IV Congresso Nacional para Conservação do Patrimônio Industrial & VII Jornada de Jovens Pesquisadores

IV Congresso Nacional para Conservação do Patrimônio Industrial & VII Jornada de Jovens Pesquisadores

presencial FAAC - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - Câmpus de Bauru - Unesp - Bauru - São Paulo - Brasil

Sobre o evento

O Comitê Brasileiro para Conservação do Patrimônio Industrial (TICCIH – Brasil) foi criado por profissionais de várias áreas de formação preocupados em desenvolver ações concretas contra a destruição/deterioração de nosso parque industrial e dos inúmeros riscos que ameaçam a preservação desse patrimônio. Em todas as regiões do país, existem exemplos de patrimônio industrial de grande importância histórica, arquitetônica, econômica, tecnológica e social, que precisam ser preservados. Vinculado desde seu surgimento em 2004 ao The International Committee for the Conservation of the Industrial Heritage (TICCIH), o Comitê tem como objetivo pesquisar, investigar, mapear, catalogar, inventariar, divulgar, proteger e conservar os bens materiais e imateriais do patrimônio industrial brasileiro.

 

Em 2004 ocorreu o primeiro encontro em patrimônio industrial, na Universidade Estadual de Campinas, que reuniu um grupo de pesquisadores nacionais e convidados estrangeiros e culminou na constituição do Comitê nacional. O segundo evento, ocorrido em 2009, na Faculdades de Belas Artes (São Paulo), reforçou a difusão das ações do Comitê nacional frente a diversos pesquisadores em vários estados do país. Inclusive, permitiu congregar iniciativas e estudos isolados em diferentes áreas de conhecimento (arquitetura, história, histórica econômica, antropologia, urbanismo), na convergência de um tema comum: o patrimônio industrial. Um terceiro evento ocorreu em 2020, que em função da pandemia de COVID-19, acabou por ser online. Na ocasião, o evento procurou discutir a atualidade do patrimônio industrial, por um lado, como meio de compreensão de transformações ocorridas no Brasil ao longo do século XX em diferentes dimensões (relações de trabalho, tecnologia industrial, espaços de trabalho); por outro, como instrumento para enfrentar questões do século XIX: proteção de direitos humanos; agendas globais de desenvolvimento sustentável; diluição de fronteiras entre o real e o virtual; demandas por mobilidade, em escala local, regional e global.

 

Este IV Congresso Nacional para Conservação do Patrimônio Industrial visa destacar as contribuições acadêmicas que tem contribuído para a consolidação da pesquisa em patrimônio industrial, como temática investigativa. Ao mesmo tempo, em vários documentos internacionais sobre o assunto declara-se que este seria um campo interdisciplinar no qual incidem diferentes áreas de conhecimento e atuação profissional: a história, história da ciência, arquitetura e urbanismo, engenharia, design, antropologia e arte. Neste sentido, é interessante refletir sobre as contradições e dificuldades enfrentados nos estudos sobre a temática e na conservação de vestígios materiais e imateriais do trabalho industrial. Por fim, o evento contém um caráter comemorativo pelos 20 anos do Comitê Brasileiro pela Conservação do Patrimônio Industrial, que ocorre em 2024, e com isso realizar com um balanço das últimas duas décadas sobre o tema. Por isso, para enfrentar esses dois aspectos do patrimônio industrial no Brasil no século XXI, elegeu-se como tema deste congresso “desafios, caminhos e contradições sobre memória do trabalho industrial”. As conferências irão centrar-se em torno de algumas linhas nos quais aspectos da conservação e ressignificações do patrimônio industrial possam ser debatidos: vestígios materiais da industrialização e internacionalização; testemunhos e ressignificação do trabalho industrial; forma, função e uso na arquitetura da produção.


A organização do congresso é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Memória Ferroviária / Universidade Estadual Paulista – UNESP (vinculado ao Comitê Brasileiro para a Conservação do Patrimônio Industrial - TICCIH /Brasil)), o Comitê Científico Nacional de Patrimônio Industrial e o Comitê Científico Nacional do Patrimônio do Século XX (vinculados ao International Council on Monuments and Sites ICOMOS / Brasil). Contamos portanto com o apoio do The International Committee for the Conservation of the Industrial Heritage (TICCIH) e International Council on Monuments and Sites (ICOMOS).


O evento será realizado nos dias 15 a 17 de agosto de 2024, na UNESP/ campus de Bauru (São Paulo).

 

Serão acolhidas propostas de trabalhos relativas ao patrimônio industrial no Brasil nas seguintes temáticas:

1.     Documentação e registro;

2.     Conservação e restauro;

3.     Arquitetura da produção;

4.     Museologia e comunicação;

5.     Visualidades do patrimônio industrial: arte e ofícios

6.     Educação patrimonial;

7.     Planejamento territorial;

8.     Cidade e indústria;

9.     Paisagem industrial;

10.  Memória do trabalho;

11.  Turismo industrial;

12.  Arqueologia industrial.

 

Público-alvo: O evento é principalmente dirigido ao público brasileiro composto por pesquisadores e estudantes (pós-graduandos e graduandos), profissionais do campo da preservação e gestão do patrimônio industrial, além de demais interessados. Os eventos anteriores tiveram um público aproximado de quase uma centena de pessoas; por sua especificidade, é número esperado para o evento de 2024.



Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Submissões

Submissões a partir de Março de 2024

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Normas para submissão e Cronograma

Normas de submissão

Um template do resumo expandido está disponível na seção "Submissões" e deve ser utilizado para inserção do texto de submissão, pois está pré-configurado nas normas e com timbre do evento.

O resumo expandido deve atender às seguintes exigências: mínimo de 1.600 palavras e máxima de 2.600 palavras, incluindo notas de rodapé e referências bibliográficas. A estrutura deve conter: introdução com objeto e problematização, métodos, resultados e interpretação, conclusões, referências bibliográficas.  O texto deve ser apresentado em formato A4, Arial 10, margens 3 cm de todos os lados, entrelinhas em 1,15, alinhamento justificado e formato Word (.doc). Referências citadas no corpo do texto (AUTOR, DATA) e se necessário, apenas notas de rodapé explicativas em Arial 9. Referências completas ao final em formato NBR 6023/2018.

Idioma oficial: o idiomas oficial do evento será o português, mas são aceitos textos em português e o espanhol.


Cronograma

01/março/2024 – Abertura das submissões de resumo expandido

01/junho/2024 – Encerramento das submissões de resumo expandido

15/julho/2024 – Resultado de aceite dos trabalhos aprovados

16/julho/2024 – Encerramento de inscrições para apresentadores aceitos

31/julho/2024 - Divulgação da programação

16/agosto/2024 – Encerramento de inscrições para participantes

15 a 17 de agosto 2024 – Realização do evento


Dúvidas pelo endereço: ticcih.brasil@gmail.com

Perguntas Frequentes

{{item.resposta}}

Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}