES ARAÚJO VIEIRA, ÁUREA DA SILVA PEREIRA

ENTRE O CURRÍCULO E A VIDA:

CONTRADIÇÕES DA EJA EM UMA ESCOLA

PUBLICA NO TERRITÓRIO DO VELHO CHICO

JESIEL FERREIRA DE OLIVEIRA, MIRELLE

SILVA COSTA, NICOLE EMANUELE NUNES

DA SILVA, ISAURA FRANCISCO DE

OLIVEIRA

ESCREVENDO NOVAS HISTÓRIAS:

MULHERES E CIDADANIA NO PROJETO

PPALFA FREIRE – BOM JESUS DA LAPA

ISAURA FRANCISCO DE OLIVEIRA,

DANIELA VIEIRA FERREIRA, TATIANE FERREIRA DE ARAÚJO

O NEPEJA CABULA COMO INTERFACE DOS

SABERES E FAZERES DA EDUCAÇÃO NAS

ESCOLAS DA GERÊNCIA REGIONAL DE

EDUCAÇÃO CABULA

RITA DE CASSIA QUINTELA DA SILVA

CINEMA, ENSINO DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA UNEB.

CLAUDIO BATISTA, DRª   CARLA MEIRA PIRES DE CARVALHO   PPGEJA/UNEB

DOS ITINERÁRIOS CIRCULARES À ECOLOGIA

DOS SABERES: PERCURSOS FORMATIVOS

ENTRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

MAIARA FERNANDES DE CARVALHO

 

 

 

 

E A EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA EM BARRA DE JACUÍPE/BA

 

EJA, NO SEMIÁRIDO BAIANO: JUSTIÇA

COGNITIVA, INTERSECCIONALIDADE E

SABERES TRADICIONAIS NA REINVENÇÃO

CURRICULAR

MARIA CRISTIANE CORREIA MAIA

CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO DA EJA DO

MUNICÍPIO DE SALVADOR: O QUE PENSAM

AS FORMADORAS SOBRE O SEU PROCESSO

FORMATIVO E ESSE CURRÍCULO

TATIANA MARIA DOS SANTOS, DRª

MÁRCIA TEREZA FONSECA ALMEIDA

PPGEJA/UNEB

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:

CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA

CLODOVIL MASCARENHAS MENDES,

RITA DE CACIA SANTOS CHAGA,

KLAYTON PORTO, NEILTON DA SILVA

ENTRE SABERES E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO

DOCENTE INICIAL:  EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA EJA

LUCAS SILVA DOS SANTOS, DOUGLAS DO

NASCIMENTO ALMEIDA, ROSÂNGELA CAIRES VIANA

PRÁTICA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO

DOCENTE E ENSINO DE HISTÓRIA PARA

JOVENS E ADULTOS: PRESSUPOSTOS LEGAIS E TEÓRICOS

MARIA NILDA DOS SANTOS SOUZA, DRª

MÁRCIA TEREZA FONSECA ALMEIDA

PPGEJA/UNEB

CONTRIBUIÇÕES DE PRODUTOS

EDUCACIONAIS AO DEBATE SOBRE SABERES DOCENTE NA EJA

CARLOS RENATO GONCALVES DOS

SANTOS, José Veiga

O PIBID E ITINERÁRIOS FORMATIVOS: UM DIÁLOGO SOBRE A PRÁXIS

ANDREA BARROS DALTRO DE CASTRO COSTA, CARINE MOREIRA DE SOUZA

Ana Paula S. Conceição

19/11 – sala 4 Prédio da Pós-graduação

A PELEJA POR UMA EDUCAÇÃO

DECOLONIAL E ANTIRRACISTA NA

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

MARIA NILDA DOS SANTOS SOUZA

 

 

 

 

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS;

EDUCAÇÃO QUILOMBOLA; MATERIALISMO

HISTÓRICO-DIALÉTICO; TRABALHO E

EMANCIPAÇÃO; CURRÍCULO CRÍTICO.

DANIEL TAMBUC, JOSÉ MATHEUS

GOMES DA SILVA, ALFREDO EURICO

RODRIGUES MATTA

UMA ANÁLISE SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MACAJUBA:

DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA INSPIRAR

A CONSTRUÇÃO DE DIRETRIZES

CURRICULARES

GIVALDO CARVALHO, DRª MÁRCIA

TEREZA FONSECA ALMEIDA

PPGEJA/UNEB

CARTA PEDAGÓGICA PARA PAULO FREIRE:

EXPERIÊNCIAS FORMADORAS NO

PROGRAMA PPALFA FREIRE UNEB

RAFAEL CARVALHO FIGUEIREDO DE

MIRANDA, MAIARA LIMA PEREIRA, ANA

CAROLINE DOS SANTOS BRITO, SAMARA

MIRANDA DE CARVALHO, DANIELA

LOPES OLIVEIRA DOURADO

O CURRÍCULO INTERCULTURAL NA EJA I: DIÁLOGOS COM AS NARRATIVAS DE

EXPERIÊNCIAS DOCENTES DE SALVADOR.

