IV SIMPAR - Simpósio de Pesquisa, Extensão e Inovação do Paraná

IV SIMPAR - Simpósio de Pesquisa, Extensão e Inovação do Paraná

online Centro Universitário Integrado, Centro - Campo Mourão - Paraná - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

O IV SIMPAR – Simpósio de Pesquisa, Extensão e Inovação do Paraná é um evento científico multidisciplinar, internacional e híbrido, voltado a pesquisadores, profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação interessados em pesquisa, extensão e no fortalecimento do ecossistema de inovação em todas as áreas do conhecimento.

Consolidado como um espaço de compartilhamento de saberes e práticas, o SIMPAR oferece palestras com especialistas nacionais e internacionais, além de oportunizar a apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiências, com publicação nos anais do evento e em livro eletrônico com ISBN.

A comissão científica é composta por pesquisadores de instituições de excelência do Brasil e do exterior, como a Universidade Federal de Lavras (UFLA), CEFET-MG, Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG), além de universidades de Portugal, África do Sul e México.

O evento é promovido pelo Instituto Integrado de Ciência e Tecnologia – IN2, em parceria com Integrow – ecossistema de inovação do Grupo Integrado, Instituto Politécnico de Portalegre-Portugal, Instituto Politécnico de Santarém-Portugal, University of Johannesburg-África do Sul, Universidad Autónoma de Baja California- México.

Colaboração: Medical Students Associations of Brazil - Comitê Local IFMSA Brazil Centro Universitário Integrado

Apoio: Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná.

Datas importantes

📢 AVISO IMPORTANTE – IV SIMPAR - Submissão de trabalhos prorrogada, impreterivelmente, até 10 de novembro, sem nova prorrogação.


Inscrições: até 24 de novembro de 2025

Submissões de trabalhos: de  28 de julho 10 de novembro de 2025

Resultados de aprovação dos trabalhos: divulgados aos autores conforme as finalizações das avaliações

Divulgação de datas e locais de apresentações de trabalhos: até 24 de novembro de 2025, na área do participante

Realização do evento: 24 a 26 de novembro de 2025

Disponibilização dos certificados:  em até 15 dias úteis após o encerramento do evento, na área do participante

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Normas para formatação e submissão de trabalhos

Tipos de Trabalhos
Serão aceitos trabalhos originados de projetos de pesquisa, iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso (TCC), atividades de extensão ou ações de inovação. É obrigatório seguir rigorosamente o modelo de submissão disponibilizado, incluindo a inserção do logotipo oficial do evento. Trabalhos fora do padrão estabelecido serão indeferidos. Trabalhos submetidos por estudantes de graduação ou pós-graduação devem, obrigatoriamente, incluir a autoria de um(a) professor(a) orientador(a).

Mérito Ético
Trabalhos submetidos por estudantes de graduação ou pós-graduação devem, obrigatoriamente, incluir a autoria de um(a) professor(a) orientador(a).
Pesquisas, ações de extensão ou relatos de caso que envolvam, direta ou indiretamente, seres humanos ou animais, devem respeitar os princípios éticos vigentes. É imprescindível apresentar, na seção Metodologia, o número do parecer de aprovação emitido por um Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) ou por uma Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA).

Autores
Cada trabalho poderá ter até 10 autores.
Todos os autores devem estar inscritos no evento, sob pena de desclassificação do trabalho.

Processo de Avaliação – Sistema Duplo-Cego
A avaliação dos trabalhos submetidos ao SIMPAR será realizada por meio do sistema duplo-cego, em que os autores não têm acesso à identidade dos avaliadores, e os avaliadores desconhecem a identidade dos autores. Esse modelo assegura maior imparcialidade, credibilidade e qualidade científica, permitindo que os pareceres se baseiem exclusivamente no mérito do conteúdo apresentado, livre de qualquer influência externa.
Submissão: Versões Identificada e Não Identificada
Para garantir a integridade do processo avaliativo, os autores deverão obrigatoriamente submeter duas versões do trabalho:
  • Versão não identificada:  Este arquivo não deve conter qualquer informação que permita a identificação dos autores, coautores, orientadores ou instituição de origem. A presença de nomes, logotipos institucionais ou qualquer dado identificável implicará na desclassificação automática do trabalho.
  • Versão identificada:  Trata-se da versão final com a identificação completa de todos os autores, coautores e orientadores. Esta versão será utilizada para publicação nos anais do evento, caso o trabalho seja aprovado após o processo de avaliação e validação.

