PROGRAMAÇÃO
1º dia: 17/06/2022
LINK: https://youtu.be/DGLO33JYpVU
- Conferência de Abertura:
Horário: 10:30 - 12:00
Palestrante: Paulo Brusky
MINIBIO
PAULO BRUSCKY, ARTISTA MULTIMÍDIA, POETA, INVENTOR E PESQUISADOR, FORMADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL PELA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP), PIONEIRO NA UTILIZAÇÃO DE NOVOS MEIOS NA ARTE BRASILEIRA. INTEGRANTE DO MOVIMENTO DE ARTE POSTAL (MAIL ART), REALIZOU PARCERIAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS NA REALIZAÇÃO DE SUA ARTE. FOI BOLSISTA DO GUGGENHEIM FELLOWSHIP EM NOVA YORK. EM 2004, SEU ATELIÊ É TRANSFERIDO DE RECIFE PARA SÃO PAULO E REMONTADO EM UMA DAS OITO SALAS ESPECIAIS DA 26ª BIENAL INTERNACIONAL DE SÃO PAULO, ONDE É COLOCADA PARTE DOS SETENTA MIL ITENS QUE COMPÕEM SEU ACERVO PESSOAL SOBRE ARTE CONTEMPORÂNEA. UNINDO ARTE E VIDA, O TRABALHO DE PAULO BRUSCKY SE DIRIGE AO ENTORNO, APROPRIANDO-SE DELE PARA CONSTRUIR UMA CARTOGRAFIA DE SEU PERCURSO CRIATIVO ENQUANTO COLETA EVIDÊNCIAS DESSE PROCESSO. RESSIGNIFICANDO O MUNDO, DÁ VISIBILIDADE ÀS COISAS QUE EXISTEM OU ACONTECEM AO REDOR. ARTE-POSTAL, AUDIOARTE, XEROGRAFIA, VIDEOARTE, INTERVENÇÕES URBANAS, CARIMBOS, COLAGENS, DESENHO, FOTOGRAFIA ETC. SÃO TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS PARA ELIMINAR OS LIMITES ENTRE ORDEM E DESORDEM, MENTE E CORPO, ARTE E VIDA, HOMEM E MÁQUINA.
Tema : SOBRE(VIVÊNCIAS) ARTÍSTICAS - "a arte como informação, protesto e denúncia".
“Na Arte Correio, a arte retoma suas principais funções: a informação, o protesto e a
denúncia” Paulo Brusky (Revista Select; Paulo Bruscky: o artista que escreve)
- Abertura da Exposição: “O SER FUGAZ DESAFIA A PERENIDADE”
Horário: 12:30
Prof. Dr. Sebastião de Paula
- GT ARTE, ARTE/EDUCAÇÃO E PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA
Coordenadores: Profa. Drª. Luciane Germano Goldberg e Profª. Me. Larissa Rogério Bezerra
13:30 – 16:00 – Intervalo 14:30 – 15:00
- GT ARTES VISUAIS E CONHECIMENTO SENSÍVEL
Coordenadores: Prof. Dr. Dilson Midlej e Profª. Drª. Roseli Amado S Garcia
13:30 – 16:00 – Intervalo 14:30 – 15:00
- GT HISTÓRIA DA ARTE & OLHARES CONTEMPORÂNEOS: A POTÊNCIA DA ENTRE-IMAGEM
Coordenadores: Prof. Me. Rafael de Sousa Carvalho
13:30 – 15:50 – Intervalo 14:30 – 15:00
- LANÇAMENTO DE LIVROS
18:30 – 19:30
Mediação: Profª. Ma. Míriam Soares Rocha (mirianrocha.arte@gmail.com )
01. Título: "MENDEZ: Mestre da Caricatura"
Nome do autor: Levi Jucá
MINIBIO
LEVI JUCÁ - Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (PPGE / UFC), membro da linha de pesquisa em "História e Educação Comparada" (LHEC), eixo de investigação em "Instituições, Ciências e Práticas educativas". Mestre em História e Culturas pela Universidade Estadual do Ceará (MAHIS / UECE). Licenciado em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor efetivo de História e Filosofia da educação básica na rede pública estadual de ensino do Ceará (SEDUC-CE). Historiador (ME CRP Reg. N. 069/CE), com experiência em História do Brasil, com ênfase em estudos regionais; História da Ciência e História do Meio Ambiente. Pesquisador membro da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC). Assessor educacional e de projetos do Ecomuseu de Pacoti, em parceria com o Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia (UECE), atuando principalmente com os seguintes temas: museologia social; educação ambiental e patrimonial; iniciação e divulgação científica. Técnico de arquivo (ME CRP Reg. N 057/CE), com experiência na área de Arquivologia, com ênfase em Gestão de Arquivos Públicos Municipais, e sócio fundador da Associação dos Arquivistas do Estado do Ceará (ARQUIVE-CE). Natural de Fortaleza - CE, mas com raízes familiares em Pacoti, na Serra de Baturité, onde reside e desenvolve pesquisas e projetos educativos para a divulgação e preservação do patrimônio cultural e ambiental. É autor dos livros: "Pacoti, História & Memória" (2014), "Um Século de Magia" (2017), sobre a vida de Luiz Severiano Ribeiro, o Rei do Cinema no Brasil, "Filhos de Guaramiranga" (2019), "História de Pacoti em Cordel" (2020), "Mendez:
Mestre da Caricatura" (2021) e "História do Café no Ceará" (2022).