ELENILDA MOREIRA DE SÁ COSTA, TANIA REGINA DANTAS

PAINEL DE ESPECIALISTAS SOBRE A

TRANSIÇÃO DOS JOVENS PARA O ENSINO

MÉDIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E

ADULTOS: REFLEXÕES CURRICULARES

ISADORA SILVA SANTOS SAMPAIO,

JOSETE GOMES DE OLIVEIRA MACÊDO,

DRª GRAÇA DOS SANTOS COSTA              

PPGEJA/UNEB

FORMAÇÃO DOCENTE ANTIRRACISTA E

ANTISSEXISTA NA EJA: PRÁTICAS

PEDAGÓGICAS EMANCIPATÓRIAS E

INTERSECCIONAIS

ELENILDA MOREIRA DE SÁ COSTA,

JULIANA DA COSTA NERES, JOICE

GONÇALVES FERREIRA SANTOS, MATEUS

SOUZA SANTOS

ESCOLA HOSPITALAR E FORMAÇÃO

DOCENTE: O CAMINHO PARA O PLANO DE

AÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE

APRENDIZAGEM (AVA) PARA EJA

IRAMI SANTOS LOPES, DRª MÁRCIA

TEREZA FONSECA ALMEIDA

PPGEJA/UNEB

 

 

 

 

ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A

TRANSIÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL

PARA O ENSINO MÉDIO DA EJA NO BRASIL E

SUAS INTERFACES COM AS POLÍTICAS

CURRICULARES

HANNA DE JESUS CUNHA, DRA GRAÇA DOS SANTOS COSTA

A FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO

DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NA

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO

PME- SANTO AMARO/ BA

SIRLENE MACHADO DE SOUZA COELHO,

DR. JOSÉ VEIGA VINAL JÚNIOR    

PPGEJA/UNEB

CLODOVIL MASCARENHAS MENDES,

MARICLEIDE PEREIRA DE LIMA MENDES

DIALOGICIDADE E A FORMAÇÃO

CONTINUADA NA EJA: VIVÊNCIAS, SABERES E FAZERES

DA FORMAÇÃO DOCENTE À ELABORAÇÃO

COLABORATIVA DE CADERNOS TEMÁTICOS

INTERDISCIPLINARES NA EJA – HISTÓRIA

LOCAL COMO LUGAR DE PERTENCIMENTO E

APRENDIZAGEM

MILENA DOS SANTOS CERQUEIRA

NOGUEIRA, JULIANA ARAÚJO, TATIANA

POLLIANA PINTO DE LIMA

METAMORFOSEANDO A FORMAÇÃO: CARTOGRAFIA DE SABERES NA

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM EJA

CARLOS RENATO GONCALVES DOS

SANTOS, RITA DE CASSIA QUINTELA DA

SILVA, EDITE MARIA DA SILVA DE FARIA,

SARAH TELES DE OLIVEIRA

Graça Costa

19/11 – Laboratório 1 Prédio da Pós-graduação

ENTRE VOZES E SABERES: A ESCUTA

NARRATIVA COMO CAMINHO PARA A

FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA EJA

JOICE DE JESUS ARAUJO, DRª MÁRCIA

TEREZA FONSECA ALMEIDA

PPGEJA/UNEB

EJA EM PERSPECTIVA: CURRÍCULO,

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E QUALIDADE DO ENSINO

ANA ALICE DA SILVA TEIXEIRA, DRª

MÁRCIA TEREZA FONSECA ALMEIDA PPGEJA/UNEB

 

 

 

 

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): OS

CONTOS AFRICANOS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO PROCESSO EDUCATIVO E ENSINO DE CIÊNCIAS.

FEENANDA ELVIRA DOS SANTOS

STURARO, DRª   CARLA MEIRA PIRES DE

CARVALHO   PPGEJA/UNEB

A EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DA

EDUCAÇÃO EM PRISÕES NA MODALIDADE

EJA

MAYLLENA JOANNE FERNANDES DE

CARVALHO, CRISTIANO DE SANT ANNA BAHIA

POLÍTICA CURRICULAR PARA EJA NO

MUNICÍPIO DE CAIRU:ALGUMAS REFLEXÕES

CAROL SILVA OLIVEIRA, DRA GRAÇA DOS SANTOS COSTA

EJA E PERSISTÊNCIA NOS PROCESSOS

FORMATIVOS:  HORIZONTES PARA O

CURRÍCULO

ANA CÉLIA DANTAS TANURE, DRA

GRAÇA DOS SANTOS COSTA,

ELISÂNGELA LOPES MARQUES,

DULCINÉA AUGUSTA DE JESUS

“UM CASULO, A METAMORFOSE:

REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO

COORDENADOR PEDAGÓGICO NO

PROGRAMA SERGIPE ALFABETIZADO 2025,

UMA CONVERSA ENTRE NÓS”

