INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Divulgamos a organização dos trabalhos aprovados para apresentação no evento (disponível neste link)
Link do canal do YouTube contendo a playlist com o evento no geral: https://www.youtube.com/
Link para assistir 1° dia (08/06): https://youtu.be/z47RmWF22BE
Link para assistir 2° dia manhã (09/06): https://youtu.be/
Link para assistir 2° dia tarde (09/06): https://youtu.be/
Link para assistir 3° dia manhã (10/06): https://youtu.be/
Link para assistir 3° dia tarde (10/06):: https://youtu.be/23AB8jRrHuM
Objetivo
Promover espaço de discussão e
reflexão sobre as experiências e vivências da Enfermagem no contexto da
pandemia pela Covid-19, nos âmbitos da assistência, do ensino, da pesquisa e da
gestão, nos diferentes níveis de atenção à saúde.
Público Alvo
Acadêmicos e Profissionais de
Enfermagem e de áreas afins.
Apresentação
Visando
ampliar o espaço de discussões acerca do protagonismo da Enfermagem no combate
à Covid-19, e as lições por nós aprendidas nestes dois anos de pandemia, o curso
de graduação em Enfermagem da UFV apresenta o IV Congresso de Enfermagem da
UFV / XII Semana de Enfermagem da UFV,
que contará com a presença de palestrantes renomados no âmbito nacional no
campo de atuação em Enfermagem.
A
pandemia de Covid-19 nos mostrou a complexidade da atuação da Enfermagem em um
contexto de crise e de enfrentamento de uma doença até então desconhecida, com impactos
em todas as esferas da sociedade. As consequências trazidas pela pandemia à
população humana e aos sistemas nacionais de saúde, em
particular, ao Sistema Único de Saúde (SUS), impactou na força de trabalho da
equipe de Enfermagem, e, consequentemente, no processo de trabalho, nas
condições laborais, na saúde dos profissionais e na formação dos futuros
enfermeiros, exigindo um novo olhar para a profissão.
Neste
contexto, o Congresso terá como eixos norteadores ‘as inovações tecnológicas
e o empreendedorismo nas diferentes dimensões do cuidado no contexto pandêmico’
e ‘a valorização e o futuro profissional nas diferentes dimensões do
cuidado no contexto pandêmico’, proporcionando um espaço para reflexões e
compartilhamentos de experiências, conhecimento e saberes sobre os diferentes
contextos de atuação da Enfermagem, a fim de fomentar debates
que proporcionem o fortalecimento político, científico e técnico da profissão. Serão
discutidas as lições que possam ser apreendidas com a pandemia e que sejam
capazes de levar a profissão a maior valorização social e reconhecimento
profissional.
O
evento está ancorado pelos pressupostos da Semana Brasileira de Enfermagem,
promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), e desenvolvida em
todo o Brasil pelas diversas associações, serviços de saúde e Instituições de
Ensino Superior que agregam profissionais de Enfermagem.
Motivados
por uma reorientação das práticas da Enfermagem, o curso de graduação em
Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV) promoverá, então, nos dias 08,
09 e 10 de junho de 2022, o IV Congresso de Enfermagem da UFV/ XII Semana
de Enfermagem da UFV, que terá como tema: “A enfermagem
no contexto da pandemia pela Covid-19: que lições aprendemos?”.
Comissão Organizadora
SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Datas importantes:
Data limite para envio dos resumos: 01 de maio de
2022 às 23h59min (horário de Brasília).
Divulgação do resultado da avaliação: 27 de maio de
2022 às 23h59min (horário de Brasília).
Os resumos deverão ser
submetidos pela internet, exclusivamente.
Os trabalhos deverão ser
enviados em formato Word para o e-mail coenf@ufv.br, com os
seguintes dados de identificação:
·
Categoria e eixo temático no qual o trabalho está
inscrito;
·
Nome completo do relator e e-mail (a confirmação do
recebimento do resumo, pela comissão científica será, nesse e e-mail indicado).
1. CATEGORIAS
Existem três categorias de apresentação de
trabalhos para seleção no Congresso:
1.
Pesquisa em
andamento: trabalho original, com metodologia clara e apresentando os resultados
parciais do estudo.
2.
Pesquisa
concluída: trabalho original e revisões, com metodologia clara e apresentando os resultados finais
do estudo.
3.
Relato de
Experiência: deve-se relatar o objeto da experiência, o contexto em que ocorreu, a
descrição das atividades (incluindo período de realização, local e
participantes envolvidos, técnicas ou métodos adotados), análise dos resultados
e considerações finais. Nesta categoria de trabalho será aceito relato de
experiência que foi desenvolvido ou está em andamento.
·
O resumo deve ser enviado em lauda com margem
superior e esquerda 3,0 cm, direita e inferior 2,0 cm, em formato word, de acordo com o template (disponível neste link).
·
Título: deve ser objetivo, conciso e informativo.
Deve ser preenchido com LETRAS EM CAIXA ALTA, sem recuo, texto justificado e
conter no máximo 20 palavras.
·
Autores: informar nome completo e filiação
institucional (em nota de rodapé). O número de autores máximo permitido é: 06
(seis) para pesquisa e 10 (dez) para relato de experiência. O nome do relator/apresentador
deverá ser sublinhado. Sugere-se que o nome do orientador/responsável pela
pesquisa/relato de experiência seja incluído como último autor.
·
Resumo: o texto deve ser objetivo e conciso, conter
entre 200 e 250 palavras, e ser digitado em fonte Times New Roman,
tamanho 12, espaço simples e sem parágrafo. Deve ser redigido em parágrafo
único e conter os seguintes tópicos:
objetivo(s), método, resultado(s) e considerações finais ou conclusões.
Esses campos não devem ser preenchidos com letras em caixa alta.