Categorias de Trabalhos Aceitas
Os trabalhos poderão ser submetidos nas seguintes categorias:
  • Resumo simples
  • Artigo original
  • Artigo de revisão
  • Relato técnico
Os autores devem obrigatoriamente utilizar os modelos disponibilizados pelo evento para cada uma das categorias.

Modelos de artigos

  • Artigo Original: Deve conter: Título; Palavras-chave; Introdução e objetivo; Método; Resultados; Discussão (ou Resultados e Discussão); Considerações Finais; Referências.

MODELO DE ARTIGO ORIGINAL - SIMPAR 2025 (CLIQUE PARA REALIZAR O DOWNLOAD)

  • Artigo de Revisão: Deve conter: Título; Palavras-chave; Introdução e objetivo; Método; Revisão de Literatura; Considerações Finais; Referências.

MODELO DE ARTIGO DE REVISÃO - SIMPAR 2025 (CLIQUE PARA REALIZAR O DOWNLOAD)

  • Relato técnico: Deve conter: Título; Palavras-chave; Introdução e objetivo; Método; Contexto do Projeto (situação-problema); Resultados; Discussão (ou Resultados e Discussão); Considerações Finais; Referências.

MODELO DE RELATO TÉCNICO - SIMPAR 2025 (CLIQUE PARA REALIZAR O DOWNLOAD)

  • Resumo: Deve conter: Título; Palavras-chave; Introdução e objetivo; Método; Resultados; Considerações Finais. Sua extensão deve ser de 150 a 500 palavras.

MODELO RESUMO - SIMPAR 2025 (CLIQUE PARA REALIZAR O DOWNLOAD)

Critérios para avaliação de trabalho

Os trabalhos submetidos serão analisados pela Comissão Científica, previamente formada para esta finalidade. 

A análise abrangerá os seguintes critérios:

  • objetivos relevantes, 
  • método adequado, 
  • aprovação em comitê de ética (quando cabível), 
  • resultados apresentados com clareza,
  • conclusões pertinentes.
  • qualidade do texto (gramática, ortografia e digitação),
  • estruturação no formato adequado.

Todos os trabalhos serão verificados com ferramentas anti plágio, o que se for detectado, acarretará no indeferimento da submissão.

Os autores deverão seguir rigorosamente as normas de formatação dos trabalhos e as orientações dos avaliadores, quando houver, sob pena de indeferimento da submissão. 


Prazos para correção

  • Correção pelos avaliadores: 4 dias corridos após a designação.
  • Correção pelos autores (em caso de trabalhos aceitos com correções): 4 dias corridos após a solicitação.
  • Validação pelos avaliadores: 4 dias corridos após a designação.

Resultados de aprovação dos trabalhos: divulgados aos autores, via e-mail, conforme as finalizações das avaliações.

Divulgação de datas e locais de apresentações de trabalhos: até 24 de novembro de 2025, na área do participante.

Haverá certificação apenas para os trabalhos submetidos, aprovados e apresentados no evento.


Melhores trabalhos

Serão concedidas certificações para os melhores trabalhos de cada área temática (1º lugar, 2º lugar e 3º lugar), desde que tenham sido submetidos, aprovados e apresentados durante o evento.

Os 15 artigos mais destacados (sejam originais, relatos ou de revisão), submetidos, aprovados e apresentados durante o evento, serão selecionados para inclusão em um livro digital a ser publicado em 2026.