IVONEIDE CARDEAL DA SILVA

DIÁLOGOS FORMATIVOS NA EJA: SABERES, AÇÃO E REFLEXÃO DOCENTE

CRISTIANE PEREIRA ASSIS, JONES CÉSAR

DA PAIXÃO, HELIONETE SANTOS DA BOA MORTE, YARA DA PAIXÃO FERREIRA

O BRINCAR E O PPALFA FREIRE UNEB COMO

UMA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM E

INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E

ADULTOS

EVELLYN SENA DAMASCENO, TAISLANE

FERREIRA DE SOUSA, JOELMA SOUZA

SANTOS, MARIA IZABEL LOPES DE

ARAUJO

A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO

DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE

INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EJA: A REFLEXÃO DA PRÁTICA POR MEIO DA SESSÃO REFLEXIVA.

NAYARA MUNIZ DE FREITAS LIMA, ERICA VALÉRIA ALVES

 

 

 

 

A FUNÇÃO SOCIAL DA LEITURA NAS

CLASSES DE EJA, NA EDUCAÇÃO DO

CAMPO: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO FREIRIANO

MARCELA DA SILVA SANTANA, LILIAN DA MATA

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO DE

JOVENS E ADULTOS (EJA): PRÁTICAS

DIALÓGICAS E COLABORATIVAS NA

FORMAÇÃO DOCENTE

MILENA DOS SANTOS CERQUEIRA

NOGUEIRA, TATIANA POLLIANA PINTO DE LIMA

O ATELIÊ COMO ESPAÇO DE

APRENDIZAGEM CRIATIVA: UMA REVISÃO

TEÓRICA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS

NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

VÂNIA PESSOA JORNANE BARBOSA

SANTOS, DR. ANTONIO AMORIM  

PPGEJA/UNEB

4. EJA e Direitos

Humanos e  EJA em contextos de privação de Liberdade

 

Antonio

Pereira

19/11 – sala 2 Prédio da Pós-graduação

QUANDO A EDUCAÇÃO LIBERTA: A EJA

COMO ANTÍDOTO À ESCRAVIDÃO CONTEMPORÂNEA

MIGUEL MARINE DOS SANTOS

CARVALHO, JÉSSICA FERREIRA MENDES,

DANIELA LOPES OLIVEIRA DOURADO

AFIRMA EJA: AÇÕES AFIRMATIVAS E EJA NA PREVENÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO E NA PROMOÇÃO DA JUSTIÇA SOCIAL.

JÉSSICA FERREIRA MENDES, MIGUEL

MARINE DOS SANTOS CARVALHO,

DANIELA LOPES OLIVEIRA DOURADO

A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA E A

PROMOÇÃO DE APRENDIZAGENS NA

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA

EXPERIÊNCIA COM A COLETÂNEA PPALFA

EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR

SAMARA MIRANDA DE CARVALHO, DANIELA LOPES OLIVEIRA DOURADO

VOZES QUE ROMPEM MUROS:

CONTRADIÇÕES DOS MODELOS DE

EDUCAÇÃO DE ADULTOS NAS NARRATIVAS

DE MULHERES PRIVADAS DE LIBERDADE

VICENTE CARLOS CHIMBINHA JUNIOR, PAULA GUIMARAES

 

 

 

 

O ENSINO DA BIOLOGIA NA EJA E TRADIÇÃO

ANCESTRAL AFRICANA: SEQUÊCIA DIDÁTICA SOBRE ERVAS MEDICINAIS

RIVANI DE JESUS DA SILVA, ANTÔNIO PEREIRA

A EDUCAÇÃO EM PRISÕES COMO POLÍTICA

PÚBLICA: ANÁLISE DAS METAS E

ESTRATÉGIAS DO PNE E DOS    PLANOS

ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DA

BAHIA (2014–2024)

ROSE MARY ALVES COSTA

EDUCAÇÃO QUE LIBERTA: REMIÇÃO DE

PENA PELA LEITURA E ESTUDO COMO CAMINHO PARA RESSOCIALIZAÇÃO E CIDADANIA.

OSVALDO VALENÇA DA SILVA FILHO, DRA GRAÇA DOS SANTOS COSTA

A SOCIOBIOLOGIA E O ENSINO DE

ZOOTECNIA NA EJA: PRÁTICAS EDUCATIVAS

EMANCIPATÓRIAS A PARTIR DO ESTUDO DA AVICULTURA

ADINEIRE BARBOSA DOS SANTOS

DISCURSO E CIDADANIA: REFLEXÕES A

PARTIR DA PRODUÇÃO TEXTUAL DE

ESTUDANTES NA EJA PRISIONAL

RICARDO ACACIO DE ALMEIDA

ENTRE MUROS E SONHOS: A EDUCAÇÃO DE

JOVENS E ADULTOS NA CONSTRUÇÃO DA

LIBERDADE NO CENTRO SOCIOEDUCATIVO

DE CAMAÇARI – BA

YARA DA PAIXÃO FERREIRA, LUZINETE

LIMA DA ANUNCIAÇÃO DOS SANTOS,

EDICLEIA PEREIRA DIAS, MARCO

ANTONIO SANTOS, ANDRÉA VIEIRA DE

SANTANA

A PRÁTICA DIALÓGICA E MULTIMODAL NA RESSIGNIFICAÇÃO DA AULA DE HISTÓRIA:

EXPERIÊNCIAS COM A COLETÂNEA PPALFA FREIRE UNEB

SARA ANDRESSA BEZERRA DOURADO,

ÁLEX DIEGO SANTOS DURÃES, DANIELA

LOPES OLIVEIRA DOURADO

O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA EJA EM PRISÕES.