·
Apresentar de 3 a 5 descritores constantes nos
Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), disponível para consulta no site http://www.bvs.br. Os
descritores e o título não devem ser contabilizados nos caracteres do resumo.
·
Fonte(s) de financiamento: em caso de
financiamento, o nome do órgão financiador deverá ser descrito.
·
Conflito de interesses: Os autores devem informar
qualquer conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros
associados a patentes ou propriedade, provisão de materiais e/ou insumos e
equipamentos utilizados no estudo pelos fabricantes, se pertinente.
·
Os trabalhos que envolverem seres humanos (incluindo relato de caso) e/ou
animais devem apresentar o número do protocolo de aprovação do parecer
do Comitê de Ética. Não será necessário o envio da comprovação. A não
observância dessa orientação incorrerá em RECUSA para
avaliação.
·
Os resumos que não atenderem às normas de
elaboração de resumos ou que possibilitem a identificação dos autores no
corpo do texto serão recusados.
·
Gráficos, tabelas, imagens e lista de referências
bibliográficas não poderão ser incluídos devido à limitação de espaço.
Entretanto, na apresentação é permitido.
2.
MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO:
apresentação oral
A apresentação oral deverá ser confeccionada utilizando o template (disponível neste link).
Os dias e horários das
apresentações orais serão disponibilizados no site do evento até o dia 03 de
junho de 2022.
As apresentações orais
ocorrerão em salas virtuais via Plataforma Google Meet. Os links das salas
serão divulgados juntamente aos dias e horários das apresentações.
·
O autor-relator deverá estar presente na sala virtual
no horário indicado na programação do evento, para realizar a apresentação do
trabalho.
·
As demais orientações relacionadas à apresentação oral
serão divulgadas no site do evento, após o aceite dos trabalhos submetidos.
EIXOS TEMÁTICOS
Os autores deverão escolher um dos quatro eixos
temáticos para apresentação do trabalho:
2.1 EDUCAÇÃO E ENSINO NO CUIDADO EM SAÚDE:
·
Formação dos profissionais na área da Enfermagem.
·
Experiências inovadoras nos projetos pedagógicos.
·
Educação continuada e permanente. Metodologias
ativas de ensino.
·
Práticas da educação em saúde integrando ensino,
pesquisa e extensão.
·
Políticas de educação em saúde.
2.2 ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM:
·
Práticas baseadas em evidências.
·
Cuidados de Enfermagem.
·
Referenciais teórico-metodológicos.
·
Raciocínio clínico.
·
Sistemas de linguagem padronizada.
·
Sistematização da assistência de Enfermagem.
·
Segurança do paciente.
2.3. GERÊNCIA E GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE:
·
Gestão e gerenciamento do sistema e serviços de
saúde.
·
Liderança.
·
Organização dos processos de trabalho.
·
Trabalho em equipe.
·
Saúde e segurança do trabalhador e da trabalhadora.
2.4 HISTORICIDADE DA ENFERMAGEM:
·
História da Enfermagem.
·
Identidade profissional.
·
Representação social do enfermeiro.
·
Ética e bioética na Enfermagem e na saúde.
·
Responsabilidade social no cuidado em saúde.
·
Enfermagem e a dimensão política do cuidado.
·
Impacto social do cuidado na Enfermagem e na saúde.
2.5 SAÚDE E ENFERMAGEM
NO CONTEXTO DA PANDEMIA PELA COVID-19:
· Ações no
âmbito da saúde e da Enfermagem no enfrentamento à pandemia pela Covid-19.
· Produção de
Evidências Científicas no contexto pandêmico.
· O Ensino em
saúde/Enfermagem no contexto da pandemia pela Covid-19.
· Perspectivas
na saúde e Enfermagem pós-pandemia pela Covid-19.
· Inovações e
tecnologias na saúde e na Enfermagem no contexto pandêmico.
3.
CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE RESUMOS
Além de atender aos requisitos de resumos acima, o
processo de avaliação adotará os seguintes critérios:
·
Adequação aos eixos temáticos;
·
Relevância, atualidade e inovação;
·
Adequação do título;
·
Adequação metodológica para o alcance do(s)
objetivo(s) e do(s) resultado(s) apresentado(s);
·
Características do resumo no que se refere à
organização, capacidade de síntese, clareza e coerência.
·
Abordagem do(s) resultados e sua contribuição ao
desenvolvimento da Enfermagem ou da Saúde.
·
Considerações finais ou conclusões coerentes com
o(s) objetivo(s) proposto(s) e resultado(s).
Observações:
·
Resumos que não cumprirem as normas descritas não
serão aceitos.
·
O número de trabalhos aprovados será definido de
acordo com os critérios da Comissão Científica e segundo a adequação ao tempo e
aos espaços disponíveis para a realização do congresso.
·
Os resumos recebidos serão publicados nos Anais do
Congresso, em mídia eletrônica, com ISSN. Desta forma, é fundamental atentar
para questão ortográfica e gramatical. Deve-se observar as orientações
referentes ao padrão para preenchimento do título, do(s) nome(s) de autor(es) e
do resumo.
4. CERTIFICADOS E PUBLICAÇÃO NOS ANAIS
Será disponibilizado on
line e pelo correio eletrônico apenas um certificado por trabalho apresentado,
no qual constará os nomes de todos os autores.
Os anais serão
disponibilizados no site do congresso até o final do mês de agosto. O arquivo
estará disponível para consulta e download
de forma irrestrita. Apenas os trabalhos apresentados durante o congresso farão
parte da publicação.
5. LIMITE DE RESUMOS POR PARTICIPANTE
Cada participante poderá submeter
e apresentar no máximo dois resumos. Entretanto, não existe
limite para participação como coautor em trabalhos inscritos por outros
participantes.