IV Semana de Ciência e Tecnologia (IV SCT)

IV Semana de Ciência e Tecnologia (IV SCT)

presencial Instituto de Ciência e Tecnologia - ICT - Diamantina - Minas Gerais - Brasil

IV Semana de Ciência e Tecnologia

Tecnologia, Educação e Meio Ambiente: construindo um Jequitinhonha de oportunidades

A IV Semana de Ciência e Tecnologia (IV SCT) é uma iniciativa promovida pelo Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da UFVJM, que será realizada de forma presencial entre os dias 04 e 08 de novembro de 2025, no Campus JK, em Diamantina-MG.

Com o tema "Tecnologia, Educação e Meio Ambiente: construindo um Jequitinhonha de oportunidades", o evento tem como objetivo principal estreitar os laços entre a universidade e a sociedade, promovendo a difusão do conhecimento científico, tecnológico e educacional por meio de palestras, minicursos, feira de profissões, apresentação de trabalhos, gincana acadêmica e atividades culturais.

Organizado por uma equipe composta por docentes, discentes e técnicos administrativos do ICT, a SCT é um espaço de integração, troca de experiências e aprendizado interdisciplinar, contribuindo para a formação de profissionais mais qualificados, comprometidos com o desenvolvimento sustentável da região.

O evento é aberto à comunidade acadêmica e ao público em geral, reunindo participantes de diferentes áreas do conhecimento e promovendo a interação entre ensino, pesquisa e extensão, valores fundamentais da UFVJM.

Inscrições

Faça sua inscrição — é gratuita! E no credenciamento, contribua com 1 kg de alimento não perecível ou uma caixinha de leite.

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Atividades

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Convidados

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Orientações para Submissão e Apresentação dos trabalhos

DATAS IMPORTANTES:


  • Submissão de trabalhos: até 15 de setembro (última prorrogação).
  • Avaliação pela Comissão Cientifica: 16 de setembro a 05 de outubro.
  • Divulgação do 1º Parecer: 06 de outubro.
  • Correções dos trabalhos: 06 a 10 de outubro (para trabalhos com o parecer "aceito com modificações").
  • Divulgação do 2º Parecer: 17 de outubro  (para trabalhos com o parecer "aceito com modificações").
  • Resultado Final da Avaliação: 17 de outubro.


APRESENTAÇÕES:


  • Apresentação dos trabalhos na categoria oral: 05 e 06 de novembro.
  • Apresentação dos trabalhos na categoria pôster: 07 de novembro.

TEMPLATES PARA APRESENTAÇÕES:


      INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

      • O evento adotará duas modalidades de submissões: 
        • Trabalho completo, onde os trabalhos deverão ter obrigatoriamente 7 (sete) páginas
        • Resumo expandido, onde os trabalhos deverão ter obrigatoriamente 3 (três) páginas.
      • Antes de iniciar a submissão e elaboração do seu trabalho, leia atentamente as instruções e utilize o template para escrita do mesmo. 
      • Para cada trabalho submetido será cobrado um valor de R$16,98 (dezesseis reais e noventa e oito centavos). Esta taxa é definida pelo website para fins do gerenciamento das avaliações e disponibilização dos Anais do Evento.
      • Somente após a confirmação do pagamento, é que o sistema irá liberar o formulário para submissão do trabalho.
      • Em hipótese alguma haverá devolução da taxa de submissão cobrada, seja por não aceite do trabalho pela Comissão Científica, desistência dos autores ou qualquer outro motivo.
      • Poderá ser submetido até 1 (um) trabalho por inscrição, sendo que não há limite para o número de autores ou coautores nos trabalhos.
      • Serão aceitos trabalhos com resultados prévios ou consolidados, bem como revisões das diversas áreas relacionadas às áreas temáticas.
      • Os trabalhos submetidos ao evento, se aprovados pela Comissão Científica, serão apresentados na modalidade Oral ou Pôster, sendo a forma de apresentação definida pela Comissão Científica do evento.
      • Para a apresentar na forma de Pôster, a dimensão máxima do pôster deve ser de 90 (largura) x 120 (comprimento) cm. Solicitamos que a confecção/impressão do pôster seja feita com o suporte e corda para fixação em tripé
      • Para a apresentação Oral, o apresentador terá à sua disposição Datashow e computador. O apresentador terá no máximo 10 (dez) minutos para exposição do trabalho e mais 5 (cinco) minutos para arguição pela banca examinadora e pelo público presente.
      • No formulário de submissão dos trabalhos deverão ser anexados dois arquivos: Trabalho Identificado e Trabalho Não Identificado. O arquivo contendo o Trabalho Identificado deverá seguir o template disponibilizado. No trabalho deverão ser inseridos todos os autores, incluindo o autor correspondente e seu e-mail, o qual será utilizado para notificação do resultado da avaliação. O arquivo contendo o Trabalho não Identificado deverá seguir o template disponibilizado, mas desta vez NÃO deverá revelar a identidade dos autores, coautores, orientadores e afins, garantindo assim a integridade e imparcialidade do processo de avaliação. 
      • Para cada trabalho apresentado, será fornecido um certificado contendo o título e os nomes de todos os autores em até 30 dias após o encerramento do evento.
      • Cada trabalho submetido será avaliado por pelo menos (2) dois avaliadores ad hoc.
      • Os trabalhos serão considerados “Aprovado”, "Aprovado com Modificações" ou “Recusado”. 
      • Somente será publicado nos Anais Eletrônicos do evento o trabalho que for aprovado pela Comissão Científica e apresentado durante o evento.


      Submissões

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      Local do Evento

      Perguntas Frequentes

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