ERIDAN BASTOS PINHEIRO, DRA GRAÇA DOS SANTOS COSTA

 

 

 

 

OFICINAS PEDAGÓGICAS: A CONSTRUÇÃO

AUTÔNOMA DE PETIÇÕES POR PESSOAS

PRIVADAS DE LIBERDADE DA COLÔNIA

PENAL DE SIMÕES FILHO, BAHIA NA

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

PATRÍCIA CARLA VASCONCELOS GALDINO, ANTONIO PEREIRA

5. Mundo do trabalho e juvenilização da EJA

José Humberto da Silva Rita de Cássia

Santana de

Oliveira

Gisele Freitas

18/11 – Sala 9 do Prédio da Pós-graduação

 

NARRAR O VIVER: VOZES DA EJA SOBRE TRABALHO E FORMAÇÃO

LEILA DAMIANA ALMEIDA DOS SANTOS

SOUZA, JAILMA DOS SANTOS PEDREIRA

MOREIRA, MILENA DOS SANTOS SOUZA MORAIS

JUVENILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS

E ADULTOS E O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO

ROBSON RIBEIRO REIS, SELMA DOS SANTOS

A FORMAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA E A TRAJETÓRIA DA EJA NA REDE SESI BAHIA: UMA LEITURA HISTÓRICO-CRÍTICA

MARIA APARECIDA GÓES SANTIAGO, DR.

JOSÉ HUMBERTO DA SILVA   PPGEJA/UNEB

PANORAMA DA EJA NO PROCESSO DA

(IM)PERMANÊNCIA ESCOLAR E SEUS

ESTUDANTES TRABALHADORES

JAMESON BRANDÃO DE SOUZA

O PROCESSO DE INSERÇÃO DA PESSOA COM

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA

EJA NO BRASIL: UMA LEITURA HISTÓRICOCRÍTICA

RAFAELA OLIVEIRA DOS SANTOS, DR.

JOSÉ HUMBERTO DA SILVA  

PPGEJA/UNEB

A DINÂMICA DAS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE NO BAIRRO DE ITACARANHA:

DESAFIOS E PERSPECTIVAS LOGÍSTICAS

EDICLAUDIO DOS SANTOS BATISTA,

JANA EMILLY SANTOS DE CAMPOS,

MABLI NADJANE BARBOSA BARRETO,

TEREZA CRISTINA SILVA DE SANTANA,

DRª MARTA ROSA FARIAS DE ALMEIDA

MIRANDA SILVA   PPGEJA/UNEB

 

 

 

 

OS ENTRELAÇOS DA LOGÍSTICA REVERSA E A

ESTRUTURA DE SANEAMENTO BÁSICO NA BAHIA

EDICLAUDIO DOS SANTOS BATISTA,

POLIANA XAVIER LIMA DE SOUSA,

TEREZA CRISTINA SILVA DE SANTANA,

MABLI NADJANE BARBOSA BARRETO,

DRª MARTA ROSA FARIAS DE ALMEIDA

MIRANDA SILVA   PPGEJA/UNEB

O FENÔMENO DA JUVENILIZAÇÃO NA EJA:

CONFIGURAÇÕES, CAUSAS E IMPLICAÇÕES NO ENSINO MÉDIO NO BRASIL

CRISTIANE MAGUETE SOUSA, JOSÉ HUMBERTO DA SILVA

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ESCOLA

NOTURNA E O SUJEITO DO MUNDO DO

TRABALHO: TECENDO OS INTERESSES NA

FORMAÇÃO EDUCATIVA E PROFISSIONAL

ALCIDES ALVES DE SOUZA FILHO, DR. ANTONIO AMORIM   PPGEJA/UNEB

6. Políticas Públicas e Gestão Educacional e

Escolar na EJA

Antonio Amorim

 18/11 – Auditório

Jurandyr Oliveira

DEDC I

AUSÊNCIA FAMILIAR E INCLUSÃO ESCOLAR

NA EJA: INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E

NARRATIVA DIGITAIS NA ESCOLA PRIMARIA

Nº 162 LUENA-MOXICO, ANGOLA

CELESTINO JOSE TACA, DR. ANTONIO AMORIM   PPGEJA/UNEB

ANALFABETISMO E DESIGUALDADE

TERRITORIAL NO PORTAL DO SERTÃO

(BAHIA): O PAPEL DA EJA E O PACTO

NACIONAL

JOSÉ MÁRIO BISPO GONÇALVES JÚNIOR

GESTÃO ESCOLAR E RESISTÊNCIA NA EJA:

REFLEXÕES A PARTIR DA ESCOLA ESTADUAL TEODORO SAMPAIO E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS.