Melhores trabalhos do SIMPAR 2025


Área Temática Direito

1º lugar: O estupro virtual e o princípio da legalidade: análise da ausência de previsão no Código Penal e da construção jurisprudencial
Autores: Isadora Suemi Mori; Robervani Pierin do Prado 

2º lugar: O desafio da transferência de ativos digitais no direito sucessório
Autores: Marlyn Caroline Abreu; Renata Filla Girola; Elisangela Cruz Faria 

3º lugar: Julgamento com perspectiva de gênero: análise sobre a importância da aplicação nos alimentos compensatórios
Autores: Amanda dos Santos Justino; Maria Eduarda Rosolen Barcelo; Ana Paula Nacke 


Área Temática Educação

1º lugar: Jogos cooperativos da Educação Infantil como inspiração para metodologias inovadoras na formação docente em cursos de Pedagogia
Autores: Erika Ferreira de Oliveira Kühn

2º lugar: A prática docente na educação infantil: aprendizagens construídas na experiência do PIBID
Autores: Tatieli Batista da Silva; Elaine Cristina Galina, Rhaíssa Souza da Silva


Área Temática Psicologia

1º lugar: A saúde mental de acadêmicos de Psicologia: causas, impactos e formas de enfrentamento do adoecimento psíquico
Autores: Geovanna Mercer; Fabíola Batista Gomes Firbida; Ana Beatriz Almeida da Silva

2º lugar: A efetividade das medidas socioeducativas em meio aberto na redução da reincidência entre adolescentes em conflito com a lei no município de Campo Mourão - PR: análises a partir da Psicologia Histórico-Cultural
Autores: Ana Caroline da Silva Michaski; Emylly Camille Santos Modaelli; Giovana de França Moreno; Karoline Mioti Ferreira; Kayo Vicente

3º lugar: Ambientes humanizados no sistema prisional e seus impactos na saúde mental de detentas
Autores: Isabella Michalski dos Santos; Alanis Andreo de Oliveira; Sarah Raquel Batichotti; Lais dos Santos Fantinati; Valéria Letícia Alves; Jéssica Kellen Nunes de Oliveira


Área Temática Educação Física 

1º lugar: A influência da Psicomotricidade no equilíbrio de crianças com Síndrome de Down
Autores: Eberton Alves de Souza; Maria Vitória Durco de Carvalho; Isadora Bonfim Campos

2º lugar: Índice de lesões em praticantes de Beach Tennis
Autores: Geovani Rodrigues da Silva; Adrian da Silva Dias

3º lugar: O medo em pessoas adultas ao aprender a nadar
Autores: Eberton Alves de Souza; Rebeca Mendes Silva


Área Temática Enfermagem

1º lugar: Alterações na cobertura vacinal da pentavalente no Brasil no período pré e pós-pandemia de COVID-19: um estudo quantitativo e transversal com dados públicos
Autores: Fernanda Melo Guidetti; Gessica Nayara Woichik; Camila Pawelski

2º lugar: O papel da enfermagem no apoio emocional e na humanização do cuidado integral a pacientes em cuidados paliativos: uma revisão integrativa da literatura
Autores: Andressa Grandi Ventlando; Larissa Aline Irao Martins; Camila Pawelski

3º lugar: Sepse relacionada ao cateter venoso central: estratégias de enfermagem para a detecção precoce e prevenção na UTI – uma revisão integrativa
Autores: Lorena B. Teodoro dos Reis; Lia Freire; Franciele Pressinatte


Área Temática Nutrição

1º lugar: Receitas saudáveis para as escolas municipais de Campo Mourão
Autores: Karolaine Araujo Lopes; Heloisa Bertussi Stevanelli; Gabriela Ghering Fabri; Beatriz Giavarini Viriato

2º lugar: Elaboração de livro de receitas saudáveis para escolas do município de Campo Mourão
Autores: Guilherme Cussolin Andrade; Thais Mileny Pereira; Ricardo Barbosa dos Santos; Thiago Rosa; Anna Beatriz Machado Inácio; Larissa de Oliveira Vespaziano da Silva

3º lugar: Nutrindo laços: educação em aleitamento e introdução alimentar

Ana Paula Molina Da Costa, Angelina Carrera De Andrade, Janaiara Moreira Sebold Berbel, Kauane Chagas de Britto, Lohane Portela, Lorena Cordiola Feltrin Checoni, Luiza Rodrigues Pereira, Milena Luiza Fabizak


