IX ENCONTRO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

IX ENCONTRO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

presencial Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó - Chapecó - Santa Catarina - Brasil

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

XIII SEMAT - Semana da Matemática e Educação Matemática - IFSP/Campus Guarulhos

Segunda-Feira, 13 de Maio

Guarulhos, SP

6º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática

Quinta-Feira, 23 de Maio

Campina Grande, PB

ACE Summit 2024

Sexta-Feira, 26 de Julho

São Paulo, SP

III Encontro dos Professores, Pesquisadores, Estudantes, Egressos e comunidade em torno do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Unesp de Rio Claro - Abrangência: Internacional

Quinta-Feira, 23 de Maio

Rio Claro, SP

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Sobre o evento

O IX ENCONTRO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (IX ECEM) constitui um espaço para a comunidade catarinense de Educação Matemática socializar os resultados de pesquisas e experiências desenvolvidas na região, possibilitando o diálogo, reflexão e compartilhamento de ideias entre os membros da SBEM-SC e demais interessados pela Educação Matemática do Estado de Santa Catarina.

 

Se você é professor que ensina Matemática na Educação Básica; é estudante ou professor de cursos de graduação em Matemática, Pedagogia, Educação do Campo, Educação Indígena, Educação Quilombola, Educação Especial, entre outros; é professor e/ou pesquisador de Programas de Pós-graduação nas áreas de Educação Matemática, Ensino de Matemática, Educação, ou áreas afins, sinta-se convidado a estar conosco de 30 de outubro a 1 de novembro de 2023, na modalidade presencial.

 

O IX ECEM contará com professores convidados para realização de diferentes atividades, abordando temas pertinentes à Educação Matemática na atualidade. Também serão compartilhadas vivências em processos de ensino, pesquisa e/ou extensão para disseminação do conhecimento e socialização de práticas de sala de aula, por meio de Mesas Redondas, sessões de Comunicações Orais, Pôsteres e Oficinas.

 

Os trabalhos submetidos devem estar relacionados aos seguintes eixos: 

  • Formação de Professores que Ensinam Matemática;

  • Práticas Escolares e Não Escolares na Educação Matemática;

  • Pesquisa em Educação Matemática.

Inscrições

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Atividades

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Convidados

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Áreas Temáticas (Eixos Temáticos)

Eixo I - Formação de Professores que Ensinam Matemática

A formação de professores que ensinam matemática, seja a inicial ou a continuada, no âmbito da Educação Matemática tem sido caracterizada como a base dos processos de constituição da identidade docente. Localizado na fronteira entre saberes e fazeres necessários ao desenvolvimento e profissionalização do futuro professor e do professor em exercício nos sistemas responsáveis pela educação no Brasil, o presente eixo acolherá trabalhos concluídos ou em andamento sob os mais diversos matizes teóricos e metodológicos. Os trabalhos submetidos a esse Eixo devem relacionar-se à formação inicial de professores (contemplando cursos de Licenciatura em Matemática, Pedagogia, Educação do Campo, Educação Indígena, Educação Quilombola, Educação Especial e áreas afins), bem como processos formativos em formação continuada. 

 

Eixo II – Práticas Escolares e Não Escolares em Educação Matemática

Dimensões das práticas escolares, com referência direta com a sala de aula (Educação Básica ou Superior), bem como das práticas não escolares, nos diversos espaços educativos. Destacam-se os conhecimentos produzidos a partir de contextos de ensino da Matemática, contribuindo com o desenvolvimento do campo de estudos da Educação Matemática. O presente eixo acolherá trabalhos concluídos ou em andamento que apresentam pesquisas e vivências do cotidiano das instituições educacionais, nos diversos níveis e modalidades de ensino, e de espaços não formais em Educação Matemática. 

