IV SEMANA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO         ENSINO DE BIOLOGIA  (SEIBIO)

IV SEMANA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA (SEIBIO)

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IV SEIBIO TRABALHOS APROVADOS

 

MATERIAL INCLUSIVO

  • COLEÇÃO DE BRIÓFITAS EM RELEVO: UMA INICIATIVA PARA ADAPTAR CONTEÚDOS DE BOTÂNICA
  • DESAFIO PARA PRODUÇÃO DE MATERIAIS ACESSÍVEIS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL OU BAIXA VISÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
  • CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS DE HISTOLOGIA COMO FERRAMENTA LÚDICA E INCLUSIVA PARA DEFICIENTES VISUAIS E CEGOS
  • CRIAÇÃO DE MODELO DIDÁTICO TEXTURIZADO PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEIFICÊNCIA VISUAL
  • ENSINO DE CIÊNCIAS NA PANDEMIA – A ELABORAÇÃO DE CADERNOS PEDAGÓGICOS PARA ALUNOS DO AEE
  • USO DE VÍDEO EM LIBRAS COMO INSTRUMENTO DE INFORMAÇÃO ACERCA DO USO DE MÁSCARAS NA PREVENÇÃO DA COVID-19 

RELATO DE EXPERIÊNCIA (PÚBLICO GERAL)

  • A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS EM RELEVO TÁTIL: ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS
  • SAINDO DA TRILHA: modelos didáticos para o ensino de anatomia vegetal no ensino superior para deficiente visual
  • PRÁTICAS INCLUSIVAS COMO AGENTE TRANSFORMADOR: RELATO DE UMA OFICINA SENSIBILIZADORA
  • A APRENDIZAGEM DE BRAILE NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM LÚDICA NO MUNÍCIPIO DE GLÓRIA DO GOITÁ
  •  

RELATO DE EXPERIÊNCIA (DOCENTES DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO)

  • A CONSTRUÇÃO DE TEXTOS PELO ALUNO CEGO VALORIZA A SUA AUTOCONFIANÇA E A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA BRAILLE
  • RESPEITAR A DIVERSIDADE É VALORIZAR TODAS AS PESSOAS
  • A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA
  • TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)
  • AS DIFICULDADES E SOLUÇÕES DAS AULAS REMOTAS INCLUSIVAS COM ALUNOS SURDOS EM TEMPO DE PANDEMIA
  • INSERÇÃO DA JANELA DE LIBRAS EM VÍDEO-AULAS


BAIXAR

PROGRAMAÇÃO GERAL

IV SEIBIO

PROGRAMAÇÃO GERAL

27/07 (TERÇA-FEIRA)

 

14h:      PALESTRA ATIVIDADES ADAPTADAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REMOTO E HÍBRIDO – Profª Esp. Ana Rocha Aroucha (SEE-PE), Mediadora: Profª Drª Conceição Miranda (UFPB)

 

16h:      PAINEL DE EXPERIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA:

       Ana Rubia Azevedo: A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

 

 

       Cilene França: A CONSTRUÇÃO DE TEXTOS PELO ALUNO CEGO VALORIZA A SUA AUTOCONFIANÇA E A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA BRAILLE

 

       Edikelita Mates: AS DIFICULDADES E SOLUÇÕES DAS AULAS REMOTAS INCLUSIVAS COM ALUNOS SURDOS EM TEMPO DE PANDEMIA

 

Mediadora: Profa. Esp. Laudicea Nascimento (SEE-PE / GRE Metropolitana Norte)

 

17h:      RODA DE CONVERSA 1: ACESSIBILIDADE EM EVENTOS CULTURAIS – Prof. Dr. Ernani Ribeiro (CAV-UFPE), Júlia Amanda Silva, Renata Barbosa, Mediadora: Profª Drª Cristiane Menezes (UFPE)

 

18h30 – 19h      Intervalo

 

19h:      RODA DE CONVERSA 2: O PAPEL DOS CENTROS DE ATENDIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O APOIO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA – Profª Esp. Tania Mª do Nascimento (CAEER/ GRE Recife Norte), Profª Esp. Michelle Alheiros (CAP-PE / GRE Recife Norte), Profª Esp. Tatiana Silva (CAS/ GRE Recife Norte). Mediador: Prof. Dr. Raphael Ferrer (SEE-PE)

 

 

28/07 (QUARTA-FEIRA)

 

14h:      PAINEL DE EXPERIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA:

       Yaísa Alves: INSERÇÃO DA JANELA DE LIBRAS EM VÍDEO-AULAS

 

       Cristiane Correia: RESPEITAR A DIVERSIDADE É VALORIZAR TODAS AS PESSOAS

 

       Miriam Albuquerque: TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)

 

Mediadora: Profa. Esp. Laudicea Nascimento (SEE-PE / GRE Metropolitana Norte)

 

15h30: EXPOSIÇÃO VIRTUAL DE MATERIAIS DIDÁTICOS INCLUSIVOS

 