Área Temática Fisioterapia

1º lugar: Correlação entre a dor lombar crônica e os fatores psicossociais: uma abordagem multidimensional no contexto da Fisioterapia
Autores: Gabriel Cardso; Kamily; Paula Freire

2º lugar: Caracterização das regulações motivacionais para o exercício físico em pacientes com dor
Autores: Arthur; Lucas Hayashi; Anderson Brandão

3º lugar: Fisioterapia na APS: estratégias educativas para prevenção de quedas e promoção da autonomia no idoso
Autores: Emanuely Kelniar; Gabriela W. Oliveira; João Vitor Lopes de Oliveira; Elaine Lopes


Área Temática Agronomia e Técnico em Agropecuária

1º lugar: Desempenho de sementes de soja submetidas a tratamento com fungicida/inseticida e períodos de armazenamento
Autores: Gabriel Ockener Castanha; Giovani Candido Ripar; Antônio Kreski

2º lugar: Efeito do ácido salicílico na germinação e crescimento inicial da soja sob estresse salino
Autores: Gabriel Patrício Vieira; Matheus Pereira; Carlos Theodoro Motta Pereira

3º lugar: Qualidade na produção de sementes em germinação e vigor em três campos diferentes no município de Mamborê
Autores: Gabriel Silva Dovorak; Diego de Lima Fernandes; Antônio Krenski


Área Temática Medicina

1º lugar: Humanização em Cuidados Psiquiátricos: Avanços, Desafios e Perspectivas no Contexto do SUS

Autores: Anabelle Medeiros Barbosa, Geovana Favero Motter, Luana Gabriele Rodrigues Plautz, Cristina Guilherme de Almeida

2º lugar: Projeto Renascer e Med Run: um relato técnico sobre esportes, saúde mental e extensão universitária
Autores: Luiz Guilherme Frigotto Carnevalli; Yudi Eduardo Shiraishi; Sara Maria da Silva Dias; Jefferson Eichinger Palma; Otávio Sinkoç Schultz; Vinícius Rezende de Moraes; Alexandre Ferraz Ruiz; Fernanda Caroline Natálio; Raquel Lima de Brida

3º lugar: Mentalidade empreendedora e a abordagem da inovação no empreendedorismo no curso de Medicina: percepções e desafios
Autores: Gabriela Monteiro Vicencette; Fabricio Pelloso


Área Temática Outros

1º lugar:A extensão universitária como catalisadora de ecossistemas de inovação
Autores: Raíssa Castro Schorn, Daniel Baggio, Tarcisio Dorn de Oliveira

2º lugar: O projeto Sanear e a preservação de nascentes

Autores: Lucélia Szymonek, Jefferson de Queiroz, Crispim, Eloisa Paula de Oliveira, Emmily Caroline da Silva Klein, Samara Simon, Christmann Ramlow, Alesson Lopes Soares, Lincon de Oliveira Campos, Lucélia Szymonek


3º lugar: Cartografia Social Familiar como Ferramenta de Reparação em Mariana/MG

Gabriel Mateus Silva Leite, Patrícia Soares da Silva

 


Área Temática Odontologia

1º lugar: Aumento de coroa clínica associado a osteotomia: avaliação da estabilidade periodontal e manutenção dos tecidos supracrestais
Autores: Gabriel Mateus Goulart; Heitor Antonio Mello Ribeiro da Silva; Flávio Roberto Machado Justo

2º lugar: Diagnóstico radiográfico da articulação temporomandibular: uma revisão da literatura
Autores: Maria Fernanda Simão Valente; Maria Eduarda Paterno de Lima; Manuela Lupes Rodrigues; Maria Eduarda de Oliveira; Marisa Lupes Rodrigues; Manuel da Fonseca Rodrigues

3º lugar: Tamanho apical e irrigação: o que as evidências mostram
Autores: Isabella Cristina Machado Vanderlei; Daniela Ramalho Gonçalves; Saulo A. de Souza Jr.


