IV CONGRESSO INTERNACIONAL DHJUS

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IV CONGRESSO INTERNACIONAL DHJUS

Mestrado Profissional Interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DHJUS)

JUSTIÇA, DEMOCRACIA E RECONSTRUÇÃO


As democracias contemporâneas estão sendo fortemente testadas pelas crises de legitimidade provenientes do declínio econômico e político das últimas décadas. A pandemia da Covid19 piorou bastante o cenário ao demonstrar a fragilidade dos sistemas internos de distribuição dos bens públicos básicos e por ter revelado movimentos ameaçadores contra a importância da ciência nas sociedades modernas.


Tornou-se muito difícil resistir às perdas civilizatórias impostas pelas novas indústrias culturais que associam fake news e negacionismo em movimentos digitais de massa. Com o colapso da oferta de serviços de saúde vieram também a falência no emprego e na renda e a ameaça de um aumento considerável dos indicadores globais de risco social. Quando isso acontece, a confiança na participação política, conforme as regras estabelecidas, diminui bastante e boa parte das estruturas sociais passa a depender da força do sistema de justiça e dos mecanismos internos de garantia de direitos.


Este ano, o IV Congresso DHJUS irá apresentar conferências, simpósios, oficinas de pesquisa, minicursos, mesas-redondas e Grupos de Trabalhos (GTs) sobre as condições necessárias para fortalecer a democracia e o papel das instituições do sistema de justiça nessa tarefa. Ainda sob os efeitos da pandemia, vamos analisar as potencialidades teóricas e os desafios práticos para a reconstrução de uma democracia justa e próspera, apesar das incertezas com relação ao que virá após esse drama global.


IV DHJUS INTERNATIONAL CONFERENCE 2021 

JUSTICE, DEMOCRACY, AND RECONSTRUCTION

 

Contemporary democracies are being heavily tested by the legitimacy crises arising from the economic and political decline of recent decades. The Covid19 pandemic greatly worsened the scenario by demonstrating the fragility of internal systems for the distribution of basic public goods and by revealing threatening movements against the importance of science in modern societies.

 

It has become difficult to resist the civilizing losses imposed by the new cultural industries that associate fake news and denial in mass digital movements. With the collapse of the supply of health services, there was also a failure in employment and income and the threat of a considerable increase in global indicators of social risk. When this happens, the trust in political participation, according to the established rules, decreases a lot and a good part of the social structures starts to depend on the strength of the justice system and the internal mechanisms for guaranteeing rights.

 

This year, the IV DHJUS Congress will present conferences, symposia, research workshops, short courses, round tables and Working Groups (WGs) on the necessary conditions to strengthen democracy and the role of institutions of the justice system in this task. Still under the effects of the pandemic, we will analyze the theoretical potential and practical challenges for the reconstruction of a fair and prosperous democracy, despite the uncertainties regarding what will come after this global drama.


IV CONGRESO INTERNACIONAL DHJUS


Maestría Profesional Interdisciplinaria en Derechos Humanos y Desarrollo de la Justicia (DHJUS)


JUSTICIA, DEMOCRACIA Y RECONSTRUCCIÓN



Las democracias contemporáneas están siendo fuertemente probadas por las crisis de legitimidad provenientes de la caída económica y política de las últimas décadas. La pandemia de la Covid19 empeoró el escenario al demostrar la debilidad de los sistemas internos de la distribución de los bienes públicos básicos y por haber revelado movimientos amenazadores contra la importancia de la ciencia en las sociedades modernas.


Resultó muy difícil resistir a las pérdidas civilizatorias impuestas por las nuevas industrias culturales que juntan fake news y negacionismo en movimientos digitales de masa. Con el colapso de la oferta de servicios de salud también vinieron la quiebra de la estabilidad en el empleo y en la renta y la amenaza de un aumento considerable de los indicadores globales de riesgo social. Cuando eso ocurre, la confianza en la participación política, según las reglas establecidas, disminuye bastante y gran parte de las estructuras sociales pasa a depender de la fuerza del sistema de justicia y de los mecanismos internos de garantía de derechos.


Este año, el IV Congreso DHJUS va a presentar conferencias, simposios, talleres de investigación, minicursos, mesas redondas y Grupos de Trabajos (GTs) sobre las condiciones necesarias para fortalecer la democracia y el papel de las instituciones del sistema de justicia en esa tarea. Aún bajo los efectos de la pandemia, vamos a analizar las potencialidades teóricas y los retos prácticos para la reconstrucción de una democracia justa y próspera, pese a las incertidumbres con relación a lo que vendrá después de ese drama global.

Evento online: como acessar a transmissão

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Existem três formas de acessar a transmissão online do evento:

  • Através do link disponibilizado no seu e-mail de confirmação de inscrição.

  • Através do link salvo no seu calendário pessoal.

  • Através da sua conta Even3.