ELISANGELA PEREIRA DE OLIVEIRA

POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO: UMA

ANÁLISE SOBRE O PACTO NACIONAL PELA

SUPERAÇÃO DO ANALFABETISMO E

QUALIFICAÇÃO DA EJA

EDVAN DOS SANTOS PEREIRA

 

 

 

 

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO

MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO JACUÍPE

ENTRE 2012-2022: UMA ANÁLISE DE

DOCUMENTOS NORMATIVOS

UDMILLA MOURA CONTES FORTUNATO, SELMA DOS SANTOS

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A

PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA

ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO ESCOLAR

EDICLAUDIO DOS SANTOS BATISTA, DRª

MARTA ROSA FARIAS DE ALMEIDA

MIRANDA SILVA   PPGEJA/UNEB

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E

TECNOLOGIAS SOCIAIS: PANORAMA,

TENSÕES E POSSIBILIDADES NA PRODUÇÃO

DO CONHECIMENTO

MARIA ISABEL BRITO LUZ, DRª MARTA

ROSA FARIAS DE ALMEIDA MIRANDA

SILVA   PPGEJA/UNEB

INCLUSÃO E SUCESSO NA EJA: DESAFIOS DA GESTÃO PARA GARANTIR O ACESSO, A

PERMANÊNCIA E O ÊXITO DOS EDUCANDOS

ZALUAR JOSÉ SANTOS JÚNIOR, DRª

MARTA ROSA FARIAS DE ALMEIDA

MIRANDA SILVA   PPGEJA/UNEB

GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE: POTENCIALIZANDO A EJA COM TICS.

DRª MARTA ROSA FARIAS DE ALMEIDA

MIRANDA SILVA   PPGEJA/UNEB, GRACE

FAVILA DE FIGUEIREDO CARVALHAL

Marta Rosa F. A. Miranda

19/11 – Auditório

Jurandyr Oliveira

DEDC I

GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA

NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AS VOZES DA COMUNIDADE ESCOLAR

ROSENEI BASTOS DE OLIVEIRA, DRª

MARTA ROSA FARIAS DE ALMEIDA

MIRANDA SILVA   PPGEJA/UNEB

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E

TECNOLÓGICA: UMA REVISÃO

BIBLIOGRÁFICA

GECIVANIA GONÇALVES DA SILVA

SANTANA, ELISANGELA BARRETO DA

SILVA, CLEIDE VANIA SILVA DE OLIVEIRA,

ROSÂNGELA CAIRES VIANA, PAULO

LEONARDO LIMA RIBEIRO

FINANCIAMENTO DA EJA EM MUNICÍPIOS

BAIANOS: INTENCIONALIDADE POLÍTICA E DIREITO À EDUCAÇÃO

JOSETE GOMES DE OLIVEIRA MACÊDO,

DRª GRAÇA DOS SANTOS COSTA               PPGEJA/UNEB

DA IMPLANTAÇÃO A CONCLUSÃO DO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: O OLHAR DOS

EDICLAUDIO DOS SANTOS BATISTA, NATALY VITÓRIA DA SILVA SANTANA,

 

 

 

 

ESTUDANTES DA PRIMEIRA TURMA NO COLÉGIO CLÉRISTON ANDRADE

IVAN MANOEL GUEDES SANTOS, LILIAM

SOUSA SALES, DRª MARTA ROSA FARIAS

DE ALMEIDA MIRANDA SILVA  

PPGEJA/UNEB

EDUCAÇÃO CARCERÁRIA VERSUS EJA: UM

SÓ AMBIENTE, DUAS REALIDADES DISTINTAS

SANDRO SEBASTIAO DA SILVA, ROSSANA REGINA GUIMARÃES RAMOS HENZ

A ESCOLARIZAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO DE

JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E

POSSIBILIDADES NA EJA

IARA MACHADO BARRETO LIMA, TARSIS

DE CARVALHO SANTOS, EVELINE

SANTANA NEVES, SERGIO HENRIQUE DA

CONCEIÇÃO

A TRANSCENDÊNCIA DO CONCEITO DE

EDUCAÇÃO E A APLICABILIDADE DA

EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS

NOS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: UM

RELATO DE EXPERIÊNCIA NA INSTITUIÇÃO ACOLHER

TATIANE DIAS DOS SANTOS, GENILDA

BISPO SACRAMENTO, DRª MARTA ROSA

FARIAS DE ALMEIDA MIRANDA SILVA  

PPGEJA/UNEB, DRª FLÁVIA LORENA DE

SOUZA ARAÚJO PPGEJA/UNEB

O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO DE

JOVENS E ADULTOS: DIÁLOGOS A PARTIR DO FUNDEB PERMANENTE

JACKELINE SILVA CARDOSO, TANIA

REGINA DANTAS, DRA GRAÇA DOS SANTOS COSTA

7. Tecnologias da informação e da comunicação na EJA: perspectivas teórico metodológicas

Maria

Conceição

Alves Ferreira

18/11 – Sala 6 do Prédio da Pós-graduação

EDUCOMUNICAÇÃO E VIRTUALIDADE:

MODELAGEM DE UM PORTAL PARA A

DISCIPLINA INCLUSÃO DIGITAL NA

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO

COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR CARLOS

SANT´ANNA

ANA DE OLIVEIRA MELO, AMILTON ALVES DE SOUZA

CAPITÃES DA AREIA NO MUNDO DIGITAL: PROPOSTA DE OFICINA DE LÍNGUA

PORTUGUESA COM RPG DIGITAL NA EJA

ANDERSON DA SILVA SANTOS, AMILTON ALVES DE SOUZA

 

 

 

 

ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E

ADULTOS: EDUCOMUNICAÇÃO COM O

WHATSAPP PARA CONSTRUIR

APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS

JOSENICE OLIVEIRA CARDOSO DOS SANTOS, AMILTON ALVES DE SOUZA

TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO

METODOLOGIAS DA APRENDIZAGEM DE JOVENS E ADULTOS

JOSÉ WILSON SIQUEIRA SÃO THIAGO, AMILTON ALVES DE SOUZA

DIFUSÃO DE MÍDIAS E TECNOLOGIAS

EDUCACIONAIS NA REDE PÚBLICA

ESTADUAL DE ENSINO DA BAHIA – NTE 18:

ENTRE O DITO E O NÃO DITO DO PROJETO

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS NA EDUCAÇÃO DE

JOVENS E ADULTOS

SANDRA MARIA NASCIMENTO ALCANTARA

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CRÍTICAS: O

POTENCIAL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

EDUCOMUNICATIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO COLÉGIO ESTADUAL DE ALAGOINHAS.

WILTON REIS DOS SANTOS, AMILTON ALVES DE SOUZA

POR UM CODESIGN

SOCIOCONSTRUTIVISTA: MODELAGEM E

REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DA

GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

ALEXANDRO SANTOS MÁXIMO, AMILTON ALVES DE SOUZA

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COLABORATIVAS E

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: CAMINHOS

PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EJA NO

COLÉGIO ESTADUAL DR. ANTÔNIO CARLOS

MAGALHÃES EM CATU-BA

MYTSA CARLA DA SILVA, DRª HELGA

PORTO MIRANDA PPGEJA/UNEB,

AMILTON ALVES DE SOUZA

 

 

 

 

LETRAMENTO DIGITAL E INCLUSÃO:

DESAFIOS E PERSPECTIVAS DAS

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

ISMENIA SILVA NOVAES, NICOLE SILVA DOS SANTOS

LETRAMENTO DIGITAL NA EJA: PRODUÇÃO

CIENTÍFICA NO MESTRADO PROFISSIONAL

EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA UNEB

MARIA DA CONCEIÇÃO RODRIGUES

SILVA FREITAS, DRª. MARIA DA

CONCEIÇÃO ALVES FERREIRA      

PPGEJA/UNEB

NEUROCIÊNCIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS

NA EJA: INTERFACES PARA A

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E

EMANCIPADORA

SANDRA MARIA NASCIMENTO

ALCANTARA, ALEXANDRO SANTOS

MÁXIMO, DANIEL TAMBUC, AMILTON

ALVES DE SOUZA, DR. ANTONIO

AMORIM   PPGEJA/UNEB

Amilton Alves de Souza

19/11 – Auditório

CPEDR

NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO:

CONTRIBUIÇÕES E DIÁLOGOS PARA A

FORMAÇÃO DOCENTE NA EJA E AS

PRÁTICAS SOCIAIS ONLINE DE LEITURA E ESCRITA

JAILSON ASSIS DE JESUS, DRª   CARLA

MEIRA PIRES DE CARVALHO  

PPGEJA/UNEB, DR. ANTONIO AMORIM  

PPGEJA/UNEB, NÁCIA SILVA ANDRADE

DE CARVALHO, ALEXANDRO SANTOS

MÁXIMO

O PADLET: COMO INTERFACE PEDAGÓGICA

DE APRENDIZAGEM NA EJA: DESAFIOS E POTENCIALIDADES

ALDAILTA LIMA DA SILVA SANTOS, DRª

FLÁVIA LORENA DE SOUZA ARAÚJO PPGEJA/UNEB

MARGINALIZAÇÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO

DE JOVENS E ADULTOS:  IMPACTOS E

ESPERANÇAS NA INCLUSÃO

SOCIOCULTURAL

EDLA REGIA PASSOS

PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS DA EJA NA

EAD: EDUCAÇÃO E A VALORIZAÇÃO DOS

SABERES MEDIADOS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

ISABEL CRISTINA NASCIMENTO GOMES, MÁRCIA SOUZA MAZZA

 