Área Temática Administração 

1º lugar: A evolução do custo da cesta básica em Campo Mourão (PR): uma análise histórica e comparativa com o cenário nacional (2022–2025)
Autores: Alexandra Andrade de Almeida Cardoso; Franz Kaiser Neto; Marcos Eduardo Reis Monesi; Luandra Victoria Rebequi; Rodrigo da Silva; Marília Galan; Fabricio Pelloso Piurcosky

2º lugar: Poder de compra, consumo e segurança alimentar: impactos da variação da cesta básica no município de Campo Mourão - PR (2022–2025)
Autores: Franz Kaiser Neto; Fabricio Pelloso Piurcosky; Alexandra Andrade de Almeida Cardoso; Marcos Eduardo Reis Monesi; Rodrigo da Silva; Marília Galan; Luandra Victoria Rebequi

3º lugar: Análise da carga tributária em uma empresa do comércio de ferramentas: estudo de caso da Fixafort Comércio Ltda.
Autores: Livia Walker; Maria Eduarda de França Negri; Lilian Gislaine P. da Silva


Área Temática Tecnologia da Informação

1º lugar: Pipeline de pré-processamento e extração de características para classificação de sentimentos em textos de saúde mental em redes sociais
Autores: Bruna Pisani de Souza; Dayane Perez Bravo; Ederson Cichaczewski; Fabricio Jorge Souza Magalhães

2º lugar: Projeto de estação meteorológica IoT com coleta de dados climáticos e análise em plataforma web
Autores: Kelly Ferreira Morais; Ederson Cichaczewski; Osmar Dias Jr.


Área Temática Arquitetura

1º lugar: A arquitetura e a acolhida: abrigo institucional para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em Campo Mourão
Autores: Gisele Aparecida de Braga Koliski; Renan Gomes de Oliveira


Área Temática Engenharias

1º lugar: A importância do tratamento de esgoto em zonas rurais: o uso da bacia de evapotranspiração
Autores: Emmily Caroline da Silva Klein; Jefferson de Queiroz Crispim; Marcos Junio Ferreira de Jesus; Mauro Parolin; Eloisa Paula de Oliveira; Lincon de Oliveira Campos; Juliano Saturnino Halateno; Lucélia Szymonek; Marcos Rogério Senger Specalski; Alesson Lopes Soares

2º lugar: Comparativo técnico entre mármore natural e superfícies de quartzo
Autores: Vanessa Cristina Soares; Rodrigo Gonçalves Ferreira da Silva

3º lugar: Aplicação de inteligência artificial em sistemas de distribuição de energia elétrica
Autores: Marliton Pereira dos Santos


Área Temática Medicina Veterinária

1º lugar: Exodontia por exposição pulpar em égua: relato técnico
Autores: Dalila Ascari Luciano; Denis Steiner

2º lugar: Eficiência na insensibilização de bovinos em um frigorífico no Paraná
Autores: Rafael Bogo Renczeczen; Camila Mottin

3º lugar: Manejo nutricional com alimentação artificial em Apis mellifera
Autores: Armando Rodrigues Cabelera Neto; Marina Aparecida Viana de Alencar


Área Temática Farmácia

1º lugar: A relação fisiopatológica entre a microbiota intestinal e o diabetes mellitus tipo 2
Autores: Valéria Amábile Lavezzo; Vanessa Andrade; Wagner Gomes Correia

2º lugar: Prevalência de interações medicamentosas potenciais em um hospital particular de Campo Mourão - PR
Autores: Gabriella Caroline Silva Nascimento; Giovana Ribeiro de Moura; Tailla Francine Bonfim Machado

3º lugar: Redes sociais e o uso de agonistas de GLP-1: uma análise da influência digital sobre o comportamento de consumo
Autores: Ludmila Mattia Avanço; Júlia Maria Angeli Rodrigues; Regina Yasuko Makimori Vascon


Área Temática Biomedicina

1º lugar: Avaliação parasitológica do solo de quadras de vôlei de areia e Beach Tennis e a correlação com os períodos climáticos
Autores: Maria Helena Coleraus Scarsi; Nathalia Vitória de Castro; Lais de Souza Braga

2º lugar: Investigação da correlação sorológica para Toxoplasma gondii e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em estudantes universitários
Autores: João Vitor dos Santos Martins; Amanda Ortencio Ferreira; Amanda Gubert Alves dos Santos

3º lugar: Características e tendências dos óbitos por sepse neonatal no Brasil no período de 2014 a 2023
Autores: Geovana Aparecida Albuquerque dos Santos; Maria Eduarda Vilas Boas; Lincoln Luis Silva



 

15 artigos mais destacados selecionados para inclusão em anais digital a ser publicado em 2025.