 

Eixo III – Pesquisa em Educação Matemática

A Educação Matemática enquanto campo profissional e de produção de saberes vem se ampliando de forma significativa nas últimas décadas, principalmente nas suas interfaces com outros campos do conhecimento: Linguística, Filosofia, Sociologia, Estudos Culturais, Psicologia, Didática, Currículo, História, dentre outros. Analisar e socializar pesquisas no campo da Educação Matemática requer contemplar esse mosaico teórico e metodológico. O presente eixo acolherá trabalhos concluídos ou em andamento  das múltiplas perspectivas de pesquisas no campo da Educação Matemática e suas interfaces, de abordagens qualitativas e/ou quantitativas.



Modalidades de submissão


O IX ECEM aceita a submissão de trabalhos inéditos nas seguintes modalidades:


COMUNICAÇÃO ORAL (CO): Apresentação trabalhos que contemplem resultados parciais ou finais de investigações científicas e de relatos de experiência que versem sobre temas da Educação Matemática e busquem articulação com o tema central do encontro.


PÔSTER (PO): Apresentação de resultados parciais ou finais de pesquisa ou experiências sobre Educação Matemática que busquem articulação com o tema central do encontro e que a apresentação visual seja pertinente ou promissora para socialização do trabalho nessa modalidade.

Orientações para as submissões

(1) "Trabalho identificado" e "Trabalho não identificado"

Cada uma das submissões precisará anexar duas versões do trabalho: o “Trabalho identificado” e o “Trabalho não identificado”. O primeiro deles, o “Trabalho identificado”, como o próprio nome indica, contém a identificação de todos os autores (inclusive nas citações e referências, quando for o caso). Se aprovado, este trabalho será utilizado na publicação dos anais do evento após validado. Abaixo estão disponíveis modelos de Trabalhos identificados”.


Por outro lado, o “Trabalho não identificado" não revela a identidade dos autores, coautores, orientadores e afins, e busca garantir a integridade e imparcialidade do processo de avaliação. Abaixo estão disponíveis modelos de Trabalhos não identificados”.

IMPORTANTE: Caso haja qualquer forma de identificação na versão submetida como “Trabalho não identificado”, o trabalho será automaticamente desclassificado. Destaca-se que devem ser omitidas quaisquer menção aos nomes e instituições ou elementos que permitam a identificação dos autores, incluindo as referências, quando for o caso. Nestes casos, os elementos de identificação devem ser substituídos por XXXXX. Por exemplo, “No trabalho XXXXX, investigamos (...)”.


(2) Estruturas e modelos


COMUNICAÇÃO ORAL (CO):

Estrutura: entre 5 e 7 páginas, do título às referências;

Modelo de “Trabalho identificado” na modalidade "Comunicação Oral": CLIQUE AQUI*;

Modelo de “Trabalho não identificado” na modalidade "Comunicação Oral": CLIQUE AQUI*.

* Para baixar e editar o modelo, clique, primeiro, em "Arquivo" (canto superior à esquerda) e, depois, em Fazer download - escolha a opção "Microsoft Word (.docx)".


PÔSTER (PO): 

Estrutura: no máximo, 1 página (resumo simples);

Modelo de “Trabalho identificado” na modalidade "Pôster": CLIQUE AQUI*;

Modelo de “Trabalho não identificado” na modalidade "Pôster": CLIQUE AQUI*.

* Para baixar e editar o modelo, clique, primeiro, em "Arquivo" (canto superior à esquerda) e, depois, em Fazer download - escolha a opção "Microsoft Word (.docx)".

IMPORTANTE: O pôster deverá ser confeccionado com dimensões de, no máximo, 90 cm por 120 cm e deverá apresentar qualidades estéticas e atrativas aos participantes. 


(3) Demais orientações referentes à formatação, encontram-se indicadas no respectivo modelo de texto (conforme a modalidade). 

Submissões

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Local do Evento

Acomodações e demais informações para visitantes

A Comissão Local e os estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da UFFS elaboraram uma lista com:

  • hotéis e aplicativos de hospedagem;
  • UPA (Unidade de Pronto Atendimento);
  • restaurantes, bares, lanchonetes e aplicativos de delivery;
  • opções de transporte coletivo e aplicativos de transporte; 
  • pontos turísticos. 

Para acessar as informações disponíveis, CLIQUE AQUI.

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