       Tatiana Barros Ferreira Lira; Thiago Barros Ferreira; Micheline Barbosa da Motta; Cristiane Souza de Menezes: DESAFIOS PARA PRODUÇÃO DE MATERIAIS ACESSÍVEIS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL OU BAIXA VISÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

 

       Danilo Rafael Silva de Souza; Alex Michel Silva Araújo; Alexsandro de Souza Carneiro da Silva; José Carlos Ferreira; Paulo Antônio Padovan: CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS DE HISTOLOGIA COMO FERRAMENTA LÚDICA E INCLUSIVA PARA DEFICIENTES VISUAIS E CEGOS

 

       Mário Maxmiliano Liberato da Silva Barros; Cristiane Souza de Menezes: COLEÇÃO DE BRIÓFITAS EM RELEVO: UMA INICIATIVA PARA ADAPTAR CONTEÚDOS DE BOTÂNICA

 

       Alex Michel Silva Araújo; Gabriela Carla de Moura; Lidiane Quérolin Macena da Silva; Danilo Rafael Silva de Souza:  CRIAÇÃO DE MODELO DIDÁTICO TEXTURIZADO PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEIFICÊNCIA VISUAL

 

       Pedro Luiz do Nascimento Neto; Leidilene de Souza Monteiro:  ENSINO DE CIÊNCIAS NA PANDEMIA – A ELABORAÇÃO DE CADERNOS PEDAGÓGICOS PARA ALUNOS DO AEE

 

       Tatiana Barros Ferreira Lira; Thiago Barros Ferreira; Micheline Barbosa da Motta; Cristiane Souza de Menezes:  USO DE VÍDEO EM LIBRAS COMO INSTRUMENTO DE INFORMAÇÃO ACERCA DO USO DE MÁSCARAS NA PREVENÇÃO DA COVID-19

 

17h:      APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS (RELATOS DE EXPERIÊNCIA):

       Kelly Natally Gama dos Santos; Milene Maria da Silva Castro: SAINDO DA TRILHA: MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ANATOMIA VEGETAL NO ENSINO SUPERIOR PARA DEFICIENTE VISUAL

 

       Roberta Tamires Evangelista da Silva; Mayra de Santana Mendes; Robervânia Maria de Oliveira; Fredson Murilo da Silva: A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS EM RELEVO TÁTIL: ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS

 

       Eduardo Vinícius Araújo de Albuquerque Sá; Marcos Alexandre de Melo Barros: A APRENDIZAGEM DE BRAILE NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM LÚDICA NO MUNÍCIPIO DE GLÓRIA DO GOITÁ

 

       Gabriel Lemos de Mattos; Micheline Barbosa da Motta: PRÁTICAS INCLUSIVAS COMO AGENTE TRANSFORMADOR: RELATO DE UMA OFICINA SENSIBILIZADORA

 

18h:      PALESTRA OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TEA EM TEMPOS DE PANDEMIA - Profª Ms.Márcia Basílio (UNINABUCO), Mediadora: Profª Drª Micheline Motta (UFPE)

 

20h:      ATIVIDADE CULTURAL: Cauê Castro (voz e violão)

 

 

 

 

 


            

Prazo de submissão prorrogado!!!

Envie seu resumo até o dia 05/07. 

Não percam!!!

Sobre o evento

Vivemos ainda sob o impacto da pandemia da Covid-19. Muitos são os desafios enfrentados por gestores, docentes, técnicos e familiares para garantir uma educação de qualidade em um cenário de incertezas, fortemente marcado por desigualdades sociais. Dentre as muitas exigências postas aos docentes de Ciências/Biologia no atual cenário está a de desenvolver os processos de ensino e aprendizagem no formato remoto e/ou híbrido. Tal desafio ainda é maior quando se considera o atendimento aos alunos com deficiência. Como garantir a acessibilidade nesse contexto?


A Semana da Educação Inclusiva no Ensino de Biologia (SEIBIO) é um evento anual que agora alcança a sua quarta edição.  Tem como principais objetivos sensibilizar a comunidade acadêmica da UFPE e professores da educação básica para a inclusão escolar das pessoas com deficiência; se constituir em um espaço de troca de conhecimentos; bem como estimular entre os participantes do evento o debate sobre os processos de ensino e aprendizagem de ciências naturais/biologia em uma perspectiva inclusiva. O evento é um desdobramento das atividades do Projeto de Extensão INCLUBIO, que tem como foco a formação do professor de Ciências/Biologia para inclusão do aluno com deficiência. Sua realização conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pernambuco.


Pela segunda vez a SEIBIO terá o formato de evento on-line para que possamos garantir o necessário distanciamento social neste momento. Sua programação inclui palestras, painel de relatos de experiências inclusivas de docentes da Rede Estadual de Pernambuco, exposição virtual de material didático inclusivo e sessões de apresentação de trabalhos.


O público-alvo é constituído por licenciandos e licenciados em Ciências Biológicas e Pedagogia, professores de Ciências/Biologia de escolas da educação básica e do Atendimento Educacional Especializado (AEE), braillistas, intérpretes de libras e o público em geral. 



