O Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora promove, entre os dias 02 e 06 de junho de 2025, o IX Colóquio Arte em Trânsito. Trata-se de um evento que acontece em Juiz de Fora desde 2010, como desdobramento do Projeto de Extensão Arte em Trânsito, em parceria com o MIRADA - Grupo de Estudo e Pesquisa em Visualidades, Interculturalidade e Formação Docente e com o Programa de Pós Graduação em Educação da UFJF.
O tema da 9a edição é "Arte como território na escola". O objetivo central do colóquio será reunir estudantes de licenciatura, professores da Educação Básica de diferentes redes de ensino e pesquisadores do campo da Arte Educação para colocarmos em debate não somente os limites que encontramos em nossos espaços de atuação profissional, mas também, as brechas por onde podemos construir nossos próprios diálogos, de forma crítica e apropriada. Com isso, buscamos o protagonismo da arte no chão da escola, sendo esse o território onde discentes exploram suas subjetividades em busca de um entendimento deles mesmos e do mundo que os rodeia. Do mesmo modo, visamos fomentar a preeminência docente na mediação de experimentações, conhecimentos e abalos no ambiente escolar.
Convidados e atividades previstas:
Conferências: Andréa Hygino (artista convidada), Bru Novaes (artista convidada), Everson Melquíades Araújo Silva (UFPE), Marilda Oliveira (UFSM) e Olga Egas (UFJF)
Conferência de encerramento: Glòria Jové (Universidad de Lleida)
Rodas de Conversa: Rejane Santos (CAp João XXIII), Celi Palácios (CAp UFRJ), Paulo Henrique Pinto Coelho Rodrigues Alves (CP UFMG), Leandro Souza (Colégio Pedro II), Micael Carvalho dos Santos (CAp UFMA), Karine Storck (CAp UFRGS)
Oficinas: Evandro Carvalho de Menezes (CP UFMG), Paulo Henrique Pinto Coelho Rodrigues Alves (CP UFMG), Rodrigo Christofoletti (UFJF) e Saulo Silva da Silveira (UFJF)
Mesas de apresentação de trabalhos acadêmicos: serão organizadas a partir de três eixos de debate:
1.Diálogos interculturais na Arte, na Educação e na Formação de Professores (Abarca pesquisas que problematizam culturas e saberes diversos, tais como culturas negras, indígenas, migrantes e populares) ;
2.Múltiplas visualidades, corporeidades, sonoridades e teatralidades na (da) escola (Explora pesquisas e relatos de experiência baseados em uma das linguagens da arte e suas reverberações nos processos educativos);
3.Territórios Interdisciplinares em Educação, Arte e Cultura (Reúne pesquisas que exploram a arte em diálogo com outras áreas de conhecimento, seja na educação formal ou informal).