O IV Congresso Internacional de Envelhecimento Ativo: ENVELHECIMENTO E DESIGUALDADES SOCIAIS EM CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO DA COVID-19, tem por objetivo promover a troca de experiências, mobilização, organização, formação cultural e socialização da produção intelectual de cientistas sociais, com ênfase no/a pós-graduando/a, docentes, profissionais das diversas áreas, sobre o envelhecimento humano na sociabilidade do capital, marcado pelas desigualdades sociais de classes, gênero, raça, etnia, dentre outras, no contexto pós-covid-19.
Propiciar discussões sobre Estado, Sociedade e Políticas Públicas e suas relações com o envelhecimento e a ampliação das desigualdades sociais no contexto pós-covid-19.
Debater sobre as políticas sociais para as pessoas idosas em contexto de avanço do neoconservadorismo e ultraneoliberalismo contemporâneos.
Discutir o ageísmo e a estigmatização da velhice na contemporaneidade.
Refletir sobre a contribuição do marxismo para a compreensão e transformação da realidade e do envelhecimento da classe trabalhadora.
O evento visa fortalecer e divulgar as contribuições produzidas por profissionais, estudantes, docentes e pesquisadores nacionais e internacionais (latino-americano, europeu, africano e cubano), do Serviço Social e outras áreas afins, sobre a conquista e desafios da longevidade.
Estabelecer intercâmbios nacionais e internacionais de experiências de investigação e fortalecer as redes de pesquisas já implementadas e de grupos de pesquisas na área de concentração do PPGSS UNESP Franca.
Atividades do evento: Conferências, Cursos, Mesas Redondas, Apresentação Cultural, Lançamentos de Livros, Apresentações de Comunicações Orais.
A inovação do evento é a realização do I ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISADORES/AS SOBRE O ENVELHECIMENTO HUMANO NA PERSPECTIVA DA TOTALIDADE SOCIAL, discutindo sobre a Pesquisa no Serviço Social e a sua contribuição à produção do conhecimento sobre o Envelhecimento Humano na Perspectiva da Totalidade Social.