Submissão de Trabalhos

ORIENTAÇOES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS NA SEIBIO 2021

- PÚBLICO GERAL -

 

Sejam bem-vindos(as) à quarta edição da Semana de Educação Inclusiva no Ensino de Biologia (IV SEIBIO). Nesta edição as apresentações de trabalho terão como objetivo divulgar relatos de experiências educativas sobre a inclusão de pessoas com deficiência em Ciências e Biologia, bem como, a socialização de recursos didáticos inclusivos voltados para essa área do conhecimento. Essas experiências podem ter sido desenvolvidas tanto por professores da educação básica, técnicos do Atendimento Educacional Especializado (AEE), licenciandos e professores formadores, quanto por pessoas interessadas pela temática do evento. Serão aceitos trabalhos em duas modalidades: Relato de Experiência (RE) e Materiais Didático Inclusivos (MI).


 MODALIDADE DOS TRABALHOS


A submissão dos trabalhos deve ser feita para uma das modalidades a seguir:

 

  • Relato de Experiência (RE): para essa modalidade serão aceitos trabalhos em que seja descrita alguma experiência docente em educação inclusiva vivida no ensino básico ou superior, monitoria, estágio, Programa de Iniciação à Docência, Residência Pedagógica ou extensão, amparada em uma reflexão sobre a referida vivência. A forma de apresentação desses trabalhos será através de vídeo-pôster de 10 min a 20 min de duração.

  • Material Inclusivo (MI): para essa modalidade serão aceitos trabalhos em que seja apresentado/descrito algum material didático (objeto concreto ou virtual) produzido com fins educativos, podendo ou não já ter sido aplicado. Os trabalhos aceitos comporão uma exposição virtual na qual a forma de apresentação será através de vídeo-pôster de até 10 min de duração. Os autores também precisam enviar uma fotografia nítida do material didático a ser exposto.

 

SUBMISSÃO

Primeiramente, para submeter algum trabalho na SEIBIO, é necessário que o primeiro autor esteja inscrito no evento através da plataforma Even3 (https://www.even3.com.br/ivseibio2021/).

Admite-se a submissão de até duas propostas, na condição de autoria (autor ou coautor) por categoria. Cada resumo poderá ter o número máximo de cinco autores, incluindo o orientador.


Com a inscrição confirmada pela plataforma Even3, o autor deverá enviar para o e-mail específico (a depender da modalidade escolhida) o resumo do seu trabalho nos formatos Word e PDF.  O resumo deve ser redigido em 02 (duas) páginas contemplando introdução, metodologia, resultados e discussões, considerações finais e referências bibliográficas, em arquivo com o timbre da SEIBIO ( Baixar  papel timbrado), segundo modelo disponibilizado pelo evento  (Baixar Modelo de resumo). Para a inscrição dos trabalhos na modalidade Relato de Experiência (RE) o e-mail para envio do resumo é relato.seibio2021@gmail.com e para os trabalhos na modalidade Material Didático Inclusivo (MI) o e-mail de envio do resumo e da fotografia é material.seibio2021@gmail.com.


Os trabalhos submetidos ao evento serão avaliados por uma comissão científica, formada por pesquisadores e professores de diversas instituições de ensino e pesquisa. Os avaliadores poderão emitir os seguintes pareceres sobre o trabalho: ACEITO ou RECUSADO.

O texto do trabalho publicado nos Anais é de inteira responsabilidade do(s) autor(es). A Comissão organizadora da IV SEIBIO não se responsabilizará por revisões ortográficas ou de formatação.

 

AUTORIA

- O autor principal deve submeter o trabalho através do e-mail específico para a modalidade selecionada, conforme anteriormente informado;

- Antes de realizar o processo de submissão, os autores devem atentar para a quantidade máxima de trabalhos por autor/coautor por categoria e o número de participantes por trabalho considerado pelo evento:

No total, os participantes poderão submeter até 04 (quatro) trabalhos, desde que em categorias diferentes, conforme detalhado a seguir:

  • Trabalhos como autor principal ou coautor  de relato de experiência: submeter até 02 (dois) trabalhos;

  • Trabalhos como autor principal ou coautor  de material didático inclusivo: submeter até 02 (dois) trabalhos;

  • Número máximo de autores/coautores por trabalho: até 05 (cinco) participantes, incluindo autor, coautores e orientador.

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS: ORIENTAÇÕESPARA A ELABORAÇÃO DO VÍDEO-PÔSTER.

DATAS IMPORTANTES

  • Prazo de Submissão de Trabalhos: 10/06 a 30/06

  • Prazo para resultado de avaliação de trabalhos: 10/07 (grupo 1); 12/07 (grupo 2)

  • Prazo final para o envio do vídeo-pôster (apresentação): 18/07


Inscrições

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Atividades

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Farão jus ao certificado geral de participação da IV SEIBIO os participantes que alcançarem ao menos 50% de frequência na programação do evento.

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