 

 

 

INCLUSÃO DIGITAL NA EJA: AS MÚLTIPLAS

POSSIBILIDADES DE LEITURA,

INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS IMPLEMENTADAS NO COLÉGIO ESTADUAL

SARA VIOLETA DE MELLO KERTÉSZ

VANIARA MARIA OLIVEIRA NUNES, DRª

FLÁVIA LORENA DE SOUZA ARAÚJO

PPGEJA/UNEB

FORMAÇÃO DOCENTE EM EJA: DESAFIOS E

POSSIBILIDADES DA MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA

CRISTINA CONCEIÇÃO DA APRESENTAÇÃO GOMES

FORMAÇÃO DOCENTE NA EJA:

NEURODIDÁTICA E TDIC PARA UMA

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

MARIA DA CONCEIÇÃO RODRIGUES

SILVA FREITAS, DR. ANTONIO AMORIM  

PPGEJA/UNEB, DRª. MARIA DA

CONCEIÇÃO ALVES FERREIRA      

PPGEJA/UNEB

DO BALCÃO À TELA: O DELIVERY VIA

WHATSAPP COMO PROCESSO DE

EDUCAÇÃO DE ADULTOS E LOGÍSTICA NÃO

FORMAL EM PEQUENO COMÉRCIO

EDICLAUDIO DOS SANTOS BATISTA,

TAMIRES DEUS SANTANA, MABLI

NADJANE BARBOSA BARRETO, LILIAM

SOUSA SALES, DRª MARTA ROSA FARIAS

DE ALMEIDA MIRANDA SILVA  

PPGEJA/UNEB

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO ENSINO: UM

ESTUDO COMPARATIVO DAS

PLATAFORMAS GOOGLE FOR EDUCATION,

MOODLE E BLACKBOARD

CEVALDO SANTOS E SANTOS

SIMULADOR PHET COMO RECURSO

PEDAGÓGICO: CONTRIBUIÇÕES PARA O

ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE

JOVENS E ADULTOS (EJA)

VLADIMIR ULIANOV GLÓRIA REIS, DR.

AMILTON ALVES DE SOUZA  

PPGEJA/UNEB

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO

ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA

NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

HILMARA SILVA DOS SANTOS, JOCENILDES ZACARIAS SANTOS

 

8. Movimentos Sociais, Educação Popular e

Educação do Campo

Edite de Faria

18/11 – Auditório

Milton Santos Prédio da Pós-graduação

 

EJA, MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO

POPULAR E POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA PEDAGOGIA EM CONSTRUÇÃO

ELISÂNGELA DA CRUZ COSTA

EDUCAÇÃO POPULAR NO CARIRI CEARENSE: 

GRUPOS REFLEXIVOS COM MULHERES

ADULTAS EM PROCESSO DE

ALFABETIZAÇÃO

CICERA SINEIDE DANTAS RODRIGUES, MARIA DA CONCEIÇÃO PASSEGGI

ASSENTAMENTO ALTO DA CONQUISTA E MARIELLE FRANCO: RELEVÂNCIA DA

INCLUSÃO DIGITAL NO PROJOVEM PARA

FORMAÇÃO DE REDES DE CONECTIVIDADE LOCAL

JOAO VICTOR AVELINO PASSOS, DRª

FLÁVIA LORENA DE SOUZA ARAÚJO

PPGEJA/UNEB

OCUPANDO ESPAÇOS: UMA LIGA

ACADÊMICA DE DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO

DE JOVENS E ADULTOS

NATHÁLIA COLONEZE CONCEIÇÃO,

RODRIGO OLIVEIRA NERY DA SILVA,

JULIANA ZIL BISPO FONTES, MARIA

REGINA SILVA DE SOUZA, DRª EDITE

MARIA DA SILVA DE FARIA      

PPGEJA/UNEB

OS FÓRUNS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A DEFESA DO DIREITO À EDUCAÇÃO DE TRABALHADORES/AS:

PROCESSO DE ACOMPANHAMENTO,

AVALIAÇÃO E PROPOSIÇÃO DE POLÍTICAS

PÚBLICAS EM TEMPOS NEOLIBERAIS

MARLENE SOUZA SILVA

EDUCAÇÃO E CULTURA POPULAR COMO

INSTRUMENTO DE RESISTÊNCIA NA

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

CRISTIANE SANTOS DA SILVA

A EDUCAÇÃO POPULAR NO CAMPO: UM ESTUDO REALIZADO NO SINDICATO DA

KARINA DE ARAÚJO ROCHA, ROSÂNGELA CAIRES VIANA

 

 

 

 

AGRICULTURA FAMILIAR DE ANDORINHA, BAHIA.