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SALAS DE TRANSMISSÃO ONLINE GTs

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1. Acesse a área do participante

2. Do lado esquerdo da tela clique em Submissões

3. Abaixo acesse "Apresentação de trabalhos"

4. Você conseguirá visualizar sua sala de transmissão online

5. Cada apresentação terá até 15 minutos

6. O formato de apresentação oral é livre, podendo utilizar recursos como PowerPoint

7. Dúvidas na hora da apresentação consultar a monitoria e a coordenação do GT

Atividades

Confira abaixo a agenda de conferências, grupos de trabalho, minicursos, oficinas, mesas redondas e simpósios

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Calendar

Comissão Organizadora


Presidentes da Comissão Organizadora


Profa. Dra. Aparecida Luzia Alzira Zuin (UNIR/DHJUS)

Prof. Dr. Rodolfo de Freitas Jacarandá (UNIR/DHJUS)


Comissão Organizadora


Profa. Dra. Aparecida Luzia Alzira Zuin (UNIR/DHJUS)

Profa. Dra. Carolina Yukari Veludo Watanabe (DHJUS/UNIR)

Prof. Dr. Rodolfo de Freitas Jacarandá (UNIR/DHJUS)

Profa. Ma. Giselle Araujo Gadotti - Diretora-Executiva da Escola Superior do MPRO

Karolina Gomes Nunes Pereira - Assessora Técnica da Escola Superior do MPRO

Prof. Dr. Márcio Secco  (DHJUS/UNIR)

Prof. Dr. Osmar Siena (DHJUS/UNIR)

Profa. Dra. Thaís Bernardes Maganhini (DHJUS/UNIR)

Prof. Dr. Rafael Fonseca de Castro (PPGE/UNIR)

Profa. Dra. Rosangela Aparecida Hilário (PPGE/UNIR)

Mestre Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa (DHJUS/UNIR/TJRO)

Mestra Flávia Albaine (DHJUS/DPE-RO)

Mestra Márcia Sousa de Oliveira (PPGE/IFRO/UNIR)

Mestra Rejane de Sousa Gonçalves Fraccaro (DHJUS/UNIR/TJRO)

Mestra Úrsula Gonçalves Theodoro de Faria Souza (DHJUS/UNIR/TJRO)

Breno Vinícius Negreiros Martins (CEJAM/GESJOR/UNIR)

Laís Machado (DCJ/UNIR)



Comissão Científica


Profa. Dra. Aparecida Luzia Alzira Zuin (UNIR/DHJUS/PPGE)

Prof. Dr. José Roberto Gomes (UFAM-Campus Humaitá)

Profa. Dra. Carolina Yukari Veludo Watanabe (DHJUS/UNIR)

Prof. Dr. Lisandro José Alvarado Peña (Universidad del Zulia/Venezuela e Universidad Autónoma de Occidente/México)

Prof. Dr. Mark Clark Assen de Carvalho (UFAC/PPGE/Rede EducaNorte)

Prof. Dr. Osmar Siena (UNIR/DHJUS/PPGA)

Prof. Dr. Rafael Christofoletti (UNIR/MEPE)

Prof. Dr. Raffaele De Giorgi (Università del Salento, Lecce, Itália)

Prof. Dr. Rafael Fonseca de Castro (UNIR/PPGE)

Prof. Dr. Valmir Flôres Pinto (UFAM- Campus Humaitá)

Profa. Dra. Vânia Siciliano Aieta (UERJ)


FAÇA SUA SUBMISSÃO AQUI

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Participantes Convidados

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Instituições Organizadoras

 


CONFERÊNCIAS






Inscrições gratuitas

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SUBMISSÃO DE TRABALHOS (GT) - INSCRIÇÕES ABERTAS

GRUPOS DE TRABALHOS – SUBMISSÃO DE TEXTO PARA APRESENTAÇÃO

 

Dias de apresentações: 20, 21 e 22/10

Horário: 9h – 17h (Rondônia) / 10h – 18h (Brasília)

Certificado: 10h/a

PRAZO ENCERRADO


  • Início do período de submissão dos trabalhos: 11 de agosto de 2021
  • Encerramento das submissões de trabalhos: 12 DE OUTUBRO DE 2021
  • Data limite para divulgação dos resultados finais de avaliação dos trabalhos: 18 de outubro de 2021

 

Estão abertas as inscrições para submissões de trabalho para apresentação no IV Congresso Internacional DHJUS. Lembre-se: antes de fazer sua submissão de trabalho, primeiro você precisa fazer a sua inscrição no evento.

 

Os GRUPOS DE TRABALHO (GT) são painéis - também chamados de ÁREAS TEMÁTICAS - para apresentação de trabalhos acadêmicos, organizados por docentes DHJUS ou pesquisadores experientes convidados, mediante aprovação da Comissão Organizadora.

 

Cada GT será composto por pelo menos 1 coordenador e 1 debatedor e por até 10 participantes apresentadores de trabalhos.

 

O(a) autor(a) submete para avaliação um resumo expandido pela Plataforma Even3 e aguarda a resposta do responsável pelo GT sobre a aprovação ou não, por e-mail.

