O IV Seminário Internacional de Sociologia Jurídica do Sul Global que será realizado em Brasília entre os dias 16 e 19 de Outubro de 2019.
Além do seminário será ministrado um curso sobre direito e relações raciais nos dias 14 (manhã e tarde), 15 (tarde) e 16 (manhã) de outubro, como disciplina do programa de pós-graduação em direito da Universidade de Brasília (UnB)
A primeira edição do Seminário Internacional de Estudos em Sociologia Jurídica aconteceu na cidade de Bogotá, Colômbia, no ano de 2016, durante dos dias 12, 13 e 14 de Outubro na Universidade Nacional da Colômbia. Estiveram presentes no seminário convidados internacionais do Brasil, Equador, Bolívia, Argentina e Peru. Esse seminário não foi aberto ao público externo e conto com a participação de 30 professores nacionais e internacionais que trataram de pensar e debater o futuro das pesquisas em sociologia jurídica e quais seriam as possibilidades de se estabelecer linhas comuns de questionamento.
A segunda edição do seminário aconteceu na sede da Universidad Andina Simón Bolívar em Quito, Equador, no ano de 2017, durante os dias 7,8 e 9 de Dezembro de 2017. Estiveram presentes no seminário convidados internacionais do Brasil, Equador, Bolívia, Argentina e Peru. O seminário foi aberto ao público e recebeu mais de 50 acadêmicos que debateram temáticas como “Balanço geral da pesquisa em sociologia jurídica no Continente”, “ Pesquisa em sociologia jurídica em âmbito penal e seu impacto sobre a sociologia jurídica em geral”, “ Estado da arte dos estudos em sociologia jurídica” e “Novos campos de pesquisa”
Já a terceira edição aconteceu em Buenos Aires, Argentina, no ano de 2018, nos dias 20 e 21 de novembro na sede da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires. Estiveram presentes no seminário convidados internacionais do Brasil, Equador, Bolívia, Argentina e Peru. O seminário foi aberto ao público e recebeu mais de 50 acadêmicos e as discussões giraram em torno dos temas “Metodologia de pesquisa da sociologia jurídica”, “Ensino e pesquisa de sociologia jurídica na pós-graduação” e “Constitucionalismo e pesquisa sociojurídica”.
Sugestões de acomodações, restaurantes e transporte podem ser encontradas aqui.