IV Encontro Nacional de Ensino de Estruturas em Escolas de Arquitetura

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IV Encontro Nacional de Ensino de Estruturas em Escolas de Arquitetura

A construção como estratégia pedagógica: o canteiro experimental

O IV Encontro Nacional de Ensino de Estruturas em Escolas de Arquitetura - IV ENEEEA - será realizado entre 13 a 15 de setembro de 2021 (tendo sido adiado devido a Pandemia), na cidade de Recife, em Pernambuco, Brasil, reúne o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (EA-UFMG), o Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP), a Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia (FAUeD-UFU) e o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O primeiro e o segundo encontros foram realizados em São Paulo em 1974 e em Anápolis em 1985, respectivamente. O III ENEEEA foi realizado entre os dias 07 e 09 de junho de 2017 no Parque Metalúrgico Augusto Barbosa – Centro de Artes e Convenções da UFOP. Busca-se com a realização da quarta edição do encontro no ano de 2020 estabelecer uma periodicidade de três anos (o que não foi possível devido a Pandemia). Seguindo a mesma linha dos precedentes, o IV ENEEEA destina-se a professores - arquitetos e engenheiros -, pós-graduandos e estudantes de cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, bem como profissionais da área de projeto de edificações. Nesta nova edição do evento haverá um esforço especial em integrar experiências práticas de canteiro em andamento no Brasil e no exterior. O IV ENEEEA tem como tema central o canteiro experimental, o qual se constitui elemento chave do evento, que se organiza em torno dos seguintes subtemas: 1) O ensino de estruturas em escolas de arquitetura e o canteiro experimental: estratégias pedagógicas Este subtema está aberto à discussão de experiências e estudos sistemáticos acerca de canteiros experimentais como estratégia pedagógica do ensino de arquitetura. O objetivo desse subtema é discutir o canteiro experimental como recurso pedagógico de formação, indo além do caráter extensionista, mas não excluindo a esta da discussão. Estão aí incluídas, portanto, descrições e reflexões críticas acerca de métodos, procedimentos, recursos e materiais didáticos relacionados à inserção do canteiro experimental no ensino e de seu impacto na estrutura curricular dos cursos de arquitetura. Também interessam à discussão proposta neste item as oportunidades oferecidas pelos canteiros extra-muros das instituições de ensino, ações extensionistas orientadas para o contato efetivo com os assentamentos precários e informais e suas especificidades técnico-construtivas, incluindo formação específica de assessorias técnicas. 2) Projetar, estruturar e construir: um ato de tectônica É sabida a dificuldade de ultrapassar a rigidez das estruturas curriculares impostas pela matriz de conteúdos de conhecimentos das diretrizes do MEC, de cuja fragmentação decore extraordinária multiplicação de disciplinas isoladas. Disseminada indiscriminadamente pelos cursos de arquitetura brasileiros, tal fragmentação tem sido fator de desarticulação de conhecimentos, tanto dos conteúdos teóricos entre si, quanto destes com os conteúdos práticos. Este subtema explora a discussão em torno da articulação entre projeto arquitetônico, estruturas e construção, como uma saída para a crise instalada, a partir da noção de tectônica. 3) Makers: as transformações nos recursos pedagógicas provocados pela modelagem e fabricação digital As tecnologias digitais impactaram o campo da arquitetura e urbanismo tanto nos aspectos projetuais relacionados ao espaço e às estruturas, quanto nos aspectos relacionados à construção. Se de um lado assistimos à emergência de dispositivos e ferramentas (softwares e plugins) relacionados à modelagem do espaço, à análise estrutural, ao lançamento e dimensionamento estrutural, à parametrização e produção de algoritmos generativos de estruturas, bem como à visualização de simulações de funcionamento estrutural; por outro lado, desenvolveu-se e popularizou-se a chamada fabricação digital baseada nos sistemas CAM (Computed Aid Manufacturing), com possibilidade de provocar alterações expressivas na produção de edificações. Além disso, tais ferramentas abrem espaço para um novo tipo de interlocução entre arquitetos e engenheiros, ainda por ser incorporado ao ensino. Dessa forma, este subtema pretende discutir o potencial experimental e educativo das tecnologias digitais no âmbito da construção e do projeto do espaço e das estruturas.


Para não deixar o ano de 2020 em branco, a partir do dia 12 de agosto de 2020 e com uma periodicidade quinzenal realizaremos os Encontros Remotos do IV ENEEEA: canteiro, tectônica e makers. Aguardem mais notícias. Para mais informações, os palestrantes e debatedores convidados, acesse https://4eneeea.wixsite.com/iveneeea

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