O IV Fórum de Metodologias Ativas é uma realização da
Unidade do Ensino Superior de Graduação – CESU, que acontece no dia 26 de
outubro de 2022, assumindo a temática: “Inovações para o desenvolvimento do
Ensino Híbrido”.
Compartilhar metodologias, recursos digitais
pedagógicos e formas de avaliar, refletindo e buscando adaptações é uma das
maneiras de evoluirmos para o novo cenário da educação, o ensino híbrido, uma
vez que a aprendizagem acontece nos momentos de interação e conexão com os
outros. As experiências compartilhadas
podem contemplar também a gestão escolar. Tecnologias e
infraestrutura, como internet, equipamentos, ambientes
de aprendizagens inovadores, qualificação profissional e
atualização curricular acendem um alerta aos gestores escolares, sendo
desejável debater também sobre esses assuntos e os investimentos
necessários. Compartilhar as
experiências adquiridas durante o processo enriquecerá o caminho a ser traçado
para o futuro da educação e seus envolvidos.
Por esses motivos, a Cesu vem criando a cultura de debater
assuntos relevantes à qualidade da educação, promovendo anualmente debates e
trocas de experiências entre docentes e a comunidade interessada.
Nessa quarta edição, o evento contará com as palestras e
discussões que proporcionarão o aprendizado e a reflexão de novas metodologias
de ensino e aprendizagem inseridas no panorama híbrido, apoiando a contínua
atualização profissional, essencial para a melhoria da qualidade
educacional. O evento tem os seguintes
objetivos:
§
Proporcionar um ambiente para discussões
entre as necessidades da qualificação do profissional da educação em tempos em
que as transformações são variadas e rápidas;
§
Identificar relatos de experiência de
docentes e ações de Instituições de Ensino que utilizam metodologias ativas e
tecnologias digitais para desenvolver as competências profissionais, socioemocionais
e que promovam o desenvolvimento de pessoas capazes de aprender a aprender,
aprender a ser, aprender a conviver e aprender a fazer;
§
Fomentar o debate sobre as ações
necessárias no âmbito escolar, assim como os desafios e a disseminação das
metodologias ativas de ensino e aprendizagem e as tecnologias digitais.