Artistas participantes: Mário de Oliveira Mendes (1907-1996), o "Mendez". Ano da publicação: 2021
Editora: Ecomuseu de Pacoti
Resumo: O caricaturista e pintor Mário de Oliveira Mendes (1907-1996), o "Mendez", de um traço identificável como uma impressão digital, foi um dos maiores artistas da história do humor gráfico brasileiro. Cearense de Baturité e radicado no Rio de Janeiro, onde esteve em atividade entre as décadas de 1920 e 1990, marcou época como mestre da caricatura ao compartilhar seu método de observação e desenho por meio de célebres publicações. Pela primeira vez, desde a sua morte, a vida e a obra de Mendez são narradas e ilustradas em livro, para que sejam conhecidas - e jamais esquecidas - pelas novas gerações.
02. Título: Imaginação e memória na arte contemporânea
Nome dos autores: Lucas Dilacerda e Rodrigo Lopes
MINIBIO
Lucas Dilacerda é Pesquisador em Artes Visuais. Graduado (Licenciatura e Bacharelado) em Filosofia, com distinção Summa Cum Laude, pela Universidade Federal do Ceará, Especialista em Filosofia Clínica, pelo Instituto Packter, Mestre em Filosofia, com ênfase em Estética e Filosofia da Arte, pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFC, e Mestrando em Artes, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da UFC. É coordenador do LAC - Laboratório de Arte Contemporânea, e do LEFA - Laboratório de Estética e Filosofia da Arte. É monitor de Curadoria e Crítica de Arte, no Curso de Extensão em Curadoria de Exposição, do MAUC - Museu de Arte da UFC. Foi pesquisador do Núcleo de Pesquisa do MAC - Museu de Arte Contemporânea do Ceará, onde foi assistente na organização do livro de crítica de arte “Caderno de exercícios: investigações sobre o acervo do MAC-CE”. Foi integrante do Laboratório de Artes Visuais, do Porto Iracema das Artes. Foi orientador no Laboratório Reticências de Criação, acompanhando o processo de artistas contemporâneos. Foi curador das exposições “Arre_mate”, “Soteramento” e “Decomposição”, e compôs a equipe curatorial das exposições “A casa, o doce e baobá”, no Minimuseu Firmeza; e “Ant_ Corpo”, na Galeria Sem Título Arte.
MINIBIO
Rodrigo Lopes é artista, arte-educador e designer. Graduado (Bacharelado) em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestrando no Programa de PósGraduação em Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) com bolsa CAPES-DS. Atualmente, é coordenador do Laboratório de Arte Contemporânea (LAC). É membro do GPIHMAE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Imagem, História, Memória, Mediação, Arte e Educação e do Núcleo Negro para Pesquisa e Extensão Universitária (NUPE- IA/UNESP). Tem interesse de pesquisa nos seguintes temas: Álbum de Família, Fotografia, Arquivo, Memória, Educação e Arte Contemporânea. Foi curador no projeto “Para a Terra Volta Toda Corpa em Matéria” e participou de várias exposições como “Transbordar: transgressões do bordado na arte” com curadoria de Ana Paula Simoni e curadoria adjunta de Jordana Braz (SESC Pinheiros), “Dialogias de Resiliência” com curadoria de Ué Prazeres (MUSA - Museu de Arte da UFPR), “Território Somos Nós” com curadoria de Clébson Óscar e “Soterramento” com curadoria de Lucas Dilacerda. E-mail:
Artistas participantes: Ka, Jorge Silvestre, Érica Vieira, Levy, Mel Andrade, Carolina Vieira, Rhachel Martins, Caie Prado, Júnior Foster, Aires, Levi, Henrique Braga, Vicente, Jully, Mathilde e Ruth Aragão.