CIÊNCIAS AGRÁRIAS/AGRICULTURAL SCIENCES

Avaliação do impacto do tratamento de sementes em diferentes cultivares de trigo com Triadimenol na germinação e crescimento inicial de plantas

Assessment of the impact of seed treatment with Triadimenol on germination and early plant growth in different wheat cultivars

Matheus José Del Mouro da Silva, Wallison Victor Arruda Mendonça, João Rafael De Conte Carvalho de Alencar

 

Hipersensibilidade alimentar associada a dermatofitose em cão – relato de caso

Food hypersensitivity associated with dermatophytosis in a dog – case report

Bárbara Santinoni, Leonardo Matheus Jagelski Rosina.

 

CIÊNCIAS DA SAÚDE/HEALTH SCIENCES

 

A influência da amamentação materna como prevenção da respiração bucal e das alterações do desenvolvimento craniofacial infantil: uma pesquisa descritiva

The influence of breastfeeding as a preventive factor for mouth breathing and changes in craniofacial development in children: a descriptive study

Anayara Perri da Silva, Isabela Ferreira de Souza, Lizandra Mensato

 

Educação sexual e anticoncepção na adolescência: avaliação em uma escola pública

Sex education and contraception in adolescence: an evaluation in a public school

Sthefany Caroline Batista da Silva, Eduarda dos Santos Pedroso, Renan Alberto Marim.

 

Musculação e vigorexia: quando a busca pelo corpo perfeito se torna um transtorno

Bodybuilding and vigorexia: when the pursuit of the perfect body becomes a disorder

Enzo de Lima Simeoni, Mariana dos Santos de Jesus, Geovani Rodrigues da Silva.

 

O impacto da automedicação na saúde coletiva: uma revisão da literatura

The impact of self-medication on public health: a literature review

Kaue Negrão Silva, Lucas Gabriel dos Santos Martins, Eranea Janaina

 

O impacto do uso das telas no desenvolvimento infantil

The impact of screen use on child development

Julia Fortini dos Santos Rodrigues, Maria Gabriela Alencar Niro, Mariana Machado Lima

 

Protocolo estético combinado para melasma: avaliação da eficácia do SkimBio em mulheres

Combined aesthetic protocol for melasma: evaluation of the effectiveness of SkimBio in women

Amanda Hipólito da Silva, Biomedicina, Maria Eduarda Soares Bartolini, Kamilly Santana Cazotto, Kely Fernanda Castanho, Ana Clara Zani, Amanda Scherer Mattjie, Tayanne Pedrozo, Laís de Souza Braga

 

Avaliação do estado nutricional de idosos institucionalizados em uma Instituição de Longa Permanência no interior do Paraná


Assessment of the Nutritional Status of Institutionalized Older Adults in a Long-Term Care Facility in the Countryside of Paraná


Ana Paula Molina da Costa, Angelina Carrera de Andrade, Kauane Chagas de Britto, Lohane Portela, Lorena Cordiola Feltrin Checoni, Luiza Rodrigues Pereira, Milena Luiza Fabizak Carvalho, Franciele Câmara


 Relato de caso sobre a confecção da cadeira de banho de baixo custo para apoio às AVD's de higiene e funções fisiológicas

Case report on the construction of a low-cost shower chair to support hygiene and physiological ADLs

Raiane Albano Teixeira, Samara Santana Souza, Ana Beatriz Dana, Fisioterapia, Sabrina Souza Tavares, Mateus Marques José dos Santos, Arthur Felipe Ruy Mormul, Jéssica Bianca de Souza, Elaine Cristina Costa Lopes