 

Cada GT será realizado em duas sessões de 5 apresentações de trabalhos, cada. Dias e horários das sessões serão definidos pelos proponentes do GT.

 

Os autores deverão escolher o GT para o qual desejam submeter sua apresentação. Para isso devem enviar um resumo expandido para o GT escolhido, conforme formulário disponível na plataforma Even3. Ambos devem fazer a inscrição no congresso, mesmo que apenas um dos autores apresente o trabalho.

 

Cada certificado de participação será expedido para até dois autores, desde que estejam na apresentação do trabalho, e terá a carga-horária de 10h/a. Os resumos expandidos serão publicados em anais, com ISBN.

 

As apresentações ocorrerão em dia e hora previamente definidos e informados aos participantes por email.

 

Toda a comunicação com a coordenação do GT deve ser feita pelo endereço de email informado no momento da inscrição.

 

As apresentações serão realizadas em sala virtual criada pela Plataforma Even3 e a participação deverá ser feita com o uso do login e senha feitos no momento da inscrição.

 

Para apresentar o trabalho os participantes devem se certificar de que possuem os requisitos tecnológicos mínimos exigidos pela plataforma: um bom sinal de internet, câmera e microfone adequados.




 



REGRAS PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE RESUMO EXPANDIDO


  • O resumo expandido deve ter no mínimo 15.000, no máximo 20.000 caracteres com espaços. Isso inclui título, subtítulo, corpo do texto, palavras-chave, notas de rodapé e referências bibliográficas. Utilize a ferramenta “contar caracteres” de seu software de edição de textos para ter certeza de que seu texto está dentro das normas para submissão de resumos expandidos. O texto deve estar conforme as normas da ABNT (NBR 10.520, para citações, e NBR 6.023, para referências bibliográficas).

  • Informações necessárias: tema ou o objeto de estudo (alinhado a algum dos temas propostos nos GTs); o objetivo principal; as bases teóricas da reflexão ou análise (autores e teorias fundamentais); e a justificativa (pertinência e relevância do trabalho).

  • O texto do corpo do trabalho deve ser escrito usando exclusivamente a fonte Arial, em corpo 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas, e margens justificadas. Para destaques usar, apenas, o corpo itálico (grifo), excluindo-se totalmente o sublinhado e palavras em caixa alta (a não ser em siglas que não formem palavras, exemplo CNPq) e, nas referências bibliográficas, nos sobrenomes dos autores.

  • O negrito poderá ser usado, exclusivamente, para destacar os subtítulos ou divisões do trabalho, sempre no mesmo corpo 12, em caixa alta e baixa[1]. Não serão admitidas citações com mais de 3 linhas, nem citações fora do texto.

  • Até 5 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula (;).

  • Referências fonte Arial, em corpo 11 (onze), com espaçamento simples entre as linhas. As referências bibliográficas, no fim do trabalho, devem ter os dados completos e seguir as normas da ABNT para trabalhos científicos.

  • As apresentações ocorrerão em sala virtual criada dentro do ambiente da Plataforma Even3. Após a aprovação do seu texto, você receberá um email informando a sessão de apresentação, com dia e horário, e um link para acessar a sala.

  • O tempo de apresentação é de 15 minutos, com período posterior de debates conforme disposições da coordenação do GT.

  • Será permitida apenas 1 submissão por pessoa, na condição de autor/a ou coautor/a. Em caso de envio de mais de 1 submissão por pessoa apenas a primeira submissão será avaliada e as seguintes serão desconsideradas. 

[1] Inserir as notas do texto [inclusive as do título e do(s) autor(es)] em fonte (tipo) arial (não usar sublinhado e usar itálico só para grafia de palavras estrangeiras), em corpo 10 (dez), com espaçamento simples entre as linhas. As notas devem ser colocadas no pé de página, em modo de impressão (devem ficar visíveis na página).


Se o seu texto está pronto para submissão, clique aqui e boa apresentação basta clicar em "SUBMETER TRABALHO" logo abaixo.

 


DICAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS NA PLATAFORMA ONLINE

 

 

CADASTRO NA PLATAFORMA: Para submeter um trabalho é preciso ter um cadastro na plataforma. Caso ainda não tenha um cadastro, clique no link a seguir para saber como fazer: https://ajuda.even3.com.br/hc/pt-br/articles/115003474663-Criar-minha-conta-na-Even3

 

 AJUDA PARA SUBMISSÕES: Após realizar o login na sua conta, você verá que existe o menu Submissões, onde você encontrará as regras de submissão estipuladas pela organização do evento, e se o seu trabalho cumprir essas regras, você já pode submeter! Se precisar de ajuda, clique aqui:

https://ajuda.even3.com.br/hc/pt-br/articles/212882026-Submeter-meu-trabalho-em-um-evento 

  

PROBLEMAS NA SUBMISSÃO? Se você já tentou e não conseguiu submeter o seu trabalho, clique no link a seguir para encontrar uma possível solução:

 

https://ajuda.even3.com.br/hc/pt-br/articles/360024001711-N%C3%A3o-consigo-submeter-meu-trabalho

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