 

O “M” DO STEAM NA EJA DO CAMPO:

ARTICULAÇÃO ENTRE ETNOMATEMÁTICA E PROJETOS INTERDISCIPLINARES

ANA ISABEL CARNEIRO BAPTISTA, FLÁVIA LORENA DE SOUZA ARAÚJO

Flávia Lorena de Souza Araújo

19/11 – Sala 6 do Prédio da Pós-graduação

O FÓRUM EJA COMO ESPAÇO DE ESCUTA E

MOBILIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS EM OURIÇANGAS–BA

CRISTINA FERREIRA DA SILVA, ADRIANA

JESUS, EDUARDO JOSÉ FERNANDES NUNES

A FORMAÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA NO

SINDICATO RURAL DE CAMPO FORMOSOBAHIA: A LUTA PELO DIREITO À EDUCAÇÃO

DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO

ETELVINA DA SILVA VIEIRA, DRª EDITE

MARIA DA SILVA DE FARIA      

PPGEJA/UNEB

O ESTÁGIO III E A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL

CONTRIBUINDO NA FORMAÇÃO DO

LICENCIANDO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS

GABRIEL CRUZ MIRANDA

CARAVANA DE ESTUDANTES DA EJA DE

CAMAÇARI: A POÉTICA POPULAR E SOCIAL

DE PATATIVA DO ASSARÉ

YARA DA PAIXÃO FERREIRA, MARCO

ANTONIO SANTOS, EDICLEIA PEREIRA

DIAS, LUZINETE LIMA DA ANUNCIAÇÃO

DOS SANTOS, ANDRÉA VIEIRA DE

SANTANA

EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS

E IDOSAS (EPJAI):  MEMÓRIAS E DESAFIOS

NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO PARA AS

MULHERES DA ZONA RURAL DE

SERROLÂNDIA/BA

TAIANE SILVA SANTOS, DRª HELGA PORTO MIRANDA PPGEJA/UNEB

EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS

SOCIAIS NO QUILOMBO CABULA: A

HISTÓRIA COMO UM PROCESSO DE

FORMAÇÃO POLÍTICA DE JOVENS E

ADULTOS

MATEUS COSTA SANTOS, ALFREDO

EURICO RODRIGUES MATTA, FRANCISCA

DE PAULA DO SANTOS SILVA

 

 

 

FECHAMENTO DE ESCOLAS DO CAMPO E SEUS IMPACTOS SÓCIOCULTURAIS:

REFLEXÕES A PARTIR DE UMA

COMUNIDADE RURAL EM GRAVATÁ-PE

ANTONIO SABINO DA SILVA, ADNA CRISTINA BARBOSA DE SOUSA

FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO DE

JOVENS E ADULTOS DO CAMPO NO

MUNICÍPIO DE CAMPO FORMOSO COMO

PRODUTO EDUCACIONAL

ETELVINA DA SILVA VIEIRA, SOLENE

MARIA RAMOS, TEILE TATIANE DE

ARAÚJO SANTOS

9. Arte, Cultura e

Saberes

Socioemocionais na

EJA

Carla Meira

Pires de

Carvalho

18/11 – sala de videoconferência Prédio da Pós-graduação

 

MEMÓRIAS QUE ALFABETIZAM:

ESCREVIVÊNCIAS E MAPAS AFETIVOS A

PARTIR DO FILME NARRADORES DE JAVÉ NA EJA

DEYVID RIBEIRO DE JESUS, AMANDA DE

OLIVEIRA SOUZA, ANA PAULA LIMA DA

COSTA, ROSALVA CRISTINA HONORATO

DOS SANTOS, LORMINA B. NETA

SABERES SOCIOEMOCIONAIS EM PAUTA:

CAMINHOS DE HUMANIZAÇÃO NA

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

JOSETE MORENO DO NASCIMENTO

ALMEIDA, DRª   CARLA MEIRA PIRES DE CARVALHO   PPGEJA/UNEB

EJA, PATRIMÔNIO CULTURAL E SABERES

LOCAIS: UMA EDUCAÇÃO

CONTEXTUALIZADA E EMANCIPATÓRIA

MARIA EDUARDA FERREIRA FONTES DE OLIVEIRA, HELGA PORTO MIRANDA

UM ESPAÇO MULTIRREFERENCIAL: SAÚDE E BEM-ESTAR NA EJA

YARA DA PAIXÃO FERREIRA, LELIANA

SOUSA SANTOS, MARCO ANTONIO SANTOS

PROTAGONISMO DOS ESTUDANTES DA EJA:

UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA

KATARINA KOLANSKY ROCHA

BITENCOURT, VANESSA MONTEIRO DE

SOUZA, PATRÍCIA JÚLIA SOUZA COÊLHO

 

Template para elaboração dos slides para comunicações científicas

Para acessar o template para elaboração dos slides para as comunicações científicas clique aqui


Para as apresentações as salas dispõem de equipamentos de projeção. Cada apresentação terá duração de 10 minutos, acrescida de 10 minutos para debate.

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}