 

CIÊNCIAS HUMANAS/HUMAN SCIENCES

A Saúde Mental de Acadêmicos de Psicologia: Causas, Impactos e Formas de Enfrentamento do Adoecimento Psíquico

Mental health of Psychology undergraduates: causes, impacts, and coping strategies for psychological distress

Ana Beatriz Almeida da Silva, Geovanna Domingues das Mercer, Fabíola Batista Gomes Firbida

 

CIÊNCIAS SOCIAIS/SOCIAL SCIENCES

O reabandono das crianças e adolescentes no processo e pós-adoção: uma análise das consequências jurídicas e lacunas da responsabilidade dos adotantes

The re-abandonment of children and adolescents during and after the adoption process: an analysis of legal consequences and gaps in adoptive parents’ responsibility

Amanda Karine da Rocha da Silva, Jeferson Vital Rodrigues, Andréia Aparecida de Souza.

 

Trade e In-store Marketing: Uma revisão integradora sobre estratégias, percepção e comportamento no ponto de venda

Trade and in-store marketing: an integrative review of strategies, perception, and behavior at the point of sale

Gabriela Moura de Ozeda Ala, Maíra Rocha Santos

 

ENGENHARIAS/ENGINEERING

Materiais Compósitos em Estruturas Aeronáuticas: Uma Revisão Sistemática de Propriedades e Aplicações Mecânicas

Composite materials in aeronautical structures: a systematic review of mechanical properties and applications

Márliton Pereira dos Santos

 

Moradia Estudantil: estratégias de conforto ambiental e acessibilidade

Student housing: strategies for environmental comfort and accessibility

João Augusto Slompo e Kamile Emmy Kaneda

 

TECNOLOGIAS/TECHNOLOGIES

Análise de Desempenho de Técnicas Paralelas e Vetorizadas na Multiplicação de Matrizes

Performance analysis of parallel and vectorized techniques in matrix multiplication

Hiago Gimenez Vieira, João Fabrício Filho



Normas para apresentação de trabalho

As apresentações dos trabalhos selecionados serão realizadas oralmente. Elas poderão ocorrer de duas formas:

  • Online: Pela plataforma Even3.
  • Presencialmente: No Centro Universitário Integrado, nas unidades Campus e Centro.

A escolha do formato de apresentação (online ou presencial) deve ser feita pelo autor no momento da submissão do trabalho.


Apresentação online

A apresentação oral online terá uma duração de até 10 minutos, com 5 minutos para arguição. É de responsabilidade do apresentador possuir uma conexão estável com a internet durante a apresentação online.


Apresentação presencial

A apresentação oral presencial terá uma duração de até 20 minutos, com 10 minutos para arguição. 


Modelo de Slide

O autor pode elaborar apresentação do trabalho no Power Point, conforme modelo.

MODELO DE SLIDE PARA APRESENTAÇÃO - SIMPAR 2025 (CLIQUE PARA REALIZAR O DOWNLOAD - SALVE PARA EDITAR)


Os dias, horários e locais para apresentações serão informados a partir da divulgação dos trabalhos aceitos pela Comissão Científica, na área do participante.

Em caso de ausência dos autores será respeitada a programação original das apresentações.

Cada sessão será moderada por um convidado da área, que coordenará os debates e assegurará o cumprimento dos horários.

Os  trabalhos aceitos serão publicados na íntegra nos ANAIS eletrônicos do evento. 

Certificados

Certificado de Participação

Os certificados de participação no IV SIMPAR serão emitidos exclusivamente para os participantes que cumprirem os critérios mínimos de frequência, conforme descrito abaixo:

  • Participação em pelo menos 75% das atividades do evento, incluindo obrigatoriamente: Presença em, no mínimo, duas (2) palestras.

A presença será registrada por meio do controle de participação em cada atividade. Os certificados serão disponibilizados em formato digital, pela plataforma oficial do evento, em até 15 dias úteis após o encerramento.


Certificado de Apresentação de Trabalho

Serão emitidos certificados de apresentação somente para os trabalhos que forem submetidos, avaliados positivamente e efetivamente apresentados durante o evento.