Ano da publicação: 2021
Editora: IDM - Instituto Dragão do Mar
Resumo: O livro é o resultado do seminário de pesquisa homônimo, ministrado pelos artistas e pesquisadores Lucas Dilacerda e Rodrigo Lopes, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC Dragão). O seminário apresentou um breve panorama da imaginação e da memória na arte contemporânea, a partir de teorias, exposições, obras e artistas que discutem a política, o afeto, a vida, a voz, o arquivo e o corpo. Como resultado dos encontros, a publicação reúne textos e trabalhos artísticos criados a partir de exercícios e proposições livres que sensibilizaram os artistas-alunos ao longo do percurso. Por isso, o livro é fruto de um rico debate e materializa a reverberação do que significou esse momento para cada participante.
2º dia: 18/06/2022
- GT ARTE, ARTE/EDUCAÇÃO E PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA
Coordenadores: Profa. Drª. Luciane Germano Goldberg e Profª. Me. Larissa Rogério Bezerra
- GT ARTES VISUAIS E CONHECIMENTO SENSÍVEL
Coordenadores: Prof. Dr. Dilson Midlej e Profª. Drª. Roseli Amado S Garcia
8:00 – 10:00
- GT MEMÓRIAS, CURADORIAS E EXPOSIÇÕES DE ARTE
Coordenadores: Profa. Dra. Maria Betânia e Silva e Prof. Dr. Robson Xavier da Costa
8:00 – 9:10
- GT PESQUISAS EM ARTES VISUAIS, DOCÊNCIA E HISTÓRIA DA ARTE
Coordenadores: Prof. Dr. José Albio Moreira de Sales
8:00 – 9:10
- CONFERÊNCIA DA MANHÃ
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=N7urTzMsckg
Horário: 10:30 - 12:00
Palestrante: Profa. Dra. VIGA GORDILHO
Mediação: Profa. Dra. Marilei Cátia Fiorelli
MINIBIO: http://www.belasartes.ufba.br/prof/maria-virginia-gordilho-martins-viga-gordilho/
Tema: Vivências artísticas: processos de criação no fazer e na educação em artes visuais
- GT ARTES VISUAIS E CONHECIMENTO SENSÍVEL
Coordenadores: Prof. Dr. Dilson Midlej e Profa. Drª. Roseli Amado S. Garcia
13:30 – 16:00 – Intervalo: 14:30 – 15:00
- GT PESQUISAS EM ARTES VISUAIS, DOCÊNCIA E HISTÓRIA DA ARTE
Coordenadores: Prof. Dr. José Albio Moreira de Sales
13:30 – 15:50 | 14:30 – 15:00 - Intervalo
- GT POR UMA ARTE/EDUCAÇÃO DECOLONIAL: IMAGINÁRIOS E FEMINISMOS PLURAIS
Coordenadores: Profa. Drª. Maria das Vitórias Negreiros do Amaral
13:30 – 14:40
- GT A massificação das atividades online e a diluição da Arte
Coordenadores: Prof. Dr. Sérgio Henrique Carvalho Vilaça e Profa. Drª. Rebeca Oliveira Sousa
13:00 – 13:40
CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO
LINK: https://youtu.be/ovFaEtHNowE
Horário: 16:30 – 18:00
Palestrante: Prof. Dr. Robson Xavier (robsonxcosta@yahoo.com.br )
MINIBIO
ROBSON XAVIER DA COSTA, ARTISTA VISUAL, CURADOR, ARTETERAPEUTA, DOCENTE/PESQUISADOR DO DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS DA UFPB E DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV UFPB/UFPE) E DE ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU UFPB); PÓS-DOUTOR EM ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE PELO PGEHA MAC USP; DOUTOR EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU UFRN E DOUTOURAMENTO EM ARQUITECTURA DA UMINHO, PORTUGAL); MESTRE EM HISTÓRIA (PPGH UFPB); ESPECIALISTA EM DESENVOLVIMENTO INFANTIL E SEUS DESVIOS (EDUCAÇÃO ESPECIAL UFPB); LICENCIADO EM ED. ARTÍSTICA - ARTES PLÁSTICAS (UFPB). LÍDER DO GRUPO DE PESQUISA EM ARTE, MUSEUS E INCLUSÃO (AMI/UFPB/CNPQ); MEMBRO DA ABCA E PRESIDENTE DA ANPAP (2021-2022).