V Jornada de Jovens Pesquisadores em História e Patrimônio Ferroviário

V Jornada de Jovens Pesquisadores em História e Patrimônio Ferroviário

online Este é um evento online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

XVIII Brazilian Congress of Plant Physiology and I Ibero-latinoamerican Congress of Plant Biology

6 de Setembro de 2022
Porto Alegre

SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa

4 de Outubro de 2022
São Paulo
Evento online

11º Congresso de Geriatria e Gerontologia do Estado do Rio de Janeiro - GeriatRio 2022

17 de Outubro de 2022
Evento online

IX Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática - CIBEM

5 de Dezembro de 2022

Sobre o evento

A realização do V Jornada de Jovens Pesquisadores sobre História e Patrimônio Ferroviário com a temática Experimentar, Intervir e Difundir: a ativação do patrimônio como estratégia para um futuro sustentável, no período de 24 a 25 de março de 2022 prossegue o estímulo ao conhecimento nas áreas de história ferroviária e patrimônio ferroviário. O evento é online, anual e faz parte das atividades de difusão científica do grupo de pesquisa Memória Ferroviária sobre patrimônio industrial e história ferroviária, sediado no Laboratório de Patrimônio Cultural (UNESP) - vide portal eletrônico da UNESP, blog e página no Facebook.

Há mais de 70 anos, a UNESCO era constituída sob ideais humanistas de solidariedade intelectual e comunhão. Estes foram declarados no contexto do pós-guerra e refletiam uma expectativa futura de paz e harmonia entre as nações beligerantes, que deveriam ser materializados pelo Patrimônio Mundial de diversas culturas e de vários tipos - inclusive industrial e do transporte. Contudo, tais ideais parecem incrivelmente distantes nos últimos anos em função da ascensão de posturas extremistas (seja por parte de governos, seja de grupos sociais em diferentes países, inclusive no Brasil). Será que o patrimônio do transporte ainda se mostra eficaz para refletir os ideais de equidade e diversidade cultural? 

Ao mesmo tempo, a concepção de um agenda para proporcionar um mundo sustentável (a Agenda 2030 - ODS ONU) visa contemplar os novos desafios do século XXI e aqueles herdados com a instauração do Antropoceno na contemporaneidade: a formação de sistemas globais (industriais e financeiros, de comunicação e produção cultural, científicos e tecnológicos) que vinculam centenas de nações; a industrialização capitalista e as desigualdades socioeconômicas em escala mundial; o impacto ambiental crescente e as mudanças climáticas; e, no último ano e meio, a escalada de uma pandemia que se alastrou por um planeta hiperconectado, expondo também a fragilidade daqueles sistemas globais e ampliando desigualdades. Uma era em que a negação se tornou moeda corrente e a sustentabilidade da vida humana neste planeta está chegando no limite. O impacto humano no ambiente é um dado ecológico, mas também cultural. O deslocamento humano no Antropoceno, com seus aspectos positivos ou negativos, tem seu exemplo no transporte (aéreo, rodoviário e ferroviário). Como transformar essa pegada ecológica e cultural numa forma de vida sustentável?

A Jornada está direcionada para acolher jovens pesquisadores da pós-graduação e graduação que tomaram as ferrovias como tema de pesquisa acadêmica sob perspectivas das diversas áreas científicas. Além da situação da pandemia de COVID-19, para facilitar a participação de pesquisadores de todo o país e eventualmente do estrangeiro, o evento terá formato online. E por meio dele esperamos refletir sobre cultura e ambiente; testar projetos ou ações através do patrimônio industrial em vista de um futuro sustentável.  Com este intuito, organizamos a V Jornada de pesquisa como forma de difusão dos resultados científicos e estímulo à pesquisa para todos os pesquisadores de pós-graduação e graduação interessados no tema.


Programação (online)

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}



Inscrições

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Normas para submissão e Cronograma

Normas de submissão

O resumo expandido pode ser submetido  em português ou espanhol, com o máximo de 2.100 palavras, incluindo bibliografia final e notas. Deve seguir com a seguinte estrutura: apresentação, objetivos, metodologia, resultados e bibliografia citada. Referências colocadas no corpo do texto (AUTOR, DATA) e se necessário, apenas notas de rodapé explicativas em Arial 9. Entrelinhas 1/2, alinhamento justificado, Arial 10. Palavras-chave: 03 (três) no máximo. O template está disponível no site do evento.

Idioma oficial: os idiomas oficiais do evento serão o português e o espanhol.

Cronograma

  • 15 de novembro/2021: encerramento das submissões de resumo [ENCERRADO]
  • 06 de dezembro/2021: resultado de aceite dos resumos [PRORROGADO]
  • 31 de janeiro/2022: prazo final para envio da versão corrigida de resumo expandido para publicação nos Anais online
  • 24 e 25 de março/2022: realização do evento no formato online


Maiores informações pelo endereço: projetomemoriaferroviaria@gmail.com

Perguntas Frequentes

{{item.resposta}}
{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}