Atenção: Não serão emitidos certificados para participantes que não atenderem aos critérios mínimos de participação estabelecidos.

Para dúvidas sobre a emissão de certificados, entre em contato com a equipe organizadora pelo e-mail: simpar@grupointegrado.br


Organização

REALIZAÇÃO

Instituto Integrado de Ciência e Tecnologia - IN2


APOIO

Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná


ORGANIZAÇÃO

Integrow - Ecossistema de Inovação do Grupo Integrado

NEPE - Núcleo de Empreendedorismo - Centro Universitário Integrado

Instituto Politécnico de Portalegre - Portugal

Instituto Politécnico de Santarém - Portugal

University of Johannesburg - África do Sul

Universidad Autónoma de Baja California - México


COMISSÃO ORGANIZADORA

Prof. Dr. Fabrício Pelloso Piurcosky  - Centro Universitário Integrado

Prof. Me. Ana Paula Nacke Paulino - Centro Universitário Integrado

Prof. Dra. Francielle Baptista  - Centro Universitário Integrado

Prof. Me. Laís de Souza Braga  - Centro Universitário Integrado

Prof. Dra. Mariana Pavanelli  - Centro Universitário Integrado

Profa. Me. Simone Correia Molina Favarão

Tayane Jamyle Patricio- Centro Universitário Integrado


CONSELHO CONSULTIVO

Profa. Me. Anália Enríquez - UNAE - Universidad Nacional de Educación - Paraguai  

Profa. Dra. Cristina Lelis Leal Calegário  - UFLA - Universidade Federal de Lavras - MG

Prof. Dr. Eduardo Gomes de Carvalho - UTFPR - MG

Prof. Me. Ernani de Souza Guimarães Júnior - UNIS - Centro Universitário do Sul de Minas - MG

Prof. Dr. Fabrício Pelloso Piurcosky  - Centro Universitário Integrado

Prof. Dra. Francielle Baptista  - Centro Universitário Integrado

Prof. Dr. José Agostinho Sousa Pinto - Instituto Politécnico do Porto – Portugal

Profa. Me. Laura Verena Schaefer - UNAE - Universidad Nacional de Educación - Paraguai  

Prof. Dr. Lázaro Eduardo da Silva  - UTFPR – MG

Prof. Dra. Mariana Pavanelli  - Centro Universitário Integrado

Prof. Me. Matías Denis - UNAE - Universidad Nacional de Educación - Paraguai  

Profa. Me. Mónica Viviana Sigmund Villalba - UNAE - Universidad Nacional de Educación - Paraguai  

Prof. Dr. Pedro dos Santos Portugal Júnior - UNIS - Centro Universitário do Sul de Minas - MG

Profa. Dra. Reyna Barragan  - Universidad Autónoma de Baja California – México

Prof. Dr. Rodrigo Franklin Frogeri -  UNIS - Centro Universitário do Sul de Minas - MG

Prof. Me. Sheldon William Silva  - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - MG

 

COMISSÃO CIENTÍFICA

Prof. Dra. Amanda Gubert Alves dos Santos – Centro Universitário Integrado

Prof. Dra. Anai Adario Hungaro – Centro Universitário Integrado

Prof. Me. Ana Paula Nacke Paulino – Centro Universitário Integrado

Prof. Dra. Camila Mottin – Centro Universitário Integrado

Prof. Esp. Drielli Maraiza Cardoso Pariz – Centro Universitário Integrado

Prof. Dra. Fabíola Batista Gomes Firbida – Centro Universitário Integrado

Prof. Esp. Jessica Bianca de Souza – Centro Universitário Integrado

Prof. Me. Janaiara Moreira Sebold Berbel – Centro Universitário Integrado

Prof. Dr. Joao Rafael de Conte Carvalho de Alencar – Centro Universitário Integrado

Prof. Me. Laís de Souza Braga – Centro Universitário Integrado

Prof. Me. Nelly Heine Marques Cordeiro – Centro Universitário Integrado

Prof. Me. Rodrigo Goncalves Ferreira da Silva – Centro Universitário Integrado

Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}